Sandra Espada

Nome: Sandra Isabel dos Santos da Costa e Espada
Área Científica: Ciências da Comunicação
Categoria: Assistente Convidada 50%
Grau: Licenciada
E-mail: scespada@ualg.pt
Gabinete:28
Extensão: 6230

Nota biográfica:
Sandra Isabel dos Santos da Costa e Espada é Licenciada em Estudos Portugueses – Ramo de Formação Educacional, pela Universidade do Algarve, possui uma Pós-graduação em Gestão Autárquica e Modernização Administrativa, pelo INUAF – Instituto Superior D. Afonso III e frequentou um Programa de Doutoramento Europeu intitulado A Educação numa Sociedade Multicultural, na Universidade de Huelva, tendo concluído a parte curricular com avaliação de Sobressaliente.
Em 2014, foi-lhe atribuído o Título de Especialista de reconhecida experiência e competência profissional na área de Ciências da Comunicação – Especialidade em Comunicação Organizacional, pelo Conselho Técnico Científico da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve;
Apostando na sua valorização pessoal e profissional possui ainda os seguintes cursos de especialização/formação: Worshop coletivo de Storytelling, a arte de contar histórias; Curso de Especialização em Gestão por Objetivos na Administração Local; Curso Kama Shuddhi – Reprogramação Emocional; Na Política, as Mulheres são Capazes!; Curso de Produção Cultural; Curso de Gestão do Tempo e do Stress; Curso de Formação para Formadores na Promoção da Igualdade de Oportunidades; Curso de Formação Pedagógica Contínua de Formadores; Curso de Consultores de Gestão; Curso de Liderança, Mudança e Desenvolvimento Organizacional; Curso de Comunicação e Relações Públicas; Curso de Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Curso de Introdução ao Jornalismo; Curso de Formação para a Cidadania; Curso Ser Professor: A Carreira Docente; Curso de Qualificação e Inserção Profissional de Jovens Quadros Superiores.

.Percurso Profissional:
De 1999 a 2001 foi Investigadora e Consultora da Área da Literatura e das Atividades Culturais Algarvias, no Centro de Documentação do Património Cultural Algarvio, da Delegação Regional da Cultura do Algarve, do Ministério da Cultura.

De 1999 a 2003 foi Professora de Português A, de Português B e de Área de Integração, nas seguintes Instituições de Ensino: Associação Agostinho Roseta - Escola Profissional; Seminário de São José da Diocese de Faro; Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Desde 2001 e até à data é Consultora de Formação e Formadora em módulos/UFCD’s das áreas de Assertividade; Comunicação Empresarial; Comunicação Interpessoal; Criatividade e Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos e Negociação; Gestão de Recursos Humanos; Igualdade de Oportunidades; Marketing e Gestão Comercial; Motivação e Determinação; Organização e Gestão do Tempo; Projetos de Organização de Eventos – planeamento e gestão; Regras de Protocolo Empresarial; Relações Interpessoais; Sensibilização Ambiental; Sistemas de Informação nas Organizações; Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação; Trabalho em Equipa e Motivação; Violência Doméstica; entre outras, nas seguintes Entidades Formadoras: ANJE; NERA; Fundação da Juventude; INETESE; Futurekids – EDUCA XXI; IEFP; entre outras.

De 2001 a 2005 (Mandato Autárquico) foi Autarca Local na Junta de Freguesia da Sé – Faro e Deputada Municipal na Assembleia Municipal de Faro.

De 2007 a 2009 foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal AmbiFaro – Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro, SA.

De 2009 a 2013 (Mandato Autárquico) foi Vereadora (na oposição e em regime de substituição) na Câmara Municipal de Faro.

Em 2010 foi Coordenadora do Projeto Diplomacia de Sabores, na SMTM, Lda., colaborando com Cônsules Honorários e Embaixadores.

Também em 2010 foi Redatora do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2009, do Hospital de Faro, E.P.E.

De 2010 a 2011 foi Diretora Comercial e de Comunicação da V – Agência de Comunicação.

Em 2013 foi Responsável Pedagógica/Coordenadora da Ação de Técnico Comercial, da Fundação da Juventude - Delegação do Algarve.

