Bruno Mendes da Silva

Nome: Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva
Área Científica: Ciências da Comunicação
Categoria: Professor Adjunto
Grau: Doutor
E-mail: bsilva@ualg.pt
Gabinete: 84
Extensão: 6217


Nota biográfica
Bruno Mendes da Silva é pós-doutorado no âmbito do projeto “Os Caminhos que se bifurcam:hipóteses de interatividade para o cinema do futuro”, pela Universidade do Algarve (UAlg), doutorado em Literatura e Cinema (Literatura comparada) pela UAlg, pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). É Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação e Coordenador da Área de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da UAlg. Professor Convidado na Saint Joseph University of Macau. Foi realizador e produtor da Teledifusão de Macau (TDM) entre 1995 e 2000 e tem vindo a ser convidado em vários festivais internacionais de vídeo, média-arte digital e cinema como o FRESH (Tailândia), o Dokanema (Moçambique), o Loop (Espanha), o Festival de La Imagen e o Ecologias Digitales (Colômbia) e o FILE (Brasil). Participou em catorze projetos científicos (como investigador responsável ou membro investigador) e é autor de vários livros, capítulos de livros e outras publicações científicas (mais de 60). Conta com várias orientações de teses de doutoramento e mestrado concluídas. É revisor e editor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro da equipa vencedora do Prémio científico  Ceratonia 2008 .

Carreira Profissional
Categoria Atual

Professor Adjunto, Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), Universidade do Algarve, desde maio de 2010


Áreas de lecionação
Comunicação Audiovisual

Áreas de atividade científica e domínio de especialização

Filme experimental interativo
Média e Arte Digital
Cibercultura

​​​​​​​
Centros de investigação
​​​​​​​
Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunidcação (CIAC)

Cargos e Funções atuais
Vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (UAb-UAlg)
Coordenador da Área de Ciências da Comunicação do Departamento de Artes, Comunicação e Design da ESEC

Cargos e Funções Anteriores
Presidente do Conselho Pedagógico da ESEC (entre 2014 e 2015)
Membro do colégiode avaliadores da ESEC (2015/16)

Membro da Comissão Coordenadora de Avaliação dos Docentes da ESEC (2015/16)
Diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação (entre 2010/2014)
Subdiretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação (entre 2009 e 2010)
Membro da Comissão de autoavaliação para a A3ES do curso de Ciências da Comunicação (ano letivo 2013/2014)
Membro da Comissão de Creditação (entre 2009 e 2014)
​​​​Membro do painel de avaliação para o concurso + 23 (Ciências da Comunicação (entre 2009 e 2016)

Responsável ESEC para o Dia Aberto (2012).

  

Outras Funções

Membro do ARTeFACTo  International Scientific and Artistic Committee desde 2018

Membro do Editorial Review Board doInternational Journal of Art, Culture and Design Technologies (IJACDT) desde 2018

Membro do Program Comittee da ARTECH International desde 2012

Membro da Comissão Científica da 11th International Conference on Universal Acess in Human-Computer Interation (Vancouver, 2017)

Membro do Conselho Editorial do Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação vol. 2 (2018)

Membro da Comissão Científica do Colóquio Narrativa, Média e Cognição desde 2017

Membro do Conselho Editorial do Livro A Europa e os Impérios Coloniais na Literatura e no Cinema (2017)

Membro da Comissão Científica do Livro Ditaduras Revisitadas - Cartografias, Memorias e Representações Audiovisuais (2017)

Membro do Conselho Editorial do Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação (2016)

Membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (desde 2016)

Membro da Comissão Científica da Coleção Humanitas (desde 2016)

Responsável UAlg pelo Projeto RECARDI (QREN I&DT, n.º 22997)

Responsável pelos bolseiros CIAC (entre 2010 e 2012)

Membro da comissão técnico/científica da Conferência Videojogos 2011 (Universidade do Porto)

