Maria Helena Horta

Nome: Maria Helena Martins da Cruz Horta
Área Científica: Desenvolvimento Curricular
Categoria: Professora Adjunta
Grau: Doutora
E-mail: hhorta@ualg.pt
Gabinete: 92
Extensão: 6204

Nota biográfica
Doutora – com Menção Internacional – em Formação de Professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural, pela Universidade de Huelva.
Mestre em ciências da educação, na especialização em educação de infância.
Licenciada no domínio de especialização de Educação Especial e Apoios Educativos.
Bacharel em Educação de Infância.
É docente na Universidade do Algarve desde 2002, pertencendo ao Departamento de Ciências Sociais e da Educação, Área Científica de Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação e Comunicação, onde tem estado sempre ligada à supervisão dos estágios de educadores de infância e, de um modo geral, à formação inicial e contínua de educadores e de professores, através da lecionação de disciplinas relacionadas com o currículo, supervisão, projetos, avaliação e desenvolvimento da linguagem (oral e escrita).
Atualmente é diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Sócia da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, com o n.º 1341.
Qualificação como formadora, atribuída pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o nº de registo CCPFC/RFO-22124/07, para as áreas: de avaliação, de conceção e organização de projetos educativos, das didáticas específicas (linguagem oral e abordagem à escrita), em junho de 2007.
Formadora do Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), acreditado pelo Centro Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo n.º CCPFC/ENT-AP-0362/14.
É também colaboradora assídua da Biblioteca Municipal de Faro, António Ramos Rosa, através da realização de conferências e de outras atividades.
Colabora também com a Biblioteca Municipal de Loulé, Sophia de Mello Breyner Andresen.
Tem ainda realizado várias ações de formação/sensibilização destinadas a pais/famílias, sobre a importância dos mediadores de leitura, a convite de jardins de infância públicos e privados
Desde abril de 2017 - Nomeada Delegada Regional no Algarve da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).
Desde fevereiro de 2017 - Membro integrado regular do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da Universidade dos Açores (UAc).

Áreas de lecionação
Formação de educadores: Supervisão da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar.
Estudos curriculares: Planeamento e avaliação; Organização e gestão de projetos educativos.
Didática: Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita; Estudos sociais em educação de infância.
Ciências sociais: Teoria e desenvolvimento curricular; Iniciação à prática profissional I, II e III; Opção - Dinâmica e organização educativas; Opção - Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita.
Metodologias de investigação: Seminário: projeto – problemas e metodologias.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Com a formação de base em educação de infância, toda a sua investigação se tem centrado na linguagem oral e abordagem à escrita na educação pré-escolar e onde tem inúmeras publicações (livro, capítulo de livro, capítulo de e-book, artigos, atas de congressos nacionais e internacionais) e comunicações realizadas.
Prémio de investigação científica no III Seminário de Doutorandos ESGHT 2012, no painel de Línguas e literaturas, com a comunicação “A presença da Linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo: mito ou realidade?”.

Centros de investigação
Membro do Centro de Estudos em Ciências da Linguagem da Universidade do Algarve.
Membro do Centro de Estudos e Projectos em Educação de Infância da Universidade do Algarve (CEPEI/UALG), de outubro de 2006 até maio de 2011.

