Maria Leonor Terremoto

Nome: Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos Terremoto
Área Científica: Sociologia
Categoria: Professora Adjunta
Grau: Doutora
E-mail: mlborges@ualg.pt
Gabinete: 88
Extensão: 6228

Nota biográfica
Doutorada em Educação, especialização Formação de Professores, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa
Professora-Adjunta da Escola Superior de Educação e Comunicação
Departamento de Ciências Sociais e Educação
Coordenadora da Área de Sociologia
Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Elemento da Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Especial – Domínios cognitivo e motor
Elemento da Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Social
Consultora Externa da Ualg no TEIP do Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
Elemento do Conselho Técnico-Científico da ESEC

Áreas de lecionação
Educação, formação de professores/educadores, investigação educacional, sociologia da família, interculturalismo, desigualdade e exclusão social.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Construção da profissionalidade docente, saberes profissionais docentes, sistema educativo/desigualdades sociais/desigualdades educativas, inclusão escolar /social de minorias (NEE, minorias étnicas, gênero, etc.), políticas educativas.

Participação em projetos
2013/2015 - Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional, financiado pela FCT,  PTDC/IVIC-PEC/4886/2012.
2008/2009 - Integrou o Projecto IGNATIUS – Induction and Guidance of Newly Appointed Teachers in European Schools,Projecto COMENIUS, que teve como entidade promotora e coordenadora a Graduate School of Teaching and Learning, da Universidade de Amesterdão, e que integra diversos países, Holanda, Itália, Dinamarca, Alemanha, Hungria e Portugal. Integrou a equipa pela Escola Superior de Educação, da Universidade do Algarve. Responsável pela organização da Conferência Internacional de encerramento do projecto, 30 Setembro, 1, 2, 3 de Outubro de 2009.
2007 - Coordenadora Regional do "Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens", Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Coordenadora Nacional Professora Doutora Anália Torres, a decorrer até final de 2007.
1996 - Coordenação de estudo "(Re)Construindo uma Escola - estudo de caso", encomendado à E.S.E. de Faro, pelo DEPGEF, Ministério da Educação, sobre a "Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP.

Publicações, Comunicações publicadas
Borges, M. L. (2011). Os professores, atores na construção da sua profissionalidade: o papel dos saberes experienciais. XX Colóquio da AFIRSE – Formação Profissional: investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (publicação em atas – no prelo).
Borges, M.L. (2009). Os projectos de cooperação internacional na promoção da politica europeia para a formação de professores: o Projecto IGNATIUS. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Avaliar e Descentralizar. Braga: 30 de Abril, 1 e 2 de Maio.
Borges, M.L. (2009). Os projectos de cooperação internacional na promoção da política europeia para a formação de professores: o projecto IGNATIUS. Actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança. Junho.
Borges, M.L. e Silva, M.S. (2003). “Educação Intercultural e Minorias Étnicas no campo Educativo do Distrito de Faro”. Actas do I Congresso Ibero-Americano e Africano de Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário. Faro: ESEC.
Borges, M.L. e Silva, M.S. (2000) “Práticas de educação intercultural na educação pré-escolar e educação para a cidadania”. Actas do Encontro Internacional Educação para os Direitos Humanos. Lisboa, Gulbenkian.
Borges, M.L. e Silva, M.S. (2000) “Educação Intercultural no pré-escolar: das representações às práticas”, Actas do IV Congresso Português de Sociologia – Sociedade Portuguesa. Passado recente, futuro próximo. Coimbra, Abril.
Santos, M:L: et al. (1997) “A Construção da Identidade do Professor numa Perspectiva Ecológica de Desenvolvimento”, in Patrício, M.F. (1997), Formar Professores para a Escola Cultural no Horizonte dos Anos 2000, Porto, Porto Editora, pp. 245 - 260
Borges, M.L.. et al (1997), (Re)Construindo uma Escola - estudo de caso, Lisboa, Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Educação, A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Lisboa: Ministério da Educação. vol. 15.
Borges, M.L.. (1996), “Vocação ou Estratégia do Possível”, Actas do III Congresso Português de Sociologia - Práticas e Processos de Mudança Social, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 7, 8 e 9 de Fevereiro (publicado em CDROM)
Borges, M.L. (1994), “Os Estudantes das Escolas Superiores: estratégias de ingresso na profissão docente”, Actas da II Conferência Internacional de Sociologia da Educação - “Escola e Democracia”, E.S.E. da Universidade do Algarve, em Faro, 8, 9 e 10 de Setembro.

Comunicações sem publicação
Borges, M.L. (2008). "Teachers' Knwoledge, professionalism and teacher education: some reflections". 5th Global Conference - The Idea of Education, de 8 a 10 de Maio, Budapeste
Borges, M.L. (2006). "Associativismo na construção da cidadania da pessoa com deficiência". Colóquio "O papel do Associativismo na Inclusão da Pessoa Diferente".Faro: Biblioteca Municipal de Faro, 24 de Março.
Borges, M.L. (2005)."As Famílias dos Deficientes: o direito a ser Família". Colóquio "O Direito a Ser Diferente. Faro, Biblioteca Municipal de Faro, 6 de Dezembro.
Borges, M.L., (1999). “Intercultural education on pre-school: some reflexions about training/teaching for 2000”. Conferência Internacional Website – Thematic NetWork on Teacher Education in Europe. Lisboa: Universidade Católica de Lisboa, de 28 a 31 de Maio.

 


 





 

 

 


 

 

 

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