Comissão de horários da ESEC (entre 2009 e 2014)

Responsável pelo Laboratório de Fotografia da ESEC (2015/16)

Moderador de encontros científicos (entre 2010 e 2018) das seguintes organizações: AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento), SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), Artech International e CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação)

​​​​​​​

Revisor Científico
Artefacto – International Conference of Transdiciplinary Studies in Arts, Technology and Society, desde 2018

Revista Estudos de Comunicação, desde 2018

International Journal of Art, Culture and Design Technologies (IJACDT), desde 2017

Revista Portuguesa de Pedagogia, desde 2017

Dos Argarves: A Multidisciplinary-e-Journal, desde 2017

11ª International Conference on Universal Access to Human-Computer Interaction (Vancouver, 2016)

Conferência em Artes Digitais Artech 15

Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG),

desde 2014

Revista Icono 14, Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergente (2010/2014)

Colóquio Internacional Arte e Ciência em Diálogo (UAlg, 2013)

Conferência Videojogos 2012 (UP)

Conferência em Artes Digitais Artech 12

 

Participação em projetos

(Projetos Financiados)
2019/2021 - Play Your Role, JUST/2018/Action Grants, European Commission.
2019/2021 - COST action European Forum for Advanced Practices 
2018/2019 - OSSO: Projeto de Residências Artísticas, DGArtes, nº 63030. Promotores: Associação OSSO, Queen Mary University of London, CIAC/UAlg. 

2016/2019 - 4CDE, Code, Content Creation and Culture for Digital Education, ERASMUS+.
2016/2019 - Projeto ChIMERA - Innovative cultural and creative clusters in the MED area, programa Interreg MED, N.º 746 .       
2011/2014 - RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital, Promotores: EDIGMA, Metatheke, CIAC/UAlg, UAb, CCG/UM, IPVC e UC. QREN I&DT, n.º 22997. Representante da UAlg e investigador.
2013/...        Os Caminhos que se bifurcam, CIAC, Instituto Cultural de Macau, Fundação Oriente e Fundação Macau.
2013/2015 - PRHOLO – O Relações Públicas Holográfico Realista, QREN I&DT, n.º 33845. Promotor SPIC - Sonha Pensa Imagina Comunica, Lda. Investigador.
2009/2011 - Algarte – Estudo sobre o estado das Artes no Algarve. Investigador. Projeto que recebeu o Prémio CERATONIA na área dos Estudos Artísticos, financiado pela Caixa Geral de Depósitos.
2008/2010 - Plataforma Internacional Estable de Unidades Coordinadas de Divulgación Científico – Técnica. Projeto desenvolvido com as Universidades Complutense de Madrid e Múrcia. Projeto financiado pelo Ministério de Industria, Turismo y Comercio, do Governo Espanhol, através do Plan AVANZA 2).
2008/2009 - Euromeduc – Lifelong Learning Programme. Education and Culture DG EU.
2001/2004 - EDUCAUNET- programme d'éducation critique aux risques liés à l'usage d'internet.​​​​​​​

 

 

Projetos com financiamento indireto
2018 - Cultural Adventures – Projeto CIAC de colaboração artística e científica com a Universidade de King Mongkut's, Bangkok.

2010/2012 - The Inner Project – Projecto CIAC no âmbito da experimentação videográfica.


​​​​​​​​​​​​​​

Intervenções
Comunicações em Seminários, Simpósios, Colóquios, Encontros (por convite)

2019 
​​​​​​​Interactive Film, Destinies of Sences Pavilion, The Wrong Biennale (https://thewrong.org/)​​​​​​​
Cadavre Exquis - A Motion-Controlled Interactive Film, 9th international conference on digital and interactive arts (Artech 2019), Braga.​​​​​​​ (...)
2018
Cinema Interativo: 4 hipóteses para o cinema do futuro, UFRN, Departamento de Comunicação, Natal, Brasil Platform 4CDE Code, Content, Creation and Cultura for Digital Education, XII Jornadas da Comunicação, UAlg, Faro.
Os caminhos que se bifurcam: 4 filmes interativos, E-X-S-I, ISMAI/Maus Hábitos, Porto.
2017
4CDE código, conteúdo, criação e cultura para a educação digital, Ciência 2017, Lisboa, Filmar em Macau, II aniversário do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro
Arte, Ciberespaço, Comunicação e Cultura, 5º Retiro DMAD, Universidade do Algarve
2016
Cinema Interativo: O Livro dos Mortos, 4º Retiro DMAD (UAlg/UAb), Lisboa.
Videoclip Interativo Tempo Estado (Orblua), Algarve Design Meeting, Faro.
2015
Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro, X Jornadas CIAC, FCHS, UAlg.
2014
RECARDI, Rede de Cultura e Arte Digital, XI Jornadas CIAC, FCHS, UAlg.
2013  
Notas sobre a Rede de Cultura e Arte Digital, CRIACT - Fusão Criativa, Faro.
Projeto RECARDI, ALTERNA - Alternativas em Comunicação, UAlg/RUA, Faro.
2011
Ciência, Vídeo e Reciclagem, Ikonoclash – “Há arte no vídeo?”, UAlg, Faro.
2010
The Inner Project, Festival Internacional LOOP - Jornades Loop – Universitats, Facultat de Belles Arts, Universitat de Barcelona.
Arenas Simbólicas Virtuais, Congreso Internacional de Videojuegos, UCM, Madrid.
Assim estamos livres. Simpósio do Festival Dokanema, Maputo, Moçambique.
2009
Teaching TV journalism: ethics, aesthetics and emerging technological challenges, no EUROMEDUC, European Congress on Media Literacy, Itália, Bellaria.
POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE, na sessão temática de CIBERCULTURA, no PRIMEIRO SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE.
O Ensino da Animação em Portugal, Festival FIRST, ESAD, Caldas da Rainha.
2004
Eterno Presente, O tempo no Cinema e na BD, II JORNADAS DE COMUNICAÇÃO da Universidade do Algarve.​​​​​​​

Outras Comunicações

2015
Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro, Festival Caminhos Film Festival/Fusões no Cinema, UAb, Coimbra.

2014
Neblina em Avanca: apresentação pública do primeiro filme interativo da trilogia Os Caminhos que se bifurcamAvanca Cinema. Avanca.
When the spectator becomes the protagonist: The forking paths”. Symposium Metamorphoses of corporeality: Art-Body-Technology - AVARTS Festival, Corfu, Greece.
Os caminhos que se bifurcam: cinema interativo. II CONFIBERCOM: os desafios da internacionalização, Braga.

2013
Silva, Bruno M.; Projet «Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique ». L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels, Kairoan, Tunísia.
Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal na narrativa fílmica. XIII Congreso Internacional Ibercom. Santiago de Compostela: IBERCOM, AssIBERCOM, AGACOM.
Os Caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais. Avanca Cinema, Avanca.

2012
Psicogeografias de Hong Kong: In the mood for loveVII SOPCOM. Porto.
Psicogeografias de Hong Kong. II Encontro AIM, Lisboa.
The Inner Project: Mucho MàsMemorias del Festival, Foro Académico de Diseño/Festival Internacional de la Imagen. Manizales.

2011
The Inner Project. Avanca Cinema, Avanca.

2010
Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo. Avanca Cinema, Avanca.

2009
Taxandria, Memórias do Eterno Presente, 6º Sopcom, Grupo de estudos fílmicos.

2007
A nova temporalidade-mundo,  Grupo de estudos fílmicos do 5º Congresso da SOPCOM.

 

Outras Atividades
Organização de Eventos, Cursos e Conferências

Colóquio Narrativas, Media e Cognição, Faro 2018 (Comissão Organizadora).

5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital, Faro, 2017 (Coordenação).

