III Congresso Internacional "Direitos Humanos e Escola Inclusiva"
O reconhecimento do direito à educação das crianças e jovens com deficiência reconhecido na Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (UNESCO, 1990), na Declaração de Salamanca (1994) e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) expressa um consenso internacional na rejeição de modelos educativos centrados nos défices e em espaços e práticas segregadoras. Para responder eficazmente às necessidades de TODOS(AS) os(as) estudantes o modelo educativo deve estar centrado na inclusão, nas aprendizagens e deve incorporar os conceitos e princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
Portugal, no respeito pelas orientações internacionais e convénios de que é signatário, tem vindo a desenvolver políticas de educação que concretizem os princípios da inclusão e da equidade educativa para todos as crianças/jovens e que promovam atitudes positivas e de respeito para com a diversidade do Ser Humano. Este tem sido um processo de aprofundamento e consolidação nas instituições educativas portuguesas, em particular para os estudantes com deficiência, de que o recente Decreto-Lei n.º 54/2018 é exemplo e que incorpora a inclusão, a equidade e o DUA.
A mudança não se faz apenas de políticas educativas, mas, fundamentalmente, da (re)construção da cultura, da organização escolar e das práticas educativas produzidas pela vivência quotidiana de todos os que trabalham nas instituições educativas da educação pré-escolar, do ensino básico, do ensino secundário e ensino superior. O III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva pretende ser um espaço interdisciplinar em que intervenientes da comunidade educativa (educadores, professores, diretores e outros elementos do sistema educacional) e investigadores possam partilhar e refletir sobre as suas práticas em reposta às políticas educativas recentes para alcançar a equidade educativa para TODOS(AS) os(as) estudantes.
Informamos que o Congresso tem novas datas para a sua realização, os dias 16 e 17 de abril de 2021, na modalidade online. Em função destas datas foram retificados todos os prazos ( submissão de novas propostas de comunicação, datas para inscrições, etc.) na página do Congresso. As propostas já submetidas serão avaliadas dentro dos novos prazos.
Congresso certificado como curso de formação de 12 horas. Acreditação CCPFC/ACC-111266/21. Formação educacional geral e das organizações educativas, para Educadores e Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Mais informação e programa aqui.
Inscreva-se aqui.
Consulte a lista de oradores aqui.
Submissão de trabalhos aqui.
Email para esclarecimentos de dúvidas: dhei@ualg.pt.
Apoio: