Ciências Sociais e da Educação

Antropologia
Desenvolvimento Curricular
Educação Social
Psicologia
Sociologia

Antropologia

Aurízia Félix Sousa Anica
Publicações:
ANICA, A. 2014. A Formação Pós-Graduada em Gerontologia Social na UALG. Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG, pp. 134-148. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5702
ANICA, A. 2014. Introdução. Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG.
ANICA, A. et al. 2014. (co-ed.) Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG (e-book ISBN: 978-989-8472-35-9). Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5702
ANICA, A. 2012. Memórias da Formação nos Primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro. GODINHO, P. (coord.) Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa: Colibri. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/4548
ANICA, A. 2011. Anthropology of Violence: the case of the Algarve, Portugal, 19th century.  Resumo da Conferência em curso de curta duração Erasmus, Viena. Consulta no sítio: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/870
ANICA, A. 2010. As Mulheres no Algarve de Oitocentos. O Algarve no Século XIX. S. Brás: Casa da Cultura S. Bentes. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/1178
ANICA, A. 2010. Representações da violência criminal feminina em Portugal no discurso antropológico oitocentista. Jorge Crespo. Estudos em Homenagem. Lisboa: 100 Luz. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/1494
ANICA, A. 2009. Aprender com os outros. Série de treze crónicas no jornal Postal do Algarve.
ANICA, A. 2008. Aprender com os outros. Série de treze crónicas no jornal Postal do Algarve.
ANICA, A. 2007. A Instrução Feminina nas Conferências Pedagógicas de 1884, no Algarve. Actas do III Colóquio Internacional A.P.H.E.L.L.E. Faro: 2005.
ANICA, A. 2006. A Modernização do Hospital do Espírito Santo de Tavira, no Século XIX. Actas das V Jornadas de História de Tavira. Tavira: Clube de Tavira. Consulta no sítio: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/7606
ANICA, A. 2005. As Mulheres, A Violência e a Justiça no Algarve de Oitocentos. Lisboa: Colibri.
ANICA, A. 2002. Os Velhos do Passado. INUAF Studia, n.º3.
ANICA, A. 2001. A Transformação da Violência no Século XIX. Lisboa: Colibri.
ANICA, A. 2000. As Mulheres e os Maus Tratos na Comarca de Loulé. INUAF Studia, suplemento 1.
ANICA, A. 1998. Honra, Trabalho e Infanticídio. Actas das Jornadas Históricas do Clube de Tavira. Tavira: CT.
ANICA, A. 1997. Portugal e a Europa na Segunda Metade do Século XX. EDUVINET:  http://www.eduvinet.de
ANICA, A. 1997. Transformações na Sociedade Portuguesa. EDUVINET http://www.eduvinet.de/.
ANICA, A. 1996. A Violência Feminina no Quotidiano. Arquivos da Memória, n.º 1, Lisboa.

Orientação de dissertações (concluídas):
MARTA, Nídia. 2016.Contributos do Teatro para o Envelhecimento (Cri)Ativo. UALG: Dissertação de mestrado GS. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8646
NASCIMENTO, Andeia. 2016. Usos do Manual Escolar em Ciências Naturais e em História  e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Ensino Básico.
NOBRE, Rita. 2016. Envelhecimento Ativo no Idoso Institucionalizado. UALG: Dissertação de mestrado GS.
PEREIRA, Maria de Lurdes. 2016. A Indisciplina num Agrupamento de Escolas. Estudo de Caso. UALG: Dissertação de mestrado GAE.
BATISTA, Cátia. 2015. Estratégias para Desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de Idade Pré-Escolar. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8012
DIOGO, Paula. 2015. Inclusão de uma Criança com Síndrome de Turner numa Escola do Ensino Regular. Um estudo de Caso. UALG: Dissertação de mestrado EE. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8131
MARTINS, Cátia. 2015. Educação Intercultural: estratégia de intervenção educativa no Jardim de Infância. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
SOUSA, Liliana. 2015. As Normas Sociais no Jardim de Infância: estratégias de intervenção. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8042
PIRES, Adriana. 2013. O Desenvolvimento de Normas Sociais na Criança em Idade Pré-escolar: perspetiva do educador. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/6922
ROMÃO, Raquel. 2013. A importância do Lazer no Envelhecimento Bem-Sucedido. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/6670
DIAS, Maria L. P. C. 2012. A Emigração Clandestina do Sotavento do Algarve para Marrocos durante o Estado Novo. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3490
ROSA, Marisa. 2012. Serviço de Apoio Domiciliário: Um Estudo sobre a Qualidade dos Serviços. UALG: Dissertação de mestrado.
GORGULHO, Sandra. 2011. Contributo de actividades relacionadas com a saúde das pessoas idosas para fortalecer as suas relações familiares. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1564
JORGE, Vanda. 2011. Animação Itinerante no Serviço de Apoio Domiciliário. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/2214
PEDRO, M. J. L. 2011. Mutações no Espaço Rural. Estudo de Caso - Freguesia do Azinhal. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3738

