Ciências Exatas, Naturais e Desporto

Ciências do Desporto
Didácticas Específicas



 

Ciências do Desporto

Elsa Cristina Sacramento Pereira

Publicações
Pereira, E. (2006).  Serviços de Desporto: Desporto e Turismo. Revista Portuguesa de Gestão de Desporto, 3 (1), 33-56.
Pereira, E. (2007).  O desporto como cluster do turismo. In Bento, J. & Constantino, J. (Eds.) Em defesa do desporto - mutações e valores em conflito (pp. 289-316). Coimbra. Almedina.
Pereira, E. (2007). Sports Services : Sport Tourism in Portugal. In Parisot, D. (Ed.), Actas do Colloque International Sport, loisir, tourisme et développement en Europe. UFR-STAPS de Nice. France.
Pereira, E. (2008). Turismo náutico: Um mar de oportunidade. Revista Portuguesa de Gestão do Desporto, 4 (1), 182-186.
Pereira, E.; Batista, M.; Pires, G. (2010).  Desporto e Turismo: a importância dos eventos desportivos. In Bento et al. (Eds.)  Desporto e Educação Física em Português (pp. 406-426). Centro de Investigação, formação, inovação e intervenção em desporto. Porto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Pereira, E., Batista, M., Pires, G. (2010). Leveraging nautical sports events portfolio. Abstract Book of the 18th European Association of Sport Management Conference: Bridging Sport Management  across the Europe (pp. 161-162). Prague: EASM.
Pereira, E., Mascarenhas, M., Pires, G., & Flores, A. (2011). Strategic leveraging of the sport events: the interactions between the local public event organization and the external events organizations, Abstract Book of the 19th European Association of Sport Management Conference: Commitment in Sport Management (pp. 33-34). Madrid: EASM.
Pereira, E., Mascarenhas, M., Flores, A., & Pires, G. (2012). Alavancagem Estratégica na Gestão de Eventos Desportivos: A Importância do Desenho de Investigação, Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 2 (suplemento), 45-55.
Pereira, E., Mascarenhas, M., & Pires, G. (2012). Estudo dos Eventos Desportivos: Da Análise Histórica dos Impactos à Perspetiva da Alavancagem Estratégica, Materiales para la Historia del Deporte, 10, 76-86.

Comunicações
2004 – “Cursos de Formação Inicial: Algarve". Conferência Europeia de “Turismo e Desporto Sustentáveis: Formação Profissional”. Faro. Região de Turismo do Algarve e Projeto Interreg III-B-Medoc: European Tourism Sport Management .
2010 - “Potencialização dos eventos desportivos náuticos em Portimão-Algarve”. XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. Maputo. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Moçambique.
2010 – Pereira, E., Batista, M., Pires, G. “Leveraging nautical sports events portfolio”. The 18th European Association of Sport Management Conference: Bridging Sport Management  across the Europe. Prague. EASM.
2010 – Silva, J., Flores, A., Pereira, E. - Sport And Tourism: A Conceptual Approach And Cases From Portugal. InternationalTourism Conference Chiayi University. Taiwan. National Chiayi University.
2011 - Pereira, E., Mascarenhas, M., & Pires, G. - Alavancagem estratégica do portefólio de eventos desportivos náuticos do Município de Portimão - XVIth International Congress of the European Committee for Sport History: Sport and Tourism. Estoril, Portugal: CESH e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Humana de Lisboa.
2011 - Pereira, E., Mascarenhas, M., Pires, G., & Flores, A. - Strategic leveraging of the sport events: the interactions between the local public event organization and the external events organizations - 19th European Association of Sport Management Conference: Commitment in Sport Management. Madrid: EASM.
2012 - Pereira, E., Mascarenhas, M., Flores, A., & Pires, G. - Alavancagem Estratégica na Gestão de Eventos Desportivos: A Importância do Desenho de Investigação, XIII Congresso Nacional de Gestão do Desporto: Gestão de Grandes Eventos Desportivos. APOGESD e Câmara Municipal de Coimbra.


João Herculano Pessanha de Carvalho
Publicações
Carvalho, J. & Araújo, D. (in press). Modelo eco-físico da performance: Contributo para a unificação do estudo do desempenho desportivo físico. In A. Volossovitch, & A. P. Ferreira (Eds.). Fundamentos e aplicações em análise do jogo.
Nuviala, A., Fajardo, J., Nuviala, R., Pereira, E., & Carvalho, J. (2012). Predicción del abandono deportivo en la adolescencia a través del estúdio de la calidad percebida. Movimento, 18(1), p. 221-239.
Carvalho, J., Araújo, D., García-González, L., & Iglesias, D. (2011). El entrenamiento de la toma de decisiones en el ténis: ¿qué fundamentos científicos se pueden aplicar en los programas de entrenamiento?. Revista de Psicología del Deporte, 20(2), 767-783ISSN: 1132-239X.
García-González, L., Araújo, D., Carvalho, J., & Villar, F. (2011). Panorámica de las teorías y métodos de investigación en torno a la toma de decisiones en el tenis.Revista de Psicología del Deporte, 20(2), 645-666ISSN: 1132-239X.
Araújo, D. & Carvalho, J. (2009). A Tomada de decisão também se treina: uma aplicação no tênis. In R. Brandão & A. Machado (Eds.), O treinador e a psicologia do esporte (pp. 115-140). São Paulo: Editora Atheneu.
Araújo, D. & Carvalho, J. (2007). A Tomada de Decisão no Ténis. In Actas do Seminário Investigação no Ténis. Lisboa: Edições FMH.
Carvalho. J., (2005). Para uma abordagem ainda mais dinâmica do ténis. In Duarte Araújo (Ed.), O contexto da decisão: a acção táctica no desporto, Lisboa: Visão e Contextos, Lda, 277-281.
Pereira, E. & Carvalho, J. (2004). Desporto e Turismo: Modelos e tendências. Povos e Culturas, 9 (Cultura e Desporto), 233-248.
Carvalho, J. (1998). O treino das técnicas desportivas na formação do jovem atleta. Treino Desportivo, Edição especial treino do jovem, ano I, 3ª série, 43-54.
Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J., & Vieira, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH.
Carvalho, J. (1993). Variabilidade das condições de prática na aprendizagem de uma tarefa aberta de ténis em crianças. Motricidade Humana, 7 (1/2), 51-61.

Comunicações
Carvalho, J., Araújo, D. (2012). Para uma teoria do desempenho desportivo: o modelo eco-físico. Comunicação apresentada nas XIII Jornadas de Psicologia do Desporto e do Exercício, Lisboa.
Carvalho, J. Araújo, D., Esteves, P. (2012). Capturing performer’s interactions in sports to enhance the design of representative training tasks: The Dynamics of the relative position of the players in court during baseline rallies. Comunicação apresentada no seminário de investigação: Ecological Dynamics and learning design in Sport, chaired by Keith Davids & Duarte Araújo, realizado na FMH-UTL, 11-12 de Janeiro de 2012.
Carvalho, J., Araújo, D., Travassos (2011). Coordenação espácio-temporal no ténis: Dinâmica das jogadas de fundo do court. Simpósio sobre Análise do desempenho no ténis inserido nas XII Jornadas de Psicologia do Desporto e do Exercício, Algarve, Portimão. (comunicação por convite).
Carvalho, J., Duarte Araújo (2010). O Treino da Tomada de Decisão nos Jovens. Seminário Internacional do Treino do Jovem. Porto (comunicação por convite).
Carvalho, J., Araújo, D., Travassos, B. & Fernandes, O. (2010) A dinâmica decisional no ténis. Simpósio sobre Tomada de Decisão inserido no VII Congresso Luso-Espanhol de Psicologia do Desporto e do Exercício, Algarve, Lagoa. (comunicação por convite).
Carvalho, J., & Araújo, D. (2009). Investigar o desporto: Uma aplicação no treino da tomada de decisão no ténis. 3º Congresso dos Treinadores dos Países de Língua Portuguesa, Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, 16-18 Julho, Lisboa, Portugal.
Carvalho, J. & Araújo, D. (2007). A Tomada de Decisão no Ténis. Seminário Investigação no Ténis organizado pela Faculdade de Motricidade Humana – UTL. Lisboa: 16 e 17 de Novembro.


Vanda Isabel Tavares Correia

Publicações
Teses
Tese de Doutoramento intitulada “Decision making behaviour in team sports: informational constraints and the dynamics of interpersonal coordination in rugby union” realizada na área das Ciências do Desporto no ramo da Motricidade Humana (2011).
Tese de Seminário de Licenciatura intitulada "Percepção dos alunos em diferentes grupos culturais", realizada no âmbito da disciplina de Seminário da Licenciatura em Ciências do Desporto (2006/2007).

Capítulos de livros
Araújo, D., & Correia, V. (2008). O desenvolvimento da habilidade decisional em actividades desportivas. In David Catela e João Barreiros (Eds.). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. (pp. 247-254) Edição: ESDRM.
Correia, V. & de Matos, M.G. (2007).  Contextualização Social, Histórica e Geográfica do Risco Sexual em Populações Migrantes. In Margarida Gaspar de Matos (Ed.). Sexualidade, Segurança, & SIDA – Estado da Arte e Propostas em Meio Escolar. Edição: Aventura Social e Saúde.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
Duarte, R., Duarte Araújo, D., Correia, V., Davids, K., Marques, P., & Richardson, M. (in press). Competing together: Assessing the dynamics of team-team and player-team synchrony in professional football. Human Movement Science.
Vilar, L., Araújo, D., Davids, K., Correia, V., & Esteves, P. (in press). Spatial-temporal constraints on decision-making during shooting performance in the team sport of futsal. Journal of Sports Sciences.
Correia, V., Araújo, D., Vilar, L., & Davids, K. (2012). From recording discrete actions to studying continuous goal-directed behaviours in team sports. Journal of Sports Sciences, DOI:10.1080/02640414.2012.738926
Duarte, R., Araújo, D., Correia, V., & Davids, K. (2012). Sport teams as superorganisms: Implications of sociobiological models of behaviour for research and practice in team sports performance analysis. Sports Medicine, 42(8), 633-642.
Correia, V., Araújo, D., Cummins, A., & Craig, C. (2012). Perceiving and acting upon spaces in a VR rugby task: expertise effects in affordance detection and task achievement. Journal of Sport & Exercise Psychology, 34, 305-321.
Correia, V., Araújo, D, Duarte, R., Travassos, B., Passos, P., & Davids, K. (2012). Changes in practice task constraints shape decision-making behaviours of team games players. Journal of Science and Medicine in Sport, 15, 244-249 DOI: 10.1016/j.jsams.2011.10.004.
Travassos, B., Araújo, D., Davids, K., Vilar, L., Esteves, P., & Correia, V. (2012). Informational constraints shape emergent functional behaviors during performance of interceptive actions in team sports. Psychology of Sport & Exercise, 13, 216-223.
Correia, V., Araújo, D., Davids, K., Fernandes, O., & Fonseca, S. (2011). Territorial gain dynamics regulates success in attacking sub-phases of team sports.Psychology of Sport & Exercise, 12, 662-669. doi:10.1016/j.psychsport.2011.06.001.
Correia, V., Araújo, D., Craig, C., & Passos, P. (2011). Prospective information for pass decisional behavior in rugby union. Human Movement Science, 30, 984–997. doi:10.1016/j.humov.2010.07.008.
Duarte, R., Araújo, D., Fernandes, O., Fonseca, C., Correia, V., Gazimba, V., Travassos, B., Esteves, P., Vilar, L., & Lopes, J. (2010). Capturing complex human behaviors in representative sports contexts with a single camera. Medicina (Kaunas), 46(6), 408-414.
Travassos, B., Araújo, D., Correia, V., & Esteves, P. (2010). Eco-Dynamics Approach to the study of Team Sports Performance. The Open Sports Sciences Journal, 3, 56-57.
Correia, V., & Araújo, D. (2009). Tau influence on decision making in basketball. Revista de Psicologìa del Deporte, 18 (Suppl.S), 475-479.