IV Jornadas de Comunicação, ESEC/UAlg, Faro, 2016 (Comissão Organizadora).

Simpósio interactive-non-interactive: Videoart meets Videogames, ESEC/CIAC, 2012 (Coordenação).

Seminário Internacional sobre Estudos Televisivos, ESEC/CIAC, 2011 (Comissão Organizadora).

Congresso Democracia e Sociedade, ESEC/UAlg, 2013  (Comissão Organizadora).

Seminário “Há arte no vídeo?” no âmbito do Projeto IKONOKLAS ALGARVE/Centro Cultural de Lagos, 2010 (Comissariado).

Seminário Euromeduc, UAlg, Faro, 2009 (Comissão Organizadora).

III Jornadas de Comunicação, ESEC/UAlg, Faro, 2005 (Comissão Organizadora).

II Jornadas de Comunicação, ESEC/UAlg, Faro, 2004 (Comissão Organizadora).

I Jornadas de Comunicação, ESEC/UAlg, Faro, 2003 (Comissão Organizadora).


Curadorias
2018

XX Bienal de Cerveira, curadoria de instalações Interativas da UAb e UAlg, Cerveira.

2017

Exposição coletiva de Artefactos Digitais: Audentes Fortuna Iuuat, no Centro de Ciência Viva de Faro e no Ginásio Clube Farense, Faro.

2013             
Exposição de Artes Plásticas: Privado de Nuno Viegas no Convento de Stº António, em Loulé.
1998
 Exposição individual Nascimentodasegundaasa no Jardim Lou Lim Ioc, Macau. Instituto Cultural de Macau, Fundação Oriente, Leal Senado de Macau e IEEM.

 

Filmes

2019            
Filme Interativo Cadavre Exquis, Duração variável, Cor. Estreado no Script Road Macau, China.
​​​​​​​ Patente no FICLO 2019 (Algarve) e na ARTECH 2019 (Braga).

2015              
Filme interativo O Livro dos Mortos, Duração variável, Cor. Estreado no Festival Caminhos Film Festival/Fusões no Cinema, UAb, Coimbra e apresentado nas X Jornadas do CIAC.

2014              
Filme interativo Neblina, 16’, B&W. Estreado no Avanca Cinema 2014, Avanca, Portugal (2014). Patente no FILE 2015, São Paulo, Brasil.

1995
Reparei que só tinha um olho na testa, Animação, 16 mm/Cor. IPACA/Cineclube de Avanca (FICA 1996).

1993
Fénix, 16 mm/Cor. Cineclube do Porto.

 

Vídeo Arte

2011 - The Inner Dragon [Coletivo The Inner Project], 2’, cor. Estreado no Festival Ecologias Digitales, Medellín, Colômbia (2012).

2010 - Mucho Màs [Coletivo The Inner Project], 1’, cor. Estreado no Festival da la Imagen, Bogotá, Colômbia (2010)

Clepsidra [Silva, Bruno M.] 2’, cor. Estreado no Festival FRESH, Bangkok, Tailândia (2010).

1999 - Cronos, na expo coletiva C-Clone, Livraria Portuguesa do Instituto Português do Oriente (1999).

The Pride (animação), Festival de Vídeo de Macau (1999)

ICE, Festival de Vídeo de Macau (1999).

1995 - O Malabarista dos olhos líquidos, Instituto de Francês do Porto (1995).

1993 - Espaço Tangerina, Instituto de Francês do Porto (1993)/ Videoteca Nacional (1994).

1992 - Amália, Instituto de Francês do Porto (1992).

 

Documentários

2010  - Assim estamos Livres [Silva, Bruno M.; Vieira, Sílvia], 16’, cor. Estreado no Festival Dokanema, Maputo, Moçambique (2010).

2000 - Os últimos dias do império, Teledifusão de Macau (TDM).

1998 - História que eu ta va contar, série de 14 documentários TDM (1998) e RTP Internacional (1999).

