Rosanna Barros

Nome: Rosanna Maria Barros Sá
Área Científica: Educação Social
Categoria: Professora Adjunta
Grau: Doutora
E-mail: rmbarros@ualg.pt
Gabinete: 88
Extensão: 6228

Nota biográfica / Short Biographical Notes
Academicamente/ Academic:

Rosanna Barros possui licenciatura em Antropologia Social e Cultural (1998) e mestrado em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social (2002, orientação de Boaventura de Sousa Santos) ambos pela Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Coimbra (2000) e em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade de Sevilha (2003). É Doutorada em Educação pela Universidade do Minho (2009, orientação de Licínio Lima).

Rosanna Barros has a degree in Social and Cultural Anthropology (1998).  She is Master In Development and Social Transformation Sociology (2002) by the University of Coimbra under the supervision of Boaventura Sousa Santos: She has a post-graduation in Human Rights and Democratization by the University of Coimbra (2000), as well as in Education of Adults and Community Development by the University of Seville (2003). She has a PhD in Education by the University of Minho (2009), under the supervision of Licínio Lima.

Profissionalmente/ Professional:
Rosanna Barros é Professora Adjunta da Universidade do Algarve. É Diretora do Mestrado em Educação social (2º Ciclo) da ESEC (desde 2015). É também Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Social e do Mestrado em Gerontologia Social da ESEC. Foi Coordenadora da Área Científica de Educação Social desta Instituição, entre 2010 e 2013. Foi a Diretora do Curso de Educação Social (1º Ciclo) da ESEC (Regime Diurno e Pós-laboral), entre 2010 e 2013. Foi membro eleita por 2 mandatos da Mesa da Assembleia da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação). Tem experiência docente em diversas áreas das Ciências Sociais e da Educação, com destaque para as Políticas Públicas de Educação e Governação Global, a Animação Socioeducativa de Adultos e Idosos e as Metodologias qualitativas de investigação.

Rosanna Barros is Adjunct Professor at the University of Algarve. She is the Director of the Masters in Social Education, 2nd Cycle, at the School of Education (ESEC). She is also member of the Coordinating Committee of the Masters in Social Education as well as of the Masters in Social Gerontology at the ESEC. She was the director of the Social Education Course (1st Cycle) at the ESEC from 2010 to 2013. She was an elected member of the Board of the General Meeting of the Portuguese Society of Education Sciences (SPCE) for 2 mandates. She has teaching experience in different areas of Social and Education Sciences, especially in Public Policies of Education and Global Governance, Socio-educational Animation of Adults and Elderly People and Qualitative Research Methodologies

Cientificamente/ Scientific:
Rosanna Barros tem em curso vários projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) com financiamento quer nacional quer internacional. É investigadora Integrada no CIEO (Centro de Investigação em Espaço e Organizações da Universidade do Algarve), e investigadora associada do CIEd (Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho), e do CEFi (Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa). Foi membro eleita da Direção da ESREA (European Society of Research on the Education of Adults) ente 2014-2016. Pertence ao Conselho científico e editorial de diversas publicações científicas quer nacionais quer internacionais. Tem diversos Livros, Capítulos e Artigos publicados nas seguintes áreas nucleares: Sociologia Crítica da Educação, Educação-Pedagogia Social e Políticas Públicas de Educação de Adultos.

Rosanna Barros is presently running different research and development projects with either national or international funding. She is ‘Integrated Researcher’ of the Research Centre on Space and Organizations of the University of Algarve (CIEO), of the Research Centre on Education of the University of Minho (CIEd), as well as of the Centre of Philosophy Studies of the Portuguese Catholic University (CEFi).  She was an elected member (2014-16) of the Board of the European Society of Research on the Education of Adults (ESREA). She is associate convenor of the Research Network on Policy Studies in Adult Education of ESREA, since 2017. She is a member of the Scientific and Editorial Board of different periodicals, both at national and international levels. She has published books, chapters and articles in the following areas: Critical Sociology of Education, Education-Social Pedagogy and Public Policies in the Education of Adults and Elderly People.

Áreas de lecionação/ Teaching áreas:
Políticas Sociais e Educativas
Animação Sociocultural/Socioeducativa
Metodologia de Investigação Qualitativa em Ciências Sociais e da Educação
Sociologia
Antropologia Sociocultural


CENTROS e REDES de investigação:
1. Investigadora Científica do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações da Universidade do Algarve. http://www.cieo.pt/ ).

