Silhueta de pessoa indiferenciada

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Bruno Mendes da Silva is graduated in Cinema and Video in 1995 from School of Arts of Oporto (ESAP), got his post-graduation in Arts Management in 1998 from Macao Institute of European Studies (IEEM), got his PhD in Literature and Cinema in 2008 from University of the Algarve (UALG), Portugal and his Post PhD in Communication, Culture and Arts (Interactive Film) in 2016 also from UAlg. He is the Coordinator of Communication Sciences area at School of Education and Communication (ESEC) and the Director of the degree in Communication Sciences. He is the Vice coordinator of the Research Centre for Arts and Communication (CIAC). He was a TV Producer and Director from 1995 to 2000 at Teledifusão de Macau (TDM) and has been invited to International Art and Film Festivals such as Fresh (Thailand), Dokanema (Mozambique), Loop (Spain), Festival de la imagen (Colombia) , Ecologias Digitales (Colombia), The Scrip Road Macau (China) and FILE (Brazil). He has participated in 19 scientific projects (as investigator-in-charge or research member) and is the author of several books, book chapters and other scientific publications (over 70). It has several doctoral and master thesis orientations completed. He is the Director of the Journal Rotura - Communication Sciences and Arts . He has dedicated the last two decades to the research of the relations between Communication, Art and Technology and won the Ceratonia Scientific Award.

Atividades

Atividades
2014/02/25 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Antena 1 - Portugal em Direto.
2018/09/28. Entrevista (jornal / revista). Entrevista no Jornal Macaense "Ponto Final": O primeiro dia de rodagem do filme que desafia o espectador a intervir.. Ponto Final, Macau, China..
2018 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Montra do Lilau.
2018 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). TDM Portugueses News - entrevista em estúdio .
2019. Entrevista (jornal / revista). Entrevista na Revista Algarve Informativo. Algarve Informativo.
2021. Apresentação oral de trabalho. Novas representações do corpo feminino: uma análise comparativa em narrativas audiovisuais e estéticas artivistas. StoryBits – Conferência. Universidade da Beira Interior (Covilhã).
2021. Júri de grau académico. EL VIDEOJUEGO COMO OBJETO DE ESTUDIO ARTÍSTICO Una aportación metodológica para su análisis a partir del caso de Assassin¿s Creed II (2009). Doutoramento Internacional - Escuela de Doctorado, Universidad de Málaga, Facultad de Ciencias de la Comunicación Universidad de Málaga, Espanha.. Arguente. Jose Enrique Ocaña Romero (Doutoramento). Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Comunicación.
2021. Apresentação oral de trabalho. Masterclass Modelos de Interatividade Fílmica. Doutoramento em Media Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.. Doutoramento em Media Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.. Doutoramento em Media Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior..
2021. Apresentação oral de trabalho. Jogar online sim, mas na paz! Academia da Leitura do Mundo: O Jornalismo a Comunicação e Eu (Media, Cultura e Tecnologia), Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro.. Jogar online sim, mas na paz! Academia da Leitura do Mundo: O Jornalismo a Comunicação e Eu (Media, Cultura e Tecnologia). Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro.
2021. Apresentação oral de trabalho. Os cineastas como performers, desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual. Stereo and Immersive Media, Universidade Lusófona, Lisboa.. Stereo and Immersive Media, Universidade Lusófona, Lisboa.. Universidade Lusófona, Lisboa..
2021. Apresentação oral de trabalho. Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. Panoramas 2021/VIII SIIMI /#20ART/8vo.Balance-Unbalance, Universitat Politécnica de València, Espanha.. Panoramas 2021/VIII SIIMI /#20ART/8vo.Balance-Unbalance, Universitat Politécnica de València, Espanha.. Universitat Politécnica de València.
2021. Júri de grau académico. Vogal do júri das provas de Título de Especialista na área científica de Jornalismo e Reportagem (321), requeridas pela licenciada Joana Palminha, Universidade do Algarve.. Arguente. Joana Palminha (Outro). Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Arbitragem científica em conferência. Scientific Committee Member at the 8th International Conference on Arts and Humanities (ICOAH) 2021.
2021. Júri de grau académico. Vogal do júri das provas de Título de Especialista na área científica de Audiovisuais e Produção dos Media (213), requeridas pel0 licenciado Tiago Miguel Baguinha da Silva, Instituto Politécnico de Portalegre.. Tiago Miguel Baguinha da Silva (Outro). Instituto Politécnico de Portalegre.
2021. Apresentação oral de trabalho. Gamification against hate speech (vídeo), The European Humanities Conference (EHC 2021), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.. The European Humanities Conference (EHC 2021), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa..
2021. Apresentação oral de trabalho. The Forking Paths - Interactive Films: From Basic Interaction Models to Full Interactive Experience, III Interactive Film and Media International Conference, Ryerson University, Canada, The Glasgow School of Art, United Kingdom, University of São Paulo, Brazil, The University of Texas at Dallas, United States.. II Interactive Film and Media International Conference, Ryerson University, Canada, The Glasgow School of Art, United Kingdom, University of São Paulo, Brazil, The University of Texas at Dallas, United States.. Ryerson University, Canada, The Glasgow School of Art, United Kingdom, University of São Paulo, Brazil, The University of Texas at Dallas, United States..
2021. Apresentação oral de trabalho. Because video games are both the problem and the solution, Games against hate speech, Paris, França.. Games against hate speech, Paris, França.. Savoir de Venire.
2021 - 2021. Organização de evento. XV Jornadas do CIAC (2021).
2021 - Presente. Organização de evento. Coordenação geral do CIAC Webinars (2021). Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2021. Júri de grau académico. Vogal do júri das provas de Título de Especialista na área científica de Audiovisuais e Produção dos Media (213), requeridas pelo licenciado João Paulo Serigado Miranda, Instituto Politécnico de Portalegre.. Instituto (Outro). Instituto Politécnico de Portalegre.
2021 - 2021. Outro júri / avaliação. membro do júri de dois Concursos para Técnico Superior para preenchimento de uma vaga, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para contratação de dois licenciados para o exercício de atividades de I&D, nas áreas de Informática e Programação e Comunicação, Línguas ou Design.
2021. Júri de grau académico. Membro do júri de Doutoramento do aluno Hernando Urrutia, Proyección Digital del Arte Contemporáneo en el Espacio Público: La Difusión y Formación Desde la Ciudad, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.. Hernando Urrutia (Doutoramento).
2021 - 2021. Participação em evento. Colecionismo e Patrimónios Cinematográficos, Conferência Cinema, Memória(s) e Patromónio(s), Museu Municipal de Faro. . Conferência.
2021. Apresentação oral de trabalho. Video games and gamification against online hate speech? 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology.. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro.
2021. Apresentação oral de trabalho. Rejeitorio: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River. 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. . Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. Universidde de Aveiro.