Comunicações :
ANICA, A. 2016. Memória música. Comunicação no XXIII Congresso de Geriatria. Organizado pela Associação Provectus. Faro: Instituto da Juventude, 8 de outubro.
ANICA, A. 2016. O Ensino e a Investigação do Envelhecimento no Algarve. Comunicação no Congresso do Envelhecimento Ativo e Educação que decorreu na Universidade de Málaga a 26 e 27 de maio 2016.
ANICA, A. 2016. Estratégias de Combate ao Infanticídio e ao Abandono de Recém-nascidos no Algarve Oitocentista. Comunicação no Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil no Mundo realizado a 12 de maio. Faro: UALG.
ANICA, A. 2016. A Universidade do Algarve, o ensino e a investigação da Gerontologia Social. Teaching assignment in Erasmus Plus Programme. 25-27 de abril, Universidade de Huelva.
ANICA, A. 2016. Oradora no seminário Culturas e Dieta Mediterrânica. Ciclo Multidisciplinaridade do conceito de Dieta Mediterrânica. Realizado a 21 de abril. Faro: Biblioteca da Universidade do Algarve
ANICA, A. & DIAS, M. L. 2015. Emigração Clandestina do Sotavento do Algarve para Marrocos durante o Estado Novo. Comunicação nas VII Jornadas de História de Tavira. Tavira, Clube de Tavira, 20-21 de Junho de 2015. Consulta no sítio: http://www.sulinformacao.pt/2015/06/tavira-volta-a-promover-jornadas-de-historia-para-conhecer-melhor-o-seu-passado/
ANICA, A. 2015. Maria Veleda e as Mulheres Portuguesas do Século XXI. Convite para participação na Conferência Conversas no Feminino. Biblioteca da UALG, 19 de março.
ANICA, A. & BARROS, R. 2014. Educação ao Longo da Vida e Envelhecimento Ativo: conceitos, políticas, metodologias e desafios. Convite para participação no seminário A Aprendizagem ao Longo da Vida e a Agenda Europeia para a Educação de Adultos. Lisboa: ANQEP: 9 de julho.
ANICA, A. 2014. Gerontologia Social. História e Perspetivas Atuais. Convite para organização e participação em Workshop Gerontologia Social e Turismo para Todos: Que relação? Tavira: Biblioteca Álvaro de Campos, 7 de março.
ANICA, A. & BARROS, R. 2013. Envelhecimento Ativo e Educação. Aprendizagem ao Longo da Vida – metodologias, estratégias e impacto ao nível da interacção social, profissional e ocupacional da população sénior. Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal – Workshop. Faro: ANQEP, 4 de dezembro.
ANICA, A. 2013. A Gerontologia Social na UALG e o turismo sénior. Convite para participar no seminário Turismo Sénior e Acessível: o futuro passa por aqui! Tavira: Aldeamento Turístico Pedras D’el Rei, 10 de outubro.
ANICA, A. & DIAS, M. 2013. Memórias da Emigração Clandestina. V Congresso APA 2013. Vila Real: UTAD, 9 de setembro.
ANICA, A. 2013. Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas. Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação realizada a 24-25 de maio.Faro: ESEC-UALG.
ANICA, A. 2013. O Significado do Dia Internacional das Mulheres no Portugal do século XXI. Conferência a convite da Fundação Irene Rolo-SI. Tavira: FIR, a 08 de março.
ANICA, A. 2012. O Envelhecimento Ativo». Conversas com Rugas. II Seminário de Gerontologia. Faro: Instituto da Juventude, 26 de outubro.
ANICA, A. 2011. As Condições Sociais das Mulheres no século XIX. Conferência a convite. Tavira: Casa Álvaro de Campos, 28 de março.
ANICA, A. 2009. Anthropology of Violence: the case of the Algarve, Portugal, 19th century. Convite para curso de curta duração. Viena: Universidade de Viena (ERASMUS Exchange).
ANICA, A. 2007. A Escola do Magistério Primário de Faro e o Ensino das Línguas, 1945-1951. IV Colóquio Internacional A.P.H.E.L.L.E. Faro: FCHS/UALG.
ANICA, A. 2002. Os Velhos do Passado. Convite para participação em Seminário. Loulé: INUAF.
ANICA, A. 2000. As Mulheres e os Maus Tratos na Comarca de Loulé. Convite para participação em seminário. Loulé: INUAF.
ANICA, A. 1998. Honra, Trabalho e Infanticídio. Comunicação a convite de Jornadas Históricas. Tavira: Clube de Tavira.
ANICA, A: ROSA, E. 1998. Is Europe in Education an Illusion or a Reality. Comunicação apresentada no Congresso Anual da EAIE (European Association for Internacional Education). Estocolmo: EAIE.
ANICA, A. 1998. A Modernização do Hospital do Espírito Santo. Conferência a convite da Comemoração do V Centenário da Criação da Misericórdia de Tavira. Tavira: Santa Casa da Misericórdia de Tavira.
ANICA, A. 1997. As Condições de Vida dos Portugueses. Comunicação apresentada em meeting do Projecto EDUVINET, Fribourg.
ANICA, A. 1997. Transformações na Sociedade Portuguesa. Comunicação apresentada em meeting do Projecto EDUVINET, Fribourg.

Produções multimédia:
ANICA, A. 2016. O Ensino e a Investigação do Envelhecimento no Algarve. Comunicação no Congresso do Envelhecimento Ativo e Educação. Málaga: Universidade de Málaga, 26 e 27 de maio 2016. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8465
ANICA, A. 2015. ANICA, A. 2015. Maria Veleda e as Mulheres Portuguesas do Século XXI. Apresentação multimédia na Conferência Conversas no Feminino. Biblioteca da UALG, 19 de março. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5896
ANICA, A. & BARROS, R. 2014. Educação ao Longo da Vida e Envelhecimento Ativo: conceitos, políticas, metodologias e desafios. Apresentação multimédia no Seminário A Aprendizagem ao Longo da Vida e a Agenda Europeia para a Educação de Adultos. Lisboa: 9 de julho. Consulta no sítio:http://hdl.handle.net/10400.1/3366
ANICA, A. 2014. Gerontologia Social. História e Perspetivas Atuais. Apresentação multimédia em Gerontologia Social e Turismo para Todos: Que relação? Workshop. Tavira: Biblioteca Álvaro de Campos, 7 de março. 
ANICA, A. & DIAS, M. 2013. Memórias da Emigração Clandestina. Apresentação multimédia no V Congresso APA 2013. Vila Real: UTAD. 9 de setembro. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3369
ANICA, A. 2013. Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas. Apresentação multimédia em Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: ESEC-UALG. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3367
ANICA, A. & BARROS, R. 2013. Aprendizagem ao Longo da Vida – metodologias, estratégias e impacto ao nível da interação social, profissional e ocupacional da população sénior. Apresentação multimédia em Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal. Workshop. Faro: ANQEP, 04.12.2013. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3366

 

 

Voltar

Desenvolvimento Curricular

Helena Cristina Coelho de Sousa

Participação em projetos:
Em 2008/2009, No âmbito do POPH - Q3 (Programa Operacional Potencial Humano – Qualificar o 3.º Sector), dinamizou formação contínua solicitada pela Fenacerci – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social/ Entidade Formadora e pela Associação In LOCO, para Educadoras de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Psicólogas, e Auxiliares de educação e serviços gerais, na área da Psicopedagogia da Infância – Alterações do comportamento – Necessidades Educativas Especiais. Na Delegação da Fuseta da Cruz Vermelha (50 horas). No Centro Comunitário e Social de Vale Silves (Boliqueime) (12 horas);

Em 2013-14, no Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da C.M. e J.F. de S. Brás de Alportel/Creche “O Sítio do Bebé” dinamizou a ação “Compreender e Comunicar com o Cliente”. Na Associação Tempus – Olhão/Creche “Arca de Noé” dinamizou a ação “Comunicação com Pais”. Na Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, na Creche “A Lua Mágica”, dinamizou a ação “Desenvolvimento da Criança”.

Em 2015, apresentou comunicação no Encontro de Educadores de Infância, organizado pela Câmara Municipal de Odemira, no âmbito do Projeto Odemira Território Educativo, tendo divulgado “A importância da integração sensorial no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças em idade pré-escolar”,

Centros de investigação/Publicações:
Sousa, H. C. (2014). FILOSOFIA PARA CRIANÇAS contributo para a ativação do desenvolvimento psicológico. Cadernos do GREI n.º 9 - (fevereiro). GREI - Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno.



