II Conferencia Internacional EAE - Introdução

Local - Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação,
                                                                    Campus da Penha, 8005-139, Faro, Portugal.

Introdução​​​​​​​

Os desafios que o processo de envelhecimento demográfico coloca às sociedades, aos estados contemporâneos e a cada pessoa impõem a reflexão sobre as suas implicações e sobre as condições para os ultrapassar. Neste sentido, pretende-se com esta conferência estabelecer um diálogo interdisciplinar em torno da problemática do envelhecimento e do papel que a educação pode desempenhar na promoção do envelhecimento positivo.

O modelo multidimensional de envelhecimento ativo proposto pela OMS (2002) reconheceu a cultura e o género como «determinantes» transversais que, entre outros, explicam as formas diferentes de viver e de dar significado ao processo de envelhecimento, apesar do carácter universal deste fenómeno. O conceito de envelhecimento ativo implica uma abordagem processual, holística e positiva do fenómeno, como defendeu Fernández-Ballesteros (2009). Nesta perspetiva, a II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, a realizar a 13-14 de setembro de 2019, no âmbito das Comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Algarve, propõe o debate sobre as condicionantes e as experiências de envelhecimento ativo ou positivo, bem como sobre o papel da educação na criação de ambientes potenciadores do mesmo. Pretende-se refletir sobre teorias e práticas, à luz de novos dados empíricos.

a) Eixos temáticos

​​​​​​​A - Dimensões do Envelhecimento Ativo: desafios e possibilidades
- Qualidade de vida no envelhecimento
- Qualidade dos cuidados formais a pessoas idosas
- Envelhecimento ativo e participação social
 - Acessibilidades e envelhecimento ativo
- Envelhecimento, trabalho e organizações
​​​​​​​- Transições no ciclo de vida

B - Envelhecimento Ativo e Educação: desafios e possibilidades
- Educação e animação na promoção do envelhecimento ativo
- Memória(s) e identidade(s) no processo de envelhecimento
- Envelhecimento e mudança social
- «Ageing in place»
- Qualidade de vida dos cuidadores

b)  Modalidades de participação -  comunicação oral, poster, fotografia.

O calendário previsto para as atividades da Conferência, concurso de Fotografia Vítor Reia Baptista e publicação do e-book é o constante da tabela seguinte:

Tabela 1: Calendário de atividades (2019-2020)

Até 20 de julho 2019 Envio de resumos ou imagens para comunicação orais, posters e fotografias.
Até 22 de julho 2019 Data limite para a comunicação aos participantes sobre a avaliação dos resumos ou imagens apresentadas.
Até 26 de julho 2019 Data limite para inscrição.
12 de setembro de 2019 (até às 16h) Entrega em mão dos posters e das fotografias no secretariado (Drª. Teresa Cavaco).
13-14 de setembro 2019 Realização da Conferência.
28 de fevereiro 2020 Data limite de entrega dos trabalhos para publicação em e-book.
20 de julho 2020 Publicação do e-book

COMO PARTICIPAR  ​​​​​​​