Rute Monteiro

Nome: Rute Cristina Correia da Rocha 
Área Científica: Didácticas Específicas
Categoria: Profª. Adjunta
Grau: Doutor Estrangeiro
E-mail: rcrocha@ualg.pt​​​​​​​
Gabinete: 91
Extensão: 6225

Nota biográfica
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1997, doutorada em Educação pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Huelva, em 2006 e Visiting Professor, em período pós-doutoramento, na Faculdade de Educação da Universidade de Ottawa, Canadá, em 2014/2015. 
Docente da área científica das Didáticas Específicas do departamento de Ciências Exatas, Naturais e do Desporto da ESEC-UAlg. Diretora da Licenciatura em Educação Básica e membro da comissão coordenadora do mestrado em Educação Social, ESEC-UAlg. Coordenadora da área científica de Didáticas Específicas. Supervisiona estudantes estrangeiros em pós-doutoramento e participa na orientação de diversas teses e relatórios de mestrado e teses de doutoramento.

Áreas de lecionação
Metodologias de Investigação
Didática das Ciências
Biologia Animal e Ambiente
Biologia Humana

Área de atividade Científica 
Science Education

Centros de investigação
Investigadora do Centro de Investigação sobre Espaço e as Organizações (CIEO), em Portugal e investigadora do Centro de Investigación en Didacticas Específicas e Investigación en el Aula (CIDIESIA), em Espanha.  

Participação em projetos
Atualmente participa no estudo de investigação internacional: Animals “R” us: Interspecies Human Encounters as Learning Opportunities in/for Science Education, com a colaboração da Universidade de Ottawa (Canadá), o Little Ray’s Reptile Zoo de Ottawa e o Zoomarine parque (Portugal).
Também participa no projeto Caracterización del conocimiento especializado del professorado de Matemáticas” financiado pelo Ministério da Ciência e Inovação, Espanha.

Publicações (alguns capítulos e artigos em revistas científicas)
Capítulos de livros:

Muñoz-Catalán, M.C., & Monteiro, R. (in press, 2016), Naturaleza de Elementos metodológicos en la Investigación cualitativa: Una reflexión conceptual. In Research Foundations of the Social Sciences.
ISBN: 978-1-943697-00-7

Monteiro, R., & Carrillo, J. (2009). Teaching Modelisation and Professional Knowledge. In: Robert V. Nata (Ed.). Progress in Education, Vol. 18, Chapter 2. (p.1-27). USA, NYC: Nova Science Publishers.
ISBN: 18978-1-60876-117-3. 

Artigos científicos:
Muñoz-Catalán, C. & Monteiro, R. (2016). Afrontar a controvérsia na investigação qualitativa. Discussão sobre a natureza dos elementos metodológicos na investigação em educação. Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 4, 23-30.

Rodriguez-Miranda, F., Luís, M., & Monteiro, R. (2015). Animais versus Plantas e estudo do meio - Estudo comparativo de oito manuais escolares de duas editoras portuguesas. Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 2, 79-89. ISSN: 2183-4008. Repositorio Sapientia: http://hdl.handle.net/10400.1/7070

Neves, J., & Monteiro, R. (2014). How full is your luggage? Background knowledge of zoo visitors regarding sharks. Environmental Education Research, 20(3), 291-312. DOI: http://dx.doi.org/10-1080/13504622.2013.780586 Repositorio Sapientia: http://hdl.handle.net/10400.1/7054

Quintas, H., Gonçalves, T., Ribeiro, C., Monteiro, R., Fragoso, A., Bago, J., Santos, L., Fonseca, H. (2014). Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 33-56. ISSN: 0871-9187 Repositorio Sapientia: http://hdl.handle.net/10400.1/7073

Fragoso, A., Gonçalves, T., Ribeiro, C. M., Monteiro, R., Quintas, H., Bago, J., Fonseca, H. M. A. C., & Santos, L. (2013). Mature students’ transition processes to higher education: Challenging traditional concepts? Studies in the Education of Adults, 45(1), 67-81. ISSN: 0266-0830 Repositorio Sapientia: http://hdl.handle.net/10400.1/7071

Santos, C.S., & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental (Aplication of science knowledge for teaching about cell – an instrumental case study). Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 529-543.

Ribeiro, C. M., Carrillo, J., & Monteiro, R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. Relime, 15(1), 277-310.

Ribeiro, C., Carrillo, J., & Monteiro, R. (2011). Construindo um Modelo de Análise da Prática Lectiva numa Aula de Matemática (Building a model of practice analysis in the math classroom). Revista Portuguesa de Educação, 24 (2), 135-158.

Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2010). Teacher Scripts in Science Teaching. Teaching and Teacher Education, 26(6), 1269-1279.

Ribeiro, C., Monteiro, R., & Carrillo, J. (2010). ¿Es el conocimiento matemático del profesorado específico de su profesión? Discusión de la práctica de una maestra. (Is the mathematical knowledge of the teacher dependent from his profession? Analysis of the practice of a primary teacher). Revista Educación Matemática, 22(2), 93-108.

Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2009). Guiones de acción de un profesor novel de ciencias a partir de la modelización de la enseñanza (Scripts of a novel science teacher obtained from a teaching modelisation). Enseñanza de las Ciencias, 27(1), 77-88.

Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2008). Emergent Theorisations in Modelling the Teaching of Two Science Teachers. Research in Science Education, 38(3), 301-319.

Monteiro, R., Carrillo, J., & Aguaded, S. (2007). Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino. Revista de Educação, XV (1), 5-20.

Comunicações
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2008). Teacher Scripts in Biology. European Reserachers in Didactics of Biology. Freudenthal Institute for Science and Mathematics Education – Utrecht University. 16-20 Sept., Utrecht, Netherlands.

Monteiro, R. & Gonçalves, S. (2006). Os mapas conceptuais e a organização do conhecimento escolar. Comunicação XIX Congreso de ENCIGA. Asociación de Enseñantes de Ciencias de Galícia”, 23-25 Nov., Póvoa do Varzim, Portugal. Proceedings: 61, 133-134. ISSN: 0214-7807

Sousa, N., Silva, V., Monteiro, R. & Dionísio, C. (2001). O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio. Poster IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, Viseu, Portugal.

Monteiro, R., Aguaded, S. & Carrillo, J. (2006). Los guiones de acción como elementos de reflexión para el profesorado de ciencias. Comunicación XXII Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales. 13-16 Sept., Zaragoza, España. ISBN: 84-7733-845-0.

Monteiro, R. & Aguaded, S. (2004). Concepciones y prácticas respecto al trabajo de campo en ciencias: el caso de un profesor novel. Comunicación XXI Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, San Sebastian, España. Actas, 125-130. ISBN: 84-8373-643-8.

Monteiro, R. & Aguaded, S. (2002). Concepciones declaradas de los profesores formadores de futuros profesores sobre el trabajo de campo en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias naturales. Comunicación XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, La Laguna, Tenerife, España. Actas, 183-190. ISBN: 607-5317-4. 

Monteiro, R., Sosa, M. & Aguaded, S. (2001). Las concepciones de los alumnos de secundaria y enseñanza superior sobre las marismas. (Misconceptions of secondary and university students about marsh). Oral presentation at VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Barcelona, Spain. Proceedings, 83-84. ISSN: 0212-4521.
 

Línguas/Languages  
Língua Leitura Escrita Conversação
Español C2 - Utilizadora Proficiente C2 - Utilizadora Proficiente C2 - Utilizadora Proficiente


 

 

 


 





 

 

 


 

 

 




 

 

 


 

 


 

 

Share Partilhar