Joaquim Arco

Nome: Joaquim Matias Pastagal do Arco
Área Científica: Educação Social
Categoria: Eq. Professor Adjunto
Grau: Doutor
E-mail: jarco@ualg.pt
Gabinete: 89
Extensão: 6231

Nota biográfica
Joaquim Matias Pastagal do Arco, natural de Faro, nascido a 5/6/54, detentor do grau de Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora é Equip. a Prof. Adjunto na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, onde leciona desde o ano letivo de 1989/90.
Antes de ingressar na Escola Superior de Educação foi professor do 1º ciclo do ensino básico e, mais tarde, ingressou na Coordenação Distrital da Direção Regional de Educação de Adultos onde desempenhou durante 5 anos funções de coordenador do P.I.D.R.-Ne/Alg. (Projecto Integrado de Desenvolvimento Regional do Nordeste Algarvio).
Na Escola Superior de Educação já desempenhou funções de Supervisor nos Cursos de Formação de Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. A partir de 1999/2000 ingressou no Grupo Disciplinar de Sociologia desenvolvendo a atividade de docente no Curso de Educação e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação. Neste Curso, já desempenhou os cargos Subdiretor, Diretor de Curso e Coordenador das Práticas.
O docente é diretor do Curso de Educação Social, vice-diretor do Mestrado em Educação Social, onde leciona, conselheiro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, tendo já presidido ao Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação. O docente fez parte do Grupo de Trabalho de Reestruturação do Curso face ao Processo de Bolonha.
Em termos de Formação, para além do trabalho realizado no âmbito da Escola Superior de Educação, orientou um módulo sobre Trabalho de Projeto no âmbito de uma Pós-Graduação do Projeto Equal (2004/05), colaborou como formador na Ação de Formação promovida pelo IDT “Boas Práticas em Intervenção Comunitária” (2005/06). Ao nível do 2º ciclo já foi co-orientador de uma dissertação de mestrado concluída em 2007), e orientador de uma dissertação concluída em  Janeiro de 2016, lecionou o módulo de Gestão de Projetos nos dois últimos Cursos de Especialização em Administração Escolar, lecionou duas unidades curriculares do 2º ano do Curso de Mestrado em Gerontologia Social da Universidade do Algarve, uma unidade curricular do Mestrado em Ciências da Universidade do Algarve e uma unidade curricular no Mestrado em Educação Social. Atualmente orienta seis dissertações do mestrado em Educação Social
Para além da atividade docente integra o Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve, é elemento dinamizador do Núcleo Paulo Freire do Algarve e presidente da Associação Real Amizade Farense. Foi elemento fundador da Associação In Loco, da Associação D´Agir (Associação de Desenvolvimento Comunitário) e do Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire de Portuga
Atualmente participa no projeto EDUPRO financiado pelo Erasmus+, “Promoting Lifelong Learning in Higher Education by implementing innovative practices in Recognition of Prior Learning” (EDUPRO). Instituição coordenadora: University of Lower Silesia. Instituições Parceiras: Universidade do Algarve (Portugal), Warrick University (Reino Unido), Gdansk University (Polónia) e no projeto não financiado Um Dia Pela Vida da Liga Contra o Cancro. Pertence ao CIEO (Centro de Investigação dos Espaços e Organizações) da Universidade do Algarve

Publicações
Arco, J. (2015). Adult education for social transformation in north easter algarve. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz and Emilio Lucio-Villegas (Eds) Researching and Transforming Adult Learning and Communities. Sense Publishers, ESREA. (pp.165-176)
- Arco, J. & Fragoso, A. (2015). Biograficidade e identidades de aprendizagem: educadoras de adultos na serra algarvia. OMNIA, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, nº2, Abril de 2015, pp.65-77.ISSN: 183-4008.
- Arco, J. & Fragoso, A. (2014). The Double Transition in the Learning Identities of Primary School Teachers. Newsletter CIEO, nº 13 de .Fevereiro 2014.
- Arco, J. & Fragoso, A. (2011). Adult educators in the public network of adult education in northeast Algarve: steering to windward. In Positioning and Conceptualizing Adult Education and Learning within Local Development. Proceedings Book. ESREA. Bogaziçi University Press. Istanbul.
- Arco, J., & Fragoso, A. (2010). Adult education for social transformation in a locality of northeast Algarve. In Emilio Lucio-Villegas (Ed.), Transforming / researching communities (pp. 181-190). Barcelona: Diálogos.
- Arco, J. (2009) Uma breve leitura sobre o Projeto Solidário de Animação Cidadã no Curso de Educação Social da ESEC de Faro”. In Solidariedade Cidadã- Uma experiência Partilhada (pp. 42 a 44). In Loco. Edição Electrónica.
- Arco, J. (2003). Um olhar sobre a Educação de Adultos no Algarve. In Apuntes sobre Educación de personas Adultas Y Accion Comunitaria. Revista Dialogos. Sevilla.
- Arco, J. (2000).Reflections upon a Supervision experience in adult education- In Lifelong Learning. And Experience. Vol 1. Roskilde University & the Danish Research Academy. Denmark. 

Share Partilhar