Decorreu nos dias 20 e 21 de janeiro de 2025 o Education International Congress e Multiplier Event RESUPERES "Resilience in Higher Education", na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, na modalidade presencial e a distância.
Este evento encerrou as atividades do Projeto Erasmus + RESUPERES - Resilience in Higher Education. Overcaming Adversity (2021-1-ES01-KA220-HED-000031173) e que teve como conferencistas convidados. Boris Cyrulnik, considerado pela comunidade científica como o promotor do conceito de "RESILIÊNCIA, com a conferência Why resilience? - Bio-cultural determinants of resilience; Rui Vieira Nery que abordou o FADO como herança cultural e expressão de resiliência; e Joaquim Azevedo que falou da resiliência na área da educação apresentando o “The pedagogy of the Arco Maior: recognition, listening, challenge, project”.
Para além dos contributos dos conferencistas convidados, foram apresentados os resultados do Projeto Reusperes pela sua Coordenadora María Del Mar Cepero (Universidade de Granada) e pelos elementos representantes dos restantes países parceiros, Universidade Suor Orsola Benincasa (Itália), Universidade de Belgrado (Sérvia), Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental (Noruega) e Universidade do Algarve.
Foram apresentados o RESUPERES Manual Intervention proposal for the Resilience development in Higher Educaction. Overcoming Adversity, a Disciplina Resuperes Subjet, a plataforma E-learning & App.
O congresso e multiplier event, cuja objetivo maior foi o de chamar a atenção para a urgência de políticas educativas nacionais e internacionais que considerem a Resiliência como um fator chave para o sucesso e sustentabilidade do ensino e da educação, contou com worshops de atividades desenvolvidas por cada país parceiro para trabalhar a resiliência na sua área de especialidade, bem como a apresentação de comunicações submetidas por participantes nacionais e internacionais.