2021. Apresentação oral de trabalho. Tackling online hate speech? Play Your Role!. EAI ArtsIT 2021 – 10th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation. Karlsruhe, Alemanha.. EAI ArtsIT 2021 – 10th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation. Karlsruhe, Alemanha.. EAI - AertIT.
2021. Apresentação oral de trabalho. Vulva Art , Arte Urbana e Média-Arte Digital: Reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público - Género y sus conferencias en el siglo XXI, CUICIID 2021, Madrid, Espanha.. CUICIID 2021. CUICIID 2021.
2020 - 2020. Entrevista / Programa (rádio / tv). 90 segundos de Ciência. Filme interativo.
2020. Apresentação oral de trabalho. Combate ao discurso de ódio online (Play Your Role), Academia da Leitura do Mundo: O Jornalismo a Comunicação e Eu (Media, Cultura e Tecnologia), Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro..
2020 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Diretor da Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes.
2020. Apresentação oral de trabalho. Masterclass Se numa noite de Inverno um viajante: da interatividade literária à interatividade Fílmica. Festival Internacional de Literatura e Cinema, Olhão..
2020. Apresentação oral de trabalho. Masterclass Comunicação Audiovisual: Se numa noite de inverno um viajante
. Retiro doutoral em Média-arte Digital, DMAD 2020, https://dmad.online..
2020. Júri de grau académico. Um estudo exploratório de uma linguagem inclusiva nos meios audiovisuais no contexto sociopolítico de Hong Kong, . Arguente principal. Gabriela da Costa Ferreira (Mestrado).
2020. Júri de grau académico. Antes do Filme, a revolução: o caso do Jornal Cinematográfico Nacional – 1975-1977. Doutoramento Internacional - Escuela de Doctorado, Universidad de Huelva, Espanha.. Ana Filipa Martins (Doutoramento).
2020. Apresentação oral de trabalho. Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal, Seminário UTP: Mesa “Montagens Audiovisuais: Artefacto, Imersão e Interação homem-máquina, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil.. eminário UTP: Mesa “Montagens Audiovisuais: Artefacto, Imersão e Interação homem-máquina, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil..
2020. Apresentação oral de trabalho. Temporalidades: Vídeo experimental interativo, Colóquio Image Play, International Video Art Festival, Madeira.. Colóquio Image Play, International Video Art Festival, Madeira..
2020. Apresentação oral de trabalho. Videojogos e Comunidades: conter o discurso de ódio na Rede. 4ª Conferência Internacional em Design e Comunicação Digital, Barcelos.. 4ª Conferência Internacional em Design e Comunicação Digital, Barcelos..
2020 - 2020. Outro júri / avaliação. membro do júri de dois Concursos documentais internacionais para preenchimento de uma vaga, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para contratação de doutorado para a categoria de Investigador de nível inicial, na área de Média-Arte Digital ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016 de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017 de 19 de julho..
2020/03/04. Apresentação oral de trabalho. "Vamos Fazer Filmes (IV)". Equipa UAlg. Escola Secundária de Silvas.
2020/01/25. Júri de grau académico. Vogal do júri das provas de Título de Especialista na área científica de Jornalismo e Reportagem (321), requeridas pela licenciada Mário Antunes, Universidade do Algarve.. Mário Antunes (Outro). Universidade do Algarve.
2020/01/15. Apresentação oral de trabalho. Hypotheses of interactivity for the cinema of the future. Public Lecture. USJ (Macau, China).
2013 - 2019. Orientação. O Desafio e o Lúdico na Arte da Instalação Digital.Ciências da Comunicação (Doutoramento). Orientador.
2016 - 2019. Orientação. Transformando Blogues em Artefactos da Média-Arte Digital. Orientador.
2015 - 2019. Orientação. Videocorporicidade: experimentação em videodança. Orientador.
2019 - Presente. Membro de associação. Artech-Int . Vogal do Conselho Fiscal.
2019. Apresentação oral de trabalho. Palestra "Vamos fazer filmes? (III)". Equipa UAlg. Escola Secundária de Albufeira.
2019. Apresentação oral de trabalho. Interactive Film. Destinies of Sences Pavilion, The Wrong Biennale . https://thewrong.org/.
2019. Apresentação oral de trabalho. Cadavre Exquis - A Motion-Controlled Interactive Film. 9th international conference on digital and interactive arts, Braga.. Artech 2019.
2016 - 2019. Orientação. Propaganda e Poder: O Cine Jornal Brasileiro na Era Vargas. Orientador.
2019 - Presente. Orientação. Da "Concept art" nos videojogos (provisório). Orientador.
2019. Júri de grau académico. Videocorporicidade: experimentação em videodança. Orientador. Carlos Tavares (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019. Júri de grau académico. Propaganda e Poder: O Cine Jornal Brasileiro na Era Vargas. Orientador. Alvaro Americano (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019. Júri de grau académico. O Desafio e o Lúdico na Arte da Instalação Digital. Orientador. Mário Dominguez (Doutoramento).
2019. Júri de grau académico. Eu não Robot – Performance: história e concepção. Arguente principal. Carlos Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019. Apresentação oral de trabalho. Talk Cadavre Exquis – The interactive instalation version. The Script Road Festival, Macau, China..
2018. Júri de grau académico. (Rui António) Personagens à procura de um espet-ator, a interatividade na narrativa fílmica. (Doutoramento).
2018. Júri de grau académico. (Selma Pereira) A moda na era pós-digital, Universidade Aberta. (Doutoramento).
2018. Apresentação oral de trabalho. Palestra "Vamos fazer filmes? (II)".
2018. Apresentação oral de trabalho. Cinema Interativo: 4 hipóteses para o cinema do futuro. Média-Arte Digital. UFRN, Departamento de Comunicação, Natal, Brasil. (Natal).
2018. Apresentação oral de trabalho. Master Class Cadavre Exquis. Master Class. Saint Joseph University of Macau, China. (Macau, China).
2018. Apresentação oral de trabalho. Platform 4CDE Code, Content, Creation and Cultura for Digital Education. XII Jornadas da Comunicação, UAlg, Faro.. CIAC.
2018. Apresentação oral de trabalho. Os caminhos que se bifurcam: 4 filmes interativos. E-X-S-I, ISMAI/Maus Hábitos, Porto.. ISMAI/Maus Hábitos.
2018. Apresentação oral de trabalho. Média Arte Digital: Filme interativo. 6º Retiro DMAD, UAb/Centro Cultural de Alfama .. UAb/Centro Cultural de Alfama.
2018 - 2018. Organização de evento. Colóquio Narrativas, Media e Cognição, Faro 2018 (Comissão Organizadora). (2018).
2018 - Presente. Orientação. Videoinstalação interativa. Orientador.
2018. Júri de grau académico. O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE EBOOKS INTERATIVOS E MULTIMÍDIA EM EAD: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO NEAD-UFSJ-BRASIL. Arguente principal. Eduardo Lima (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018. Júri de grau académico. Sério Fernandes e a Escola que não existe. Arguente. Nuno Lopes (Doutoramento). Universidade de Coimbra Faculdade de Letras.
