Valorização de recursos naturais e endógenos, incluindo recursos florestais, dos territórios e segurança alimentar aplicável ao sector agroalimentar

Nídia Braz

Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

nbraz@ualg.pt

Valências

"Ciência de Alimentos, em particular em alimentos e produções tradicionais no Algarve. Alimentação saudável e sustentável. Estudo do impacto da alimentação adequada no envelhecimento saudável e ativo. Estado de saúde e condições de vida."

Jorge Pereira

japer@ualg.pt

Valências

Doutorado em Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa / Investigação na área da Engenharia Alimentar, em particular na tecnologia de produtos cárneos, nomeadamente na caracterização sensorial, físico-química e microbiológica, aplicação de tecnologias de embalagem e determinação de prazo de validade.

M. Dulce Estêvão

Escola Superior de Saúde

mestevao@ualg.pt

Valências

Regulação endócrina do metabolismo do cálcio (osteoporose), metabolismo de osso e cartilagem, estrogénios e disrupção endócrina, bioquímica, biologia molecular

Célia Maria Brito Quintas

cquintas@ualg.pt

Valências

Fermentações, Alimentos fermentados, Qualidade Microbiológica de Alimentos, Segurança Alimentar, degradação, leveduras

Outros Contacto

Jaime Aníbal

Unidade Orgânica

Instituto Superior de Engenharia (Universidade do Algarve)

janibal@ualg.pt

Valências

[1] Estudo de processos biogeoquímicos (e.g. ciclo do azoto) que controlam a disponibilidade de nutrientes nas teias tróficas.
[2] Ensaio de novos indicadores (e.g. δ15N e δ13C) para a deterioração do pescado.
[3] Utilização de produtores primários (e.g. macroalgas verdes) como biorremediadores para efluentes ricos em nutrientes de indústrias alimentares.

Eduardo Esteves

eesteves@ualg.pt

Valências

Biologia pesqueira, transformação e avaliação da frescura/qualidade de produtos da pesca e aquicultura, análise sensorial de produtos alimentares (incluindo. sensometria), análise e modelação estatística de dados

Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho

ESEC

acoelho@ualg.pt

Valências

Doutorada em Bioquímica com especialidade em Biologia Celular e Molecular possui valências nos domínios da genética e biologia molecular de plantas com incidência no estudo da interação entre hospedeiros (árvores) e parasitas. Desenvolve atividade no domínio da Educação em Ciências, particularmente, na produção de materiais didáticos, concebidos para melhorar a prática educativa de crianças.

Outros Contactos

telemóvel: 919073178

Ana Isabel Renda

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

arenda@ualg.pt

Valências

Doutoramento em Turismo. Áreas de interesse: Turismo; desenvolvimento turístico sustentável; comunidades recetoras; impactos do turismo; turismo rural; territórios de baixa densidade populacional; qualidade de vida e turismo; Felicidade, satisfação com a vida e turismo;

Isabel Ratão

iratao@ualg.pt

Valências

Sistemas de qualidade e segurança alimentar

Sandra Maria da Cruz Caetano

Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

smcaetano@ualg.pt

Valências

Doutorada em Ciências da Terra do Mar e do Ambiente, Ramo: Ciências e Tecnologias do Ambiente, Especialidade: Ambiente e Saúde. Atualmente responsável pelas Unidades Curriculares de Análise de Águas e Alimentos no Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) e de Microbiologia Alimentar e de Bromatologia no Curso de Dietética e Nutrição (DN), na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Também Orientadora Interna dos Estágios de Saúde Pública do curso de CBL.

Ludovina Rodrigues Galego

lgalego@ualg.pt

Valências

Analise, melhoramento e/ou desenvolvimento de novas bebidas alcoólicas

Rui Cruz

rcruz@ualg.pt

Valências

Processamento e Preservação de Alimentos; Processos Emergentes; Embalagens Ativas; Extração de Compostos Bioactivos.

Gil Vicente Conceição Fraqueza

gfraque@ualg.pt

Valências

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Mestrado em Tecnologia Alimentar/qualidade, Doutoramento em Ciências Biológicas -Bioquímica Inorgânica. Análise de alimentos (composição nutricional); Coagulação enzimática do leite para fabrico de queijo. Toxicologia de alimentos. Ensaios enzimáticos para avaliação de toxicidade de substâncias (metais de transição, fármacos e outros) em alvos biológicos (ex: cálcio ATPase).

Outros Contactos

gilfraqueza@gmail.com