Maria Isabel Orega

Nome: Maria Isabel Mendonça Orega
Área Científica: Didácticas Específicas
Categoria: Professora Adjunta
Grau: Doutora
E-mail: miorega@ualg.pt
Gabinete: 91
Extensão: 6225

Nota biográfica
Maria Isabel Mendonça Orega, Professora Adjunta de nomeação definitiva do departamento de línguas, literaturas e culturas, área de didáticas específicas. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos ingleses e alemães pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Ensino de Inglês língua estrangeira pela Universidade de Reading (UK) e Doutora em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro. Coordenadora da área de didáticas específicas do departamento de línguas, literaturas e culturas da ESEC, Ualg, diretora da licenciatura em educação básica, membro do conselho consultivo do CLIMT.

Áreas de lecionação
Inglês, Didática do Inglês, Didática das línguas.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Ciências da Educação - Didática e Formação.                                      

Centros de investigação
CIDTFF – Universidade de Aveiro
CECL – Universidade do Algarve

Participação em projetos
Desde 2013 – membro da equipa portuguesa do projeto PETALL – Pan European  Task Activities for Language Learning, coordenado pela Universidade do Algarve.
Desenvolvimento, em colaboração com o Professor António Lopes,  do projecto European Curricula in New Technologies for Language Teaching de 2004 a 2007. Projecto Europeu de formação de professores de línguas, em que a Escola Superior de Educação e Comunicação foi o parceiro português. Teve como objetivo a produção de um curriculum, constituído por três módulos, sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o ensino das línguas.

Publicações
Sousa, M.T. & Orega, M. I. (2014). Viagens – Encontrar o outro, encontrar-se a si em formação de professores (de línguas). In A. C. Santos, A. Gonçalves, P. Sequeira & T. Sousa (org.) Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas:  Homenagem a Clara Ferrão Tavares (pp. 351-367). Chamusca: Edições Cosmos.
Orega, M. I. e Moreira, A. (2012) “Images of Britain and the British”- Um hiperdocumento de flexibilidade cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito. Ticeduca  2012 II Congresso Internacional  TIC e Educação. Publicado em formato digital.
Sousa, M. T. et Orega, M. I. (2012) Robinson, Vendredi et Branca de Neve la compétence plpurilingue et pluriculturelle dans la formation des enseignants de langue. In Balsiger C. et al (ed.) Éveil aux langues et approches plurielles, de la formation des enseignants aux pratiques de classe. Paris, L´Harmattan, pp 361-374.
Sousa, M. T. e  Orega. M. I.( 2012) "O estrangeiro em nós – diversidade linguística, identidade(s) e construção na interação". La Clé des Langues (Lyon: ENS LYON/DGESCO). ISSN 2107-7029. Mis à jour le 31 août 2012
Consulté le 4 mars 2013
Url:http://cle.ens-lyon.fr/espagnol/o-estrangeiro-em-nos-diversidade-linguistica-identidade-s-e-construc-o-na-interac-o-164578.kjsp
Orega, M.I. e Moreira, A. (2010) Using a Cognitive Flexibility Hypertext to Develop Reading Comprehension. An Ongoing Case Study with Students of a Media Studies Degree. In Apostolova, I. and Claes, T. (eds.) Educational Structures in Context: At the Interfaces of Higher Education. Pp. 119-133.
Orega, M.I. e Moreira, A. (2009) O Uso de um Hipermédia de Flexibilidade Cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito. Estudo de caso com alunos de Ciências da Comunicação. In Actas da VI Conferência International de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2009. Braga. Universidade do Minho, publicado em CD-Rom.

Comunicações
Orega, M. I. & Moreira, A. (2014). Reading Comprehension in a Virtual Learning Environment: The Learning Styles Dimension. Congresso ECER 2014, "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", Porto, 2 - 5 Setembro.
Orega, M. I. e Moreira, A. (2012) “Images of Britain and the British”- Um hiperdocumento de flexibilidade cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito. Ticeduca  2012 II Congresso Internacional  TIC e Educação. Instituto de Educação Universidade de Lisboa, 30 de Novembro a 2 de Dezembro.                
Sousa, M.T. e Orega, M. I. (2011) “Viagens – Encontrar o outro, encontrar-se a si em formação de professores (de línguas)”. Colóquio Internacional de homenagem à Professora Clara Ferrão Tavares, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, 26 e 27 de Setembro de 2011.
Sousa, M.T. e Orega, M.I. (2011) O estrangeiro em nós- Diversidade linguística, identidade(s) e construção na interação. Colóquio Internacional, O Estrangeiro,organizado por APEF APFUE SHF, 9 a 12 de Novembro de 2011, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Sousa, M.T. e Orega, M. I. (2010) “Robinson, Vendredi and Branca de Neve” – Plurilingual and Pluricultural Competences and  Language Teacher Education. 3º Congresso Internacional EDILIC, Haute École Pédagogique de Lausanne,  5, 6 e 7 de Julho.
Orega, M.I. e Moreira, A. (2009) O Uso de um Hipermédia de Flexibilidade Cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito. Estudo de caso com alunos de Ciências da Comunicação.  VI Conferência Challenges 2009, Braga, Univ. Minho , 14 e 15 de Maio.
Orega, M.I. e Moreira, A. (2008) Using a Cognitive Flexibility Hypertext to Develop Reading Comprehension. An Ongoing Case Study with Students of a Media Studies Degree. 5th Global Conference, the Idea of Education,  Budapeste, 8 a 10 de Maio.
 

Línguas/Languages  
Língua Leitura Escrita Conversação
Deutsch           B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente
English              C2 - Utilizadora Proficiente C2 - Utilizadora Proficiente C2 - Utilizadora Proficiente
Español            B2 - Utilizadora Independente A1 - Utilizadora Elementar A2 - Utilizadora Elementar
Français           B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente