II Conferência Internacional: Envelhecimento Ativo e Educação

II Conferência Internacional: Envelhecimento Ativo e Educação

O envelhecimento humano nas suas múltiplas dimensões continua a constituir um dos maiores desafios sociais do nosso tempo e a requerer a maior atenção para as questões relativas à qualidade de vida das pessoas mais idosas. Uma das principais questões que se colocam nesta Conferência é a do contributo da educação para o «envelhecimento ativo», ou «envelhecimento positivo», ou «envelhecimento bem-sucedido», o que pressupõe, desde logo, a problematização destes conceitos e das teorias subjacentes aos mesmos.

Sendo certo que a educação se tem centrado na intervenção pedagógica em crianças e adolescentes e que a formação inicial dos educadores não tem ido muito além da abordagem da primeira fase do curso de vida, mesmo quando o público da escola é tantas vezes o adulto que frequenta programas específicos de formação, é preciso questionar o papel dos educadores no «envelhecimento ativo». Inclui-se no debate as implicações que este papel deve ter na formação dos educadores para que estes possam dispor de formação adequada à promoção do desenvolvimento humano ao longo de toda a vida.
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Informação sobre a Conferência, aqui

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