1997 - Desporto em Macau, Instituto de Desportos de Macau/TDM.

Viana da Motta, Concurso Internacional Viana da Motta/TDM.

1996 - Instituto de Formação Turística, Instituto de Formação Turística de Macau/TDM.


BD

2004 - O Casulo, revista Em Cena.

2002 - A menina de Wu, Revista Sul.

2000 - Metamorfose, 5+5 pérolas, Fundação para a Cooperação e o Desenvolvimento de Macau, Instituto Português do Oriente e Direção dos Serviços de Educação e Juventude de Macau.

 

Instalações Interativas

2018

Artefacto Interativo Sopro (com Pedro Correia e Mirian Tavares Bienal de Cerveira, Cerveira.

Artefacto Interativo Inner Blow (com Pedro Correia e The Inner Project), Algarve Design Meeting, Faro.

Filme/Artefacto Interativo T3 (com alunos MDTC, Carlos Cruz e Rui António), Algarve Design Meeting, Faro.

2017                  
Artefacto Interativo Metaforametrias: Conversas de fim de mar para colorir horizontes (com Noeli Batista e Gabriela Borges), patente na Exposição Audentes Fortuna Iuuat, CCV, Faro.

Artefacto Interativo A SEGUNDA vida dos outros (com Mirian Tavares, Rui António e João Rodrigues), patente no Algarve Design Meeting, Faro.

2016

Artefacto Interativo A vida dos outros (com Mirian Tavares, Rui António e João Rodrigues), patente no Festival Paratissima Lisboa.

Videoclip Interativo (Coordenação no âmbito do Mestrado DCTC, ESEC/UAlg), patente no Algarve Design Meeting, Faro.

2015

Filme/Artefacto interativo Políptico Dialético (com Rui António e João Rodrigues), patente na Bienal de Cerveira.
Artefacto Interativo LayR (com Mário Dominguez e Fernando Faria Paulino), patente na Bienal de Cerveira.
2014

Holograma interativo Fatima Revesited (com João Rodrigues Marisa Madeira e Jorge Ferrer), apresentado no SGEM 2014 (Bulgária).
​​​​​​​

Plataformas online

2019

4CDE – Code, Content, Creation and Culture for Digital Education.(https://platform.4cde.eu)

2018

Cultural Adventures, plataforma de colaboração com a Universidade de King Mongkut's, em Bangkok (https://culturaladventures.ciac.pt)

2015

Os  Caminhos que se bifurcam, plataforma para cinema  
interativo (http://oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt)

2014

Plataforma RECARDI - Rede de Cultura e Arte Digital  

Prémios Académicos
Prémio CERATONIA na área dos Estudos Artísticos, financiado pela Caixa Geral de Depósitos com o projeto Algarte – Estudo sobre o estado das Artes no Algarve

Patentes
Arena de controlo de personagens cinematográficas (na área do Cinema Interativo). Registo de patente nacional, nº 107989, na Universidade do Algarve.21/11/2014 (PPP).

Orientações
Doutoramentos (concluídos)

2019 - Carlos Tavares, Videocorporicidades: experimentação em videodança, Doutoramento em Comunicação, Cultura e Arte, FCHS/UAlg.

2019 - Álvaro Americano, Cinema, Propaganda e Poder: o Cine Brasileiro no Estado Novo, Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes, FCHS, UAlg.
2019 - Noeli Batista, Transformando Blogues em Artefactos da Média-Arte Digital, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.​​​​​​​
2019 - Mário Dominguez, O Desafio e o Lúdico na Arte da Instalação Digital, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.

2017 - Rui António, Personagens à procura de um espet-ator, a interatividade na narrativa fílmica, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.

2015 - Daniela Garcia, Imagens Órfãs: Uma Abordagem ao Estudo da Fotografia do Privado, Doutoramento em Estudos Historiográficos, críticos, teóricos e culturais sobre as Artes e os Media, Universidade Nova de Lisboa.