Publicações

  • Horta, M. H. (2017). Recensão crítica: Juntos pela Criança na Creche. Revista Humanidades e Inovação, v.4, n. 1, 129-132. eISSN 2358-8322. (Disponível em:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/index)
  • Horta, M. H. (2016). A abordagem à linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar: um instrumento orientador. In C. Pereira & C. 
  • Agostinho (Org.). A inovação educativa e os desafios para a educação no século XXI (pp. 3-13). Castelo Branco: Instituto Superior Técnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-8196-61-3. (Disponível em: http://ceadin.ipcb.pt/)
  • Cavaco, B. & Horta, M. H. (2016). A utilização de um instrumento didático no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos. In Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. 
  • (Coords.). (2016). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-6-4
  • Horta, M. H. (2016). A organização e a gestão de um ambiente ?comunicativamente estimulante? à luz das novas OCEPE. Cadernos de Educação de Infância, n.º 108/109, 26-30.
  • Coelho, A.C., Gonçalves, C.D., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R. e Horta, H. (2015). Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar, Interacções, 11 (39): 511-527. ISSN: 1646-2335. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8755/6313 
  • Horta, M. H. (2015). A (atual) formação inicial de educadores de infância: questões e ambições. Cadernos de Educação de Infância, n.º 106, 4-7.
  • Horta, M. H. (2015). A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar: um estudo localizado. Revista Saber & Educar, n.º 20, 96-107. e-ISSN 1647-2144. DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20 (Disponível em http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/24)   
  • Horta, M. H. (2015). Que educadores desejamos? Que educadores formamos? In Conselho Nacional de Educação (Ed.). Formação Inicial de Professores (pp. 272-282). Lisboa: Conselho Nacional de Educação. ISBN: 978-972-8360-94-8. Edição eletrónica: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf (Disponível em  http://hdl.handle.net/10400.1/7560
  • Horta, M. H. (2015). A angústia das Metas de Aprendizagem: (des)construindo (pre)conceitos. Cadernos de Educação de Infância, n.º 104, 20-23.
  • Horta, M. H. (2014). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1. º ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras. In M. Clara Santos, M. Teresa Salvado & A. Ribeiro Gonçalves (coord.). Miscelânea em Homenagem a Clara Ferrão Tavares | Mélanges offerts à Clara Ferrão Tavares. Lisboa: Editorial Cosmos.
  • Coelho, A. C.; Gonçalves, C. D.; Cavaco, T.; Baião, A.; Correia, R.; Horta, M. H. e Guerreiro, A. (2014). Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Livro de resumos do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC), pág. 285. ISBN 978-989204826-0. (Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/4208).
  • Pires, A., Colaço, H., Horta, M. H., & Ribeiro, C. M. (2013). Desenvolver o Sentido de Número no Pré-Escolar. Exedra, 7, 120-135. (Disponível em: http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2013/07/11EF.pdf).   
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2012). Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupo. In Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Horta, M. H. (2011). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Educação de Infância,94, 46-48.
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2011). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. In A. Barca et al. (Eds.). Libro de actas do XI Congresso internacional galego-português de psicopedagogia. A Coruña/Universidade da Coruña: Número extraordinário da revista Galego-portuguesa da psicoloxía  e educación. ISSN: 1138-1663.
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2011). A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar. In A. Barca et al. (Eds.). Libro de actas do XI Congresso internacional galego-português de psicopedagogia. A Coruña/Universidade da Coruña: Número extraordinário da revista Galego-portuguesa da psicoloxía e educación. ISSN: 1138-1663.
  • Horta, H. (2010). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores. Dissertação de mestrado. Universidade de Huelva.
  • Horta, M. H. (2009). Como se desenvolve a linguagem escrita na educação pré-escolar? Cadernos de Educação de Infância, 86, 9-12.
  • Horta, M. H. (2008). A aquisição da linguagem escrita na educação pré-escolar. Cadernos de Educação de Infância, 84, 10-12.
  • Horta, M. H. (2008). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem? In P. Martins (Org.). Infâncias possíveis, mundos reais. Possible childhoods, real worlds. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança.
  • Horta, M. H. (2007). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que realidade? Penafiel: Editorial Novembro.
  • Horta, M. H. & Gonçalves, J. A. (2007). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que realidade? In Atas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF secção portuguesa, subordinado ao tema Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
  • Horta, M. H. (2005). O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar. In Atas do VIII Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Comunicações em congressos e reuniões científicas 
(Por convite)

