Helena Cristina de Sousa

Nome: Helena Cristina Coelho de Sousa
Área Científica: Ciências da Educação
Categoria: Assistente Convidado
Grau: Doutora
E-mail: hcsousa@ualg.pt
Gabinete: S/ Gabinete atríbuido

Nota Biográfica

Helena Cristina Mendonça Coelho de Sousa nasceu em Faro em 1964. Realizou em 1987 o Bacharelato em Educação de Infância, no Magistério Primário de Faro.  Licenciou-se em Sistemas Europeus de Educação de Infância, em 1996, na Universidade do Algarve, tendo realizado um “Post-Grau Europeo en Educación Infantil”, com um estágio integrado na Universidade Autónoma de Barcelona; ainda no âmbito desse DESE, elaborou uma Dissertação intitulada “O Desenvolvimento do Educador e as Concepções sobre a Adequação dos Grupos Heterogéneos numa Perspectiva de Desenvolvimento Ecológica e Contextual”.
Também na Universidade do Algarve, em 2002, prestou as provas de Mestrado em Psicologia da Educação - Especialização em Necessidades Educativas Especiais, com uma Tese subordinada ao tema "O desenvolvimento do Educador de Infância no contexto da colaboração inter e multiprofissional”, Aprovado por Unanimidade; e, em 2006, especializou-se em Educação Especial - domínios cognitivo e motor.Na Universidade de Extremadura (Badajoz), em 2007 prestou provas públicas no âmbito do Diploma de Estudos Avançados (DEA), Pós-Graduação concluída com a classificação final de Sobressaliente, e com o enquadramento de Estudos Estrangeiros em Ciências da Educação. Obteve assim Suficiência investigadora na área de conhecimento da “Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológico”.Em março de 2012, em Ciências da Educação, concretizou o Doutoramento em Intervención Psicopédagógica y Educación Especial, com a classificação de Apto Cum Laude, registado em Portugal, em julho de 2012, através da Universidade do Algarve, com a entrega da respetiva Tese para divulgação também na Biblioteca Nacional, subordinada ao tema: La Integración Sensorial en el Desarrollo de Niños con Necesidades Educativas Especiales - Perspectiva (In)Formativa de la Construcción del Conocimiento Psicopedagógico.
Ainda neste ano e nesta Universidade, foi Assistente/Suplente no Tribunal de Defesa da Tese do Doutoramento em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial de Maria Guiomar Jorge Ventura.

No âmbito profissional, de 1987 a 2000 exerceu funções enquanto Educadora de Infância, em contextos diversificados (Creche/Infantário; Jardins de infância da rede pública; Jardim de Infância o Ilhéu, em Câmara de Lobos; destacamento na Ludoteca de Albufeira; Jardim de Infância do Centro Comunitário da Tor).

Desde 2000, desempenha funções letivas enquanto docente de educação especial, no grupo 910 - Domínios cognitivo e motor, tendo exercido funções na Fundação Irene Rolo - Tavira; no Núcleo de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC); em regime de itinerância, destacada no Agrupamento de Escolas Francisca de Aragão - Quarteira, no Colégio Internacional de Vilamoura, no Colégio Babymoura - Quarteira, e também em situação de domicílio. 

Desde 2005/2006, Especializada em Educação Especial, leciona no Agrupamento de Escolas de Montenegro - Faro, tendo aí coordenado o Departamento de Educação Especial entre 2012 e 2016.

E, desde 2015-2016, acumula as funções de professora adjunta convidada, na Universidade do Algarve, no âmbito do Mestrado em Educação Especial - domínio cognitivo e motor, lecionando a Unidade Curricular de Diferenciação, Flexibilidade e Adequação curricular.

Ao longo de toda a profissionalidade contribuiu para o processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no sistema educativo. Procedeu à despistagem, integração, encaminhamento e apoio educativo de crianças com necessidades educativas especiais, tendo desenvolvido a atividade docente com crianças “ditas normais” e com crianças com diversificados tipos de patologias, nomeadamente: Deficiência mental/intelectual; Perturbações do Espectro do Autismo (PEA): Autismo; Síndrome de Asperger; Síndrome de Rett; Trissomia XXI; Trissomia do Triplo X; Trissomia 13 – Síndrome de Patan ou Patau; Deficiência motora – Paralisia cerebral; Deficiência auditiva; Baixa visão: mácula degenerativa; Perturbações Específicas da Linguagem (PEL); Mutismo eletivo; Atraso Global do Desenvolvimento; Perturbações do foro emocional; Malformações congénitas (ex. lábio leporino, espinha bífida); Fenilcetonúria; Neurofibromatose; Fibrose quística; Doença de Huntington; Síndrome de Angelman; Sindrome Di George; síndrome de Legg-Calvé-Perthes; Multideficiência  (ex. Cromossoma 22 em anel; Macrocefalia/ hemihipertrofia;); Dificuldades de Aprendizagem (DA); Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE - Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia); Epilepsia; e outras. Na busca de conhecimento rigoroso sobre as dificuldades e deficiências que afetam a infância e, consequentemente, a educação/escolaridade, desenvolveu pesquisas úteis ao desenvolvimento dos vários intervenientes nos processos educativos e à sua prática docente, tendo partilhado com colegas, familiares das crianças e outros profissionais, os conhecimentos adquiridos e as experiências vivenciadas.

Obteve em 2007 o Certificado de Registo de Formador, para os efeitos previstos no artigo 37.º, alínea d), do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, anexo ao Decreto-Lei n.º 207/96, de 2 de Novembro, nas seguintes áreas e domínios: [B04] Educação Comparada, restrita à Educação de Infância; [B13] Psicologia da Educação; [C12] Relação Pedagógica; [C13] Sensibilização à Educação Especial. E, em 2013, em [B03] Educação e Desenvolvimento; e [B11] Pedagogia e Didática.

Colaborou como formadora de pessoal docente e não docente com várias entidades, nomeadamente o Centro de Formação Ria Formosa - Faro. Através deste centro, apresentou comunicação, subordinada ao tema “Autismo”, no VI Seminário de Educação Especial – Para uma prática educativa de qualidade (CCPFC/ACC-67214/11) (21-01-2012 a 10-03-2012). E dinamizou com Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico a ação de formação contínua “Perspectiva psicopedagógica da Integração Sensorial no desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais”. Módulo I (25 horas) e Módulo II (25 horas).

No âmbito universitário, nos complementos de formação para educadores/professores, lecionou na Universidade do Algarve as seguintes unidades curriculares: Educação Especial e Apoios Educativos; Intervenção educativa em contextos de inadaptação social. Também tem colaborado com a Universidade do Algarve, no Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, tendo apresentado uma comunicação relacionada com a “Importância da Integração Sensorial em crianças e jovens com NEE”.

Em 2004-2005, leccionou as disciplinas “A criança com deficiência e as Tecnologias da Informação e da Comunicação”, e “O jovem deficiente e as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como ajuda de acesso ao currículo”, no Curso de Pós-Graduação em Ensino Especial da Universidade Moderna – Centro de Estudos e Formação Interdisciplinares.

Em maio de 2012, colaborou com a Universidade de Évora no Congresso de Intervenção Precoce no Alentejo - 10 anos de rede”, com uma comunicação livre, subordinada ao tema: ”Integração Sensorial na formação de Educadores de Intervenção Precoce”.

Em 2011-12, colaborou com o Instituto D. Afonso III - INUAF – Loulé (Conferência no âmbito do Ciclo de Conferências em Psicologia 2011-12) subordinada ao tema: “Integração Sensorial em Crianças com NEE”.

Em 2012-13, colaborou com o Instituto D. Afonso III - INUAF – Loulé (Palestra no Curso de Pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, subordinada aos temas: “Paralisia Cerebral e Síndromes”.

Participação em projetos
Em 2008/2009, No âmbito do POPH - Q3 (Programa Operacional Potencial Humano – Qualificar o 3.º Sector), dinamizou formação contínua solicitada pela Fenacerci – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social/ Entidade Formadora e pela Associação In LOCO, para Educadoras de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Psicólogas, e Auxiliares de educação e serviços gerais, na área da Psicopedagogia da Infância – Alterações do comportamento – Necessidades Educativas Especiais. Na Delegação da Fuseta da Cruz Vermelha (50 horas). No Centro Comunitário e Social de Vale Silves (Boliqueime) (12 horas);

Em 2013-14, no Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da C.M. e J.F. de S. Brás de Alportel/Creche “O Sítio do Bebé” dinamizou a ação “Compreender e Comunicar com o Cliente”. Na Associação Tempus – Olhão/Creche “Arca de Noé” dinamizou a ação “Comunicação com Pais”. Na Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, na Creche “A Lua Mágica”, dinamizou a ação “Desenvolvimento da Criança”.

Em 2015, apresentou comunicação no Encontro de Educadores de Infância, organizado pela Câmara Municipal de Odemira, no âmbito do Projeto Odemira Território Educativo, tendo divulgado “A importância da integração sensorial no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças em idade pré-escolar”,

Centros de investigação/Publicações
Sousa, H. C. (2014). FILOSOFIA PARA CRIANÇAS contributo para a ativação do desenvolvimento psicológico. Cadernos do GREI n.º 9 - (fevereiro). GREI - Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno.

 

 

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