Carla Gonçalves

Nome: Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves
Área Científica: Ciências Físicas e Químicas
Categoria:Professora Adjunta
Grau: Doutora
E-mail: cdionis@ualg.pt
Gabinete:35
Extensão: 6129

Nota biográfica
Professora Adjunta do Departamento das Ciências Exatas, Naturais e do Desporto; Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve;
Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Évora, em 2016);
Mestre em Química para o Ensino (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2004);
Licenciatura em Química Tecnológica (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1996);
Membro da Direção do Curso de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.Membro da Comissão de Creditação do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Membro de júri de provas dos Relatórios no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB);
Orientadora de relatórios de investigação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada dos Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB);
Supervisora de Estágios no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) na vertente de Estudo do Meio (1º CEB) e de Ciências Naturais (2º CEB), desde 2012.
Coordenadora, pela ESEC no ano letivo 2017/2018; para a divulgação da UAlg, no âmbito do projeto UAlg Experience, nomeadamente no que diz respeito à coordenação do Dia Aberto, Cursos de Verão e outras atividades de promoção, no âmbito da ESEC em cooperação com as restantes unidades orgânicas e a UAlg.
Responsável pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (anos 2018/2020).
Membro da Comissão de Coordenação e Formadora no Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC), de 2006 a 2010.
Responsável pela dinamização de vários ateliês no âmbito da Educação em Ciências na no 1º e 2º CEB (2018, 2017 e 2016) e no âmbito da Sensibilização às Ciências na Educação Pré-Escolar (2017 e 2015).

 - Formadora certificada (pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) em diversas ações/oficinas de formação, destacando-se:

“Exercícios de Investigação em Educação em Ciências” (Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra, janeiro a abril de 2018 e Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio, de maio a julho de 2018)Ensino Experimental das Ciências: Motivar e Praticar” (Centro de Formação Ria Formosa, de março a julho de 2018)
“Ensino por Investigação na Aprendizagem das Ciências no séc. XXI” (Centro de Formação de Professores Portimão e Monchique, abril de 2018);
 “Descobrindo e reconstruindo o valor do Ensino Experimental das Ciências no 1º e 2º CEB” (2014);
“Desenvolvimento de Competências de Avaliação e Supervisão em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico” (2010);
“Desenvolvimento de Competências de Supervisão no Ensino das Ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” (2006 a 2009), sendo membro da equipa de coordenação de algumas dessas ações/cursos/oficinas;

Membro da Comissão organizadora da “Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-escolar” que decorreu na ESEC/UAlg (2018, 2016, 2014, 2013 e 2006);
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do XV Encontro Nacional em Educação em Ciência (ENEC), que se realizou em 2014 na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC/UAlg);
Membro da Comissão de Creditação (2010) do Curso de Mestrado em Dinamização das Ciências em Contexto Escolar e Membro da Equipa Proponente desse Mestrado (2007);
Membro da Comissão de Reestruturação Curricular dos Cursos de Educação de Infância, de Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Formação de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, em Licenciatura de Educação Básica, Mestrado em Educação Pré-escolar e Mestrado em Educação nos 1º e 2º Ciclos, à luz do processo de Bolonha e do Projeto de Decreto-Lei que regulamenta as Habilitações Profissionais para a docência (2006/2007);
Membro da Subcomissão de Reestruturação Curricular do Mestrado em Educação nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (2006/2007);
Membro da Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve (de 2005 a 2007);
Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve (de 2003 a 2008);
Membro do Conselho Pedagógico (2004/2005).

Áreas de lecionação
Didática de Estudo do Meio

Didática das Ciências

Literacia Científica

Atividades de Investigação em Ciências

Metodologias de Investigação em Educação

Ciências Físicas e Químicas para educadores e professores do 1º e 2º CEB

Atividades Práticas e Experimentais para educadores e professores do 1º e 2º CEB

Supervisão de Professores do Ensino Básico 1º e 2º CEB

Ecologia e Meio Ambiente

Biologia Animal e Ambiente (componente de Ambiente)


Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Educação em Ciências na Educação Pré-Escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Didática das Ciências Experimentais para a Educação Pré-Escolar e Professores do 1º e 2º CEB
Didática da Física e da Química
Supervisão e Formação de Professores no ensino das Ciências
domínio atual de investigação centra-se, mais precisamente, nas conceções e prática de professores do 1º CEB, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências (EEC). Anteriormente já se tinha debruçado sobre a importância do EEC para os alunos do 1º CEB.

