Ver um filme como quem lê um livro

O Livro dos Mortos já está disponível online

Share
 

Bruno Mendes da Silva, investigador do Centro da Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Universidade do Algarve, acaba de lançar online o filme interativo, O Livro dos Mortos, que conta com a participação do ator e apresentador Luís Pereira de Sousa.

Este filme, que assinala a conclusão do projeto de pós-doutoramento, Os caminhos que se bifurcam, hipóteses de interatividade para o cinema do futuro, acontece nos anos 20, quando duas senhoritas se tentam livrar do um cadáver numa noite de primavera.

O filme interage com o espetador a dois níveis: através do controlo de certas ações das personagens e através do controlo do tempo da narrativa, possibilitando ao espetador o seu próprio ritmo de leitura, como acontece quando se lê um livro.

O Livro dos Mortos, à semelhança do filme lançado em 2014, Neblina, no âmbito do mesmo projeto do investigador, procura explorar a relação entre o espetador e a narrativa, que se pretende cada vez mais ativa e participativa.

Segundo o investigador, “no panorama atual, no qual emergem as novas tecnologias, aliadas à transdisciplinaridade, este projeto experimenta premissas teóricas ligadas ao tempo e ao cinema, tendo como objetivo último o contributo para a evolução da linguagem audiovisual.”

Nesta fase final, Os caminhos que se bifurcam estuda, juntamente com outros investigadores e uma empresa algarvia, a potencial aplicação comercial dos resultados deste estudo.

Ligação para o filme: http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html

Ligação para o sítio do projeto: http://oscaminhosquesebifurcam.com/

Relacionadas