2018. Júri de grau académico. Ilustração no Fantástico. Arguente principal. Cátia Soares (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018. Apresentação oral de trabalho. Cadavre Exquis Expandaded, Artefacto – International Conference of Transdiciplinary Studies in Arts, Technology and Society, Lisboa..
2018/06/07 - 2018/06/07. Entrevista / Programa (rádio / tv). Portugal em direto. Ciências da Comunicação.
2017 - 2017. Organização de evento. 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital (). UAlg/UAb.
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão Científica do Colóquio Narrativa, Média e Cognição .
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do Program Comittee da ARTECH 2017.
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão Científica da 11th International Conference on Universal Acess in Human-Computer Interation .
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão Científica do Livro Ditaduras Revisitadas - Cartografias, Memorias e Representações Audiovisuais .
2017 - Presente. Comissão de avaliação. International Journal of Art, Culture and Design Technologies .
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Revista Portuguesa de Pedagogia.
2017 - Presente. Comissão de avaliação. Dos Argarves: A Multidisciplinary-e-Journal.
2015 - 2017. Orientação. Personagens à procura de um espet-ator, a interatividade na narrativa fílmica, Universidade Aberta. Orientador.
2017. Apresentação oral de trabalho. 4CDE código, conteúdo, criação e cultura para a educação digital. Ciência 2017, Lisboa.. Ciência 2017.
2017. Apresentação oral de trabalho. Filmar em Macau. II aniversário do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Universidade de Aveiro.
2017. Apresentação oral de trabalho. Arte, Ciberespaço, Comunicação e Cultura. 5º Retiro DMAD, Universidade do Algarve. UAlg.
2017 - 2017. Outro júri / avaliação. júri seleção de bolseiro de investigação no âmbito do projeto Play Your Role, JUST/2018/Action Grants, European Commission. .
2015/06 - 2017/06. Membro de associação. Only4search.
2016. Júri de grau académico. O Homem, a Obra e o Pensamento de Henrique Silva A Intemporalidade ou a Temporalidade da Obra de Arte numa perspectiva Polissémica (Cosmológica, Moral e Técnica). Henrique Silva (Doutoramento). Universidade Aberta.
2016 - Presente. Orientação. Práticas contemporâneas de videoarte e videoinstalação: arte digital ou linguagem de fronteira? . Orientador.
2016 - Presente. Orientação. O que fazer com os média? Entre as estratégias subversivas e as tecnopoéticas contemporâneas . Orientador.
2016 - 2016. Organização de evento. IV Jornadas de Comunicação (). ESEC/UAlg.
2016 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital .
2016 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão Científica da Coleção Humanitas .
2016. Apresentação oral de trabalho. Palestra "Vamos fazer filmes? (I)". Equipa UAlg. Escola secundária de albufeira.
2016. Apresentação oral de trabalho. Cinema Interativo: O Livro dos Mortos. 4º Retiro DMAD (UAlg/UAb), Lisboa.. UAlg/UAb.
2016. Apresentação oral de trabalho. Videoclip Interativo Tempo Estado (Orblua). Algarve Design Meeting, Faro. . Algarve Design Meeting.
2016 - 2016. Outro júri / avaliação. júri seleção de bolseiro de investigação na área do audiovisual para o CIAC.
2016 - 2016. Outro júri / avaliação. júri seleção de bolseiro de investigação na área da Programação para o CIAC.
2015 - 2015. Orientação. Imagens Órfãs: Uma Abordagem ao Estudo da Fotografia do Privado..Ciências da Comunicação (Doutoramento). Coorientador.
2015 - Presente. Orientação. Video-Arte e interatividade: uma exploração estética de sensores. Orientador.
2015. Apresentação oral de trabalho. Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro. X Jornadas CIAC, FCHS, UAlg.. UAlg.
2015. Apresentação oral de trabalho. Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro. Festival Caminhos Film Festival/Fusões no Cinema, UAb, Coimbra.. UAb, Coimbra..
2013 - 2015. Orientação. Amnesia: apontamentos sobre o género Survival Horror. Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Privado. Orientador.
2014. Júri de grau académico. Processo criativo [ENTRE] convite à produção. Arguente principal. Nuno Fragata (Doutoramento). Universidade de Aveiro.
2014 - Presente. Comissão de avaliação. Membro do colégio de avaliadores da ESEC .
2014 - Presente. Comissão de avaliação. Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics .
2014. Apresentação oral de trabalho. RECARDI, Rede de Cultura e Arte Digital. XI Jornadas CIAC, FCHS, UAlg.. UAlg.
2014. Apresentação oral de trabalho. Neblina em Avanca: apresentação pública do primeiro filme interativo da trilogia Os Caminhos que se bifurcam. . Avanca Cinema. Avanca. . Avanca Cinema. Avanca. .
2014. Apresentação oral de trabalho. When the spectator becomes the protagonist: The forking paths”. . Symposium Metamorphoses of corporeality: Art-Body-Technology - AVARTS Festival, Corfu, Greece.. AVARTS Festival, Corfu, Greece. (Corfu, Grécia).
2014. Apresentação oral de trabalho. Os caminhos que se bifurcam: cinema interativo. . II CONFIBERCOM: os desafios da internacionalização, Braga.. UM.
2014. Apresentação oral de trabalho. Silva, Bruno M.; Projet «Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique ». L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels, Kairoan, Tunísia.. Ecole arts visuels, Kairoan, Tunísia. (Kairoan).
2014. Apresentação oral de trabalho. Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal na narrativa fílmica. . XIII Congreso Internacional Ibercom. Santiago de Compostela: IBERCOM, AssIBERCOM, AGACOM.. Universidad Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha).
2014. Apresentação oral de trabalho. Os Caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais. . Avanca Cinema, Avanca. . Avanca Cinema, Avanca. .
2014. Júri de grau académico. Aesthetics of pain in contemporary photography. Arguente principal. Cristina Godoroja (Mestrado).
2014. Júri de grau académico. Privado. Orientador. Nuno Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013 - 2013. Participação em evento. Projeto RECARDI. Encontro. ALTERNA - Alternativas em Comunicação. RUA.
2013 - 2013. Participação em evento. Notas sobre a Rese de Cultura e Arte Digital. Encontro. CRIACT. ADS.
2013 - 2013. Participação em evento. Democracia e Sociedade. Congresso. Democracia e Sociedade. ESEC/UAlg.
2013 - 2013. Orientação. Já dizia o poeta Aleixo: adaptação fílmica.Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Organização de evento. Congresso Democracia e Sociedade (). ESEC/UAlg.
2013 - Presente. Comissão de avaliação. Membro da Comissão de autoavaliação para a A3ES do curso de Ciências da Comunicação .
2013 - Presente. Comissão de avaliação. Colóquio Internacional Arte e Ciência em Diálogo .
