Fernando Carrapiço

Nome: Fernando Joaquim Martins Carrapiço
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Categoria: Professor Adjunto
Grau: Doutor
E-mail: fcar@ualg.pt
Gabinete: 28
Extensão: 6230

Nota biográfica

Fernando Joaquim Martins Carrapiço, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Huelva (2015), mestre em Ciências da Educação - especialidade Informática no Ensino, pela Universidade do Minho (1990) e licenciado em Biologia-Ramo Educacional, pela Universidade de Lisboa (1981).
Foi docente do Ensino Básico e Secundário (1979-1985), tendo-se profissionalizado no então 4.º grupo do ensino básico e no 11.º B grupo do ensino secundário.
Iniciou funções na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como orientador pedagógico (1985-1986).
Seguidamente transitou para a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre onde desempenhou funções de assistente do 1.º triénio no grupo de matemáticas e ciências experimentais, além de responsável pelo projeto MINERVA, situação que o levou a alterar o seu rumo científico em direção à informática, na área da educação.  
É professor Adjunto na área científica de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação da Escola Superior de Educação e Comunicação na Universidade do Algarve, desde 1990.


Funções desempenhadas

- Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEC- UAlg (2015 – 2019)

- Membro do Conselho Técnico-Científico da ESEC-UAlg (1991-2019)

- Secretário do Conselho Técnico-Científico (biénio 2011-2013)

- Coordenador da área científica de TICE na ESEC-UAlg (1995-2018)

- Vice-presidente do conselho diretivo da ESEC-UAlg (2001-2004)

- Responsável do centro de recursos da ESEC-UAlg (1992-2003)

- Diretor do Centro de Competência EDUCOM (2000-2010)

 - Presidente da Associação Portuguesa de Telemática Educativa – Educom (2000-2004)

- Coordenador Regional do projeto MINERVA (ESEC-UAlg) (1990-1994)


Áreas de atividade científica e domínios de especialização

Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação; Biologia

Participação em projetos

Foi responsável na ESEC – UAlg, por vários projetos/programas nacionais e internacionais relacionados com tecnologias digitais (e.g. MINERVA, CBTIC@eb1; educaunet; eduvinet; seguranet; nónio séc. XXI)

Outras atividades de índole científico e/ou pedagógico

- Membro de comissões organizadoras e científicas de vários congressos nacionais e internacionais.

- Membro da comissão coordenadora do mestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2º ciclo do ensino básico (ediçõs 2015-2017 e 2017-2019)

- Autor e diretor do curso de estudos superiores especializados em “Computadores no Ensino” da ESEC-UAlg (1995)

- Membro do conselho consultivo da revista EFT (Educação, Formação e Tecnologias)

Centros de investigação

- Membro efetivo do Centro de Investigação: Gaia – Grupo Andaluz de Investigación en el Aula (HUM-133)

Publicações

- Carrapiço, F. (2016). TIC no 1.º ciclo do ensino básico - uma perspetiva dos professores. (L. Miranda, C. Morais, & P. Alves, Edits.) Atas do VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem, pp. 1824-1833. Bragança: IPP.
- Carrapiço, F.; Pozuelos, F.; Rodríguez-Miranda F. (2015). El profesorado y las tecnologías digitales en el primer ciclo de la enseñanza básica en el Algarbe (Portugal). Disponível em: https://www.dropbox.com/s/e2w1oi180p6e6zs/comunica_pacopaula-%20fcar%20j...
- Rodríguez-Miranda, F.; Carrapiço, F. & Sousa, C. (2015). Que educação científica propõe o curriculo oficial em Portugal para o 1.º ciclo do Ensino Básico? Interações, 39, pp. 272-284.
- Carrapiço, F.; Rodríguez-Miranda, F. (2015). Tecnologias digitais no 1.º ciclo no Algarve - uma visão dos professores. Atas da IX Conferência Internacional de TIC em Educação (pp. 1133-1141). Braga: Universidade do Minho.
- Carrapiço, F. (2015) A utilização das TIC no 1.º ciclo do ensino básico no Algarve. Disponível em: http://rabida.uhu.es/dspace/handle/10272/11407  (tese de doutoramento)
- Carrapiço, F.; Miranda, F. (2012). O Perfil do Professor no Contexto de Crise Económica e no Quadro da Sociedade de Informação e Comunicação. Revista Saber & Educar nº 17, pp. 52-61.
- Carrapiço, F.; Lunetta, V. (1999). Computer Tools in Science Teacher Education. Atas do VII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Universidade do Algarve
- Carrapiço, F. (1997). Um novo perfil de professor: novas exigências em termos de competências, atitudes e formação. Disponível em: http://w3.ualg.pt/~fcar/novo_perfil_professor.pdf
- Carrapiço, F. (1990). Contributos da linguagem logo para o desenvolvimento do conceito esquerda-direita (tese mestrado)

 

Share Partilhar