2. Investigadora Científica do CIEd (Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. http://www.cied.uminho.pt/ )

3. Investigadora científica do CEFi (Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. http://cefi.fch.lisboa.ucp.pt/pt/ )

4. Membro da ESREA (European Society for Research on the Education of Adults. ESREA. www.esrea.org/ ).

Colabora, desde a sua criação em 2012, na linha de investigação avançada sobre: Estudos Políticos em Educação de Adultos (Research Network on Policy Studies in Adult Education. Passando a ser, desde 2017, Associate Convenor junto com: Marcella Milana, John Holford e Vida Mohorčič Špolar. http://www.esrea.org/networks/policy-studies-in-adult-education/


Participação em PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO FINANCIADOS (em curso):

i) Investigadora Principal Nacional de Projeto Internacional:

2015-2018: [Projeto 479A0AF7447AC35B], financiado pelo Programa ERASMUS+, EURE.K - Validation des Compétences-clés Européennes. Instituição coordenadora: Le Conservatoire national des arts et métiers (Cnam- Lorraine e Paris). Instituições parceiras: Universidade do algarve (Portugal), Universidade de Lisboa (Portugal), APapp - Association pour la Promotion du label APP / Atelier de Pédagogie Personnalisée (França), Université François-Rabelais de Tours (França), L’Institut Luigi Sturzo (Itália), Universita degli Studi di Padova (Itália), Politecnico Calzaturiero SCARL (Itália), Le Forem (Bélgica). Investigador Responsável: André Moisan. Investigadora responsável em Portugal: Rosanna Barros. Financiamento global: 402.152 Euros. (01/09/2015 a 01/09/2018). http://www.eure-k.eu/wakka.php?wiki=AccueiL

ii) Participação em Projeto Nacional:

2016-2019: [Projeto PTDC/MHC-CED/3775/2014], financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), EDUPLACES, Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva. Instituição proponente: Universidade do Minho. Instituições parceiras: Universidade do Algarve, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Catorze Investigadores. Investigadora responsável: Fátima Antunes. Financiamento global: 133.789 euros. (01/01/2016 a 01/01/2019). http://eduplaces.wixsite.com/eduplaces


Destaque de Algumas Publicações/ Main publications:
a) LIVROS:

Barros, Rosanna & Fragoso, António (Eds.). (2016). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Faro: Universidade do Algarve {ISBN 978-989-8472-91-5} [Com Prefácio da Professora Doutora Isabel Baptista].

Barros, Rosanna & Choti, Deise (Org.). (2014). Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias. Lisboa: Chiado Editora {ISBN: 978-989-51-0694-3} [Com Prefácio do Professor Doutor José António Caride Gómez e Comentários do Professor Doutor António Nóvoa e do Professor Doutor Paulo Dias].

Barros, Rosanna (2013). As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006 [com Prefácio do Professor Doutor Licínio Lima]. [com Prefácio do Professor Doutor Licínio Lima e Comentários do Professor Doutor Carlos Alberto Torres e do Professor Doutor António Teodoro]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2012). Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores na Formação Política do(a) Educador(a) Social. [com Prefácio do Professor Doutor Almerindo Afonso]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2011a). Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos: Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida – Um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional. [com Prefácio da Doutora Paula Guimarães]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2011b). A Criação do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais (RVCC) em Portugal - Uma Etnografia Crítica em Educação de Adultos. [Com Prefácio do Dr. Alberto Melo]. Lisboa: Chiado Editora.

b) CAPÍTULOS DE LIVRO:

Barros, Rosanna (2016a). Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds). Investigação em Educação Social – prática e reflexão (pp. 13-32). Faro: Universidade do Algarve {ISBN 978-989-8472-91-5}

Lopes, Sara & Barros, Rosanna (2016b). Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal. In Luísa Pimentel, Sara Mónico Lopes & Susana Faria (Org.). Envelhecendo e Aprendendo: A Aprendizagem ao Longo da Vida nos Processos de Envelhecimento (pp. 75-102). Lisboa: Editora Coisas de Ler {ISBN 9789898659705}.

Barros, Rosanna (2016c). Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In Noêmia de Carvalho Garrido, Odair Marques da Silva, Paulo Gomes Lima, e Francisco Evangelista (Eds.). A Educação de Jovens e Adultos para além dos Muros da Escola: perspetiva da Educação Social (pp. 253-276). Brasil: Editora Expressão & Arte {ISBN: 978-85-7935-097-9}

Barros, Rosanna (2016d). The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators - some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. In Per Andersson, Andreas Fejes, Fredrik Sandberg (Eds). Recognition of Prior Learning - Research from around the globe. (pp. 26-42). London: Routledge {ISBN: 978-11-3895-502-8} DOI:10.1080/02601370.2013.778071

Barros, Rosanna (2014a). A Conceção e Implementação da Nova Políticas de Educação e Formação de Adultos em Portugal: sinopse histórica de uma viragem na agenda política nacional (1996-1999). In Natália Alves, Sónia Maria Rummert e Marcelo Marques (Org.). Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil: Políticas, Práticas e Atores (pp. 13-29). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa {ISBN: 978-989-8753-01-4}

Barros, Rosanna (2014b). Vida e Obra de Paulo Freire: a Dialética de um Olhar Fundador para uma Educação Problematizadora que Liberta, Transforma e Emancipa. In Rosanna Barros e Deise Choti (Org.). Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias. (pp. 37-94). Lisboa: Chiado Editora {ISBN: 978-989-51-0694-3}

Barros, Rosanna (2013). Contribuciones actuales del pensamiento freiriano en la educación de filosofía con niños - para una democratización de la democracia en tiempos de crisis. In José Rastrojo Barrientos (Ed.). Filosofía para Niños y Capacitación Democrática Freiriana (pp. 23-60). Madrid: Liber Factory. {ISBN: 978-84-9949-218-6}

Barros, Rosanna (2012). Subsídios Teórico-conceptuais para Problematizar a Avaliação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos. In Maria Palmira Alves e José Carlos Morgado (Org.). Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas (pp. 149-183). Santo Tirso: Edição De Facto Editores. {ISBN: 978-989-8557-11-7}

Barros, Rosanna (2011). As Políticas Educativas como Políticas Sociais: mapeando transformações no mandato para a Educação de Adultos hodierna. In Luís Alcoforado, Joaquim Armando G. Ferreira, António Gomes Ferreira, Margarida Pedroso de Lima, Cristina Vieira, Albertina L. Oliveira, Sónia Mairos Ferreira (Orgs.). Educação e Formação de Adultos: políticas, práticas e investigação (pp. 29-39). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. {ISBN: 978-989-26-0136-6}

c) ARTIGOS (seleção cronológica):

Barros, Rosanna (2017). Nos bastidores de uma investigação científica educacional – reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais, Revista Práxis Educacional – Dossier Temático: Pesquisa em Educação – abordagens metodológicas, 13 (25), 36-71. {ISSN 1809-0249 (impressa) ISSN 2178-2679 (online). Indexada no LATINDEX}

Barros, Rosanna & Ralha-Simões, Helena (2016). A Resiliência do Oprimido e a Emergência do Movimento da Economia Solidária – Uma questão de esperança, Conhecimento & Diversidade, 8 (16), 12-24. {ISSN-2237-8049. Indexada no LATINDEX}

Guimarães, Paula & Barros, Rosanna. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? Revista Educação & Sociedade, 131, 391-406. {Online ISSN 1678-4626. Indexada no SCOPUS, Q3_0,225 Scimago} DOI: 10.1590/ES0101-73302015109444

Barros, Rosanna (2014). The Portuguese Recognition of Prior Learning (RPL) policy agenda – examining a volatile panacea by means of ethno-phenomenological interpretations, Encyclopaideia, Journal of Phenomenology and Education, XVIII (40), 53-68. {ISSN 1825-8670. Indexada no SCOPUS, Q4_ H Index: 1_Scimago}. DOI: 10.6092/issn.1825-8670/4653. Referenciado no catálogo da UNESCO: Catalog Number:            231558/ Document Type: Non-UNESCO serial article. http://encp.unibo.it/article/view/4653/4142

Barros, Rosanna & Belando-Montoro, Maria (2013). Europeização das Políticas de Educação de Adultos: Reflexões Teóricas a partir dos Casos de Espanha e Portugal, Education Policy Analysis Archives, Vol. 21, No. 71, 1-28. {ISSN: 1068-2341- Indexada no SCOPUS, Q2_ H Index: 32 Scimago} DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v21n71.2013

Barros, Rosanna (2012). From Lifelong Education to Lifelong Learning:  Discussion of some effects of today’s neoliberal policies. RELA - European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 3, No.2, 2012, 119-134. {ISSN 2000-7426. Indexada no SCOPUS Q4}. DOI: 10.3384/rela.2000-7426.rela0071