2013. Apresentação oral de trabalho. Notas sobre a Rede de Cultura e Arte Digital. CRIACT - Fusão Criativa, Faro.. CRIACT/ADA.
2013. Apresentação oral de trabalho. Projeto RECARDI. ALTERNA - Alternativas em Comunicação, UAlg/RUA, Faro.. UAlg/RUA.
2013. Júri de grau académico. Já dizia o poeta Aleixo: adaptação fílmica. Orientador. João Espada (Mestrado).
2013. Júri de grau académico. Redesign da interface do utilizador do REAP.PT. Orientador. Helder Filipe (Mestrado).
2012 - Presente. Comissão de avaliação. Internacional program comittee of Artech 2012.
2012. Júri de grau académico. UMA DANÇA TRADIGITAL – ESTUDO SOBRE ANIMAÇÃO TRADIGITAL. Leandro José Bento (Mestrado).
2012. Júri de grau académico. PLATAFORMA DE FILMES COM SEQUÊNCIA ALEATÓRIA ORGANIC FILM. Rui António (Mestrado).
2012 - 2012. Orientação. PLATAFORMA DE FILMES COM SEQUÊNCIA ALEATÓRIA ORGANIC FILM. Orientador.
2012 - 2012. Orientação. REDESIGN DA INTERFACE DE UTILIZADOR DO REAP.PT. Orientador.
2012. Júri de grau académico. Fotografia em Educação Visual e Tecnológica - Estratégias de ensino e aprendizagem . Fátima Andreia Joaquim (Mestrado).
2012. Apresentação oral de trabalho. Psicogeografias de Hong Kong: In the mood for love.. VII SOPCOM. Porto. . UP.
2012. Apresentação oral de trabalho. Psicogeografias de Hong Kong. . II Encontro AIM, Lisboa.. AIM.
2012. Apresentação oral de trabalho. The Inner Project: Mucho Màs. Memorias del Festival, Foro Académico de Diseño/Festival Internacional de la Imagen. Manizales.. Festival Internacional de la Imagen. Manizales. (Manizales).
2012 - 2012. Outro júri / avaliação. membro do júri para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito da instituição de I&D Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC, PEst-OE/EAT/UI4019/2011, financiado por fundos nacionais através da FCT / MEC, nas seguintes condições:Área Científica: Artes / Audiovisual .
2012 - 2012. Outro júri / avaliação. membro do júri para atribuição de atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI) no âmbito da instituição de I&D Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC, PEst-OE/EAT/UI4019/2011, financiado por fundos nacionais através da FCT / MEC, nas seguintes condições: Área Científica: Artes / Audiovisual .
2011 - 2011. Organização de evento. Symposium Interactive-Non-Interactive - Video game meets Video Art, 2011, UALG (). CIAC, ESEC (UALG).
2011 - 2011. Orientação. DAS SINGULARIDADES DO CULTURAL À INTERVENÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Coorientador.
2011. Júri de grau académico. O ANEL DO NIBELUNGO - Reinterpretação pictórica da tetralogia de Wagner -. Pedro Filipe (Mestrado).
2011. Júri de grau académico. Da singularidade do cultural à intervenção e comunicação. um estudo de caso. Ana Catarino (Mestrado).
2011. Júri de grau académico. La materialidad del hipertexto y lá forma gráfica. Cristina Serejo (Mestrado).
2011 - Presente. Comissão de avaliação. Conferência Videojogos 2011.
2011 - 2011. Organização de evento. Seminário Internacional sobre Estudos Televisivos (). ESEC/CIAC.
2011. Apresentação oral de trabalho. Ciência, Vídeo e Reciclagem. Ikonoclash – “Há arte no vídeo?”, UAlg, Faro. . UAlg.
2011. Apresentação oral de trabalho. The Inner Project. Avanca Cinema, Avanca.. Avanca Cinema, Avanca..
2011. Apresentação oral de trabalho. Filmar em Macau, Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Filmar em Macau. Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.
2011 - 2011. Outro júri / avaliação. membro do júri para atribuição de 1 Bolsa de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Projecto: Ref.ª PEst-OE/EAT/UI4019/2011, do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Investigação financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições: Área Científica: Ciências da Comunicação.
2010 - Presente. Comissão de avaliação. Revista Icono 14.
2010 - 2010. Organização de evento. Seminário “Há arte no vídeo?” (). IKONOKLAS ALGARVE/Centro Cultural de Lagos.
2010. Apresentação oral de trabalho. The Inner Project. Festival Internacional LOOP - Jornades Loop – Universitats, Facultat de Belles Arts, Universitat de Barcelona.. Universitats, Facultat de Belles Arts, Universitat de Barcelona..
2010. Apresentação oral de trabalho. Arenas Simbólicas Virtuais,. Congreso Internacional de Videojuegos, UCM, Madrid.. UCM.
2010. Apresentação oral de trabalho. Assim estamos livres. Simpósio do Festival Dokanema, Maputo, Moçambique.. Festival Dokanema (Maputo, Moçambique).
2010. Apresentação oral de trabalho. Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo. . Avanca Cinema, Avanca. . Avanca Cinema, Avanca. .
2009 - 2009. Organização de evento. Seminário Euromeduc ().
2009. Apresentação oral de trabalho. Teaching TV journalism: ethics, aesthetics and emerging technological challenges. EUROMEDUC, European Congress on Media Literacy, Itália, Bellaria.. European Congress on Media Literacy (Bellaria).
2009. Apresentação oral de trabalho. POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE. Sessão temática de CIBERCULTURA, no PRIMEIRO SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE.. UAlg.
2009. Apresentação oral de trabalho. O Ensino da Animação em Portugal. Festival FIRST, ESAD, Caldas da Rainha.. ESAD.
2009. Apresentação oral de trabalho. Taxandria, Memórias do Eterno Presente,. 6º Sopcom, Grupo de estudos fílmicos.. Sopcom.
2007. Apresentação oral de trabalho. A nova temporalidade-mundo. Grupo de estudos fílmicos do 5º Congresso da SOPCOM. SOPCOM.
2005 - 2005. Organização de evento. III Jornadas de Comunicação (). ESEC/UAlg.
2004 - 2004. Organização de evento. II Jornadas de Comunicação (). ESEC/UAlg.
2004. Apresentação oral de trabalho. Eterno Presente, O tempo no Cinema e na BD. II JORNADAS DE COMUNICAÇÃO da Universidade do Algarve.. ESEC-UAlg.
2003 - 2003. Organização de evento. I Jornadas de Comunicação ().

Projetos

Projetos
2013 - Presente. The Forking Paths / Os Caminhos que se bifurcam, CIAC, FCT, Instituto Cultural de Macau, Fundação Oriente e Fundação Macau. Investigador responsável.. Investigador responsável. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2018 - 2019. OSSO: Projeto de Residências Artísticas, DGArtes, nº 63030. Promotores: Associação OSSO, Queen Mary University of London, CIAC/UAlg..