Publicações em atas de encontros científicos
Correia, V., & Araújo, D. (2009). Influência do tau na tomada de decisão no basquetebol. Cuadernos de Psicologia del Deporte, 9, 88.

Outras publicações
Araújo, D., Balagué, N., Bootsma, R., Mateus, J., & Correia, V. (2010). Preface to 2nd International Congress of Complex Systems in Sport and 10th European Workshop on Ecological Psychology. International Journal of Sport Psychology, 41(4), 1-3.

Comunicações
Correia, V. (2012). A utilização de ambientes virtuais na investigação da performance desportiva. XIII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, 26-27 Outubro, Lisboa, Portugal.
Correia, V., Araújo, D., Craig, C. (2012). Informational constraints on passing performance in field and virtual performance contexts. 12th European Workshop on Ecological Psychology, June 27-30, 2012, Miraflores de la Sierra, Madrid.
Correia, V. & Vilar, L. (2012). Implications of the person-environment scale of analysis for practice organisation. Seminário “Advanced Topics in Skill Acquisition: An Ecological Dynamics Framework”, Lisboa, Portugal, Janeiro, 2012.
Correia, V. & Araújo, D. (2011). Manipulação de constrangimentos em contextos naturais e contextos virtuais para estudar a tomada de decisão no Rugby. XII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, 4-5 Novembro, Portimão, Portugal.
Duarte, R. F., Araújo, D., Richardson, M.J., Correia, V., Marques, P. (2011). Assessing player-team synchrony in top level professional football. II Simpósio da Performance Desportiva do CIDESD, 8-9 October, Covilhã, Portugal.
Correia, V., Araújo, D., Duarte, R., Travassos, B., & Davids, K. (2011). Varying initial conditions of a 1vs2 rugby task affects decision making behaviours. 13th European Congress of Sport Psychology. 12-17 Julho, Funchal, Madeira, Portugal.
Correia, V., Araújo, D., Travassos, B., & Davids, K. (2010). Dynamic decisional behavioural patterns in 1v2 rugby union sub-phases. 3rd International Congress of Complex Systems in Medicine and Sport, 15-18 Setembro, Kaunas, Lituânia.
Travassos, B., Araújo, D., Esteves, P., Correia, V. & Davids, K. (2010) Spatiotemporal Patterns of Coordination Determines Pass Efficacy. 11th European Workshop on Ecological Psychology, 9-12 Junho, Fréjus, França.
 

Voltar

Didácticas Específicas

António Manuel da Conceição Guerreiro

Participação em projetos

Membro de Projeto em rede de investigação coordenado pela FC/Unesp-Bauru/SP-Brasil sobre “Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos”, integrando investigadores de UFSCar-SP-Brasil, FFC/Unesp-Marília/SP-Brasil, Universidade de Holguín, Cuba, Universidade de Sevilha – Espanha e ESEC/ Universidade do Algarve, Portugal. Este projeto é apoiado pela FAPESP (agência de financiamento de pesquisa do Brasil).
Membro da comissão de acompanhamento do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2.º ciclos do ensino básico, por nomeação ministerial, entre 2005 e 2011.
Projeto de investigação Práticas Profissionais dos Professores de Matemática financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008).

Publicações em livros e capítulos (2010 - ... )

Guerreiro, A. (2014). Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas. In Ponte, J. P. (Org.) Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 237-257). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Menezes, L.; Tomás Ferreira, R.; Martinho, H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In Ponte, J. P. (Org.) Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2013). Labirintos estatísticos: os números e as letras. In Carvalho, J. C. (Org.) Arte e Ciências em Diálogo (pp. 161-171). Coimbra: Grácio Editor.

Publicações em revistas nacionais e internacionais com revisão de pares (2010 - …)

Guerreiro. A. (2017). Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol.Extr.(6), 389-394.

Martins, C., & Guerreiro. A. (2017). Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol.Extr.(6), 395-399.

Guerreiro, A.; Tomás Ferreira, R.; Menezes, L. & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké – FE/UNICAMP & FEUFF – v. 23, n. 44 – julho/dezembro.

Rodríguez-Miranda, F. P.; Sousa, C.; O. Toscano, M. & Guerreiro, A. (2015). Das Políticas Educativas às Práticas de Sala de Aula: Algumas Contribuições Transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 01, 109 – 129.

Batista, D.; Guerreiro, A. e Lopes, A. (2015). Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas. Educação e Matemática, 131, Janeiro/Fevereiro 2015, p. 38-44.

Sousa, C. & Guerreiro, A. (2014). Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação, v. 39, n.º 3, 567-576.

Menezes, L.; Guerreiro, A.; Martinho, M. H. & Tómas Ferreira, R. A. (2013). Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus, Journal of Education, 1, 3, 44-75.

Guerreiro, A. (2013). Comunicação matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Da Investigação às práticas, 3(2), 31–52.

Guerreiro, A. (2011). Conceções e práticas de comunicação matemática. Indagatio Didactica [Online], Volume 3 Número 1, Março 2011, p. 25-40. [Acesso em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewArticle/912]

Guerreiro, A. (2011). Imposição ou negociação de significados matemáticos. Educação e Matemática, 115, Novembro/Dezembro 2011, p. 73-75.

Pereira, E., Gago, L. & Guerreiro, A. (2010). Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade. Educação e Matemática, 106, Janeiro/Fevereiro 2010, p. 3-6.

Outras publicações (atas de eventos científicos) (2010 - …)

Guerreiro, A. & Martins, C. (2018). Avaliação e comunicação na aula de Matemática: das perceções às práticas. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 83-96). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Graça, S.; Ponte, J. P. & Guerreiro (2018). As representações dos números racionais na perspetiva dos alunos do 5.º ano de escolaridade. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 172-186). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Bernardino, L. & Guerreiro, A. (2018). Uma abordagem aos sistemas de equações no 8.º ano. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 229-246). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Guerreiro, A. (2017). Variações em Transformações Geométricas: Uma análise ao trabalho desenvolvido por futuros professores de matemática no âmbito da sua formação inicial. In Libro de actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. CB 1162 (pp. 333-341). Madrid, España: Federación Iberoamericana de Educación Matemática.

Guerreiro, A. & Martins, C. (2017). Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 330-342). Viseu, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Guerreiro, A. & Martins, C. (2017). Articulação entre avaliação e comunicação na aula de matemática: Contributos para a aprendizagem dos alunos. In Libro de actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. CB 1304 (pp. 23-31). Madrid, España: Federación Iberoamericana de Educación Matemática.

Martins, C. & Guerreiro, A. (2017). Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, G. Santos, M. Cardoso, J. Sousa, E. Silva & C. Teixeira (Eds.), Livro de atas do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017 (pp. 385-392). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2016). Bandeiras dos países: recurso para o ensino dos racionais. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 129–141). Évora: SPIEM.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2016). Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão, Algarve, Portugal. In Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R. A., Vale, I., & Guimarães, H. (Eds.) (2016). Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 169–182). Porto: APM.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2015). Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal. Atas Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra: EMeLP.

Guerreiro, A. & Graça, S. (2015). Leitura matemática e texto literário: construção de tarefas para a sala de aula (poster). Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 305-307). Évora: APM.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2015). As ordens por decifrar do homem duplicado de José Saramago: teorias do caos e das probabilidades matizadas pelo senso comum. In Leão, I. P.; Mendes, M. C. & Lira (Eds.) Atas do Congresso Internacional 2015 As Artes e As Ciências em Diálogo (pp. 146-153). Porto: Green Lines Institute.

Guerreiro, A., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2013). Mathematical communication: Teachers’ recognition of the singularity of students’ knowledge, Proceedings of CERME 8.

Guerreiro, A. (2013) Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: Conceitos e processos matemáticos. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 451-465). Braga: APM.

Carmo, B. & Guerreiro, A. (2013). Robótica Educativa e Raciocínio Matemático no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas Ensinar e Aprender Matemática com Criatividades 2013 (pp. 89-101). Viana do Castelo: ESE.

Guerreiro, A., Ponte, J. P. & Serrazina, L. (2013). Mathematical Communication: Teachers´ recognition of the singularity of student´ knowledge.  Atas do Eighth Congress of European Research in Mathematics Education (no prelo). Turkey (Antalya): ERME.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2013). Labirintos estatísticos: os números e as letras. Atas do Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo (no prelo). Faro: UAlg.

Guerreiro, A. (2012). O que é que a Maria quer saber? Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012, pp. 296-306. Castelo de Vide: SPIEM

Guerreiro, A. & Serrazina, L. (2011). Conceptions and Practices of Mathematical Communication. Atas do Seventh Congress of European Research in Mathematics Education, pp. 2650-2659. Poland (Rzeszów): ERME.

Guerreiro, A. (2011). Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura em educação básica. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pen) − Póvoa de Varzim: SPIEM.

Guerreiro, A. (2011). Negociação de significados na sala de aula de matemática: práticas entre professoras e alunos do 1.º ciclo. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pen). Lisboa: APM.

Serrazina, L., Canavarro, A. P., Guerreiro, A., Rocha, I. & Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos da investigação. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM.

Guerreiro, A. (2010). O papel do outro (aluno) na comunicação matemática, práticas de uma professora do 1.º ciclo. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010 (CD). Lisboa: FCT Universidade Nova.

Guerreiro, A. (2010). Gostamos tanto, quando eles acertam logo. Comunicação Matemática no 1.º ciclo. Atas do XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (CD), pp. 240-253. Lisboa: GTI APM.

Guerreiro, A. & Menezes, L. (2010). Comunicação Matemática: Na busca de um entendimento comum. Atas do XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (CD), pp. 137-143. Lisboa: GTI APM.

Guerreiro, A. (2010). Concepções e Práticas de Comunicação Matemática. Atas do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (pp. 100-104). Aveiro: CIDTFF UA.

Orientador de relatórios/teses de mestrado (concluídas) (2010 - …)

Cátia Verena Pires Calisto Viegas (orientação em parceria), Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2018.

Paula Cristina Silva de Carvalho, Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional. Mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Universidade do Algarve, 2017. 

Marta Cristina Varela Pereira, Perímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Alexandra Gomes Canal de Sousa, Conexões Matemáticas na Educação Pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2016.

Andreia Filipa Reis Lopes, A exploração de padrões em contexto de Jardim de Infância. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2016.

Sofia Isabel Andrade Graça, Etnomatemática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Ana Cristina Nogueira Tendinha, Resolução de problemas de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Maria José Felisberto Matias de Carvalho, Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo os números da Mimocas. Mestrado em Educação Especial – Domínios Cognitivo e Motor, Universidade do Algarve, 2015.

Verónica Sofia Felizardo Janota, Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Tânia Cristina Vargas André, O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Mafalda Sofia da Silva Guerreiro, Padrões de Gustav Klimt: Uma experiência matemática no pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Diogo Marques Baptista (orientação em parceria), Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Ema Cristina Inácio Pinto, Necessidades educativas especiais: Resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Isabel Martins Domingos Campos, Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Sara Cristina Amaral Sousa, Cálculo Combinatório na Educação Pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2014.

Bruna Santos do Carmo, A Robótica Educativa no desenvolvimento do Raciocínio Matemático. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2013.

Tânia Sofia Santos Oliveira (orientação em parceria), A investigação Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2012.


Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves

Publicações
Conceição, A. C., Coelho, A. C., & Dionísio Gonçalves, C. (2018). Estratégias de motivação na formação matemática dos alunos no Ensino Superior, Livro de Resumos do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática ENSPM, 9, 10 e 11 de julho, Bragança.

Coelho, A. C., Cavaco, T., Dionísio Gonçalves, C., Horta, H., Baião, A., Correia, R., Vinagre (2018). Edição 2016 da Feira de atividades em ciências para a Educação Pré-Escolar – uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à sociedade (NO PRELO, mas a ser publicada brevemente na Revista Interacções).

Coelho, A. C., Cavaco, T., Dionísio Gonçalves, C., Horta, M. H., Baião, A., Correia, R., Vinagre. A. (2017). Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-escolar – Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à sociedade. In Livro de Resumos do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências (pp. 68-69), 10 a 12 de julho de 2017, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Acessível através de https://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/conteudo/pdf/ livroResumos.pdf.

Dionísio Gonçalves, C., Correia; M., Freire, A., & Valadas, S. (2017). Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Livro de Resumos do Porto International Conference on Research in Education (pp.194). Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Acessível através de https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/).

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Mendes, T., & Cunha, R. (2017). Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula. In Livro de Resumos do Porto International Conference on Research in Education (pp.98). Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Acessível através de https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/)

Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2017). Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Praticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores. In 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 41), Setúbal, Instituto politécnico de Setúbal (Acessível através de http://cnappes.org/files/2014/03/cnappes-2017-booklet.pdf)

Dionísio Gonçalves, C. (2016). O Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Conceções e Práticas de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Tese de Doutoramento, Universidade de Évora). Acessível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/18450

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R., Horta, H. & Guerreiro, A. (2015). Feiras de Atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Interacções11(39) 511-527. Acessível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/ article/view/8755/6313

Dionísio Gonçalves C., Guerreiro, M. & Jesus, M. E (2015). Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Interacções,11(39) 693-707. Acessível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/8769/6327

Gonçalves, I. J., Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2015). A criatividade em crianças do pré-escolar estudada a partir de situações problema. In Livro de Resumos da Conferência sobre Educação, Pedagogia e Inovação (CEPI 2015) (pp. 11-12), Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo, Escola Superior de Educação do Branco. (Acessível em http://cepi15.ipcb.pt/wp-content/uploads/2015/06/livro-de-resumos_total-...

Dionísio Gonçalves, C., Valadas, S., & Freire, A. M., (2011). Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC. Acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1836

Dionísio Gonçalves, C., Barros, J., & Monteiro, R. (2009). Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC. Acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1846

Dionísio Gonçalves, C., Coelho, A. C. (2007). A Luz Química do Pirilampo na Educação Pré-Escolar. Livro de Resumos do 5º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, pp. 41. 8, 9 e 10 de Novembro, Universidade do Minho, Braga.

Dionísio, C. (2004). O ensino das Ciências da Natureza numa Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem pela via da Química (Estudo de Caso). Dissertação de Mestrado, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Documento não publicado, mas acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1938).

Ramos, C., Jesus, E., Dionísio, C. (2002), Estudo de um Ecossistema, Painel apresentado no 6º Fórum Ciência Viva, 10, 11 e 12 de Maio, Pavilhão Atlântico, Parque das Nações, Lisboa.

Sousa, M. N., Silva, V., Monteiro, R., Dionísio, C., (2001), O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio, Livro de Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica, 18 a 20 e Outubro, Instituto Politécnico de Viseu.

Dionísio, C., Monteiro, R., Coelho, C., (1999), Aplicação da Biotecnologia à Educação em Ciências: Biociências para todos, Livro de Actas do VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, pág. 88 e 89, 28 a 30 e Outubro, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, Campus da Penha, Faro.

Dionísio, C., Galvão, H., Miguel, R., (1998), Toxic Cyanobacteria blooms in the Guadiana River, southern Portugal. Abstract of 4th International Conference on toxic Cyanobacteria, 27 Sep. - 1 Oct., Beaufort, North Carolina, U. S. A.

Comunicações
Dionísio Gonçalves, C., Manuel, I. C., & Coelho, A. C. (2018). Estratégias de educação ambiental na educação pré-escolar. Comunicação oral apresentada nas XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. 20 a 22 de abril de 2018 no Cinema Charlot e Escola Secundária du Bocage em Setúbal.

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Mendes, T., & Cunha, R. (2017). Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula. Comunicação apresentada no Porto International Conference on Research in Education, 19 a 21 de julho de 2017. Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Dionísio Gonçalves, C., Correia; M., Freire, A., & Valadas, S. (2017). Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no Porto International Conference on Research in Education, 19 a 21 de julho de 2017. Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2017). Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Praticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores. Comunicação apresentada no 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 13 e 14 de julho de 2017, Setúbal, Instituto politécnico de Setúbal.

Coelho, A., Dionísio Gonçalves, C. (2017). Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem. Livro de Resumo do ALGARMAT (pp.25). Portimão, Escola Poeta António Aleixo.

Gonçalves, I. J., Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2015). A criatividade em crianças do pré-escolar estudada a partir de situações problema. Comunicação apresentada na Conferência sobre Educação, Pedagogia e Inovação (CEPI 2015) (pp. 11-12), 5-6 de junho de 2015, Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo, Escola Superior de Educação do Branco.

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R., Horta, H. & Guerreiro, A. (2014). Feiras de Atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Comunicação sob a forma de Mostra de Atividades e/ou Recursos Educativos, apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2 - 5 de Março de 2014, Faro, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, ISBN 978-989-20-4826-0.

Dionísio Gonçalves, C., Valadas, S., & Freire, A. M., (2011). Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC. Comunicação oral apresentada no XIV Encontro de Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e Cidadania, 29 de Setembro – 1 de Outubro, Braga, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-04-8. (acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1836).

Dionísio Gonçalves, C., Barros, J., & Monteiro, R. (2009). Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC. Comunicação oral apresentada no XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências - Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, 24-26 Setembro, Castelo Branco, Portugal. ISBN: 978-989-95831-2-2. (acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1846).


