A ESEC mantém um conjunto de associações científicas que alimentam a produção investigacional e científica da escola e dos seus docentes/investigadores. 

Associações

Apresentação

A APEAA é uma organização científica sem fins lucrativos, membro da ESSE (Sociedade Europeia para o Estudo do Inglês) e da EAAS (Sociedade Europeia para os Estudos Americanos), que se dedica a cumprir os seguintes objetivos:

  • Promover a convergência e o contato dos associados;
  • Estudar e divulgar questões e problemas relacionados com a área dos Estudos Anglo-Americanos em Portugal;
  • Contribuir para a atualização e melhoria da qualidade da pesquisa na área de Estudos Anglo-Americanos;
  • Estabelecer programas de cooperação com outras universidades nacionais e internacionais e / ou outras instituições de ensino / cultura;
  • Apoiar e colaborar com indivíduos ou organizações nacionais ou internacionais que perseguem objetivos semelhantes;
  • Organizar e participar de reuniões de estudos, seminários, simpósios ou cursos de especialização e divulgar outras atividades relacionadas à área de Estudos Anglo-Americanos.

 

Apresentação

A APHELLE é uma associação cultural que pretende congregar investigadores interessados na História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras em Portugal. A APHELLE tem por objetivo promover a investigação sobre esta temática bem como sobre a história da difusão das Línguas e Literaturas Estrangeiras em Portugal. Para a divulgação dos resultados da investigação desenvolvida a APHELLE propõe-se promover, organizar e/ou apoiar seminários, cursos livres, colóquios, conferências e outras iniciativas similares, para além de procurar estabelecer ou incentivar esquemas de colaboração com outras instituições nacionais ou internacionais. A investigação em História do Ensino pode abranger um largo espectro de estudos, de natureza epistemológica, institucional, ideológica, cultural, política, etc. Os métodos e práticas de ensino, os perfis de professores, alunos e instituições, a legislação e os programas, os manuais e antologias, a história das literaturas, as políticas de ensino, os contextos socioculturais em que o ensino decorre, constituem, entre tantas outras, áreas privilegiadas de pesquisa no campo daquilo que vulgarmente se designa por ensino das línguas e literaturas estrangeiras. Torna-se, por isso, não só apaixonante, mas necessário, proceder a pesquisa metodológica e sistematicamente organizadas sobre esta realidade. Esse é o desafio que a APHELLE nos coloca, a todos quantos, de uma maneira ou de outra, experimentamos a situação de ensino. Atualmente, a associação conta 50 sócios. Junte-se a nós!

 

Sugestões de Leitura

Aqui poderá ter acesso às sugestões de leitura da APHELLE na sua Folha informativa.

As folhas informativas estão disponíveis em formato PDF pelo que necessita de ter instalado um programa compatível, por exemplo, Adobe Acrobat Reader. Carregue aqui para descarregar o Adobe Acrobat Reader.

Folha informativa 1 (em construção)

Folha informativa 2 (em construção)

Folha informativa 3

Folha informativa 4

Folha informativa 5

Folha informativa 6

Publicações

Aqui poderá ter acesso às publicações da APHELLE.

As actas estão disponíveis em formato PDF pelo que necessita de ter instalado um programa compatível, por exemplo, Adobe Acrobat Reader. Carregue aqui para descarregar o Adobe Acrobat Reader.

 

atas1

Actas do I Colóquio (2000)

Índice

atas2

Actas do II Colóquio (2003)

Índice

 

atas3

Actas das Primeiras Jornadas (2002)

Índice

Actas do III Colóquio (2005)

Índice

Inscrições/Atualizações

Inscrições aqui.

Enviar para a Direção da Associação o recibo comprovativo de pagamento ou o cheque:

Professora Dra. Ana Clara Santos
Universidade do Algarve
Campus de Gambelas 8005-139 Faro
E-mail: avsantos@ualg.pt

N.B.: Inscrição validada após receção do pagamento
            Recibo comprovativo a enviar posteriormente pela APHELLE

Ligações Úteis

SIHFLES (Sociedade Inernationale pour l’Histoire du Français Langue Étrangère et Seconde): http://fle.asso.free.fr/sihfles/

CIRSIL (Centro Interuniversitario di Ricerca sulla Storia degli Insegnamenti Linguistici): http://www2.lingue.unibo.it/circil

SEHEL (Sociedad Española para la Historia de las Enseñanzas Linguisticas):  http://www.ugr.es/~sehel/

PHG (Peeter Heynsgenootschap): http://www.peeterheynsgenootschap.nl

APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses): www.apef.org.pt

SEDLL - Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y La Literatura: http://www.sedll.org

Direção
Presidente: Ana Clara Santos (UAlg);
Vice-Presidente: Catherine Simonot (UAlg);
Secretária: Rosana Durão (UAlg).