Maria Helena Martins da Cruz Horta

Publicações:

  • Horta, M. H. (2017). Recensão crítica: Juntos pela Criança na Creche. Revista Humanidades e Inovação, v.4, n. 1, 129-132. eISSN 2358-8322. (Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/index)
  • Horta, M. H. (2016) Linguagem escrita na educação de infância: da intenção à prática. Viseu: Editora Psicosoma.
  • Horta, M. H. (2016). A abordagem à linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar: um instrumento orientador. In C. Pereira & C. 
  • Agostinho (Org.). A inovação educativa e os desafios para a educação no século XXI (pp. 3-13). Castelo Branco: Instituto Superior Técnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-8196-61-3. Disponível em: http://ceadin.ipcb.pt/
  • Cavaco, B. & Horta, M. H. (2016). A utilização de um instrumento didático no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos. In Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.). (2016). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-6-4
  • Horta, M. H. (2016). A organização e a gestão de um ambiente ?comunicativamente estimulante? à luz das novas OCEPE. Cadernos de Educação de Infância, n.º 108/109, 26-30
  • Coelho, A.C., Gonçalves, C.D., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R. e Horta, H. (2015). Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar, Interacções, 11 (39): 511-527. ISSN: 1646-2335. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8755/6313 
  • Horta, M. H. (2015). A (atual) formação inicial de educadores de infância: questões e ambições. Cadernos de Educação de Infância, n.º 106, 4-7.
  • Horta, M. H. (2015). A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar: um estudo localizado. Revista Saber & Educar, n.º 20, 96-107. e-ISSN 1647-2144. DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20 (Disponível em http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/24)   
  • Horta, M. H. (2015). Que educadores desejamos? Que educadores formamos? In Conselho Nacional de Educação (Ed.). Formação Inicial de Professores (pp. 272-282). Lisboa: Conselho Nacional de Educação. ISBN: 978-972-8360-94-8. Edição eletrónica: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf (Disponível em  http://hdl.handle.net/10400.1/7560
  • Horta, M. H. (2015). A angústia das Metas de Aprendizagem: (des)construindo (pre)conceitos. Cadernos de Educação de Infância, n.º 104, 20-23.
  • Horta, M. H. (2014). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1. º ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras. In M. Clara Santos, M. Teresa Salvado & A. Ribeiro Gonçalves (coord.). Miscelânea em Homenagem a Clara Ferrão Tavares | Mélanges offerts à Clara Ferrão Tavares. Lisboa: Editorial Cosmos.
  • Coelho, A. C.; Gonçalves, C. D.; Cavaco, T.; Baião, A.; Correia, R.; Horta, M. H. e Guerreiro, A. (2014). Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Livro de resumos do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC), pág. 285. ISBN 978-989204826-0. (Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/4208).
  • Pires, A., Colaço, H., Horta, M. H., & Ribeiro, C. M. (2013). Desenvolver o Sentido de Número no Pré-Escolar. Exedra, 7, 120-135. (Disponível em: http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2013/07/11EF.pdf).   
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2012). Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupo. In Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Horta, M. H. (2011). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Educação de Infância,94, 46-48.
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2011). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. In A. Barca et al. (Eds.). Libro de actas do XI Congresso internacional galego-português de psicopedagogia. A Coruña/Universidade da Coruña: Número extraordinário da revista Galego-portuguesa da psicoloxía  e educación. ISSN: 1138-1663.
  • Horta, M. H., Reyes Santana, M. & Gonçalves, J. A. (2011). A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar. In A. Barca et al. (Eds.). Libro de actas do XI Congresso internacional galego-português de psicopedagogia. A Coruña/Universidade da Coruña: Número extraordinário da revista Galego-portuguesa da psicoloxía e educación. ISSN: 1138-1663.
  • Horta, H. (2010). A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores. Dissertação de mestrado. Universidade de Huelva.
  • Horta, M. H. (2009). Como se desenvolve a linguagem escrita na educação pré-escolar? Cadernos de Educação de Infância, 86, 9-12.
  • Horta, M. H. (2008). A aquisição da linguagem escrita na educação pré-escolar. Cadernos de Educação de Infância, 84, 10-12.
  • Horta, M. H. (2008). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem? In P. Martins (Org.). Infâncias possíveis, mundos reais. Possible childhoods, real worlds. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança.
  • Horta, M. H. (2007). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que realidade? Penafiel: Editorial Novembro.
  • Horta, M. H. & Gonçalves, J. A. (2007). A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que realidade? In Atas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF secção portuguesa, subordinado ao tema Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
  • Horta, M. H. (2005). O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar. In Atas do VIII Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Comunicações em congressos e reuniões científicas
(Por convite)

  • Uma reflexão sobre as (novas) Orientações, no Encontro “Reflexão em torno das alterações às novas orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, a convite do Sindicato dos Professores da Zona Sul, no Agrupamento de Escolas Vale Pedras, Albufeira. 12 de julho de 2017
  • A menina que aprendeu a contar até 10, no AlgarMat 2016, a convite do da Associação de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel. 1 de julho de 2016 
  • Uma sequência de tarefas perseguindo um objetivo matemático: o desenvolvimento do sentido de número em idade pré-escolar (Maria Helena Horta, Helena Colaço e Adriana Pires), no AlgarMat 2016, a convite do da Associação de Professores de Matemática – Núcleo do Algarve, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel. 1 de julho de 2016
  • A linguagem escrita vou explorar, sem a educação de infância escolarizar, a convite da Comissão Coordenadora do Núcleo do Algarve do Movimento da Escola Moderna, no Plenário do Sábado Pedagógico, na EB1/JI do Carmo, Faro. 30 de abril de 2016
  • A importância do mediador de leitura na educação de crianças pequenas, palestra a convite da Associação Soroptimist Internacional, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. 4 de março de 2016
  • A ver, a ler, a explorar…mas sempre a aprender!, ação de sensibilização para pais e profissionais de educação, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, organizada pela Associação Âncora de Tavira. 7 de dezembro de 2015
  • Participação na mesa redonda O Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: dificuldades e desafios, no âmbito do I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (3-5 de dezembro de 2015), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 3 de dezembro de 2015
  • Missão para Marte: Brincar (muito!) com a linguagem escrita!, na 1.ª mesa redonda no âmbito do Ciclo de Encontros (H)Á Conversa sobre…Educação Pré-Escolar, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, dinamizado pelo Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, da Universidade dos Açores. 27 de novembro de 2015
  • Que educadores desejamos? Que educadores formamos?, na Universidade do Algarve, no âmbito do Seminário “Formação Inicial de Professores”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação. 29 de abril de 2015
  • Os livros não têm idade…os leitores também não (Maria Helena Horta e Nídia Mestre Brás), no Centro Paroquial de Paderne, Albufeira, no âmbito da formação dirigida aos seus colaboradores, direcionada para o desenvolvimento de práticas educativas e pedagógicas de qualidade, em contexto educativo de Creche. 19 de dezembro de 2014
  • Transição Pré-Escolar – 1.º Ciclo: questões e desafios, no I Encontro Cruzar Saberes, consolidar conhecimentos; Transição Pré-Escolar – 1-º Ciclo: práticas e expectativas, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel. 17 de maio de 2014
  • A receção do livro para crianças, integrada na Conferência O livro para crianças: da produção à receção, organizada pela Escola Superior de Educação e Comunicação e Biblioteca da Universidade do Algarve, na Universidade do Algarve. 20 de março de 2014
  • Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Ana Cristina Coelho, Carla Dionísio Gonçalves, Teresa Cavaco, Ana Baião, Raquel Correia, Maria Helena Horta e António Guerreiro), no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 03 de março de 2014
  • A brincar com as palavras…e com as crianças (Maria Helena Horta, Leila Conceição e Helena Colaço), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 10 de outubro de 2013
  • A prática de ensino supervisionada: espaço de desenvolvimento de competências profissionais e investigativas, no Seminário Formar Educadores: Aquisição e Desenvolvimento de Competências Profissionais e Investigativas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 15 de junho de 2013
  • De pequenino se torce o pepino (Maria Helena Horta e Nídia Mestre Brás), no II Encontro Partilhar Leituras – a leitura e os livros nas bibliotecas do Algarve, na Biblioteca Municipal de Faro. 08 de março de 2013
  • A presença da linguagem escrita nos projectos curriculares de grupo, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a Infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 11 de outubro de 2012
  • Que importância é atribuída à linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico?, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 06 de outubro de 2011
  • A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1. º Ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras, no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares Intercompreensão, Plurilinguismo & Didática das Línguas Estrangeiras: Uma Viagem entre Culturas, no âmbito do dia europeu das línguas, na Universidade do Algarve. 27 de setembro de 2011
  • Instrumentos promotores do desenvolvimento da linguagem (com as alunas da Formação Especializada/Especialização Educação da Criança em Contexto de Creche – ESEC/UAlg), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 04 de maio de 2011
  • Planificação de Competências na Educação Pré-Escolar, sessão de esclarecimento dirigida aos Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas D. Manuel I, Tavira. 12 de dezembro de 2008
  • A Formiga Horripilante – Que relação entre a literacia e as ciências na educação pré-escolar?, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 31 de outubro de 2008
  • Mediadores de Leitura vs Literacia emergente, dirigida aos pais das crianças que frequentam os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão. 06 de outubro de 2008
  • Literacia vs Ciências: A Formiga Horripilante, no Encontro de educadores de infância «A ciência no pré-escolar», dinamizado pelo Centro de Ciência Viva de Tavira. 09 de setembro de 2008
  • A linguagem escrita na educação pré-escolar: práticas (des)adequadas, integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 05 de março de 2008
  • O livro: instrumento de trabalho ao serviço do currículo na educação de infância, (Maria Helena Horta, Paula Gonçalves, Dora Neves e Nídia Mestre Brás), integrado no Ciclo de Conferências Conversas sobre a infância, na Biblioteca Municipal de Faro. 04 de março de 2008
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes, no I Seminário Qualidade e Desenvolvimento na Infância, organizado pela Associação Âncora, Tavira. 19 de abril de 2007
  • Da oralidade à escrita e à leitura, (Maria Helena Horta, Eugénia de Jesus e Teresa Sequeira) no Seminário de Investigação Educativa do 4.º ano das Licenciaturas em Educação de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. 15 de maio de 2007
  • O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar, no Seminário de Investigação Educativa do 4.º ano das Licenciaturas em Educação de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. 15 de maio de 2006
  • Avaliação na Educação Pré-Escolar: o exemplo do Portfólio (Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no I Encontro de Educação – Algarve/Andaluzia, no Auditório Municipal de Albufeira. 03 de maio de 2006