Carlos Miguel da Silva Ribeiro

Publicações
Teses
1.        Ribeiro, C., M., (2011). O desenvolvimento profissional de duas professoras do 1.º Ciclo, envolvidas num grupo de trabalho colaborativo, partindo da modelação das suas aulas de matemática. Huelva: Facultad de Educación de la Universidad de Huelva (PhD thesis).
2.        Ribeiro, C. M. (2008). Modelação de uma aula de Matemática do 1.º ciclo sob o ponto de vista cognitivo. Huelva: Facultad de Educación de la Universidad de Huelva (Tese de Master).
3.        Ribeiro, C. M. (2001). Códigos detectores de erros em grupos e quase-grupos. Coimbra: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Tese de Mestrado).
Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
1.        Fragoso, A., Gonçalves, T., Ribeiro, C. M., Monteiro, R., Quintas, H., Bago, J., Fonseca, H. M., A., & Santos, L., (2013). Mature students transition processes to higher education: Challenging traditional concepts?, Studies in the Education of Adults, 45(1), to appear.
2.        Ribeiro, C. M., Carrillo, J. & Monteiro, R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. RELIME 15(1), 277-310. (WOS: 000302674200005)
3.        Ribeiro, C. M., & Carrillo, J. (2012). Discussing a teacher MKT and its role on teacher practice when exploring data analysis. PNA, 6(3), 105-114.
4.        Figueiras, L., Ribeiro, C. M., Carrillo, J., Fernández, S. & Deulofeu, J. (2011). Teacher’s advanced mathematical knowledge for solving mathematics teaching challenges: a response to Zazkis and Mamolo. For the Learning of Mathematics 31(3), 26-28.
5.        Ribeiro, C. M. (2011). A importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática lectiva de uma professora: discutindo um modelo de análise. Zetekité, 19(35), 71-102.
6.        Ribeiro, C. M. (2011). Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representações. Educação e Pesquisa, 37(2), 407-422. ISSN: 1517-9702
7.        Ribeiro, C. M. (2010). O impacto da modelação no processo de ensino‑Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano. Bolema, 23(37), 977-1004. (WOS: 297797400010)
8.        Ribeiro, C. M., Monteiro, R. & Carrillo, J. (2010). ¿Es el conocimiento matemático del profesorado específico de su profesión? Discusión de la práctica de una maestra. Educación Matemática, 22(2), 93-108.
9.        Ribeiro, C. M. (2009). Conhecimento Matemático para Ensinar: uma experiência de formação de professores no caso da multiplicação de decimais. Bolema, 22 (34), 1-26. (WOS: 274255400001)
Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica
1.        Ribeiro, C. M., Carrillo, J., & Monteiro, R. (2011). Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de matemática. Revista Portuguesa de Educação, 24(2), 135-158.
2.        Ribeiro, C. M. (2011). Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor. Analisando a prática de Ana, uma professora do 1.º Ciclo. Indagatio Didactica, 3(1), 41-58. ISSN: 1647-3582.
3.        Ribeiro, C. M. & Martins, F. (2010). Sondagens versus censos. Uma primeira discussão do conhecimento matemático para ensinar organização e tratamento de dados. Exedra, 3, 33-50.
Atas de encontros científicos
1.        Jakobsen, A., Thames, M. & Ribeiro, C., M. (2013). Delineating issues related to Horizon Content Knowledge for mathematics teaching. In proceedings of CERME 8, (pp. to appear). Antalia.
2.        Ribeiro, C., M., Gonçalves, T., Quintas, H., Monteiro, R. & Fragoso, A. (2013). Multidimensional perspectives of non-traditional students and professor in the Universities of Aveiro and Algarve. In T. Gonçalves, C. Doutor & A. Fragoso (Org.), Non-Traditional students in Higher Education: Looking beyond (in)success and dropout, (pp. to appear). Universidade do Algarve.
3.        Jakobsen, A. & Ribeiro, C. M. (2013). Teachers’ reflections on non‑standard students work. In M. Ogunniyi, O. Amosun, K. Langenhoven, S. Kwofie & S. Dinie (Eds.), Proceeding of the 21st Annual meeting of the Southern African Association for Research in Mathematics, Science and Technology Education International Congress on Mathematics Education, (pp. 44-54), Cape Town, South Africa.
4.        Ribeiro, C., M. (2012). Conocimiento matemático de futuros maestros sobre fracciones. El rol de la unidad. In A. Estepa, A. Contreras, J. Deulofeu, M. C. Penalva, F. J. García, L. Ordoñez (Eds.) Investigación en Educación Matemática XVI (pp. 447-455). Jaén: SEIEM.
5.        Doutor, C., Marrocos, L., Quintas, H., Ribeiro, C., M. & Fragoso, A. (2012). Learning ICT later in life: looking for relationships with active ageing. In S. J. Krasovec & M. Radovan (Eds.), Intergenerational solidarity and older adult’s education in community: Conference papers (pp. 280-287). Ljubljana: Faculty of Arts, University of Ljubljana.
Ribeiro, C. M. & Carrillo, J. (2012). The role of MKT in classroom practice. In ICME (Ed.), 12th International Congress in Mathematics Education (12th ICME) (pp. 4705-4713). Seoul (Coreia): ICME.

Comunicações
1.       Martins, F., Caseiro, A. & Ribeiro, C., M. (2013). Subtraindo com significação – discutindo aspetos do conhecimento do professor. Comunicação oral apresentada no XIX Encontro Nacional de Professores de Matemática (ProfMat 2013) que se realizou de 21 a 23 de março em Albufeira.
2.        Jakobsen, A., Thames, M. & Ribeiro, C., M. (2013). Delineating issues related to Horizon Content Knowledge for mathematics teaching. Comunicação oral apresentada no CERME 8 que decorreu de 6 a 10 de fevereiro em Antalia, Turquia.
3.        Carreño, E., Ribeiro, C. M., & Climent, N. (2013). Specialized and horizon content knowledge – discussing prospective teachers knowledge on polygons under two conceptualizations of teachers knowledge. Comunicação oral apresentada no CERME 8 que decorreu de 6 a 10 de fevereiro em Antalia, Turquia.
4.        Nascimento, M., M., Martins, J., A., Martins, F., Vara Pires, M., Martins, C., Rodrigues, M., Castro, J., Caseiro, A. & Ribeiro, C., M. (2012). Atribuindo significado às resoluções de alunos – um ponto de partida para discutir o conhecimento de futuros professores em Otd. Comunicação oral apresentada no III Encontro Nacional de Educação Básica que decorreu de 12 a 13 de Outubro em Aveiro.
5.        Ribeiro, C. M. & Jakobsen, A. (2012). Prospective teachers’ mathematical knowledge of fractions and their interpretation of the part-whole representation. Comunicação oral apresentada no Children’s Mathematical Education que se realizou de 2 a 5 de Julho em Reszow, Polónia.
6.        Jakobsen, A. & Ribeiro, C. M. (2012). Teachers’ reflections on a mathematical task of teaching: teachers’ knowledge when figuring out non‑standard students work. Comunicação oral apresentada no PME36 que se realizou de 18 a 22 de julho em Taipei, Taiwan.
Ribeiro, C. M. & Carrillo (2011). Discussing Maria’s MKT and beliefs in the task of teaching. Comunicação oral apresentada no SEMT 11, que se realizou de 21 a 26 de Agosto em Praga.


