Maria Alice Fernandes

Nome: Maria Alice Ribeiro de Sá Teixeira Fernandes
Área Científica: Estudos Portugueses
Categoria: Professora Adjunta
Grau: Mestre
E-mail: mfernand@ualg.pt
Gabinete: 84
Extensão: 6217

Nota biográfica
Nasceu em Moçambique em 1956, vivendo a infância e a adolescência entre África e Portugal. Foi exilada política na Argélia e na Holanda (1973-74), tendo regressado a Portugal após o 25 de Abril de 1974.
Completou o antido 7º ano no liceu de Faro, onde também fez o propedêutico.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1979-82) e fez, na mesma faculdade, o mestrado em Linguística Portuguesa Histórica (1984-1988). Encontra-se atualmente a fazer o doutoramento em Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve, sob a orientação da professora doutora Esperança Cardeira (FL-UL) e do Professor Doutor Manuel Célio Conceição (FCHS-UAlg).
Lecionou no Ensino Básico 2º e 3º ciclos, no Ensino Secundário e no Magistério Primário em Faro (1981-84). Em 1984 ingressou na Escola Superior de Educação, onde é professora adjunta desde 1989. É docente colaboradora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.


Áreas de lecionação
Técnicas de Expressão Verbal – centrada no desenvolvimento das capacidades comunicativas e expressivas orais e escritas, tanto ao nível da produção como da interpretação, com o recurso ao cruzamento dos aspetos formais e semânticos da língua com os aspetos pragmáticos do seu uso.
Língua e Linguística Portuguesas – centrada no desenvolvimento do conhecimento gramatical explícito, tanto da linguística geral, enquadrada na aquisição e desenvolvimento da linguagem, como das estruturas e usos gramaticais (normalizados ou diferenciados social e geograficamente).
Didática – operacionalização dos conhecimentos linguísticos em função da exposição das crianças a mais do que um sistema (ou subsistema) linguístico, dos processos de aprendizagem da língua e do desenvolvimento da consciência linguística como factor de sucesso escolar.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Especializada em linguística portuguesa histórica, dedica-se à investigação em toponímia (sobretudo do povoamento rural pré-islâmico, islâmico e português), em história da língua portuguesa (português arcaico) e em sociolinguística e dialetologia (contacto dialetal e formação de novos dialetos), com particular incidência sobre o território linguístico português meridional.

Centros de investigação
Centro de Estudos em Ciências da Linguagem – UAlg.

Participação em projetos
Acção-Intervenção
1986-1991 Formação em Ensino-Aprendizagem das Línguas. FLUL e ESE’s.
1988–1989 Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo. ESE –IPF.
1989-1990 Teatro na Serra Algarvia. RADIAL/ESE-IPF.
1989-1991 III Encontro Questões da Linguagem / sua inserção nos currículos de Formação Inicial das ESE. ESE-IPF.
1990-1991 Projecto Integrado de Desenvolvimento Regional: «Implantação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação no Nordeste Algarvio».UAlg/ESE.
1996-1997 Reflexão participada sobre os currículos dos Ensinos Básico e Secundário. UAlg.
2006-2009 Campo Arqueológico de Tavira. Direção.
2009-2010 Pais-em-Rede (PER), Movimento Cívico Nacional para o Apoio a Famílias Especiais.  Coord. Algarve.
2010-2012 AL-PORTEL, Associação de Defesa do Património e do Ambiente de São Brás de Alportel. Direção.
2013 Júri da 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2ª fase – Distrito de Faro),  organizado pelo Plano Nacional de Leitura, DGLAB e Município de São Brás de Alportel, por convite da Câmara Municipal e em representação da Universidade do Algarve.

Investigação
1991-1996 Patronymica Romanica: Dictionnaire historique de l’anthroponymie romane. CLUL/ Universidade de Trïer.
1996-1999 Filologia. CLUL.