2019 - 2021. COST action European Forum for Advanced Practices. Investigador.
2021 - 2022. Projeto Núcleo Museológico do Mundo Impresso a Sul. Bolseiro de Cientista Convidado. Universidade do Algarve.
2021 - 2023. INTECH Algarve – Incubadora Tecnológica do Algarve, CRESC Algarve 2020. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional.
2019 - 2022. O Jornalismo a Comunicação e Eu: Academia da Leitura do Mundo, Fundação Caloust Gulbenlian..
2020/02/17 - 2022/12. Best Med, Interreg Mediterranean, European Regianal Development Fund., European Regional Development Fund. Investigador. University of Algarve.
2021 - Presente. PaNReD - O Património Natural transformado em Recursos didáticos digitais”, ALG-07-527-FSE-000044, CRESC 2020.. Investigador. CCV Tavira; Universidade do Algarve.
2020 - Presente. iHERITAGE, ENI CBC MED Programme. Investigador.
2019/08/27 - Presente. Play Your Role - Gamification against hate speech, JUST/2018/Action Grants, European Commission., JUST 2018. Investigador responsável. Universidade do Algarve; Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2018 - Presente. Cultural Adventures - Projeto CIAC de colaboração artística e científica com a Universidade de King Mongkut's, Bangkok. FCT. Investigador responsável. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2013 - 2016. PRHOLO – O relações Publicas Holográfico Realista. Investigador. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2016/10 - Presente. 4CDE -Code, Content, Creation and Culture for Digital Education. Investigador responsável. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2016/10 - Presente. ChIMERA - Innovative Cultural and Creative Clusters in the MED Area. Investigador. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2012 - 2015. RECARDI - REde de Cultura e ARte DIgital. Investigador. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2009 - 2011. Algarte – Estudo sobre o estado das Artes no Algarve.. Investigador. Universidade do Algarve.
2008 - 2010. Plataforma Internacional Estable de Unidades Coordinadas de Divulgación Científico – Técnica. Investigador. Universidade do Algarve.
2010 - 2013. The Inner Project - CIAC (FCT). Investigador responsável. Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
2008 - 2009. Euromeduc – Lifelong Learning Programme. Education and Culture DG EU.. Investigador. Universidade do Algarve.
2001 - 2004. EDUCAUNET - programme d'éducation critique aux risques liés à l'usage d'internet.. Investigador. Universidade do Algarve.

Produções

Silva, Bruno Mendes da. MEMENTO HOMO QUIA PULVIS EST ET IN PULVERUM REVERTERIS”, in A Cidade da Virgem.
Silva, Bruno Mendes da. REPAREI QUE SÓ TINHA UM OLHO NA TESTA”, Animação 16mm/cor.
Silva, Bruno Mendes da. FÉNIX (16mm/cor).
Silva, Bruno Mendes da. O Casulo, banda desenhada, revista Em Cena.
Silva, Bruno Mendes da. A menina de Wu, banda desenhada, Revista Sul.
Silva, Bruno Mendes da. 2022. "Silva, Bruno M .; Interactive Film: Forking Paths to a complete audiovisual experience. Creating Digitally - Shifting Boundaries: Arts and Technologies - contemporary applications and concepts. Intelligent Systems Reference Library. Springer (no prelo).". Em . Creating Digitally - Shifting Boundaries: Arts and Technologies - contemporary applications and concepts. Intelligent Systems Reference Library.. Springer .
Silva, Bruno Mendes da. 2022. "Mendes da Silva, B. The forking paths - Interactive Films: from basic interaction models to full interactive experience. Interactive Film and Media Journal, V2 N1, 2022 (no prelo) ISSN 2564-4173.". Interactive Film and Media Journal.
Silva, Bruno Mendes da; Ana Perfeito. 2021. "“Live Cinema” and the challenges in creating narratives for “real time” performances – A solution based on the “Structure of the three acts”". Rotura, 1 (1). https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/19
Silva, Bruno Mendes da. 2021. "Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal.". TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, 7 (Especial): 4-124. https://doi.org/10.35168/2176-896x.utp.tuiuti.2021.vol7.nespecial.pp4-124
Silva, Bruno Mendes da. 2021. "Cidade e Jogo: Prototipagem de um Jogo Pervasivo para combater o discurso de ódio online. ". Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial., 11 (25). http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16536
Silva, Bruno Mendes da. 2021. Documentário Play Your Role (Coordenação Geral) Estreado na Conferência Europeia das Humanidades (CEH21). Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa..
Silva, Bruno Mendes da. 2021. Silva, Bruno M.; Lunefeld, Peter; Shaw, Jeffrey; Koenitz, Hartmut; Tavares, Mirian; Giannetti, Claudia – The Forking Paths – Interactive Film and Media. . Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Silva, Bruno Mendes da. 2021. "Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film". Em The Forking Paths – Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Silva, Bruno Mendes da. 2021. "Nineteen eighty-four: um diálogo entre ficção e contemporaneidade".
Silva, Bruno Mendes da; Argôlo, Inês ; Borges, Gabriela. 2021. "Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do 20o . Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 8vo. Balance-Unbalance. PANORAMAS 2021. València, Espanha. ".
Silva, Bruno Mendes da; Inês Argôlo; Gabriela Borges. 2021. "Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. València, Espanha : Universitat Politècnica de València; Media Lab / BR. ".
Silva, Bruno Mendes da; Inês Argôlo; Borges, Gabriela. 2021. "Rejeitorio: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River. 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ".
Silva, Bruno Mendes da; Susana Costa; Mirian Estela Nogueira Tavares. 2021. "Video games and gamification against online hate speech? 2021. Artech 2021: 1oth International Conference on Digital and Interactive Arts – Hybrid Praxis – Art, Sustainability and Technology. Aveiro. ".
Silva, Bruno Mendes da; Juliana Wexell. 2021. "Vulva Art , Arte Urbana e Média-Arte Digital: Reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público - Género y sus conferencias en el siglo XXI, CUICIID 2021, Madrid, Espanha. ". Em CUICIID 2021.
Silva, Bruno Mendes da. 2021. Silva, Bruno M. – Comunicação Audiovisual – O comboio do amor. Coleção Humanitas, Grácio Editor..
Alba Vieira. Videodança The Dance of the Death [Companhia de Dança Contemporânea Mosaico]. 2020.
Videodança The Ballad of the Batrachian [Companhia de Dança Contemporânea Mosaico, Viçosa, Brasil]. 2020.
