Matrículas e Acolhimento dos Novos Alunos

Bem-Vindos ao Mundo UAlg

Matrículas e Acolhimento dos Novos Alunos

Matrícula Online (10 a 14 de setembro)

Caso não pretenda deslocar-se à Universidade do Algarve poderá realizar a sua matrícula e inscrição online  até  14 de setembro (até às 23h59).

A matrícula e inscrição dependem do pagamento integral da propina ou do pagamento da 1.ª prestação  e taxa de inscrição. Para tal, terá de proceder ao seu registo na plataforma.

Consulte as Instruções para poder realizar a sua inscrição/matrícula (AQUI)

Linha de Apoio: 289 800 100

» Efetuar Matrícula OnLine «

Matrícula Presencial (10 a 14 de setembro)

Entre os dias 10 e 14 de setembro vão decorrer as matrículas e inscrições (presenciais) para os alunos colocados na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso Ensino Superior 2018/19.

ATENÇÃO: no dia 14 de setembro poderão matricular-se todos os candidatos colocados, independentemente do curso.

ATENÇÃO: os estudantes que não efetuem a sua matrícula até dia 14 de setembro perdem a vaga em que foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2018/19.

Local/Como chegar

Edifício 1, Auditório Teresa Gamito, Campus de Gambelas, Faro (mapa aqui)

Horário das matrículas presenciais

As matrículas decorrerão das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Os alunos deverão dirigir-se ao Campus de Gambelas, Edifício 1.

Documentos necessários no ato de matrícula

- Documento de Identificação (original + 2 fotocópias - dispensado para quem já é aluno);

Cartão de Contribuinte (2 fotocópias - dispensado para quem já é aluno e para quem possui cartão de cidadão);

- 2 Fotografias a cores (tipo passe);

- Boletim Individual de Saúde com a vacina Antitetânica atualizada (Original e fotocópia);

- Pagamento do seguro escolar com a 1.ª prestação das propinas (25€+184,99€), efetuada através de multibanco no ato da inscrição. Não são permitidos pagamentos em numerário, cheque, depósito bancário ou transferência bancária;

- Caso tenha apresentado candidatura a bolsa de estudos deverá apresentar o respetivo comprovativo;

- Se for estudante estrangeiro que não tenha nacionalidade de um Estado Membro da U.E., deverá entregar passaporte com visto de estudo ou título de residência válido e entregar comprovativo de que tem pelo menos 2 anos de residência em Portugal de forma ininterrupta até 31/08/2018 ou que vive com os pais nas mesmas condições.

- Se pretende requerer o Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais deverá apresentar relatórios médicos ou outros comprovativos da situação de doença ou incapacidade;

- Se pretende usufruir do Estatuto Trabalhador Estudante deverá entregar declaração da entidade patronal (mencionando se é funcionário efetivo ou contratado e neste último caso, indicar o início e o fim do mesmo).

Os candidatos colocados na licenciatura de Desporto têm de trazer o Impresso do Pré - Requisito B, preenchido pelo médico (descarregar aqui o impresso)

Calendário Escolar 2018/19

As aulas para os estudantes do 1º ano inciam-se dia 17 de setembro. Consulte aqui calendário escolar.

Propina anual

O valor da propina é  de 989,99 euros, podendo ser paga em 8 prestações, sendo a primeira (184,99€) no ato da matrícula e as restantes (115€/mês) nos meses de outubro, novembro, dezembro, fevereiro, março, abril, maio.

Bolsas de Excelência

A Universidade do Algarve, com o patrocínio de várias empresas que pretendem associar-se a alunos de excelência, vai atribuir bolsas aos melhores alunos que ingressem na UAlg em 2018/2019. Estas bolsas pagarão integralmente a propina do 1.º ano de licenciatura ou de mestrado integrado. Mais informações aqui.

Ação Social - Bolsas de Estudo e Alojamento

A candidatura a Bolsa de Estudo é feita através da plataforma informática da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Se se está a candidatar pela 1.ª vez deverá dirigir-se aos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve para obter as suas credenciais de acesso ao preenchimento do formulário de candidatura.  Mais informações aqui.

Candidatura a Alojamento aqui

Alojamento Particular

Se desejar começar, desde já, a procurar alojamento particular, os seguintes contactos poderão ser úteis:

>> EasyQuarto

>> BQuarto

» Custo Justo

» OLX

Cartão de aluno

As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro. Sabe mais aqui.

Atividades da Semana de Acolhimento

Atenção: As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas à capacidade das atividades.

10 a 14 de setembro
 9h30 às 16h00 - Matrículas e apresentação do campus life  da UAlg e da cidade de Faro (mostra de todas as valências: académicas, desportivas, culturais, transportes públicos, alojamentos, etc.) (Campus de Gambelas)

14 de setembro
10h00 - Dia Aberto Surf e Bodyboard (Associação AMAR Praia de Faro)