  • Uma reflexão sobre as (novas) Orientações, no Encontro “Reflexão em torno das alterações às novas orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, a convite do Sindicato dos Professores da Zona Sul, no Agrupamento de Escolas Vale Pedras, Albufeira. 12 de julho de 2017
  • A menina que aprendeu a contar até 10, no AlgarMat 2016, a convite do da Associação de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel. 1 de julho de 2016 
  • Uma sequência de tarefas perseguindo um objetivo matemático: o desenvolvimento do sentido de número em idade pré-escolar (Maria Helena Horta, Helena Colaço e Adriana Pires), no AlgarMat 2016, a convite do da Associação de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel. 1 de julho de 2016
  • A linguagem escrita vou explorar, sem a educação de infância escolarizar, a convite da Comissão Coordenadora do Núcleo do Algarve do Movimento da Escola Moderna, no Plenário do Sábado Pedagógico, na EB1/JI do Carmo, Faro. 30 de abril de 2016
  • A importância do mediador de leitura na educação de crianças pequenas, palestra a convite da Associação Soroptimist Internacional, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. 4 de março de 2016
  • A ver, a ler, a explorar…mas sempre a aprender!, ação de sensibilização para pais e profissionais de educação, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, organizada pela Associação Âncora de Tavira. 7 de dezembro de 2015
  • Participação na mesa redonda O Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: dificuldades e desafios, no âmbito do I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (3-5 de dezembro de 2015), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 3 de dezembro de 2015
  • Missão para Marte: Brincar (muito!) com a linguagem escrita!, na 1.ª mesa redonda no âmbito do Ciclo de Encontros (H)Á Conversa sobre…Educação Pré-Escolar, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, dinamizado pelo Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores. 27 de novembro de 2015
  • Que educadores desejamos? Que educadores formamos?, na Universidade do Algarve, no âmbito do Seminário “Formação Inicial de Professores”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação. 29 de abril de 2015
  • Os livros não têm idade…os leitores também não (Maria Helena Horta e Nídia Mestre Brás), no Centro Paroquial de Paderne, Albufeira, no âmbito da formação dirigida aos seus colaboradores, direcionada para o desenvolvimento de práticas educativas e pedagógicas de qualidade, em contexto educativo de Creche. 19 de dezembro de 2014
  • Transição Pré-Escolar – 1.º Ciclo: questões e desafios, no I Encontro Cruzar Saberes, consolidar conhecimentos; Transição Pré-Escolar – 1-º Ciclo: práticas e expectativas, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel. 17 de maio de 2014
  • A receção do livro para crianças, integrada na Conferência O livro para crianças: da produção à receção, organizada pela Escola Superior de Educação e Comunicação e Biblioteca da Universidade do Algarve, na Universidade do Algarve. 20 de março de 2014
  • Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Ana Cristina Coelho, Carla Dionísio Gonçalves, Teresa Cavaco, Ana Baião, Raquel Correia, Maria Helena Horta e António Guerreiro), no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 03 de março de 2014
  • A brincar com as palavras…e com as crianças (Maria Helena Horta, Leila Conceição e Helena Colaço), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 10 de outubro de 2013
  • A prática de ensino supervisionada: espaço de desenvolvimento de competências profissionais e investigativas, no Seminário Formar Educadores: Aquisição e Desenvolvimento de Competências Profissionais e Investigativas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 15 de junho de 2013
  • De pequenino se torce o pepino (Maria Helena Horta e Nídia Mestre Brás), no II Encontro Partilhar Leituras – a leitura e os livros nas bibliotecas do Algarve, na Biblioteca Municipal de Faro. 08 de março de 2013
  • A presença da linguagem escrita nos projectos curriculares de grupo, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a Infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 11 de outubro de 2012
  • Que importância é atribuída à linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico?, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 06 de outubro de 2011
  • A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1. º Ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras, no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares Intercompreensão, Plurilinguismo & Didática das Línguas Estrangeiras: Uma Viagem entre Culturas, no âmbito do dia europeu das línguas, na Universidade do Algarve. 27 de setembro de 2011
  • Instrumentos promotores do desenvolvimento da linguagem (com as alunas da Formação Especializada/Especialização Educação da Criança em Contexto de Creche – ESEC/UAlg), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 04 de maio de 2011
  • Planificação de Competências na Educação Pré-Escolar, sessão de esclarecimento dirigida aos Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas D. Manuel I, Tavira. 12 de dezembro de 2008
  • A Formiga Horripilante – Que relação entre a literacia e as ciências na educação pré-escolar?, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 31 de outubro de 2008
  • Mediadores de Leitura vs Literacia emergente, dirigida aos pais das crianças que frequentam os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão. 06 de outubro de 2008
  • Literacia vs Ciências: A Formiga Horripilante, no Encontro de educadores de infância «A ciência no pré-escolar», dinamizado pelo Centro de Ciência Viva de Tavira. 09 de setembro de 2008
  • A linguagem escrita na educação pré-escolar: práticas (des)adequadas, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 05 de março de 2008
  • O livro: instrumento de trabalho ao serviço do currículo na educação de infância, (Maria Helena Horta, Paula Gonçalves, Dora Neves e Nídia Mestre Brás), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 04 de março de 2008
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes, no I Seminário Qualidade e Desenvolvimento na Infância, organizado pela Associação Âncora, Tavira. 19 de abril de 2007
  • Da oralidade à escrita e à leitura, (Maria Helena Horta, Eugénia de Jesus e Teresa Sequeira) no Seminário de Investigação Educativa do 4.º ano das Licenciaturas em Educação de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. 15 de maio de 2007
  • O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar, no Seminário de Investigação Educativa do 4.º ano das Licenciaturas em Educação de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. 15 de maio de 2006
  • Avaliação na Educação Pré-Escolar: o exemplo do Portfólio (Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no I Encontro de Educação – Algarve/Andaluzia, no Auditório Municipal de Albufeira. 03 de maio de 2006