Silva, Bruno Mendes da. 2020. Silva, Bruno M.; et alii. Online hate speech. Consórcio Play Your Role – Games Against Hate Speech, JUST/2018/Action Grants, European Commission. Junho 2020. . https://ciac.pt/wp-content/uploads/2020/06/PYR-WP3-Report.pdf
Silva, Bruno Mendes da; Núria Sanches; Gabriela Borges. 2020. "Análisis comparativo entre Canal 2 Andalucía y la RTP2 de Portugal desde la perspectiva de la calidad en televisión. ". Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico. V.26, nº3, 2020. , 26 (3). http://dx.doi.org/10.5209/esmp.67
Silva, Bruno Mendes da; Ett all. 2020. "Playing Against Hate Speech: How Teens See Hate Speech in Video Games and Online Gaming Communities". Journal of Digital Media and Interaction, 3 (6). https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i6.19935
Silva, Bruno Mendes da. 2020. "Videojogos e Comunidades: conter o discurso de ódio na Rede". Em Atas do 4ª Conferência Internacional em Design e Comunicação Digital.
Silva, Bruno Mendes da. 2020. ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Silva, Bruno Mendes da; Costa, Susana. 2020. "Processos de comunicação e interação mediática". Texto Digital, 16 (2): 290-297. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p290
Silva, Bruno Mendes da. 2020. "Modelos de interatividade e interatividade fílmica total". Tríade – Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, 8 (16): 6-16. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p6-16.
Silva, Bruno Mendes da. 2020. "Hate speech in vídeo games and in online gaming communities". Revista Comunicar, 9 (1). https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/3/33
Correia, Pedro; Mendes da Silva, Bruno; Tavares, Mirian N.. 2020. "The Sopro Artefact". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 11 (2): 1-15. https://doi.org/10.4018/ijcicg.2020070101
Bruno Mendes Da Silva; Susana Costa. 2020. "Modelos de interatividade e interatividade fílmica total". Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p6-16
Silva, Bruno Mendes da. 2020. ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Batista dos Santos, Noeli; Silva, Bruno Mendes da; Borges, Gabriela; Reia-Baptista, Vítor Manuel. 2019. "Transcriação: o pensamento poético na criação de interfaces culturais". https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/916
Silva, Bruno Mendes da. 2019. "Exposição coletiva de Videodanças: olhares de Portugal e Brasil, Pinoteca da UFV, Viçosa, Brasil.".
Filme Interativo Cadavre Exquis. 2019.
Filme linear Cadavre Exquis. 2019.
Ice, videoarte. 2019.
Silva, Bruno Mendes da; Pedro Correia; Mirian Estela Nogueira Tavares. 2019. "Quase-medium: da subversão à hibridação". Em perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação . Vol. 2.
Silva, Bruno Mendes da; Carlos Tavares; Alba Vieira. 2019. "Processo criativo que (se) contamina e (se) ocupa: nos ‘entres’ de dança, vídeo e cidade". ARJ – Art Research Journal, 5 (2).
Silva, Bruno Mendes da; Araújo, António Bandeira; Tavares, Mirian; Susana Costa. 2019. "Cadavre Exquis - A Motion-Controlled Interactive Film". Em Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. https://doi.org/10.1145/3359852.3359933
Silva, Bruno Mendes da; António Araujo; Mirian Estela Nogueira Tavares; Susana Costa. 2019. "Insights about an interactive film installation". Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2019,2019.
Silva, Bruno Mendes da; Ana Perfeito. 2019. "Moda Vestra – Um espetáculo de cinema ao vivo no Algarve". Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2019,2019. https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.71
Silva, Bruno Mendes da. 2019. 4CDE – Code, Content, Creation and Culture for Digital Education.. https://platform.4cde.eu
Silva, Bruno Mendes da. 2019. "Exposição coletiva ¿¿¿¿¿¿¿¿CONVERSA, Bankok (Tailândia) e Faro em simultâneo. ". Em Cultural Adventures.
Agostinho, Cátia; Mendes da Silva, Bruno. 2018. "Uma nova perspetiva cinematográfica. O género de terror no cinema interativo". OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 8 (1): 53-59. https://doi.org/10.23882/OM08-1-2018-A
Silva, Bruno Mendes da; Power, Nigel. 2018. Cultural Adventures, plataforma de colaboração com a Universidade de King Mongkut's, em Bangkok .
Silva, Bruno Mendes da; Silva, Bruno. 2018. "O Cadáver Esquisito: do onírico à interatividade fílmica ". Em Digital Culture - A State of the Art.
Tavares, Mirian; Silva, Bruno Mendes da; Soares, Ana Isabel; Boto, Sandra; Costa, Neuza; Vilar, Maria Jesus Botana; Falcão, Paulo; et al. 2018. "Colóquio narrativa, média e cognição. Narrativas marginalizadas".
Silva, Bruno Mendes da. 2018. "XX Bienal de Cerveira, curadoria de instalações Interativas da UAb e UAlg, Cerveira.".
Artefacto Interativo Sopro (com Pedro Correia). 2018.
Pedro Correia; Mirian Estela Nogueira Tavares. Artefacto Interativo Inner Blow (com Pedro Correia e the Inner Project). 2018.
Filme/Artefacto Interativo T3 (MDCT-ESEC). 2018.
Silva, Bruno Mendes da; Vítor Reia Baptista; Mirian Estela Nogueira Tavares. 2018. "The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film". Em Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics. IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7371-5
Antonio, Rui; Mendes da Silva, Bruno; Rodrigues, João M.F.; Tavares, Mirian Nogueira. 2018. "The Lives of Others". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 9 (1): 49-58. https://doi.org/10.4018/ijcicg.2018010104
Silva, Bruno Mendes da; Mirian Estela Nogueira Tavares. 2018. "Cadavre Exquis Expandaded". Em Proceedings Artefacto – International Conference of Transdiciplinary Studies in Arts, Technology and Society.
Silva, Bruno Mendes da; Alda Vieira; Carlos Tavares. 2018. "Dança que contamina e ocupa: processo criativo entre vídeo, dança e cidade ". Em SAD 2018 –Anais do IV Seminário de Artes Digitais.
Silva, Bruno Mendes da; Carlos Tavares; Alba Vieira. 2018. "Ocupações midiáticas na cidade: uma análise sobre processo criativo em vídeodança". Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2018,2018.
Silva, Bruno Mendes da. 2018. Cultural Adventures, plataforma de colaboração com a Universidade de King Mongkut's, em Bangkok . https://culturaladventures.ciac.pt
Silva, Bruno Mendes da. 2017. Arte, Ciberespaço, Comunicação e Cultura.
Silva, Bruno Mendes da. 2017. Filmar em Macau, Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.
António, Rui; Mirian Tavares; Rodrigues, João. Artefacto Interativo A SEGUNDA vida dos outros . 2017.
Noéli Batista; Gabriela Borges. Artefacto Interativo Metaforametrias: Conversas de fim de mar para colorir horizontes . 2017.
Silva, Bruno Mendes da. 2017. Curadoria da Exposição coletiva de Artefactos Digitais: Audentes Fortuna Iuuat.
António, Rui; Mendes da Silva, Bruno; Rodrigues, João M.F.; Tavares, Mirian Nogueira. 2017. "Experimenting on Film". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 8 (1): 54-66. https://doi.org/10.4018/IJCICG.2017010104
Silva, Bruno Mendes da. 2017. 4CDE código, conteúdo, criação e cultura para a educação digital.
