Marina Graça

Nome: Marina Estela de Vasconcelos Gonçalves Graça
Área Científica: Artes
Categoria: Professora Coordenadora
Grau: Doutora
E-mail: mgraca@ualg.pt
Gabinete: 44
Extensão: 6213

Nota biográfica
Professora Coordenadora e diretora do Departamento de Comunicação, Artes e Design na Universidade do Algarve, Portugal.
Mestrado em Comunicação Social (Cinema de Animação), 1990; Doutoramento em Ciências da Comunicação (Poética do Filme Animado), 2003, ambos pela Universidade Nova de Lisboa.
Vice-presidente da Casa da Animação, Porto, associação cultural que tem como missão a promoção e divulgação do cinema de animação, tanto em território nacional como no estrangeiro.
Membro do Movimento 'Caminhos da Animação Portuguesa' que, desde 2009, tem vindo a discutir e a propor estratégias para a consolidação e desenvolvimento estratégico do setor em Portugal.
Júri de concursos do ICA, Instituto para o Cinema e Audiovisual, para apoio ao desenvolvimento e à produção de curtas-metragens de animação (2007, 2009 e 2010).
Publicou em 2006 um ensaio sobre a poética do filme animado intitulado Entre o Olhar e o Gesto (Editorial Senac, S. Paulo, Brasil).
Tem artigos publicados em revistas científicas usados como referência em trabalhos de investigação.
Orientou teses de mestrado e doutoramento, na sua área de investigação, em diferentes instituições do ensino superior nacionais e estrangeiras.

Áreas de lecionação
Análise crítica da animação;
Técnicas de animação;
Desenho;
Semiótica visual.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Poética da animação;
Técnicas de animação.

Centros de investigação
CIAC, Centro de investigação em artes e comunicação.

Participação em projetos
Teaching with Animation, Manual para a realização de instrumentos de ensino/aprendizagem com base em técnicas fílmicas de imagem por imagem, destinado a professores de todos os grupos disciplinares e para ser usado em todas as fases etárias dos alunos do ensino básico (Teaching with animation — Development and implementation of a self-training computer-assisted animated programme as an innovative didactic tool for teachers in the elementary school system, set. 2005 / out. 2007, DK/05/B/F/PP-145 513).
Publicado em CD-Rom e online em <www.animwork.dk/TWA >

Publicações
Supervisão de projectos de investigação em cursos de mestrado e doutoramento:

Agosto.2005 / junho.2006 — Supervisão da investigação para a dissertação de Mestrado em Digital Design (M.Sc.Eng.) de Lene T. Kristiansen e Teodora M. Grindeanu, intitulada Concept Design for a Fingerprint Authentication Payment System (com registo de patente), Aalborg University, Dinamarca.

Março.2008 / outubro.2011 — Co-orientação do projecto de investigação para a Dissertação de Doutoramento em Design, de José Miguel Gago da Silva, Fac. de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, com o título Iconografia musical, pauta rítmica de montagem. Diagrama de tempos. Defesa pública em 27 de junho. Aprovado com Muito bom por unanimidade com distinção.

Novembro.2011 / novembro.2012— Co-orientação do projecto de investigação para a Dissertação de Mestrado em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos, Especialidade Comunicação Multimédia, de Daniela Alfarrobinha, FCHS, Universidade do Algarve. Defesa pública em 22 de novembro. Aprovada com 18 valores por unanimidade.

Desde março de 2011 — Co-orientação do projecto de investigação para a Dissertação de Doutoramento em Animação Experimental, de Nicos Synnos, Department of Multimedia and Graphic Arts, Cyprus University of Technology (Limassol, Chipre).

Supervisão de relatórios de Prática de Ensino Supervisionada em cursos de mestrado integrado:

Abril.2012 / julho.2012 — Orientação do Relatório de Prática de Ensino Supervisionada / Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, com experiências de imagem animada realizadas por crianças no Ensino Básico, das seguintes alunas: Helena Gomes, Márcia Leonardo, Sónia Neves.

Livros
2006 Entre o Olhar e o Gesto, Elementos para uma Poética da Imagem Animada. S. Paulo (Brasil): Editorial SENAC, ISBN 85-7359-470-5.
Capítulos em livros:

2000 — “Len Lye - Tocar Movimento”, in Jorge Campos (ed.), O Olhar de Ulisses - O Som e a Fúria, Catálogo Odisseia das Imagens, vol.II, Porto (Portugal): Odisseia das Imagens/Porto 2001, pp.173-177.

2000 — “V for Victory de Norman McLaren”, in Jorge Campos (ed.), O Olhar de Ulisses - O Som e a Fúria, Catálogo Odisseia das Imagens, vol.II, Porto (Portugal): Odisseia das Imagens/Porto 2001, pp.261-262.

2001 — “E agora, o que é que falta fazer?”, in António Gaio (ed.), História do Cinema Português de Animação - Contributos, Porto: Odisseia das Imagens/Porto 2001, Portugal, pp.106-107, ISBN 972-95449-9-9.

2002 — “And now, what should be done?”, in Antonio Gaio, History of Portuguese Animation Cinema. Contributions. Espinho: Nascente, Cooperativa de Acção Cultural, Ministerio da Cultura / Instituto do Cinema Audiovisual e Media / Cidade de Espinho (Portugal), ISBN: 972-95688-9-8.

2008 — “Creative Animation Methodologies With Children: State of the Research”, in Hana Repse (ed.), Zbornik Slon - The Elephant Anthology, Anthology on Education in Animation Film, Pedagogical Materials for Teachers and Parents III (ed. em esloveno e inglês). Ljubljana (Eslovénia): Two Reels - Association for the Reanimation of Storytelling/Javni zavod Kinodvor, pp. 22-29, ISBN 978-961-92264-3-8.

2008 — “Pas de Deux de Norman McLaren (1968), Canon de Norman McLaren (1964)”, in Pierre-Marie Goulet, Teresa Garcia (eds.), O cinema à volta de cinco artes, cinco artes à volta do cinema cinematografia – coreografia. Lisboa, Festival Temps d´Images/Cinemateca Portuguesa, Vol.3, pp.11-15, ISBN: 978-989-95647-1-8.

2009 — “Tango – Fragmento polaco (1981)”, in Pierre-Marie Goulet, Teresa Garcia (eds.), O cinema à volta de cinco artes, cinco artes à volta do cinema cinematografia –teatralidade 1. Lisboa, Festival Temps d´Images/Cinemateca Portuguesa, Vol.4, pp.89-91, ISBN: 978-989-95647-2-5.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica:

2005 — “Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology - Ontological and epistemological implications of direct-on-film animation”. The International Journal of the Humanities. Vol. 3, nº 3, pp.101-106, ISSN: 1447-9508 (print) 1447-9559 (online) <http://ijh.cgpublisher.com/product/pub.26/prod.520>

2006 — “Cinematic Motion by Hand”, Animation Studies, Peer-reviewed Online Journal for Animation History and Theory, v. 1, n. 1, pp. 1-7, ISSN: 1930-1928, <http://journal.animationstudies.org/category/volume-1/marina-estela-grac....

2007 — “Between Looking and Gesturing: Pierre Hébert’s Concept of ‘Animation d’Observation’”, Observatorio (OBS*) Journal, 1, pp.163-172, ISSN: 1646-5954 <http://www.obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewArticle/62>

2008 — (por convite) “Imagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividade”, Convergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, n.2, ISSN: 1646-9054. <http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/36 >

Estudos:
22.mar.2011 — (em co-autoria) Reflexões sobre a Animação Portuguesa - contributo para uma estratégia de desenvolvimento, apresentado e discutido com a Direcção do ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual em 21 de Março de 2011.

Filmografia:
1998 — Realização do inserto animado MULHERES DO MONTE (30”), cor, sonoro, digital, Betacam, para o programa Jardim da Celeste, R.T.P., FILMÓGRAFO, Estúdio de Cinema de Animação do Porto.

2001 — Realização da curta-metragem INTERSTÍCIOS (6’), 35mm, cor, sonoro, formato 1920x1080, 24 imagens/segundo.