Comunicações aceites em reuniões científicas

  • Desafios e potencialidades do ensino do inglês no 1.º ciclo do ensino básico (Maria Helena Horta e Catherine Marie Simonot), no âmbito do I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (3-5 de dezembro de 2015), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 3 de dezembro de 2015
  • Poster Estar em projeto, dialogando com a linguagem escrita, no XIII Encontro Nacional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Os mundos da Infância: uma dinâmica de encontros, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. 10 e 11 de julho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.1547.4169
  • Poster A criação e a organização de um ambiente comunicativamente estimulante em contexto de jardim de infância, no XIII Encontro Nacional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Os mundos da Infância: uma dinâmica de encontros, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. 10 e 11 de julho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.4693.1446
  • A abordagem à linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar: um instrumento orientador, no 1º Congresso em Educação, Pedagogia e Inovação, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. 05 e 06 de junho de 2015
  • Poster A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças (Rita Ferreira, Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no 1º Congresso em Educação, Pedagogia e Inovação, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. 05 e 06 de junho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.3906.7129 
  • Literatura vs ciências na educação pré-escolar: A formiga horripilante, no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 04 de março de 2014
  • Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Ana Cristina Coelho, Carla Dionísio Gonçalves, Teresa Cavaco, Ana Baião, Raquel Correia, Maria Helena Horta e António Guerreiro) no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 04 de março de 2014
  • A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo. Mito ou realidade?, Comunicação apresentada no III Seminário de Doutorandos da ESGHT 2012. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. 13 de julho de 2012
  • Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos Projetos Curriculares de Grupo, no ateliê Currículo e Didáctica(s) II, no XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 02 de fevereiro de 2012
  • A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade da Coruña. 09 de setembro de 2011
  • Poster A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar,  (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade da Coruña. 08 de setembro de 2011
  • A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar, (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), Comunicação apresentada no II Seminário de Doutorandos da ESGHT 2011. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. 08 de julho de 2011
  • Fundamentos para a criação da pós-graduação – Educação da criança em contexto de creche (Carolina de Sousa, Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no VI Encontro Ser Bebé – Direito à Educação desde o Nascimento, promovido pela APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância e realizado na Universidade do Algarve. 13 de novembro de 2010
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?, I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias possíveis, mundos reais. Possible childhoods, real worlds, organizado pelo Instituto de Estudos da Criança, na Universidade do Minho. 03 de fevereiro de 2008
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações de educadoras de infância cooperantes, (Maria Helena Horta e José Alberto Gonçalves), no XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. 16 de fevereiro de 2007
  • O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar, VIII Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 07 de abril de 2005


    Línguas/Languages

Língua

Leitura

Escrita

Conversação

Deutsch 

A1 - Utilizadora Elementar

 

A1 - Utilizadora Elementar

English

B1 - Utilizadora Independente

B1 - Utilizadora Independente

B1 - Utilizadora Independente

Español

B2 - Utilizadora Independente

B2 - Utilizadora Independente

B2 - Utilizadora Independente

Français

A1 - Utilizadora Elementar

A1 - Utilizadora Elementar

A1 - Utilizadora Elementar

 

 


 



 

 




 

 

 


 

 

Share Partilhar