VIDEOARTE DE DOCENTE DA ESEC INTEGRA MOSTRA “THINKING MEDIA V”

"Âmago"e "Core Reflex", dois trabalhos de videoarte da autoria da investigadora do CIAC Susana Costa e do docente da ESEC Bruno Mendes da Silva, integram a mostra internacional Thinking MEDIA V. O evento acontece na Incheon National University (Coreia do Sul), entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro de 2022.

VIDEOARTE DE DOCENTE DA ESEC INTEGRA MOSTRA “THINKING MEDIA V” NA COREIA DO SUL

Âmago e Core Reflex, dois trabalhos de videoarte da autoria da investigadora do CIAC Susana Costa e do docente da ESEC e vice-coordenador do CIAC Bruno Mendes da Silva (respetivamente), integram a mostra internacional Thinking MEDIA V. O evento acontece na Incheon National University (Coreia do Sul), entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro de 2022.

Susana Costa apresenta a videoarte Âmago, um auto-retrato que reflete uma jornada física e emocional: cultural, psicogeográfica e de origens e aventuras estéticas. Trata-se de uma viagem ao cerne, ao interior, evocando profundidade e vitalidade, emoções e sentimentos, retratados neste vídeo através da metáfora do eu. A palavra “âmago” (cerne) é por vezes usada como sinónimo de útero, ventre, essência, como uma metáfora da ideia de nascimento e renascimento do despertar de cada dia. Ecoando alguma tradição da videoarte, uniu-se, neste vídeo, o corpo e a máquina. Ao combinar a performance com o vídeo, criou-se uma experiência estética, através da tecnologia, que vai para além do registo de uma situação efémera. A autora é registada, transformando o seu corpo num objeto artístico, numa sequência filmada com uma câmara estática, reunindo camadas de significado de diferentes tempos num único espaço, trabalhadas em pós-produção ao nível da velocidade.

Já Bruno Mendes da Silva estreia Core Reflex, uma videoarte que é uma resposta direta ao projeto Âmago, tal como se de um reflexo se tratasse. Core Reflex é um auto-retrato que é um reflexo de um auto-retrato. Apresentado como uma representação da individualidade (através da expressão do eu que é), o auto-retrato é, contudo, mutável conforme as experiências biográficas, compilando influências da história do cinema e da videoarte. Neste projeto, o autor é também um elemento de enunciação e o auto-retrato permite uma jornada psicogeográfica, na qual o eu é representado através da convocação de diferentes camadas biográficas, metamorfoses e renascimentos.

Thinking MEDIA V tem por objetivo apresentar profissionais da arte contemporânea que exploram os meios digitais para a sua própria expressão criativa, envolvendo-se com temas do seu interesse pessoal. Thinking MEDIA, como o nome sugere, tem a intenção de respeitar o universo e as práticas criativas de cada artista e depois tentar encontrar possíveis e potenciais conexões entre os artistas participantes e as suas obras de arte. A maioria das obras são vídeos monocanal e alguns trabalhos de fotografia/imagens digitais são apresentadas no formato de projeção.

A participação dos investigadores do CIAC neste evento (por convite) será o pontapé de saída para projetos conjuntos e um protocolo de cooperação com Incheon National University.