Curso Livre de Cinema – da concepção à pós-produção e divulgação fílmica

O curso de Ciências da Comunicação da ESEC/UAlg faz neste ano lectivo de 2015/2016 exactamente 20 anos da sua entrada em funcionamento, funcionamento este que se tem revelado continuado e produtivo em todas as suas áreas de especialização e, muito particularmente, na área de Comunicação Cultural – Cinema.

Ao longo destes 20 anos o curso tem contado com a participação de distintos cineastas nacionais e estrangeiros (por exemplo: Luís Filipe Rocha – realizador e argumentista; António Pedro de Vasconcelos – realizador; Henrique Espírito Santo – Produtor; Raquel Freire – realizadora e argumentista; José Saramago – escritor com obra adaptada a cinema; Solveig Nordlund – realizadora luso-sueca; Johan Zachrisson – compositor para cinema; Staffan Holm – realizador sueco; Octávio Espírito Santo – Director de fotografia; Joaquim Vieira – produtor e realizador; …).

Também encontramos entre os alunos diplomados pelo curso alguns que se têm salientado no campo do cinema, sendo de destacar a documentarista Sofia Trincão que já recebeu vários prémios nacionais e internacionais pelos seus filmes.

Para além destes casos de abertura e de sucesso, é ainda de tomar em consideração que vários estudantes do Curso têm sido incentivados por alguns dos seus docentes, investigadores do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, a participar de forma acompanhada e introdutória nas actividades investigacionais em desenvolvimento neste Centro, nomeadamente nas áreas do Cinema e da Literacia Fílmica.

De igual modo, num contexto de extensão cultural e de abertura à comunidade, o curso tem desenvolvido actividades de colaboração contínua com algumas das entidades regionais mais directamente ligadas ao cinema, sendo de destacar os contactos assíduos de docentes e discentes com o Cineclube de Faro, seus acervos e actividades. Assim sendo, face a este historial, pensa a actual direcção do curso de CC que a abertura pontual de um curso intensivo de cinema, na forma de curso livre, mas em tudo equivalente a qualquer outra Unidade Curricular de CC, incluindo as opcionais, seria uma boa forma de assinalar os 20 anos de trabalho atento e rigoroso que colocaram o curso de Ciências da Comunicação da ESEC/UAlg entre os melhores e mais procurados cursos nestas áreas de todo o país.

Horário de funcionamento previsível: Período lectivo de 25/1/2016 a 30/1/2016, em modo intensivo, de 2ª a sábado das 8.30 às 13.30 e das 14.30 às 19.30. Total de horas de contacto: 60; total de horas de trabalho autónomo (TA) durante o período lectivo; 10 (perfazendo 70 h para as componentes de concepção e realização); total de horas de TA (componente de divulgação) a realizar durante o 2º semestre: 98. Total global de horas de trabalho para os estudantes: 168 = 6ECTS.

Nº de vagas: 25 - o curso só abrirá se houver um mínimo de 10 alunos inscritos.

Condições de admissão: Será critério de prioridade o nº de UCs afins já concluídas.

Prazos de candidatura, selecção e reclamação: Candidatura de 14/12/2015 a 03/01/2016; selecção até 08/01/2016; reclamação até 15/01/2016.

Documentação necessária: BI/CC ; certificado de UCs concluídas.

Montante de propinas: Alunos da UAlg – 60€; Alunos externos – 120€

Mais informações: vreia@ualg.pt  /  csimonot@ualg.pt

Ver formulário de inscrição online em: http://esec.ualg.pt/pt/content/curso-livre-cinema-da-concepcao-pos-producao-divulgacao-filmica