Silva, Bruno Mendes da. 2017. Silva, Bruno M.; et alii. Livro de bordo do 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Audentes Fortuna Iuuat”, Faro, 8-14 julho de 2017. CIAC|Livros. ISBN: 978-989-99370-5-5.. Faro, Portugal: CIAC.
Silva, Bruno Mendes da. 2017. "Exposição coletiva de Artefactos Digitais: Audentes Fortuna Iuuat, no Centro de Ciência Viva de Faro e no Ginásio Clube Farense, Faro.".
Silva, Bruno Mendes da; Mirian Tavares; Vítor Reia; Susana Costa. 2016. "Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – primeira parte". Em Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação , 14-24. Vol. 1. Campina Grande, Portugal: CIAC/UEP.
Silva, Bruno Mendes da; Mirian Tavares; Vítor Reia; Susana Costa. 2016. "Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda parte". Em Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação, 25-43. 1ª ed. Campina grande: CIAC/UEP.
Videoclip Interativo Tempo Estado (Orblua). 2016.
Rodrigues, João; Alves, Ricardo; Sousa, Luís; Negrier, Aldric; Monteiro, Jânio; Cardoso, Pedro; Felisberto, Paulo; et al. 2016. "PRHOLO". Em Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, 162-187. IGI Global: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0435-1.ch007
Silva, Bruno Mendes da; Mirian Tavares; Vítor Reia. 2016. "Interactivity, Cinema and Experimentation: The Forking Paths". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics , 7 (2): 68-81. https://doi.org/10.4018/IJCICG.2016070106
Silva, Bruno Mendes da. 2016. Videoclip Interativo Tempo Estado (Orblua).
Silva, Bruno Mendes da. 2016. Cinema Interativo: O Livro dos Mortos.
António, Rui; Mirian Tavares; Rodrigues, João. Artefacto Interativo A vida dos outros . 2016.
Silva, Bruno. 2016. "Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro".
Silva, Bruno. 2016. "Cinema e interatividade: da gare de Ciotat rumo ao videoclip interativo". Revista RELIC.
Costa, Susana; da Silva, Bruno Mendes. 2016. "CINEMA E INTERATIVIDADE: DA ESTAÇÃO DE CIOTAT RUMO AO VIDEOCLIP INTERATIVO". http://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/79
Videoclip Interativo , MDCT-ESEC. 2016.
Silva, Bruno Mendes da. 2016. "CULTURE AND DIGITAL ART NETWORK: THE RECARDI PROJECT".
Silva, Bruno Mendes da; Dominguez, Mário; Paulino, Fernando Faria. 2015. "Considerando o docu-game como modelo de representação do património cultural imaterial". Em 7th International Conference on Digital Arts – ARTECH proceedings. 2015, Óbidos, Portugal. .
Silva, Bruno Mendes da; António, Rui; Rodrigues, João. 2015. "Dialectical Polyptych: an interactive movie". Em Proc. 3rd Int. Conf. on Advances in Computing, Communication and Information Technology, Birmingham. https://doi.org/10.15224/978-1-63248-061-3-83
Silva, Bruno Mendes da; António, Rui; Rodrigues, João. 2015. "Políptico dialético um protótipo de interface para filme interativo". Em Avanca | Cinema 2015, 1194-1201.
Os Caminhos que se bifurcam, plataforma para cinema interativo . 2015.
Artefacto interativo Políptico Dialético. 2015.
Dominguez, Mário; Paulino, Fernando Faria. Artefacto Interativo LayR . 2015.
O Livro dos Mortos, Filme Interativo. 2015.
Dominguez, Mário; Silva, Bruno Mendes da; Paulino, Fernando Faria. 2015. "O documentário através do videojogo". Em Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, 249-273. Fortaleza, Brasil: ED-UECE.
Ana Narciso; Silva, Bruno Mendes da; Nelson Zagalo; Narciso, Ana Filipa Sério; Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da; Zagalo, Nelson; Sales, José Albio Moreira de. 2015. "A união entre e género Survival Horror e o videojogo como meio digital interativo". Em Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, 229-249. Fortaleza, Brasil: ED-UECE. http://hdl.handle.net/1822/42104
Silva, Bruno Mendes da. 2015. "Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro". Em Atas do II Simpósio Internacional Fusões no Cinema.
Silva, Bruno Mendes da. 2015. Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro.
Silva, Bruno. 2015. "Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique".
Silva, Bruno. 2015. "Personagens que saem e que entram no ecrã: interatividade e cinema".
Sales, José Albino Moreira de; Silva,Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2015. Arte, tecnologia e poéticas contemporâneas. UECE. http://hdl.handle.net/10400.1/9056
Filme/Artefacto interativo Políptico Dialético (com Rui António e João Rodrigues). 2015.
Silva, Bruno Mendes da. 2015. "Dialectical Polyptych: an interactive movie". International Journal of Advances in Computer Science & Its Applications.
Silva, Bruno Mendes da. 2015. Os Caminhos que se bifurcam, plataforma para cinema interativo . http://oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt
Silva, Bruno Mendes da. 2015. Poéticas Contemporâneas . Brasil. http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/livro_arte.pdf
Mendes da Silva, Bruno. 2014. "The Forking Paths: An Interactive Cinema Experience". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 5 (1): 46-56. https://doi.org/10.4018/ijcicg.2014010104
Dominguez, Mário; Paulino, Fernando Faria; Silva, Bruno Mendes. 2014. "Between the Sacred and the Profane in the S. João d'Arga's Festivities: A Digital Art Installation". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, 5 (1): 1-20. https://doi.org/10.4018/ijcicg.2014010101
Rodrigues, João; Marisa Madeira; R. Alves. Holograma interativo Fatima Revesited . 2014.
Neblina, Filme Interativo. 2014.
Silva, Bruno Mendes da. 2014. RECARDI, Rede de Cultura e Arte Digital.
2014. "Arena de controlo de personagens cinematográficas". Divulgado.
Silva, Bruno. 2014. "Fátima Revisited: an interactive installation". https://doi.org/10.5593/sgemsocial2014/B41/S13.016
Silva, Bruno. 2014. "Os caminhos que se bifurcam: cinema interativo".
Silva, Bruno. 2014. "Neblina em Avanca: apresentação pública do primeiro filme interativo da trilogia Os Caminhos que se bifurcam".
Silva, Bruno. 2014. "Rede de Cultura e Arte Digital: O projeto Recardi". INUAF Studia.
Silva, Bruno Mendes da. 2014. Plataforma RECARDI - Rede de Cultura e Arte Digital . http://www.recardi.com/).
Silva, Bruno Mendes da; Silva, Bruno Mendes da. 2014. "When the spectator becomes the protagonist: The forking paths". Em METAMORPHOSES OF CORPOREALITY (EBOOK).
Silva, Bruno. 2013. Projeto «Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal da narrativa fílmica pelo espetador-protagonista». http://hdl.handle.net/10400.1/2868
Silva, Bruno Mendes da. 2013. "Projet «Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique. 2013. in L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels, Kairoun, Tunisia (in press).". Em L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels.
Silva, Bruno Mendes da; Silva, Bruno Mendes da. 2013. "Psicogeografias de Hong Kong". Em Atas do II Encontro AIM.
Silva, Bruno Mendes da. 2013. "Neblina: notas sobre o projeto “Os caminhos que se bifurcam”". Texto Digital, 9 (2). https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p3
Silva, Bruno Mendes da. 2013. "Os caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais". Em AVANCA/ Cinema 2013. Avanca, Edições Cine-clube de Avanca.
Silva, Bruno Mendes da. 2013. Projeto RECARDI.
Silva, Bruno Mendes da. 2013. Notas sobre a Rede de Cultura e Arte Digital.
Silva, Bruno. 2013. "Projeto "Os Caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais"".
Silva, Bruno. 2013. "Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal na narrativa fílmica".
Silva, Bruno Mendes da. 2013. "Exposição de Artes Plásticas: Privado de Nuno Viegas no Convento de Stº António, em Loulé.".
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2012. "PSICOGEOGRAFIAS DE HONG KONG: IN THE MOOD FOR LOVE". Revista Comunicando, 1 (1): 152-http://www.revistaco. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20130107-bruno_silva_.pdf
The Inner Project (Mucho más), videoarte. 2012.
Silva, Bruno. 2012. "Psicogeografias de Hong Kong: In the mood for love".
Silva, Bruno Mendes da. 2012. "Psicogeografias de Hong Kong: In The Mood For Love". Revista Comunicando.
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2011. "Arenas Simbólicas Virtuais". Icono 14, REVISTA DE COMUNICACIÓN Y NUEVAS TECNOLOGÍAS, (5): 12-18. http://icono14.net/index.php/es/eventos/i-ci-videojuegos
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2011. "The Inner Project". Em Memorias del Festival, Foro Académico de Diseño/Festival Internacional de la Imagen.
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. The Inner Project, coletivo de videoarte. 2011.
Silva, Bruno. 2011. The Inner Project. http://hdl.handle.net/10400.1/2866
Silva, Bruno Mendes da. 2011. Ciência, Vídeo e Reciclagem.
Silva, Bruno Mendes da; Borges, Gabriela. 2011. CIAC Files.
Silva, Bruno. 2011. "Arenas Simbólicas Virtuais". Revista de Comunicación y Nuevas Tecnologías. https://doi.org/10.7195/ri14
Silva, Bruno. 2011. Silva, Bruno; Borges, Gabriela - CIAC Files, DVD (Flipbook interativo).
The Inner Dragon, videoarte. 2011.
Silva, Bruno Mendes da; Gabriela Borges. 2011. CIAC Files, DVD (Flipbook interativo).
Silva, Bruno Mendes da. 2011. "The Inner Project".
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2010. "Relações Virtuais: da sedução de Baudrillard à representação de papeis no Second Life.". Em Nas Margens - Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, 179-190. Lisboa, Portugal: Gradiva.
Silva, Bruno Mendes da. 2010. "Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de "A Rosa Púrpura do Cairo"". Em Avanca Cinema, 2010. Ed. Cine-Clube de Avanca.
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. The inner Project. 2010.
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. Clepsidra. 2010.
Assim estamos livres, Documentário sobre o cinema moçambicano. 2010.
Silva, Bruno. 2010. Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo. http://hdl.handle.net/10400.1/2863
Silva, Bruno. 2010. Arenas Simbólicas Virtuais. http://hdl.handle.net/10400.1/2869
Silva, Bruno Mendes da. 2010. "The Inner Project", Festival Internacional LOOP, Barcelona (2010)..
Silva, Bruno Mendes da; Silva, Bruno. 2010. A MÁQUINA ENCRAVADA: a questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade. Porto, Portugal: Editorial Novembro.
Silva, Bruno Mendes da. 2010. "Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo".
Silva, Bruno Mendes da. 2010. "POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE in Nas margens - Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais".
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2009. "Cibersexo". Em acatas do 8º Congresso Lusocom, 2009..
Silva, Bruno Mendes da. 2009. “Teaching TV journalism: ethics, aesthetics and emerging technological challenges”, no EUROMEDUC, European Congress on Media Literacy, Itália, Bellaria, 2009..
Silva, Bruno Mendes da. 2009. “POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE”, na sessão temática de CIBERCULTURA, no PRIMEIRO SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE, 2009..
Silva, Bruno Mendes da. 2009. POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE.
Silva, Bruno Miguel dos Santos Mendes da. 2008. PLATAFORMA DE ESTUDO E DIVULGAÇÃO: MEMÓRIA E IDENTIDADE.
Silva, Bruno Mendes da. 2008. "Eterno Presente, o tempo na contemparaneidade". Doutoramento.
Silva, Bruno Mendes da. 2007. A NOVA TEMPORALIDADE-MUNDO.
Silva, Bruno Mendes da. 2004. “ ETERNO PRESENTE, O TEMPO NO CINEMA E NA BD” nas II JORNADAS DE COMUNICAÇÃO da Universidade do Algarve, em 2004..
Álbum BD "5+5 pérolas". 2000.
Silva, Bruno. 2000. Metamorfose, Fundação para a Cooperação e Desenvolvimento de Macau e Instituto Português do Oriente. China.
Silva, Bruno Mendes da. 2000. "Teledifusão de Macau (TDM)". Os últimos dias do império, Documentário televisivo.
Instalação - NASCIMENTODASEGUNDAASA. 1999.
Cronos, Videoarte. 1999.
The Pride, Filme experimental de animação. 1999.
Silva, Bruno Mendes da. 1999. Grande Prémio de Macau.
Silva, Bruno Mendes da. 1999. Direto Transferencia de soberania de Macau . TDM.
Instalação audiovisual, POR CIMA DAMASCO ROXO, POR BAIXO CAMBRAIA FINA, no âmbito da exposição colectiva LOLITA MEI MEI. 1998.
Silva, Bruno Mendes da. 1998. "série de 14 documentários TDM (1998) e RTP Internacional (1999).". "história que eu ta va contar", série de 14 documentários TDM (1998) e RTP Internacional (1999).. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1998. Grande Prémio de Macau. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1997. Desporto em Macau, Documentário televisivo. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1997. Viana da Motta, Documentário televisivo. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1997. Excessos, série televisiva. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1997. Grande Prémio de Macau. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1996. IFP. Documentário televisivo. TDM.
Silva, Bruno Mendes da. 1996. Grande Prémio de Macau. TDM.
O malabarista dos olhos líquidos, videoarte. 1995.
Espaço Tangerina. 1993.
Amália, videoarte. 1992.
 

Contacto