Tecnologias, ciências e/ou economia do mar

M. Dulce Estêvão

Escola Superior de Saúde

mestevao@ualg.pt

Valências

Regulação endócrina do metabolismo do cálcio (osteoporose), metabolismo de osso e cartilagem, estrogénios e disrupção endócrina, bioquímica, biologia molecular

Jaime Aníbal

Unidade Orgânica

Instituto Superior de Engenharia (Universidade do Algarve)

janibal@ualg.pt

Valências

[1] Estudo de processos biogeoquímicos (e.g. ciclo do azoto) que controlam a disponibilidade de nutrientes nas teias tróficas.
[2] Ensaio de novos indicadores (e.g. δ15N e δ13C) para a deterioração do pescado.
[3] Utilização de produtores primários (e.g. macroalgas verdes) como biorremediadores para efluentes ricos em nutrientes de indústrias alimentares.

Luís Manuel Ramos de Oliveira

lolivei@ualg.pt

Gestão de energia eléctrica
Eficiência energética
Auditoria energética
Qualidade de energia
Electrónica de potência
Manutenção de equipamentos
Sistemas e dispositivos de proteção em sistemas de energia eléctrica

Marisol B. Correia

ESGHT

mcorreia@ualg.pt

Valências

Professora adjunta na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (UAlg), doutorada em Engenharia Eletrónica e Computação, especialidade de Ciências da Computação também pela UAlg. É mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa) e é licenciada em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. É membro-colaborador no Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) da Universidade de Lisboa. Tem participado em vários projetos de investigação, sendo de destacar o “SRM – Smart Revenue Management” e o “FOOTDATA - Sistema Integrado de Gestão de Informação Para o Futebol”, ambos financiados pelo QREN. Tem várias publicações científicas indexadas e é revisora de várias revistas e conferências nacionais e internacionais. As suas principais áreas de interesse são: Computação Evolutiva, Bases de Dados, Business Intelligence, Avaliação de Websites, TIC aplicadas à Gestão, Hotelaria, Turismo e Marketing, entre outras.

Eduardo Esteves

eesteves@ualg.pt

Valências

Biologia pesqueira, transformação e avaliação da frescura/qualidade de produtos da pesca e aquicultura, análise sensorial de produtos alimentares (incluindo. sensometria), análise e modelação estatística de dados

Fernando Perna

Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

fperna@ualg.pt

Valências

Economia Regional, Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Ordenamento e Planeamento

Paulo Felisberto

pfelis@ualg.pt

Valências

Acústica submarina (activa e passiva) e suas aplicações na monitorização de parâmetros físicas da coluna de água, fundo oceano e ecossistemas marinhos
(www.siplab.fct.ualg.pt)

Helena Fernandez

hfernand@ualg.pt

Valências

Novas tecnologias na aquisição de dados, DRONES tratamento e processamento de imagem, cartografia

Fernando Martins

fmmartin@ualg.pt

Valências

DRONES, tratamento e processamento de imagem, Sistemas de informação Geográfica. Imagens 3D

Sandra Maria da Cruz Caetano

Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve

smcaetano@ualg.pt

Valências

Doutorada em Ciências da Terra do Mar e do Ambiente, Ramo: Ciências e Tecnologias do Ambiente, Especialidade: Ambiente e Saúde. Atualmente responsável pelas Unidades Curriculares de Análise de Águas e Alimentos no Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) e de Microbiologia Alimentar e de Bromatologia no Curso de Dietética e Nutrição (DN), na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Também Orientadora Interna dos Estágios de Saúde Pública do curso de CBL.

Paulo Jorge Maia dos Santos

Instituto Superior de Engenharia - Univ. Algarve

pjsantos@ualg.pt

Valências

Áreas de interesse: tecnologias associadas ao mar, processamento de sinal aplicado à acústica submarina, estimação de parâmetros subaquáticos, geo acústica, sensores acústicos e instrumentação.