Centros de investigação
Membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e as organizações da Universidade do Algarve (CIEO), Linha B (de 2012 até janeiro de 2018).
Membro, não doutorado, do Centro de Investigação em Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mais concretamente no Science Education Research Group (SERG) (de 2009 até 2011).


Participação em projetos
 - Investigadora no projeto intitulado “o meu primeiro projeto de investigação em biologia molecular” (2012/2013);
 - Consultora Pedagógico-Científica do Projeto “Sítio dos Pequenos”, promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira (2009/2010);
 - Projeto Aprender com a Água, Concurso Ciência Viva VI (2006/2007);
 - Projeto proposto pelo Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pelo Ciência Viva, intitulado AQUIVERDE: Aprendizagem de Química numa Abordagem Verde (2002/2005);
 - Projeto proposto pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pelo Ciência Viva denominado Viva a Química - a experiência na escola (2001/2002);
 - Projeto O Ensino das Ciências da Natureza a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem por via da Física e da Química (2000/2001);
 - Projeto Do ar à Água, como Orientadora Pedagógica, realizado pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e algumas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Faro (1999/2000);


Públicações
Conceição, A. C., Coelho, A. C., & Dionísio Gonçalves, C. (2018). Estratégias de motivação na formação matemática dos alunos no Ensino Superior, Livro de Resumos do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática ENSPM, 9, 10 e 11 de julho, Bragança.

Coelho, A. C., Cavaco, T., Dionísio Gonçalves, C., Horta, H., Baião, A., Correia, R., Vinagre (2018). Edição 2016 da Feira de atividades em ciências para a Educação Pré-Escolar – uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à sociedade (NO PRELO, mas a ser publicada brevemente na Revista Interacções).

Coelho, A. C., Cavaco, T., Dionísio Gonçalves, C., Horta, M. H., Baião, A., Correia, R., Vinagre. A. (2017). Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-escolar – Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à sociedade. In Livro de Resumos do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências (pp. 68-69), 10 a 12 de julho de 2017, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Acessível através de https://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/conteudo/pdf/ livroResumos.pdf.

Dionísio Gonçalves, C., Correia; M., Freire, A., & Valadas, S. (2017). Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Livro de Resumos do Porto International Conference on Research in Education (pp.194). Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Acessível através de https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/).

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Mendes, T., & Cunha, R. (2017). Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula. In Livro de Resumos do Porto International Conference on Research in Education (pp.98). Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Acessível através de https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/)

Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2017). Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Praticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores. In 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 41), Setúbal, Instituto politécnico de Setúbal (Acessível através de http://cnappes.org/files/2014/03/cnappes-2017-booklet.pdf)

Dionísio Gonçalves, C. (2016). O Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Conceções e Práticas de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Tese de Doutoramento, Universidade de Évora). Acessível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/18450

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R., Horta, H. & Guerreiro, A. (2015). Feiras de Atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Interacções11(39) 511-527. Acessível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/ article/view/8755/6313

Dionísio Gonçalves C., Guerreiro, M. & Jesus, M. E (2015). Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Interacções,11(39) 693-707. Acessível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/8769/6327

Gonçalves, I. J., Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2015). A criatividade em crianças do pré-escolar estudada a partir de situações problema. In Livro de Resumos da Conferência sobre Educação, Pedagogia e Inovação (CEPI 2015) (pp. 11-12), Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo, Escola Superior de Educação do Branco. (Acessível em http://cepi15.ipcb.pt/wp-content/uploads/2015/06/livro-de-resumos_total-...

Dionísio Gonçalves, C., Valadas, S., & Freire, A. M., (2011). Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC. Acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1836

Dionísio Gonçalves, C., Barros, J., & Monteiro, R. (2009). Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC. Acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1846

Dionísio Gonçalves, C., Coelho, A. C. (2007). A Luz Química do Pirilampo na Educação Pré-Escolar. Livro de Resumos do 5º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, pp. 41. 8, 9 e 10 de Novembro, Universidade do Minho, Braga.

Dionísio, C. (2004). O ensino das Ciências da Natureza numa Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem pela via da Química (Estudo de Caso). Dissertação de Mestrado, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Documento não publicado, mas acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1938).

Ramos, C., Jesus, E., Dionísio, C. (2002), Estudo de um Ecossistema, Painel apresentado no 6º Fórum Ciência Viva, 10, 11 e 12 de Maio, Pavilhão Atlântico, Parque das Nações, Lisboa.

Sousa, M. N., Silva, V., Monteiro, R., Dionísio, C., (2001), O Brinquedo Didáctico no Estudo do Meio, Livro de Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciências na Escolaridade Básica, 18 a 20 e Outubro, Instituto Politécnico de Viseu.

Dionísio, C., Monteiro, R., Coelho, C., (1999), Aplicação da Biotecnologia à Educação em Ciências: Biociências para todos, Livro de Actas do VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, pág. 88 e 89, 28 a 30 e Outubro, Escola Superior de Educação, Universidade do Algarve, Campus da Penha, Faro.

Dionísio, C., Galvão, H., Miguel, R., (1998), Toxic Cyanobacteria blooms in the Guadiana River, southern Portugal. Abstract of 4th International Conference on toxic Cyanobacteria, 27 Sep. - 1 Oct., Beaufort, North Carolina, U. S. A.


Comunicações

Dionísio Gonçalves, C., Manuel, I. C., & Coelho, A. C. (2018). Estratégias de educação ambiental na educação pré-escolar. Comunicação oral apresentada nas XXIV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental. 20 a 22 de abril de 2018 no Cinema Charlot e Escola Secundária du Bocage em Setúbal.

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Mendes, T., & Cunha, R. (2017). Viabilidade da utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula. Comunicação apresentada no Porto International Conference on Research in Education, 19 a 21 de julho de 2017. Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Dionísio Gonçalves, C., Correia; M., Freire, A., & Valadas, S. (2017). Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no Porto International Conference on Research in Education, 19 a 21 de julho de 2017. Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2017). Modelo de Relatório Investigativo inserido nas Praticas Pedagógicas dos Cursos de Formação de Educadores e Professores. Comunicação apresentada no 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 13 e 14 de julho de 2017, Setúbal, Instituto politécnico de Setúbal.

Coelho, A., Dionísio Gonçalves, C. (2017). Diálogo entre as Ciências Naturais e a Matemática nos primeiros anos de escolaridade em espaços não formais de aprendizagem. Livro de Resumo do ALGARMAT (pp.25). Portimão, Escola Poeta António Aleixo.

Gonçalves, I. J., Dionísio Gonçalves, C., & Coelho, A. C. (2015). A criatividade em crianças do pré-escolar estudada a partir de situações problema. Comunicação apresentada na Conferência sobre Educação, Pedagogia e Inovação (CEPI 2015) (pp. 11-12), 5-6 de junho de 2015, Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo, Escola Superior de Educação do Branco.

Coelho, A. C., Dionísio Gonçalves, C., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R., Horta, H. & Guerreiro, A. (2014). Feiras de Atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Comunicação sob a forma de Mostra de Atividades e/ou Recursos Educativos, apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2 - 5 de Março de 2014, Faro, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, ISBN 978-989-20-4826-0.

Dionísio Gonçalves, C., Valadas, S., & Freire, A. M., (2011). Percepções de duas Professoras do 1º Ciclo, sobre Actividades preconizadas no EEC. Comunicação oral apresentada no XIV Encontro de Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e Cidadania, 29 de Setembro – 1 de Outubro, Braga, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-04-8. (acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1836).

Dionísio Gonçalves, C., Barros, J., & Monteiro, R. (2009). Concepções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de Evaporação no âmbito do PFEEC. Comunicação oral apresentada no XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências - Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, 24-26 Setembro, Castelo Branco, Portugal. ISBN: 978-989-95831-2-2. (acessível em http://hdl.handle.net/10400.1/1846).

Línguas/Languages  
Língua Leitura Escrita Conversação
English B1 - Utilizadora Independente B1 - Utilizadora Independente B1 - Utilizadora Independente
Español B2 - Utilizadora Independente B2 - Utilizadora Independente B1 - Utilizadora Independente
 Français B1 - Utilizadora Independente A1 - Utilizadora Elementar A1 - Utilizadora Elementar

 

 

Share Partilhar