Rute Cristina Correia Rocha Monteiro

Publicações
Monteiro, R. & Carrillo, J. (2009). Teaching Modelisation and Professional Knowledge. In: Robert V. Nata (Ed.). Progress in Education, Vol. 18, Chapter 2. Nova Publishers. ISBN: 18978-1-60876-117-3.
Santos, C.S. & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental (Aplication of science knowledge for teaching about cell – an instrumental case study). Investigações em Ensino de Ciências, 17(2). (DOAJ, LATINDEX, LivRe, IRESIE)
Ribeiro, C. M., Carrillo, J. & Monteiro, R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática. Exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. Relime, 15(1), 277-310. (ISI)
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2010). Teacher Scripts in Science Teaching. Teaching and Teacher Education, 26(6), 1269-1279. (ISI)
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2008). Emergent Theorisations in Modelling the Teaching of Two Science Teachers. Research in Science Education, 38(3), 301-319. (ISI)
Monteiro, R. (2006). La Enseñanza de las Ciencias Naturales desde el Análisis Cognitivo de la Acción. (The teaching of natural science from cognitive analysis of the action).  Ph.D. Thesis. University of Huelva, Spain. ISBN: 978-84-92679-83-6 D.L.; H 15-2009
Marques, E. & Rocha-Monteiro, R. (1997-2001). Estudar Ciências da Terra e da Vida 10º ano: Actividades de aprendizagem. Porto: Porto Editora, Portugal. ISBN: 972-0-42160-6.
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2009). Guiones de acción de un profesor novel de ciencias a partir de la modelización de la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, 27(1), 77-88. (LATINDEX, SCOPUS)
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2007). Análise cognitiva da prática do professor de ciências recorrendo à modelação do ensino. Revista de Educação, XV(1), 5-20.
Santos, C.S., Monteiro, R. & Ribeiro, C.M. (2012). Conhecimento das ciências para o ensino da célula: um estudo de caso instrumental. Poster III Encontro Nacional de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB. 12-13Out., Aveiro, Portugal. 
Luís, M. & Monteiro, R. (2011). Hipótese de Progressão Conceptual sobre a germinação e a reprodução assexuada no âmbito do estudo da reprodução nas plantas. (Conceptual Progression hypothesis about germination and asexual reproduction in the study of plants reproduction). Oral presentation in the XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. 30 June to 2 July, Guarda, Portugal.
Santos, C. & Monteiro, R. (2011). Tipos de conhecimento de dois professores de ciências da natureza quando abordam o tema “A Célula” em sala de aula. (Types of knowledge of two science teachers when teaching about “The cell” in the classroom). Oral presentation in the XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. 30 June to 2 July, Guarda, Portugal.
Luís, M. & Monteiro, R. (2011). Conceptual progression hypothesis study about asexual reproduction and germination in plant reproduction. World conference on new trends in science education. 19-23 sept. 2011, Kusadasi, Turkey.
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2009). Os Scripts como elementos de reflexão para professores de Ciências. (The scripts as reflection elements to science teachers). Oral presentation in the XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e formação: ciência, Cultura e Cidadania, 24-26 Sept., Castelo Branco, Portugal. ISBN: 978-989-95831-2-2.
Gonçalves, C., Barros, J. & Monteiro, R. (2009). Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC. Comunicação XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, 24-26 Sept., Castelo Branco, Portugal. ISBN: 978-989-95831-2-2.

Comunicações
Monteiro, R., Carrillo, J. & Aguaded, S. (2008). Teacher Scripts in Biology. European Reserachers in Didactics of Biology. Freudenthal Institute for Science and Mathematics Education – Utrecht University. 16-20 Sept., Utrecht, Netherlands.
Monteiro, R. & Gonçalves, S. (2006). Os mapas conceptuais e a organização do conhecimento escolar. Comunicação XIX Congreso de ENCIGA. Asociación de Enseñantes de Ciencias de Galícia”, 23-25 Nov., Póvoa do Varzim, Portugal. Proceedings: 61, 133-134. ISSN: 0214-7807
Sousa, N., Silva, V., Monteiro, R. & Dionísio, C. (2001). O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio. Poster IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, Viseu, Portugal.
Monteiro, R., Aguaded, S. & Carrillo, J. (2006). Los guiones de acción como elementos de reflexión para el profesorado de ciencias. Comunicación XXII Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales. 13-16 Sept., Zaragoza, España. ISBN: 84-7733-845-0.
Monteiro, R. & Aguaded, S. (2004). Concepciones y prácticas respecto al trabajo de campo en ciencias: el caso de un profesor novel. Comunicación XXI Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, San Sebastian, España. Actas, 125-130. ISBN: 84-8373-643-8.
Monteiro, R. & Aguaded, S. (2002). Concepciones declaradas de los profesores formadores de futuros profesores sobre el trabajo de campo en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias naturales. Comunicación XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, La Laguna, Tenerife, España. Actas, 183-190. ISBN: 607-5317-4.  Monteiro, R., Sosa, M. & Aguaded, S. (2001). Las concepciones de los alumnos de secundaria y enseñanza superior sobre las marismas. (Misconceptions of secondary and university students about marsh). Oral presentation at VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Barcelona, Spain. Proceedings, 83-84. ISSN: 0212-4521.