Em curso
​​​​​​​2018/...Inês Argôlo, Videointalação interativa Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.

2016/... Pedro Correia, O que fazer com os media? Entre as estratégias subversivas e as inserções tecnopoéticas, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.

2015/... Lia Crempe, Video-Arte e interatividade: uma exploração estética de sensores, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.

2015/... Albio Sales, Práticas contemporâneas de videoarte e vídeo instalação: arte digital ou linguagem de fronteira?, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.


Mestrados (concluídos)

2015 -  Ana Filipa Sério Narciso, Amnesia: apontamentos sobre o género Survival Horror, dissertação de mestrado em Comunicação, Cultura e Artes – Ciências da Comunicação, FCHS, Universidade do Algarve

2014 - Nuno Viegas, Privado, dissertação de mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, Universidade do Algarve.

2013 - João Espada, Já dizia o poeta Aleixo: adaptação fílmica, dissertação de mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, Universidade do Algarve.
Hélder Filipe, Redesign da interface do utilizador do REAP.PT, dissertação de mestrado em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos – Ramo Multimédia, Universidade do Algarve.

2012 - Rui António, Plataforma de filmes com sequência aleatória: Organic Film, dissertação de mestrado em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos – Ramo Multimédia, Universidade do Algarve.

2011 - Ana Catarino, Das Singularidades do Cultural à Intervenção e Comunicação: Contributo para o desenvolvimento local. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, Universidade do Algarve.


Pós-doutoramentos

2016 - Pollyana Ferrari, Como a antropologia urbana aplicada à era da conexão pode redefinir a comunicação digital. Dissertação de Pós-doutoramento, FCHS, Universidade do Algarve.


Júris de Provas Académicas
Júri de Doutoramento

2019
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Mário Dominguez, O Desafio e o Lúdico na Arte da Instalação Digital, Doutoramento em Média-Arte Digital, UAb/UAlg.
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Álvaro Americano, Cinema, Propaganda e Poder: o Cine Brasileiro no Estado Novo, Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes, FCHS, UAlg.
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Carlos Tavares, Videocorporicidades: experimentação em videodança, Doutoramento em Comunicação, Cultura e Arte, FCHS/UAlg.
2018
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Nuno Malheiro Lopes, Sério Fernandes e a Escola que não existe, Universidade de Coimbra, Coimbra.
Membro do júri de Doutoramento da aluna, Selma Pereira, A moda na era pós-digital, Universidade Aberta, Lisboa
2017   
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Rui António,
Personagens à procura de um espet-ator, a interatividade na narrativa fílmica, Universidade Aberta, Lisboa.

2016   
Membro do júri de Doutoramento do aluno, Henrique Silva,
O Homem, a Obra e o Pensamento de Henrique Silva
A Intemporalidade ou a Temporalidade da Obra de Arte numa perspectiva Polissémica (Cosmológica, Moral e Técnica), Universidade Aberta, Lisboa.

2014  
Membro do júri de Doutoramento (arguente) do aluno Nuno Fragata,Processo criativo [ENTRE] convite à produção, Universidade de Aveiro.

 

Júri de Mestrado

2018

Membro do júri de Mestrado da aluna Cátia Soares, Ilustração no Fantástico, curso de comunicação, Cultura e Artes, FCHS, Ualg
2014  
Membro do júri de Mestrado (arguente) da aluna Cristina Godoroja, Aesthetics of pain in contemporary photography. The suffering body in the artworks of Kir Esadov and Yuri Kozyrev, Ualg.  
Membro do júri de Mestrado do aluno Nuno Viegas, Privado, Ualg.pt.