 Comunicações aceites em reuniões científicas

  • Desafios e potencialidades do ensino do inglês no 1.º ciclo do ensino básico (Maria Helena Horta e Catherine Marie Simonot), no âmbito do I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (3-5 de dezembro de 2015), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 3 de dezembro de 2015
  • Poster Estar em projeto, dialogando com a linguagem escrita, no XIII Encontro Nacional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Os mundos da Infância: uma dinâmica de encontros, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. 10 e 11 de julho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.1547.4169
  • Poster A criação e a organização de um ambiente comunicativamente estimulante em contexto de jardim de infância, no XIII Encontro Nacional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Os mundos da Infância: uma dinâmica de encontros, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. 10 e 11 de julho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.4693.1446
  • A abordagem à linguagem escrita em contexto de educação pré-escolar: um instrumento orientador, no 1º Congresso em Educação, Pedagogia e Inovação, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. 05 e 06 de junho de 2015
  • Poster A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças (Rita Ferreira, Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no 1º Congresso em Educação, Pedagogia e Inovação, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. 05 e 06 de junho de 2015
  • DOI: 10.13140/RG.2.1.3906.7129 
  • Literatura vs ciências na educação pré-escolar: A formiga horripilante, no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 04 de março de 2014
  • Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Ana Cristina Coelho, Carla Dionísio Gonçalves, Teresa Cavaco, Ana Baião, Raquel Correia, Maria Helena Horta e António Guerreiro) no XV ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências – na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 04 de março de 2014
  • A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo. Mito ou realidade?, Comunicação apresentada no III Seminário de Doutorandos da ESGHT 2012. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. 13 de julho de 2012
  • Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos Projetos Curriculares de Grupo, no ateliê Currículo e Didáctica(s) II, no XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 02 de fevereiro de 2012
  • A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade da Coruña. 09 de setembro de 2011
  • Poster A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar,  (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, na Universidade da Coruña. 08 de setembro de 2011
  • A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar, (Maria Helena Horta, José Alberto Gonçalves e Manuel Reyes Santana), Comunicação apresentada no II Seminário de Doutorandos da ESGHT 2011. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. 08 de julho de 2011
  • Fundamentos para a criação da pós-graduação – Educação da criança em contexto de creche (Carolina de Sousa, Maria Helena Horta e Olga Ludovico), no VI Encontro Ser Bebé – Direito à Educação desde o Nascimento, promovido pela APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância e realizado na Universidade do Algarve. 13 de novembro de 2010
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?, I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias possíveis, mundos reais. Possible childhoods, real worlds, organizado pelo Instituto de Estudos da Criança, na Universidade do Minho. 03 de fevereiro de 2008
  • A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações de educadoras de infância cooperantes, (Maria Helena Horta e José Alberto Gonçalves), no XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. 16 de fevereiro de 2007
  • O papel do educador na apropriação da linguagem escrita na criança em idade pré-escolar, VIII Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 07 de abril de 2005


Teresa Cristina Moura Vitorino
Publicações (livros)

Veloso, L. (coord.), Craveiro, D., Quintas, H., Rufino, I., Gonçalves, J. A., Abrantes, P., Martins. S., Caixeirinho, T. e Vitorino, T. (no prelo). O sucesso escolar e o sucesso da escola: Avaliação externa e estruturas organizacionais. CIES-IUL.
Ainscow, M. (coord.), Caldeira, E., Paes, I., Micaelo, M. e Vitorino, T. (2011). Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola (2ª ed., revista e atualizada). ACIDI.
Vitorino, T. et al. (2011). Aprender em colaboração na escola: a Escola Verde. In: Ferreira, M. e Valadares J. (Eds.) Projecto Compractice. Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos, pp. 77-100: UA.
Vitorino, T. (2011). Learning in collaboration in school. The Green School. In: Ferreira, M. M. e Valadares J. (Eds.) Project Compractice. Communities of Practice for Improving the Quality of Schools for All, pp. 77-100: UA.
Paes, I. e Vitorino, T. (coord.) (2011). Comunidades educativas comprometidas com a diversidade: Propostas e reflexões a partir de práticas de formação-ação. ACIDI.
Quintas, H. e Vitorino, T. (2010). Avaliação externa e auto-avaliação. In: Veloso, L. (coord.) et al. (2010). Escolas. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa, cap. 1, pp. 15-38. CIES-IUL.
Veloso, L. e Vitorino, T. (2010). Aprendizagem e resultados escolares. In: Veloso, L. (coord.) et al.: Escolas. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa, cap. 4, pp. 85-112. CIES-IUL.
Caldeira, E., Paes, I., Micaelo, M. e Vitorino, T. (2004). Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola: ACIME/DEB.
Vitorino, T. (2000). Working with schools: the Portuguese Inclusive Schools Project. In: UNESCO (2001) Open File on Inclusive Education. Support Materials for Managers and Administrators. Paris: UNESCO.
Silva, M. C., Gonçalves, J. A., Vitorino, T. e Santos, M. (1997). (Trans) formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança: estudo de Caso: DAPP/ME.

Artigos em periódicos

Vitorino, T. et al. (2002). As vozes dos alunos. Os alunos como colaboradores no processo de melhoria da escola. In Inovação, 15, 1-2-3, 261-283.
Vitorino, T. (1994). Dificuldades do Comportamento Motor da Criança: contributo para a sua caracterização. In Revista de Educação Especial e Reabilitação, 1, II, 79-92.

Outras publicações

Vitorino, T. et al. (2006) [DVD]. Os Alunos fazem a diferença. Melhorar a colaboração na escola – os alunos como parceiros.
Vitorino, T. et al. (2006) [DVD] Students make a difference. Improving collaboration in school – students as partners.
Vitorino, T. et al. (2004). [DVD] NÓS … NA ESCOLA.
Vitorino, T. (1982). O Conhecimento e Domínio Corporal da Criança dos quatro aos seis anos. In Análise do Comportamento Motor. Estudos de Motricidade Infantil, 9-48. ISEF/CDI.
Barreiros, J., Duarte, J., Dias, L., Barcelos, D. e Vitorino, T. (1979). Estudo Comparativo da Relação Observada entre a Motricidade e as Aprendizagens Escolares. In A Criança e o Espaço – Seminário de Motricidade Infantil.

Comunicações

2012. An inquiry-based approach to teacher development. ECER 2012.
2012. Responding to Diversity by Engaging with Students’ Voices: The Development of a Strategy for Teacher Development. ECER 2012.
2011. Projecto “Rede Inclusão”: Um recurso para uma comunidade de aprendizagem em Língua Portuguesa. II Seminário Internacional Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa – CPLP: Qualidade do Ensino Superior: Isomorfismo, Diversidade e Equidade.
2010. Avaliação externa e auto-avaliação. 2.º Seminário internacional EDUORG.
2010. Aprendizagens e resultados escolares. 2.º Seminário internacional EDUORG.
2010. Improving Equity in Education: European Views on School-based interventions – One Year On. ECER 2010.
2010. Learning from difference – listening to students voices. ECER 2010.
2010. Processos de avaliação. Avaliação externa e avaliação interna: duas faces da mesma moeda. 1.º Seminário internacional EDUORG.
2010. Relatórios de avaliação externa: resultados preliminares. Aprendizagem e resultados. 1.º Seminário internacional EDUORG.
2000. Necessidades Educativas Especiais. Encontro Internacional Educação para os Direitos Humanos.
2000. Promoção da educação inclusiva e desenvolvimento das escolas: 5º Congresso da SPCE.
2000. Promoting Inclusive Education in Portugal. ISEC 2000.
1999. O Projecto Escolas Inclusivas Conferência Les Necessitats Educatives Especials a l’aula.
1997. Como brincam as crianças em meio rural – Serra do Caldeirão. 20º Congresso Mundial do Jogo ‘Jogo e Sociedade’.
1997. O Projecto Escolas Inclusivas: estratégias de diferenciação pedagógica. II Encontro Luso Hispano de Educação.
1990. Dificuldades no comportamento motor e suas implicações nas crianças com necessidades especiais de educação: 4ªs Jornadas de Saúde Mental do Algarve.
1979. Estudo Comparativo da Relação Observada entre a Motricidade e as Aprendizagens Escolares. Seminário de Motricidade Infantil ‘A Criança e o Espaço’.

 

Voltar

Educação Social

Joaquim Matias Pastagal do Arco

Publicações


- Arco, J. (2015). Adult education for social transformation in north easter algarve. In Rob Evans, Ewa Kurantowicz and Emilio Lucio-Villegas (Eds) Researching and Transforming Adult Learning and Communities. Sense Publishers, ESREA. (pp.165-176)
- Arco, J. & Fragoso, A. (2015). Biograficidade e identidades de aprendizagem: educadoras de adultos na serra algarvia. OMNIA, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, nº2, Abril de 2015, pp.65-77.ISSN: 183-4008.
- Arco, J. & Fragoso, A. (2014). The Double Transition in the Learning Identities of Primary School Teachers. Newsletter CIEO, nº 13 de .Fevereiro 2014.
- Arco, J. & Fragoso, A. (2011). Adult educators in the public network of adult education in northeast Algarve: steering to windward. In Positioning and Conceptualizing Adult Education and Learning within Local Development. Proceedings Book. ESREA. Bogaziçi University Press. Istanbul.
- Arco, J., & Fragoso, A. (2010). Adult education for social transformation in a locality of northeast Algarve. In Emilio Lucio-Villegas (Ed.), Transforming / researching communities (pp. 181-190). Barcelona: Diálogos.
- Arco, J. (2009) Uma breve leitura sobre o Projeto Solidário de Animação Cidadã no Curso de Educação Social da ESEC de Faro”. In Solidariedade Cidadã- Uma experiência Partilhada (pp. 42 a 44). In Loco. Edição Electrónica.
- Arco, J. (2003). Um olhar sobre a Educação de Adultos no Algarve. In Apuntes sobre Educación de personas Adultas Y Accion Comunitaria. Revista Dialogos. Sevilla.
- Arco, J. (2000).Reflections upon a Supervision experience in adult education- In Lifelong Learning. And Experience. Vol 1. Roskilde University & the Danish Research Academy. Denmark.

Certificado CIEO (clique aqui)

Júlio Gonzaga Vaz de Medeiros Andrade

Publicações


Andrade, J.V. (2005). O Lugar da Autonomia na Educação para a Cidadania, Actas do 3º Encontro de Investigação e Formação, Lisboa: CIED- Escola Superior de Educação de Lisboa. CDROM
Andrade, J.V. (1997). Os Valores na Educação: uma perspectiva universalizante. In M.F. Patrício (Org.), A Escola Cultural e os Valores. Porto: Porto Editora.
Andrade, J. V. (1992) - Os Valores na Formação Pessoal e Social. Lisboa: Texto Editora


Rosanna Maria Barros Sá

Destaque de Algumas Publicações/ Main publications:

a) LIVROS:

Barros, Rosanna & Fragoso, António (Eds.). (2016). Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Faro: Universidade do Algarve {ISBN 978-989-8472-91-5} [Com Prefácio da Professora Doutora Isabel Baptista].