Assembleia Geral
Presidente:  Fátima Outeirinho (Univ. Porto);
Vice-Presidente: Rogélio Ponce de León (Univ. Porto);
Secretário: José Almeida (Univ. Porto).

Conselho Fiscal
Presidente: Mercedes Rabadán (UAlg);
Vice-presidente: Pedro Sousa (UAlg);
Secretária: Lígia Cipriano (UAlg).

Apresentação

Bem vindo à EUROCALL, associação europeia para a divulgação e promoção da inovação no domínio das novas tecnologias aplicadas à aprendizagem de línguas.

Este website fornece informação sobre alguns dos aspetos da EUROCALL e das atividades em que esta associação se encontra envolvida. Nele também irá encontrar ligações a uma série de recursos relevantes para a aprendizagem de línguas assistida por computador e pelas novas tecnologias.

 

Propósitos e objetivos

 

A EUROCALL (Associação Europeia para a Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador) é uma organização de profissionais de ensino de línguas a nível europeu e mundial que se propõe a:

a) Promover o uso de línguas estrangeiras no espaço europeu;

b) Dar enfoque europeu à divulgação de investigação, desenvolvimento e práticas inovadoras no uso de tecnologias na aprendizagem de línguas;

c) Melhorar a qualidade, disseminação e eficiência dos materiais de aprendizagem de línguas assistida por computador;

d) Apoiar Grupos de Interesse Especial (SIGs). São eles:

                 Comunicação mediada por computador (CMC –   Computer Mediated Communication (página em inglês))
                 Corpora aplicada ao CALL ( CorpusCall– página em inglês)
                 Processamento de línguas naturais (Natural Languages Processing – página em inglês)
                 Mundos virtuais (Virtual Worlds – página em inglês)
                 Formação de Professores (Teacher Education – página em inglês)

(Ver também a declaração de intenções do EUROCALL (página em inglês))

Desde que a EUROCALL foi criada em 1993, a organização tem atraído membros não só da Europa, mas de todo o mundo.

Atualmente, encontram-se representados 34 países.

Atividades e Publicações

Eurocall (European Association for Computer-Assisted Language Learning):

  •              dá informação e aconselhamento sobre todos os aspetos de utilização da tecnologia na aprendizagem de línguas a todos aqueles envolvidos na educação e formação;
  •              dissemina informação através do ReCall Journal e do Eurocall Review;
  •              organiza reuniões de Grupos de Interesse Especial e conferências anuais;
  •              trabalha no sentido de desenvolver e tirar o melhor partido de sistemas de comunicações eletrónicas.

Associe-se à Eurocall

Como associar-se

Desde a sua fundação em 1993, a EUROCALL tem atraído membros de dentro e de fora da Europa, e já conta com 300 membros individuais e institucionais representando mais de 30 países só a nível europeu. Há três categorias

  • Individual: aberto a todos os que perfilham os objetivos da EUROCALL (professores do ensino superior, secundário e básico, investigadores e pessoal de empresas que se candidatam a título pessoal)

  • Institucional: aberto a todas as instituições de ensino, departamentos, centros de línguas, bibliotecas, associações profissionais, parceiros de projetos europeus, etc.

  • Online: aberto aos estudantes que estudam nas instituições registadas como membros institucionais, colegas de um novo Estado Membro da EU e antigos membros entretanto reformados.

Vantagens da subscrição:

  •     Os membros têm direito a 3 números do ReCALL
  •     Senha de acesso aos artigos anteriores do ReCALL via Cambridge University Press Journals Online
  •     Acesso exclusivo à área dos membros
  •     no website da EUROCALL
  •     Dois números por ano da EUROCALL Review (online)
  •     Inscrição a preços reduzidos nas conferências do EUROCALL e das associações afiliadas (p. ex. CALICO e IALL)
  •     Direito a assistir e a votar na Assembleia Geral Anual da EUROCALL, participando nas políticas da associação
  •     Membro da lista de discussão da EUROCALL e da CALICO
  •     Oportunidade de se associar aos SIGs (Grupos de Interesse Especiais)
  •     Oportunidade de promover e de participar nos eventos locais através dos representantes nacionais da EUROCALL
  •     Acesso ao serviço de informações
  •     Acesso a um conjunto de recursos

Para conhecer os valores de subscrição e efetuar o pagamento (apenas em euros) aceda ao link. 

Listas de Discussão Eurocall

A EUROCALL gere uma lista de e-mails para discussão aberta a membros e a todos os que têm interesse nestas áreas. A lista permite dar conselhos sobre a utilização de determinado software, trocar ideias, dar informação sobre eventos, conferências, oficinas, bem como fornecer atualizações aos membros do EUROCALL.

Para aderir à lista, aceda a  http://www.jiscmail.ac.uk/lists/eurocall-members.html

Esta lista não se presta a publicidade gratuita aos produtores de software comercial. Todavia, são admitidas breves notas juntamente com os dados de contacto para os membros que queiram manter-se informados.

Agradecemos que não enviem mensagens demasiado longas, pois isso poderá fazer com que os subscritores da lista deixem de ter interesse em usá-la.

Para responder a todos os subscritores da lista envie a mensagem para eurocall-members@mailbase.ac.uk.

Note que ao dar os seus dados à lista de membros da EUROCALL, o seu endereço ficará disponível para outros subscritores.

Ligações Úteis

Para aceder diretamente ao website da Associação vá a www.eurocall-languages.org.

Projetos de Investigação e Intervenção

Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire Portugal


Gabinete: Gabinete  101
O Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire Portugal foi acolhido nas instalações da Escola Superior de Educação. Este núcleo pretende realizar acções concretas no espírito do pensamento de Paulo Freire. Estas poderão incluir formação de professores e educadores de adultos, oficinas de formação tomando como base as expressões (música, teatro, pintura, etc.), investigação e outras. O Núcleo não pretende ser mais uma estrutura burocrática, nem ficar confinado à estrutura académica. Funcionará com fortes ligações aos sectores sociais fora da Universidade, promovendo o diálogo entre ambos, numa interligação que se supõe poder atingir alguns níveis de melhoria da realidade social.

 

Núcleo do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitário


Gabinete: Gabinete 76
O Núcleo do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária procura desenvolver a sua ação, tendo por base três dimensões fundamentais: o voluntariado, a cooperação e educação para o desenvolvimento e a exclusão social. O apoio à integração dos alunos africanos, a sensibilização para as questões da solidariedade e da cooperação mútua, da diversidade cultural e a aposta no voluntariado como forma de participação ativa na sociedade.

Núcleo de Estudos de Inglês no 1º Ciclo
 

Projeto ECNTLT - European Curricula in New Technologies and Language Teaching


O projeto ECNTLT - European Curricula in New Technologies and Language Teaching é um projeto Comenius, financiado pela Comissão Europeia e tem como principal objetivo desenvolver módulos de formação de professores sobre a utilização das novas tecnologias para o ensino de línguas, quer materna, quer estrangeiras. Este projeto é coordenado pela Universidade de Amesterdão e nele participam Universidades de doze países: Holanda, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Portugal, Chipre, Grécia, Lituânia, Bulgária e Hungria. A Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve é o parceiro Português.

Promoting Lifelong Learning in Higher Education by implementing innovative practices in Recognition of Prior Learning - EDUPRO


Project 2014-1-PL01-KA203-003629 – financiado pelo programa Erasmus +
Data Início: 01-09-2014
As instituições do ensino superior, na Polónia, estão profundamente interessadas em implementar as suas próprias soluções para integrar o reconhecimento dos adquiridos experienciais no sistema de ensino superior. Este consórcio integra as universidades de Warwick, Gdansk e Algarve e é coordenado pela Universidade da Baixa Silésia (Dolnośląska Szkoła Wyżśza). O consórcio está a realizar um conjunto de atividades que lhe permita testar soluções para aplicar o reconhecimento da experiência e das competências profissionais no sistema de ensino superior polaco.

Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior: Investigar para guiar a mudança institucional"


PTDC/IVC-PEC/4886/2012 – financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data início: 1 de maio de 2013
Este projeto pretende estudar a situação de quatro grupos de estudantes não-tradicionais com a finalidade de propor recomendações para melhorar a sua vida académica. A instituição proponente é a Universidade do Algarve e a instituição parceira a Universidade de Aveiro. Queremos, assim: 1) estudar a situação dos estudantes com necessidades educativas especiais; 2) compreender a situação dos estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; 3) investigar a situação dos estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica; e 4) estudar as transições dos estudantes maiores de 23 anos para o mercado de trabalho. 

 

Petall Project


http://petallproject.eu/