Webinar The decolonising potentials and pitfalls of Participatory Video as a research tool

-
Online
Share

No dia 24 de novembro, pelas 17h30, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) promove o webinar “The decolonising potentials and pitfalls of Participatory Video as a research tool”, com Pamela Richardson (Universidade de Sheffield, Reino Unido).

A 13ª edição das CIAC Webinars pretende explorar os potenciais da decolonização e as armadilhas do vídeo participativo no contexto de investigação. Esta sessão é um produto da COST ACTION - Decolonizing Development: Research, Teaching and Practice (DecolDEV, CA19129) e é organizada e moderada pela investigadora do CIAC Sílvia Viegas.

O Vídeo Participativo (PV, em inglês) é um método que envolve os indivíduos de um grupo na criação dos seus próprios vídeos. O processo está orientado para fomentar o diálogo e apoiar a inclusão de pessoas marginalizadas. Enquanto método qualitativo, visual e participativo, o PV pode empoderar os participantes/parceiros da investigação, ajudando-os a comunicar as suas ideias, histórias, perspetivas.

A decolonialidade é uma ferramenta conceptual e uma postura que envolve o reconhecimento das múltiplas maneiras pelas quais a colonialidade penetra e molda nossas vidas. É também uma práxis que tenta confrontar, desmontar e fazer as coisas (por exemplo, pesquisar) de forma diferente, para promover a justiça social. Como práxis metodológica, a decolonialidade aspira validar e reconstruir a multiplicidade de experiências de vida e formas de saber que foram rejeitadas pelo colonialismo e pela colonialidade, e descentralizar e desestabilizar hierarquias e privilégios ocidentais/capitalistas/heteronormativos/raciais. Pamela Richardson foi premiada com uma bolsa de investigação Marie SklodowskaCurie e é investigadora na Universidade de Sheffield (Reino Unido). Concluiu o doutoramento em Geografia, na Universidade de Oxford, em 2009, e seguiu com um pós-doutoramento na África do Sul, Zimbabué, Tanzânia e Alemanha (2010-18). A sua investigação sobre sistemas agroalimentares, economias diversas, estabelecimento de comunidades, ética e sustentabilidade está comprometida com o pluralismo epistemológico e a reflexão em relação às políticas de produção de conhecimento.

Pamela Richardson tem publicações em revistas especializadas e também desenvolve produtos multimédia direcionados para o público. Trabalha com vídeo há mais de 16 anos, facilitando projetos de vídeo participativos/colaborativos em vários países e contextos. Desde 2019, tem facilitado remotamente centenas de workshops de produção de vídeo para mais de 20 grupos de aprendizagem internacionais. Em 2022, co-liderou um workshop de 8 semanas que teve por tema "Explorando o Vídeo Participativo como uma Práxis para Decolonizar a Pesquisa e Desenvolvimento". A participação é gratuita e confere certificado.

Inscrições aqui.

Mais informações em www.ciac.pt