Publicações
Tese
Fernandes, Maria Alice. 1988 Livro dos Milagres dos Santos Mártires. Edição e Estudo. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Livros
Fernandes, Alice e Luís Duarte. 1991. Teatro na Serra Algarvia. Um projecto de animação e desenvolvimento local. Faro: Projecto RADIAL, Associação In Loco, Universidade do Algarve.
Carvalho, Jorge Ilídio e Maria Alice Fernandes. 1995. Ensino Superior, Integração e Diversificação. In Por um Ensino Superior de Qualidade. Lisboa: Publicação do Congresso do Ensino Superior / Plataforma Reivindicativa Comum.
Fernandes, Maria Alice. 2001. Toponímia algarvia de origem árabe. In Coutinho, Valdemar (Coord.) Dinâmica Defensiva da Costa do Algarve, do Período Islâmico ao Século XVIII. Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 21-33.
Khawli, Abdallah, Luís Fraga da Silva e Maria Alice Fernandes. 2007. A viagem de Ibn Ammâr de São Brás a Silves. São Brás de Alportel: Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Fraga da Silva, Luís, with the collaboration of Maria Alice Fernandes (no prelo). «Iberia and Algarve in the Narratio de itinere navali. A historical geography appraisal with a philologic supplement, in Dana Cushing. A German Third Crusader’s Chronicle of the Voyage and Reconquista: De Itinere Navali (Silves, Portugal, 1189-1197 AD). Leiden/Boston: Brill

Artigos em revistas
Fernandes, Maria Alice. 1988. Onomástico no âmbito da história da língua portuguesa, Sete Ensaios sobre a obra de Joseph Maria Piel. Cadernos de Linguística 2. Lisboa: FLUL
Baptista, Jorge e Maria Alice Fernandes. 2001. O Livro do Almoxarifado de Silves. Estabelecimento e formalização do léxico de um manuscrito medieval. Seminários de Linguística, 4, 3-45.
Cardeira, Esperança e Maria Alice Fernandes. 2008. O Português medieval: koinização e elaboração. Veredas, 9, 155-176.

Publicações em atas de encontros científicos
Fernandes, Maria Alice. 1993. Mecanismos de produção e compreensão verbal. In Barbeiro, L. F., Fonseca, E., Nobre C., Machado, E. (Eds.) Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. Leiria: ESEL - IPL, 119-131.
Cardeira, Esperança e Maria Alice Fernandes. 1997. Aspectos do português algarvio na transição do século XIV para o XV. Actas do XII Encontro Nacional da APL, vol. II. Lisboa: APL, 251-263: http://www.apl.org.pt/actas.html
Cardeira, Esperança e Maria Alice Fernandes. 1999. As terminações nasais nas Actas das Vereações de Loulé. Actas do XIV Encontro Nacional da APL, vol. I. Braga: APL, 55-68: http://www.apl.org.pt/actas.html
Fernandes, Maria Alice. 1999. Noms de personne et toponymie de l’Algarve. Akten des 18 Internationalem Kongresses für Namenforschung. Band IV. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 236-268.
Fernandes, Maria Alice .2009. A Viagem de Ibn Ammâr de São Brás a Silves – uma reconstituição interdisciplinar. Actas das II Jornadas de Toponímia do Sul. Albufeira: Município de Albufeira e Comissão Municipal de Toponímia, 9-11.

Outras
Baptista, Jorge e Maria Alice Fernandes. 2001. O Livro do Almoxarifado de Silves. Texto e recursos linguísticos para o seu processamento automático. Relatório Técnico do CELL/LG/1. Faro: Universidade do Algarve – FCHS. http://www.ualg.pt/uceh/ll/semling/LAS/index.htm
Fernandes, Maria Alice. 2010. O falar algarvio de Vilamaninhos. Programa de O dia dos Prodígios. Lisboa:  INATEL / Teatro da Trindade.
Fernandes, Maria Alice e Esperança Cardeira. 2013. Toponímia do povoamente rural: os continuadores do latim QUINTANA e seus derivados. In: Galvão, Vânia C. Casseb et al. (eds.), Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas (Anais do IV Simpósio mundial de estudos de língua portuguesa). Goiânia: FUNAPE.

Comunicações
Fernandes, Maria Alice. 1995. Vou dar banho à Ria, ou acerca da variação e correcção linguísticas. I Congresso de Formação e Cooperação entre os Países Lusófonos. Faro: ESE –UAlg.
Fernandes, Maria Alice, 1997. O falar de Vila Real de Santo António. Faro: Associação dos Naturais e Amigos de Vila Real de Santo António – ANAVREAL.
Fernandes, Maria Alice. 2002. As villae tardo-romanas e a toponímia de possessores no Algarve.São Brás de Alportel: Biblioteca Municipal.
Fernandes, Maria Alice e Luís Fraga da Silva. 2002. Povoamento Rural: Exemplo empírico de aplicação de um programa de análise toponímica. Jornadas de História do Centro de Estudos Históricos da FCSH-UNL.
Fernandes, Maria Alice. 2002. A língua dos afectos. 3º Encontro Regional de Professores de Português. Escola Secundária de Tomás Cabreira - Faro.
Fernandes, Maria Alice. 2003. O dialecto algarvio. S. Brás de Alportel: Câmara Municipal.
Fernandes, Maria Alice e Abdallah Khawli. 2005. O Legado Toponímico do Algarve Islâmico.  Encontro de Toponímia do Algarve. Albufeira: Centro de Formação de Professores /Câmara Municipal.
Fernandes, Maria Alice. 2005. A mudança linguística. Seminário de História do Pensamento Linguístico do Mestrado em Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Modernas. FCHS – UAlg.
Fernandes, Maria Alice. 2006. O dialecto algarvio: abordagem histórica. I Encontro sobre as Tradições Orais no Algarve - Vozes da Terra. Querença: Fundação Manuel Viegas Guerreiro/Câmara Municipal de Loulé. Disponível no site do Campo Arqueológico de Tavira: www.arkeotavira.com.
Fernandes, Maria Alice. 2006. Por que falamos em dialecto?. III Encontro de Ciências da Educação e Formação. Departamento de Ciências da Educação e Sociologia. FCHS – UAlg.
Fernandes, Maria Alice. 2008. A toponímia da nossa terra. Loulé: Centro de Documentação da Divisão de Cultura e História Local da CML.
Fernandes, Maria Alice. 2008. Dialectalismos algarvios. Loulé: Biblioteca Municipal.
Fernandes, Maria Alice. 2009. Vestígios islâmicos no património linguístico do Algarve. Cacela-a-Velha: Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.
Fernandes, Maria Alice. 2010. História e características dos dialectalismos algarvios na obra de Lídia Jorge O Dia dos Prodígios. Lisboa: INATEL/Teatro da Trindade.
Fernandes, Maria Alice. 2010. O falar do Alportel segundo Estanco Louro. São Brás de Alportel: Bilbioteca Municipal.
Ferreira, Manuela Barros; Fernandes, Maria Alice, e Manuela Florêncio. 2011. Os dialectos centro-meridionais. Castro Verde: ALDRABA.
Fernandes, Maria Alice, 2011. A paisagem toponímica. São Brás de Alportel: Câmara Municipal.
Fernandes, Maria Alice. 2011. The diminutive suffixes of southern Portuguese: an example of new dialect formation by koineization. International Symposium on Limits and Areas in Dialectology .Lisboa: UL.
Fernandes, Maria Alice. 2012. Participação, por convite da repórter Catarina Seguro, ex-aluna da ESEC-UAlg, na reportagem Pronúncias Algarviasa identidade das gentes do Algarve da LocalVisão TV ( Sapo.pt.): http://videos.sapo.pt/FDucZJZvDUc8rHsMTaKY.
Fernandes, Maria Alice. 2013. Participação no 27e Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes, realizado pela Universidade de Nancy e pelo ATILF (15-20 julho), com a comunicação Um conceito sociolinguístico histórico do português do sul.
Fernandes, Maria Alice. 2014. Os falares da serra algarvia. Comunicação apresentada no Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memórias, que se realizou nos dias 12 e 13 de setembro, no Museu do Trajo em São Brás de Alportel.
Fernandes, Maria Alice. 2015. Conferência O testemunho linguístico das atas de vereações medievais de Loulé, por convite do Centro de Estudos Históricos da Câmara Municipal de Loulé, no âmbito das comemorações desse espólio documental.

Línguas/Languages
Língua Leitura Escrita Conversação
English C1 - Utilizadora Proficiente B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente
Español C2 - Utilizadora Proficiente B2 - Utilizadora Independente
Français C1 - Utilizadora Proficiente B2 - Utilizadora Independente C1 - Utilizadora Proficiente
Italiano                   B2 - Utilizadora Independente A1 - Utilizadora Elementar

 
 


 

 

Share Partilhar