2013  
Membro do júri de Mestrado do aluno João Espada, Já dizia o poeta Aleixo: adaptação fílmica, Ualg.pt.
Membro do júri de Mestrado da aluna Fátima Andreia Joaquim. Fotografia em Educação Visual e Tecnológica - Estratégias de ensino e aprendizagem, UAlg.
Membro do júri de Mestrado do aluno Hélder Filipe, Redesign da interface do utilizador do REAP.PT, UAlg.

2012
Membro do júri de Mestrado (arguente) do aluno Leandro José Bento. Uma dança tradigital – Estudo sobre animação tradigital. UP (Universidade do Porto).
Membro do júri de Mestrado do aluno Rui António, Plataforma de filmes com sequência aleatória: Organic Film, Ualg.

2011
Membro do júri de Mestrado da aluna Ana Catarino, Da singularidade do cultural à intervenção e comunicação: um estudo de caso, Ualg.
Membro do júri de Mestrado do aluno Pedro Filipe, O Anel do Nibelungo - Reinterpretação pictórica da tetralogia de Wagner, UAlg.
Membro do júri de Mestrado da aluna Cristina Serejo, La materialidad del hipertexto y la forma gráfica, UAlg.


Publicações
Livros (autor)

Silva, Bruno M.; Sales, Albio (Cord.) - Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, Edições Universidade Federal do Ceará, ISBN: 978-85-7826-262-4. 2015 .
Silva, Bruno M. - A MÁQUINA ENCRAVADA:  a questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade, Porto: Editorial Novembro, ISBN: 9789898136497. 2010.


Capítulos de livros
​​​​​​​
Correia, P.; Silva, Bruno M.;Tavares, M.,Quase-medium: da subversão à hibridação, perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação vol. 2, COMCP-UEPB/CNPq e CIAC. (no prelo).
Silva, Bruno M.; Tavares, M. “Cadavre Exquis: do onírico à interatividade fílmica”, in Digital Culture - A State of the Art, CIAC, 2017. ISBN: 978-989-8859-23-5.
Silva, Bruno M.; Tavares, M., Reia-Baptista, V., António, R., “The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film”, in Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics; IGI, 2018 (no prelo).

Silva, Bruno M.; Tavares, M. “O Cadáver Esquisito: do onírico à interatividade fílmica”, in Digital Culture - A State of the Art, CIAC, 2017. ISBN: 978-989-8859-23-5 (no prelo).

Rodrigues, J.; Silva, Bruno M, et alii. “PRHOLO - 360º Interactive Public Relations” in Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, IGI, 2016. DOI: 10.4018/978-1-5225-0435-1.ch007.
Silva, Bruno M.; Tavares, M.; Reia-Baptista, V. Costa, S. “Considerando o  tempo (e o cinema [interativo]) – segunda parte”, in Carrega, J.; Fechine, I. (Cord.) - Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação, Universidade de Paraíba (no prelo), 2016.ISBN: 978-989-20-6501-4.
Silva, Bruno M.; Tavares, M.; Reia-Baptista, V. Costa, S. “Considerando o  tempo (e o cinema [interativo]) – primeira parte”, in Carrega, J.; Fechine, I. (Cord.) - Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação, Universidade de Paraíba (no prelo), 2016. ISBN: 978-989-20-6501-4.
Silva, Bruno M.; Costa, Susana. “Personagens que saem e que entram no ecrã: interatividade e cinema”, in Silva, Bruno M.; Sales, Albio (Cord.) - Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, Edições Universidade Federal do Ceará, 2015. ISBN: 978-85-7826-262-4. 2015 .

Dominguez, Mário; Paulino, Fernando F; Silva, Bruno M. “O documentário através do videojogo”, in Silva, Bruno M.; Sales, Albio (Cord.) - Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, Edições Universidade Federal do Ceará, 2015. ISBN: 978-85-7826-262-4. 2015
Narciso, Ana; Zagalo, Nelson; Silva, Bruno M. “A união entre e género Survival Horror e o videojogo como meio digital interativo”, in Silva, Bruno M.; Sales, Albio (Cord.) - Poéticas Contemporâneas - