Luciano Veia

Nome: Luciano José Dourado Veia
Área Científica: Didácticas Específicas
Categoria: Professor Adjunto
Grau: Mestre
E-mail: lveia@ualg.pt
Gabinete: 80/81

Telefone /Voip: (2)300230

Nota biográfica
Doutorando em educação – Didática da Matemática
Mestre em educação – Metodologia do Ensino da Matemática

Áreas de lecionação
Didática da matemática
Tecnologias em educação matemática
Análise de dados
Prática de Ensino Supervisionada

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Didática da Matemática
Formação de professores
Práticas profissionais dos professores de matemática

Centros de investigação 
UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (colaborador)

Publicações
Veia, L., Brocardo, J. & Ponte, J. P. (2015). Práticas de comunicação em contexto de organização e tratamento de dados. In A. P. Canavarro, L. Santos, C. C. Nunes & H. Jacinto (Orgs.) (2015). Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (136-150). Lisboa: APM.
Veia, L., Brocardo, J. & Ponte, J. P. (2014). Práticas de preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados com características investigativas. In J. Brocardo, A. M. Boavida, C. Delgado, E. Santos, F. Mendes, J. Duarte, M. Baía & M. Figueiredo (Orgs.) (2014). Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014 (323-336). Sesimbra: SPIEM.
Veia, L., Brocardo, J. & Ponte, J. P. (2014). Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: realização da tarefa e reflexão da professora. In Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R. A., Boavida, A. & Menezes, L. (Orgs.) (2014). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática (229-242). Braga: APM.
Veia, L. (2013). Condução de tarefas de organização e tratamento de dados no 3.º ano de escolaridade. In Fernandes, J. A., Martinho, M. H., Tinoco, J., & Viseu, F. (Orgs.) (2013). Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (169-182). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Guerreiro, A. & Veia, L. (2012). Ensino Superior na Sala de Aula de Ensino Básico: Experiência de Formação em Matemática. Atas do II Seminário Internacional sobre Ensino Superior na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Faro: Universidade do Algarve.
Lourenço, G. & Veia, L. (2011). Calculando em cadeia. Educação e Matemática, nº 111 (Janeiro/Fevereiro), 37-40. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Santos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.
Ponte, J. P., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino, H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2007). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 39-74.
Ponte, J. P., Serrazina, L., Guerreiro, A., Ribeiro, C. & Veia, L. (Orgs.) (2007). Currículo e desenvolvimento curricular: Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática (CDROM). Lisboa: SEM-SPCE.
Veia, L. (1996). Qual é o problema? Educação e Matemática 40, p. 20-24.
Veia, L. (1996). "A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1.º ciclo do ensino básico: Três estudos de caso". (Dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa.
Veia, L. (1996). A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico. In Ponte, J., Monteiro, C., Maia, M., Serrazina, L. & Loureiro, C. (Eds). Actas do IV Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 117-130). Lisboa: SPIEM.

 

Línguas/Languages  
Língua Leitura Escrita Conversação
English                    B2 - Utilizadora Independente B1 - Utilizadora Independente B1 - Utilizadora Independente
Español B2 - Utilizadora Independente A2 - Utilizadora Elementar B1 - Utilizadora Independente

 

Share Partilhar