Barros, Rosanna & Choti, Deise (Org.). (2014). Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias. Lisboa: Chiado Editora {ISBN: 978-989-51-0694-3} [Com Prefácio do Professor Doutor José António Caride Gómez e Comentários do Professor Doutor António Nóvoa e do Professor Doutor Paulo Dias].

Barros, Rosanna (2013). As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006 [com Prefácio do Professor Doutor Licínio Lima]. [com Prefácio do Professor Doutor Licínio Lima e Comentários do Professor Doutor Carlos Alberto Torres e do Professor Doutor António Teodoro]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2012). Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores na Formação Política do(a) Educador(a) Social. [com Prefácio do Professor Doutor Almerindo Afonso]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2011a). Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos: Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida – Um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional. [com Prefácio da Doutora Paula Guimarães]. Lisboa: Chiado Editora.

Barros, Rosanna (2011b). A Criação do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais (RVCC) em Portugal - Uma Etnografia Crítica em Educação de Adultos. [Com Prefácio do Dr. Alberto Melo]. Lisboa: Chiado Editora.

b) CAPÍTULOS DE LIVRO:

Barros, Rosanna (2016a). Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora. In Rosanna Barros & António Fragoso (Eds). Investigação em Educação Social – prática e reflexão (pp. 13-32). Faro: Universidade do Algarve {ISBN 978-989-8472-91-5}

Lopes, Sara & Barros, Rosanna (2016b). Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal. In Luísa Pimentel, Sara Mónico Lopes & Susana Faria (Org.). Envelhecendo e Aprendendo: A Aprendizagem ao Longo da Vida nos Processos de Envelhecimento (pp. 75-102). Lisboa: Editora Coisas de Ler {ISBN 9789898659705}.

Barros, Rosanna (2016c). Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora. In Noêmia de Carvalho Garrido, Odair Marques da Silva, Paulo Gomes Lima, e Francisco Evangelista (Eds.). A Educação de Jovens e Adultos para além dos Muros da Escola: perspetiva da Educação Social (pp. 253-276). Brasil: Editora Expressão & Arte {ISBN: 978-85-7935-097-9}

Barros, Rosanna (2016d). The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators - some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. In Per Andersson, Andreas Fejes, Fredrik Sandberg (Eds). Recognition of Prior Learning - Research from around the globe. (pp. 26-42). London: Routledge {ISBN: 978-11-3895-502-8} DOI:10.1080/02601370.2013.778071

Barros, Rosanna (2014a). A Conceção e Implementação da Nova Políticas de Educação e Formação de Adultos em Portugal: sinopse histórica de uma viragem na agenda política nacional (1996-1999). In Natália Alves, Sónia Maria Rummert e Marcelo Marques (Org.). Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil: Políticas, Práticas e Atores (pp. 13-29). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa {ISBN: 978-989-8753-01-4}

Barros, Rosanna (2014b). Vida e Obra de Paulo Freire: a Dialética de um Olhar Fundador para uma Educação Problematizadora que Liberta, Transforma e Emancipa. In Rosanna Barros e Deise Choti (Org.). Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias. (pp. 37-94). Lisboa: Chiado Editora {ISBN: 978-989-51-0694-3}

Barros, Rosanna (2013). Contribuciones actuales del pensamiento freiriano en la educación de filosofía con niños - para una democratización de la democracia en tiempos de crisis. In José Rastrojo Barrientos (Ed.). Filosofía para Niños y Capacitación Democrática Freiriana (pp. 23-60). Madrid: Liber Factory. {ISBN: 978-84-9949-218-6}

Barros, Rosanna (2012). Subsídios Teórico-conceptuais para Problematizar a Avaliação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos. In Maria Palmira Alves e José Carlos Morgado (Org.). Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas (pp. 149-183). Santo Tirso: Edição De Facto Editores. {ISBN: 978-989-8557-11-7}

Barros, Rosanna (2011). As Políticas Educativas como Políticas Sociais: mapeando transformações no mandato para a Educação de Adultos hodierna. In Luís Alcoforado, Joaquim Armando G. Ferreira, António Gomes Ferreira, Margarida Pedroso de Lima, Cristina Vieira, Albertina L. Oliveira, Sónia Mairos Ferreira (Orgs.). Educação e Formação de Adultos: políticas, práticas e investigação (pp. 29-39). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. {ISBN: 978-989-26-0136-6}

c) ARTIGOS (seleção cronológica):

Barros, Rosanna (2017). Nos bastidores de uma investigação científica educacional – reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais, Revista Práxis Educacional – Dossier Temático: Pesquisa em Educação – abordagens metodológicas, 13 (25), 36-71. {ISSN 1809-0249 (impressa) ISSN 2178-2679 (online). Indexada no LATINDEX}

Barros, Rosanna & Ralha-Simões, Helena (2016). A Resiliência do Oprimido e a Emergência do Movimento da Economia Solidária – Uma questão de esperança, Conhecimento & Diversidade, 8 (16), 12-24. {ISSN-2237-8049. Indexada no LATINDEX}

Guimarães, Paula & Barros, Rosanna. (2015). A nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? Revista Educação & Sociedade, 131, 391-406. {Online ISSN 1678-4626. Indexada no SCOPUS, Q3_0,225 Scimago} DOI: 10.1590/ES0101-73302015109444

Barros, Rosanna (2014). The Portuguese Recognition of Prior Learning (RPL) policy agenda – examining a volatile panacea by means of ethno-phenomenological interpretations, Encyclopaideia, Journal of Phenomenology and Education, XVIII (40), 53-68. {ISSN 1825-8670. Indexada no SCOPUS, Q4_ H Index: 1_Scimago}. DOI: 10.6092/issn.1825-8670/4653. Referenciado no catálogo da UNESCO: Catalog Number:            231558/ Document Type: Non-UNESCO serial article. http://encp.unibo.it/article/view/4653/4142

Barros, Rosanna & Belando-Montoro, Maria (2013). Europeização das Políticas de Educação de Adultos: Reflexões Teóricas a partir dos Casos de Espanha e Portugal, Education Policy Analysis Archives, Vol. 21, No. 71, 1-28. {ISSN: 1068-2341- Indexada no SCOPUS, Q2_ H Index: 32 Scimago} DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v21n71.2013

Barros, Rosanna (2012). From Lifelong Education to Lifelong Learning:  Discussion of some effects of today’s neoliberal policies. RELA - European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, Vol. 3, No.2, 2012, 119-134. {ISSN 2000-7426. Indexada no SCOPUS Q4}. DOI: 10.3384/rela.2000-7426.rela0071

 

Voltar

Psicologia

Claúdia Cristina Guerreiro Luísa

Publicações
 - Luísa, C. (2018). Felicidade em Idosos – Vivências na Primeira Pessoa. In Anica. A (coord). Envelhecer no Algarve. (E- book). Universidade do Algarve. ISBN 978-989-8859-34-1.
 - Luísa, C. (2017). Teorias Leigas em Pessoas Idosas, Conhecer para Intervir – Guia para educadores sociais e cuidadores. Viseu. Editora Psicosoma.
 - Borges, L., Luísa. C. & Martins, H. (Coord). (2017). Membro da comissão organizadora do E-book do II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares. ESEC/UALG.Faro. Junho.  - - Website: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/8999 
 - Borges, L., Luísa. C. & Martins, H. (Coord). (2015). Membro da comissão organizadora do E-book do I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas”. ESEC/UALG. Faro. Junho. Website: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/6101
 - Luísa, C. (2014).” Teorias Leigas em Pessoas Idosas: principais desafios na área da saúde e da Doença”. Caderno GREI n.21. Faro. Novembro. Website: http://cadernos.grei.pt/CAD21claudialuisa.pdf
 - Luísa, C., Martins, F., & Paúl, C., (2008). Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderly. In António Fragoso, Emilio Lucio-Viegas & Ewa Kurantowick (orgs.) Local and Global - Adult  - Learning and Community Development. (pp.238-246). Wroclaw: University of Lower Silesia.


Comunicações em congressos
 - Borges. L. & Luísa, C. (2017). Jovens Adultos com deficiência: depois da Escola que inclusão social e laboral? II Congresso do ODDH – Deficiência, Cidadania e Inovação Social. ISCSP-Lisboa. 13 de dezembro.
 - Luísa, C. & Borges, L. (2017). Inclusão educativa e profissional: a voz de jovens adultos com deficiência.   Congresso Internacional de Neurociências e psicopedagogia – Inclusão Escolar. Faro. 23, 24 e 25 de novembro.

 - Luísa, C & Gonçalves, C. (2017). Cães de Ajuda Social nas escolas. I Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social. Oliveira de Azeméis. 26 e 27 de novembro. 

 - Luísa, C. (2017). Formação em educação social e perfil do profissional. Fórum Internacional em Educação e pedagogia social - Identidade e prática profissional. Instituto Politécnico de Viseu.23 de junho.

 - Batista, S. & Luísa, C. (2017).  A Comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista apresentada na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Faro, 24 de fevereiro.

 - Luísa, C. (2016). Como os idosos percecionam a sua saúde e qualidade de vida no Algarve - Ciclo de colóquios FAMÍLIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO apresentada na Biblioteca Municipal de Tavira. Tavira, 03 de maio.

 - Luísa, C. (2015). Comunicação sobre Gestão de Conflitos apresentada no Estabelecimento Prisional de Faro. Faro, 22 de maio.

 - Rodríguez-Fernandes, L., Pérez, S., Luísa, C. & Pérez- Revuelta. F. (2014). Eficacia de una intervención cognitivo-comportamental para la ansiedad con pacientes de Atención Primaria. Comunicação apresentada no VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. Sevilha. 14-16 novembro.

 - Pérez, S., Rodríguez, L., Luisa, C. & Ruíz, C. (2014). Parálisis cerebral: ciencia frente a creencias. Comunicação apresentada no VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. Sevilha. 14-16 novembro.

 - Luísa, C., Rodríguez, L., Pérez, S. & Martín, F. (2014). A Felicidade – Teorias Leigas em Pessoas Idosas. Comunicação apresentada no VII Congreso Internacional y XII Nacional de Psicología Clínica. Sevilha. 14-16 novembro.

 - Luísa, C., Pérez, F. & Rodríguez- Fernandes, L. (2014). Qualidade de vida em pessoas idosas: relação com a auto-estima, a satisfação com a vida, o optimismo e o suporte social. Comunicação apresentada no III Congreso IberoAmericano de Psicología de la salud. Sevilha. 14-16 novembro.

 - Luísa, C., Pérez, F. & Rodríguez- Fernandes, L. (2014). Lay theories of health in older age. Comunicação apresentada na Conferência: Care, Health and Well-being: the views of older people. Faro, 24 de janeiro.

 - Luísa, C. (2013). Conversas Soltas. Comunicação breve realizada no evento - Dia do Curso de Educação Social, Faro, 16 de abril.

 - Luísa, C. (2013). Envelhecer saudável – Ser Mais Activo. Comunicação apresentada na ASCA (Associação Cultural de Almancil), Almancil, 20 de março.

 - Luísa, C. (2012). Qualidade de Vida em Pessoas Idosas – Relação entre a Auto-Satisfação com a Vida, o Optimismo e o Suporte Social. Comunicação apresentada no 2º Seminário Ibérico de Psicogerontologia “Saúde Mental e Bem-estar dos Gerontes”, Beja, 31 de maio.

 - Luísa, C. (2012). Ser Idoso Ontem, Hoje e Amanhã – O Envelhecimento Activo, numa Sociedade para todas as Idades. Comunicação apresentada nas I Jornadas Seniores do Concelho de Albufeira – Envelhecimento Activo – Boas Práticas, Albufeira, 3 de novembro.

 - Luísa, C. (2011). Envelhecimento Activo e Bem-estar. Comunicação apresentada na ARPI (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Faro), Faro, 25 de maio.

 - Luísa, C. (2011). Envelhecimento Bem-Sucedido. Comunicação apresentada na I Semana da Saúde e Bem-estar de Montenegro, Faro, 5 de maio.

 - Luísa, C. (2010). Envelhecimento Bem-Sucedido. Comunicação apresentada no I Seminário de Gerontologia, Tavira, 02 de outubro.

 - Luísa, C. (2010). Envelhecer Saudável. Comunicação apresentada na Biblioteca Álvaro de Campos, Tavira, 16 de junho.

 - Luísa, C. (2009). A Família e o Idoso. Comunicação apresentada no Centro Paroquial, Alcoutim, 05 de dezembro.
 - Luísa, C. (2008). Caracterização Biopsicossocial do Envelhecimento. Comunicação oral apresentada no I Colóquio de “Envelhecimento Participativo”, Tavira, 12 de dezembro.

 - Luísa, C. (2008). A Importância da Família na Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado. Comunicação apresentada no Seminário Relações Intergeracionais, Paderne, Albufeira, 8 de novembro.
 - Luísa, C. (2008). O Idoso na Sociedade Actual. Comunicação apresentada na Escola Secundária de São Brás de Alportel. 31 de março


Participação em júris de provas académicas
 - 2017: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Especial Domínios Cognitivo e Motor, da Licenciada Telma Filipa Torres Lopes. Tema: O terapeuta da fala em contexto escolar. ESEC/Ualg.04 de dezembro.
 - 2017: Presidente de júri da dissertação de Mestrado em Educação Especial Domínios Cognitivo e Motor, da Licenciada Maria da Graça Dias Luísa Viegas. Tema:  Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expectativas de uma equipa multidisciplinar. ESEC/Ualg.04 de dezembro.
 - 2017: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Especial Domínios Cognitivo e Motor, do Licenciado Rodrigo Miguel do Vale Lopes. Tema: A participação social e interação professor-aluno de alunos com e sem NEE do 1º ciclo do ensino básico: o estudo de caso de uma escola do ensino privado. ESEC/Ualg.30 de novembro.
 - 2017: Presidente de júri da dissertação de Mestrado em Educação Especial Domínios Cognitivo e Motor, do Licenciado Hélio Luís da Silva Monteiro. Tema: participação Social dos alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve. ESEC/Ualg.30 de novembro.
 - 2017: Arguente da dissertação de Mestrado em Gerontologia Social, da Licenciada Rita Camacho Silvestre Nobre. Tema: Envelhecimento Ativo no Idoso Institucionalizado.
 - 2017: Arguente da dissertação de Mestrado em Gerontologia Social, da Licenciada Carla Andreia Paula Mendes Delgado. Tema: Um Projeto de Animação em Centro de Dia.
 - 2017: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar, da Licenciada Elsa carina Chorondo Martins. Tema:  A Alegria, a Tristeza e o Medo – Reconhecimento de Emoções na Promoção da Resiliência em Crianças de 3 e 4 anos de idade.
 - 2016: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Social, do Licenciado Hugo Vasques do Nascimento de Neto Lopes. Tema: Perceções e representações dos idosos sobre o papel da animação sociocultural no seu bem-estar:Um estudo de caso exploratório na Associação Âncora.
 - 2016: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar, da Licenciada Alice Jacqueline Cremers-Laurent. Tema:  A Importância da autoestima para um desenvolvimento harmonioso: sinto-me amada e capaz, vou alcançar as estrelas.
 - 2015: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar, da Licenciada Carmén Filipa Guerreiro da Silva. Tema: O desenvolvimento da autoestima na criança em idade pré-escolar.
 - 2015: Arguente da dissertação de Mestrado em Educação Especial Domínios Cognitivo e Motor, da Licenciada Natércia da Conceição Mealha Caetano. Tema:  Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expectativas das famílias.

 

Voltar

Sociologia

Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos Terremoto

Publicações
Comunicações publicadas


Borges, M. L. (2011). Os professores, atores na construção da sua profissionalidade: o papel dos saberes experienciais. XX Colóquio da AFIRSE – Formação Profissional: investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (publicação em atas – no prelo).
Borges, M.L. (2009). Os projectos de cooperação internacional na promoção da politica europeia para a formação de professores: o Projecto IGNATIUS. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Avaliar e Descentralizar. Braga: 30 de Abril, 1 e 2 de Maio.
Borges, M.L. (2009). Os projectos de cooperação internacional na promoção da política europeia para a formação de professores: o projecto IGNATIUS. Actas do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança. Junho.

Borges, M.L. e Silva, M.S. (2003). “Educação Intercultural e Minorias Étnicas no campo Educativo do Distrito de Faro”. Actas do I Congresso Ibero-Americano e Africano de Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário. Faro: ESEC.

Borges, M.L. e Silva, M.S. (2000) “Práticas de educação intercultural na educação pré-escolar e educação para a cidadania”. Actas do Encontro Internacional Educação para os Direitos Humanos. Lisboa, Gulbenkian.

Borges, M.L. e Silva, M.S. (2000) “Educação Intercultural no pré-escolar: das representações às práticas”, Actas do IV Congresso Português de Sociologia – Sociedade Portuguesa. Passado recente, futuro próximo. Coimbra, Abril.

Santos, M:L: et al. (1997) “A Construção da Identidade do Professor numa Perspectiva Ecológica de Desenvolvimento”, in Patrício, M.F. (1997), Formar Professores para a Escola Cultural no Horizonte dos Anos 2000, Porto, Porto Editora, pp. 245 - 260

Borges, M.L.. et al (1997), (Re)Construindo uma Escola - estudo de caso, Lisboa, Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Educação, A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Lisboa: Ministério da Educação. vol. 15.

Borges, M.L.. (1996), “Vocação ou Estratégia do Possível”, Actas do III Congresso Português de Sociologia - Práticas e Processos de Mudança Social, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 7, 8 e 9 de Fevereiro (publicado em CDROM)

Borges, M.L. (1994), “Os Estudantes das Escolas Superiores: estratégias de ingresso na profissão docente”, Actas da II Conferência Internacional de Sociologia da Educação - “Escola e Democracia”, E.S.E. da Universidade do Algarve, em Faro, 8, 9 e 10 de Setembro.

Comunicações sem publicação:

Borges, M.L. (2008). "Teachers' Knwoledge, professionalism and teacher education: some reflections". 5th Global Conference - The Idea of Education, de 8 a 10 de Maio, Budapeste

Borges, M.L. (2006). "Associativismo na construção da cidadania da pessoa com deficiência". Colóquio "O papel do Associativismo na Inclusão da Pessoa Diferente".Faro: Biblioteca Municipal de Faro, 24 de Março.

Borges, M.L. (2005)."As Famílias dos Deficientes: o direito a ser Família". Colóquio "O Direito a Ser Diferente. Faro, Biblioteca Municipal de Faro, 6 de Dezembro.

Borges, M.L., (1999). “Intercultural education on pre-school: some reflexions about training/teaching for 2000”. Conferência Internacional Website – Thematic NetWork on Teacher Education in Europe. Lisboa: Universidade Católica de Lisboa, de 28 a 31 de Maio.


Fernando Joaquim Martins Carrapiço

Publicações

- Carrapiço, F. (2016). TIC no 1.º ciclo do ensino básico - uma perspetiva dos professores. (L. Miranda, C. Morais, & P. Alves, Edits.) Atas do VII Congresso Mundial Estilos de Aprendizagem, pp. 1824-1833. Bragança: IPP.
- Carrapiço, F.; Pozuelos, F.; Rodríguez-Miranda F. (2015). El profesorado y las tecnologías digitales en el primer ciclo de la enseñanza básica en el Algarbe (Portugal). Disponível em: https://www.dropbox.com/s/e2w1oi180p6e6zs/comunica_pacopaula-%20fcar%20j...
- Rodríguez-Miranda, F.; Carrapiço, F. & Sousa, C. (2015). Que educação científica propõe o curriculo oficial em Portugal para o 1.º ciclo do Ensino Básico? Interações, 39, pp. 272-284.
- Carrapiço, F.; Rodríguez-Miranda, F. (2015). Tecnologias digitais no 1.º ciclo no Algarve - uma visão dos professores. Atas da IX Conferência Internacional de TIC em Educação (pp. 1133-1141). Braga: Universidade do Minho.
- Carrapiço, F. (2015) A utilização das TIC no 1.º ciclo do ensino básico no Algarve. Disponível em http://hdl.handle.net/10272/11407 (tese de doutoramento)
- Carrapiço, F.; Miranda, F. (2012). O Perfil do Professor no Contexto de Crise Económica e no Quadro da Sociedade de Informação e Comunicação. Revista Saber & Educar nº 17, pp. 52-61.
- Carrapiço, F.; Lunetta, V. (1999). Computer Tools in Science Teacher Education. Atas do VII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Universidade do Algarve
- Carrapiço, F. (1997). Um novo perfil de professor: novas exigências em termos de competências, atitudes e formação. Disponível em: http://w3.ualg.pt/~fcar/novo_perfil_professor.pdf
- Carrapiço, F. (1990). Contributos da linguagem logo para o desenvolvimento do conceito esquerda-direita (tese mestrado)

Voltar