Notícias

O primeiro filme interativo do Sul da China
Pela primeira vez em Macau, os espectadores irão intervir, em tempo real, na narrativa de um filme. Trata- se de produzir o primeiro filme interativo em Macau, onde o espectador é também utilizador, coautor da obra e protagonista.  O filme chama- se Cadavre Exquis e é da autoria do Investigador Bruno Mendes da Silva, vice-coordenador do Centro de Investigação em... (ver mais)
06 de outubro | 18h00 | Museu de Faro
 Esgotaram Teatro Municipal de Faro
Os novos alunos da Universidade do Algarve foram recebidos, no dia 17 de setembro, às 9h00, numa sessão solene, que decorreu no Teatro Municipal de Faro, com a presença do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e do presidente da Associação Académica, Pedro Ornelas. A iniciativa, que pretendeu dar... (ver mais)
 O livro Digital Culture – a state of the art reúne artigos de investigadores do CIAC e de parceiros destacados com os quais o centro tem estabelecido redes de trabalho: Heitor Alvelos, Javier Hernández Ruiz, Claudia Gianetti, Gilbertto Prado, Jorge la Ferla, Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares e Sandra Boto.  A apresentação do livro, a cargo... (ver mais)
Inscrições abertas para o 1.º semestre | 17 setembro a 04 de outubro
O Centro de Línguas da Universidade do Algarve vai iniciar o 1.º semestre dos Cursos Livres de Línguas, cujas as inscrições irão decorrer de 17 de setembro a 04 de outubro. Os cursos livres de Inglês, Francês e Alemão têm vários níveis de aprendizagem e realizam-se de outubro a janeiro, nas instalações da Escola Superior de... (ver mais)
Mais 4% de colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
A Universidade do Algarve (UAlg) atinge o número mais elevado de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior dos últimos oito anos. Contrariando a tendência nacional, com uma descida de 2%, a UAlg aumenta 4 % o número de colocados. De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2018/19,... (ver mais)
Encontra-se disponível aqui proposta de regulamento de estágio do mestrado em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura. Sugestões deverão ser enviadas por e-mail até 3 de setembro ao diretor do curso, Prof. António Lacerda (alacerda@ualg.pt).            
Consulte os resultados aqui
>> Consulte os resultados aqui  A Universidade do Algarve permite a frequência de unidades curriculares isoladas, que integram os planos de estudos dos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), de Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação e Doutoramento. Quem pode solicitar Unidades Curriculares Isoladas Podem candidatar-se à frequência de... (ver mais)
“Não fiques apeado - dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”
A candidatura ao Comboio do Conhecimento arrancou dia 18 de junho, sob o lema “Não fiques apeado - dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”. A iniciativa insere-se no âmbito do programa “Estudar mais é preciso” e visa estimular a aquisição de competências e de formação superior, aliada ao sucesso académico, e promover experiências de conhecimento do território... (ver mais)
Integrando o Top 10 nacional
A Universidade do Algarve volta a destacar-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2018, com classificação máxima, de “Muito Bom”, em sete indicadores, num total de 35, colocando-se pela primeira vez no Top 10 nacional, na nona posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas. Neste ranking, a classificação máxima foi-lhe atribuída... (ver mais)
Dias, 27-28 setembro 2018  
                                                                                                      ... (ver mais)
27 de abril, no Porto
No dia 27 de abril há encontros entre o som e a imagem no Porto O E — X — S — I 2018- Encontros entre o som e a imagem organizado pela investigadora do CIAC-ISMAI, Ana de Carvalho e por Diogo Tudela, decorre no Porto, no Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, no dia 27 de abril e conta com apresentações de Bruno Mendes da Silva, Carlos Coelho Costa,... (ver mais)
O docente da ESEC, investigador do CIAC, integrou recentemente o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cultura da UINFEBE. Este grupo de pesquisa tem como objetivo a promoção da discussão em volta da comunicação publicitária e dos seus impactos e influências culturais. Pretende-se ainda definir estratégias e metodologias de investigação, incluindo eventos... (ver mais)
Bruno Mendes da Silva, integrou júri de doutoramento em Estudos Artísticos na especialidade de Estudos Fílmicos e da Imagem do doutorando Nuno Malheiro Lopes. A tese de doutoramento, aprovada por unanimidade com louvor e distinção, debruçou-se sobre o trabalho de Sério Fernandes, procurando contribuir para a reflexão em torno do trabalho deste realizador e do movimento... (ver mais)
Assista ao pequeno trailer.
O CIAC encontra-se a preparar a produção do filme interativo Cadavre Exquis, de Bruno Mendes da Silva, no âmbito do projeto Os Caminhos que se Bifurcam, em parceria com a produtora Maria Paula Monteiro fundadora da ART 8 Macau, com a qual foi estabelecido um protocolo de colaboração e desenvolvimento específico e que se destina a fins... (ver mais)
Bruno Mendes da Silva é responsável científico do projeto internacional Cultural Adventures 
Cultural Adventures - exploring connections, transactions and interactions between South West Europe and South East Asia é um projeto científico e de desenvovlimento artístico desenvolvido pelo CIAC, em colaboração com a Universidade de Tecnologia da Arquitetura e Design da King Mongkut Thonburi (http://www.arch.kmutt.ac.th/index.... (ver mais)
Já se encontra disponível o Vol.8(1) da OMNI.
Já se encontra disponível, integralmente e em acesso aberto, no sítio <http://omnia.grei.pt/>, o Vol.8(1) da OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. Esta edição, dedicada ao tema Arte e Comunicação, publica trabalhos de investigadores, professores e estudantes de diferentes universidades portuguesas e espanholas, abordando assuntos diversos como... (ver mais)
Para alunos, docentes e investigadores
O Centro Regional de Informação Fulbright no Algarve informa que, no âmbito do Programa Fulbright, estão abertas candidaturas a várias oportunidades de financiamento. Se pretende estudar, lecionar e/ou fazer investigação nos EUA poderá concorrer aos seguintes financiamentos: Bolsa Fulbright para docentes e investigadores doutorados Ano letivo: ano... (ver mais)
dia 3 de novembro, pelas 14h 30m no Anfiteatro Paulo Freire da ESEC. A entrada é livre.
A ESEC e o CIAC promovem Seminário “O Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea” com o investigador Jorge Carrega, investigador de Pós-doutoramento do CIAC na área do Cinema, terá lugar no próximo dia 3 de novembro, no Anfiteatro Paulo Freire, Na ESEC no Campus da Penha, pelas 14h30. Desde o início do século XXI, a história do cinema europeu tem vindo a ser... (ver mais)
dias 6 e 8 de setembro 2017
A oitava edição ARTECH, organizada pela Universidade de São José, realiza-se este ano em Macau, entre os dias 6 e 8 de setembro. O tema da conferência “Interfaces of Tomorrow” pretende promover o interesse em torno da cultura digital atual e sua intersecção com arte e com a tecnologia como um importante campo de pesquisa, mas também como um espaço comum de... (ver mais)
dias 3 e 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa.
Na edição deste ano do Encontro Ciência 2017 será apresentado, entre outros, o projeto CIAC 4CDE: Código, Conteúdo, Criação e Cultura para a Educação Digital, pela coordenadora e o vice-coordenador do centro, Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva, na área das competências Digitais. O encontro Ciência 2017, organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia... (ver mais)
O docente da ESEC, Bruno Mendes da Silva, que viveu e trabalhou em Macau, onde foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM), é orador convidado por ocasião das celebrações do segundo aniversário do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. O docente participará numa Mesa-redonda subordinada ao tema “Entre Portugal e China, filmar em Macau",... (ver mais)
Investigadores, estudantes e profissionais debatem na UAlg a realidade dos media e do jornalismo em Espanha e Portugal.
Investigadores, estudantes e profissionais debatem na UAlg a realidade dos media e do jornalismo em Espanha e Portugal. Para mais informações, programa e inscrição nos workshops (apenas para estudantes UAlg) visite:  http://esec.ualg.pt/pt/content/iv-jornadas-em-comunicacao-jornalismo-no-contexto-iberico  
Já disponível para instalar
A Universidade do Algarve passa a ter uma aplicação móvel - a UAlg mobile - que vai permitir ligar a comunidade académica a todos os serviços da Instituição. Trata-se de uma plataforma integradora de serviços que utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta de conteúdos em tempo real através de terminais de comunicação móvel –... (ver mais)
Mais informações aqui
A Universidade do Algarve (UAlg) recebe estudantes internacionais (não nacionais de um país membro da União Europeia) para frequência integral de ciclos de estudo (licenciatura/graduação e mestrado integrado) ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional. No caso dos Candidatos Brasileiros, para os cursos de graduação (licenciatura... (ver mais)

Páginas