Desde o ano letivo de 2004/2005 e até à data é Docente na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, tendo sido responsável pelas disciplinas de Seminários Práticos de Gestão e Intervenção Cultural; Gestão e Intervenção Cultural; Gestão de Recursos Humanos; Introdução ao Marketing; Relações Públicas; Protocolo e Etiqueta; Teoria e Prática da Publicidade; Orientadora de Estágios Curriculares de Ciências da Comunicação; Marketing Desportivo; Economia dos Media; Comunicação Organizacional; Linguagens da Publicidade; Comunicação Empresarial; Coordenadora dos Estágios Curriculares de Ciências da Comunicação. No presente ano letivo ministra as UC’s Perfis Comunicacionais, Relações Públicas, Linguagens da Publicidade e é Coordenadora dos Estágios Curriculares de Ciências da Comunicação

Área de atividade científica e domínio de especialização:
Comunicação Organizacional.

Áreas de Competência Profissional:
Administração de Empresas; Comunicação Empresarial; Consultoria de Formação e Formação Profissional; Docência Universitária; Educação - Ensino Público, Privado e Profissional; Gestão Autárquica.

Centros de Investigação e Outros Projetos de Interesse:
Foi Membro do Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM.
Foi Membro do Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes – CICCOMA, responsável pelo Grupo de Trabalho de Comunicação Empresarial.
Enquanto membro externo, representando a sociedade civil empresarial, foi membro da Assembleia Estatutária para a elaboração dos novos Estatutos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve.
É Sócia Fundadora do Capítulo Português do FISEC (Fórum Ibero-americano sobre Estratégias de Comunicação) e Membro do Fórum Ibero-americano sobre Estratégias de Comunicação, tendo também feito parte da Comissão Organizadora do V Encontro FISEC.
É Membro da Direção da OMNES PRO UNO - Associação de Solidariedade Social do Algarve.
Foi Conferencista Internacional (via videoconferência) no Brain Connection | 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem da Infância e Adolescência – atuação multidisciplinar, em Belo Horizonte, Brasil, com a comunicação “Síndrome de Smith-Magenis”.
Enquanto membro do GI3TES – Grupo de Investigação Internacional para a Intervenção Terapêutica na Educação e na Saúde e da Direção da OMNES PRO UNO – Associação de Solidariedade Social do Algarve, foi membro da organização da Ação de Formação “Psicopedagogia e Neuroaprendizagem: avaliação e intervenção”, ministrada por Especialista Brasileira em Psicopedagogia.
Enquanto membro da OMNES PRO UNO - Associação de Solidariedade Social do Algarve participação no Programa Europeu Erasmus+ envolvendo 10 Parceiros em 7 Países: Portugal, França, Bélgica, Itália, Polónia, Grécia e Roménia, através da Agência Francesa, com a responsabilidade do desenvolvimento de atividades relacionadas com o CAP em formação inclusiva, sendo responsável pela elaboração de fichas pedagógicas para integração no Projeto Europeu.
Foi Moderadora do Seminário do Departamento de Comunicação, Artes e Design – ESEC - Universidade do Algarve, sobre as áreas Snapshot e Design/Comunicação Visual, com os títulos Dispositivo Autográfico - Identidade Pessoal e Coletiva – A Fotografia do Privado e Alfabetização Visual da População.
Foi Palestrante em Sessões Temáticas: Os Jovens e a Política; O funcionamento de uma Empresa Municipal; Projetos e Atividades da Ambifaro, SA; A importância da Comunicação na procura de Emprego; A Comunicação e a construção do Indivíduo.
Participou na Organização de diversos Eventos na Área Cultural e Social: Concertos, Conferências, Congressos, Fóruns de Discussão, Jantares Temáticos, Tomadas de Posse, Palestras, Seminários, Tertúlias, Workshops, Feiras.
Foi Representante do Curso de Ciências da Comunicação, na apresentação pública do mesmo, na FNAC Faro.

Atribuições de Relevo:
Atribuição Internacional: Special Tribute International: The first International Congress of Neuroscience and learning of children and adolescentes – Permormance Multidisciplinary, Dissemination Project Erasmus+ Partenariat stratégique enseignement scolaire 2016-1-FRO1-KA201-023921 CAP SUR L’ECOLE INCLUSIVE EN EUROPE, confer the title of People Expression 2016, Special category Best Practices in Education, as public recognition of the importance of their social and professional presence in the context of society, contributing decisively to the development and recognition before the national and international scene.

Atribuição Internacional: Certificate International: The Omnes and Gi3tes confers the participated in the Congress Brain Connection Brazil/2016 on 31 August to 2 September as Lecturer/Lecturer thus receiving the title in the international lecturer. The Brain Connection Congress totals 40 hours/class. Congresso de Disseminação do Projeto Erasmus+ Partenariat stratégique enseignement scolaire 2016-1-FRO1-KA201-023921 CAP SUR L’ECOLE INCLUSIVE EN EUROPE.

 

Share Partilhar