  • Prémio Cartoon Portugal, para o Melhor Filme Português em Competição Internacional, CINANIMA 2001, ex-aequo.
  • Prémio Especial do Júri na 12ª Semana de Cinema Experimental de Madrid em Novembro de 2002.
  • Prémio da Melhor Curta-Metragem, I Festival Internacional de Cinema de Angra do Heroísmo, 2002.
  • Projectado em festivais na Europa, América, Ásia e Austrália e, ainda, em retrospetivas do cinema português (Brasília 2002 e 2004, Siena 2003, Londres 2003, Barcelona 2004, Paris 2005, Pequim 2008). Mais informações em Agência da Curta-metragem, <http://www.curtas.pt/agencia/filmes/51/seleccoes/>

2005 — Realização da curta-metragem CLARO AZUL (AUSENTE) (4’ 30”, dvd-HDTV, cor, sonoro) por convite da Faro Capital Nacional da Cultura 2005.

Comunicações
Participação por convite:

30.ab / 2.mai.2004 — Chair no II Simpósio Arte e Animação sobre Experimentalismo na Produção Comercial de Animação. Convidados: Peter Dougherty (MTV, produtor), Clare Kitson (CHANNEL 4, produtor), Keith Griffiths (ILLUMINATIONS FILMS/KONINCK, produtor). Casa da Animação, Porto.

6.mai.2009 — “Animação analógica versus, animação digital: competências fundamentais que qualificam um animador no contexto profissional contemporâneo”. FIRST, Encontros Internacionais de Estudantes das Artes da Animação, ESAD, Caldas da Rainha.

8.ab.2010 — “Competências necessárias ao trabalho do Animador: especificidades do discurso na composição da ilusão de movimento aparente”. Encontros do CEAA/4, Corte e Abertura, ESAP, Porto.

21 / 23.mai.2011 — Chair no III Simpósio Arte e Animação sobre Ensino e Formação em Animação em Portugal, Casa da Animação, Porto.

18.mar.2012 — “Metodologias de iniciação à realização de Imagens Animadas em cursos do ensino superior”, Ciclo de Conferências ‘Território Animação’, Museu Soares dos Reis, Porto.

27.out.2012 — Apresentação da Imagem por Imagem, Plataforma da Animação Portuguesa, Congress and Knowledge Fair 2012 / KnowInG, Knowledge Intelligence and Innovation for a sustainable Growth, Lavrion Technological and Cultural Park, Grécia.

17.nov.2012 — Apresentação da Imagem por Imagem, Plataforma da Animação Portuguesa, 36ª edição do Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

26.nov.2012 — Conferência como keynote: "Notes on drawing in contemporary animation poetics", Animation Forum: Animation: Art, Craft, Poetics and Production, Cyprus University of Technology, Chipre.

7.dez.2012 — Apresentação da Imagem por Imagem, Plataforma da Animação Portuguesa, INOVAR Algarve, Fac. de Economia, Universidade do Algarve.

Outras comunicações:

5 / 9.ag.2000 — “Physiology: towards animation poetics”, 12ª Conferência Anual da SAS, Society of Animation Studies, Trondheim, Noruega.

23.mai.2004 — “KINETICA – Spirituality, Pshychedelia and Contemporary Abstraction”, Det Danske Filminstitut, Copenhaga, Dinamarca.

3 / 4.jun.2004 — “Between looking and gesturing”, 7th International Literature and Humanities Conference, Eastern Mediterranean University, Famagusta, Chipre.

13 / 15 ab.2005 — “Cinematic Motion by Hand”. A divided Art? Animation in Germany and Europe, 17ª Conferência Anual da Society for Animation Studies (SAS), Dresden, Alemanha.

2 / 5.ag.2005 — “Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology - Ontological and epistemological implications of direct-on-film animation”. The Third International Conference on New Directions in the Humanities, Homerton College, University of Cambridge, UK.

18.jan.2013 — “Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das ciências físicas e naturais”, Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo, Universidade do Algarve.

Línguas/Languages
Língua
Língua materna:  Português
Fluente em Inglês, Francês e Italiano

 

 

Share Partilhar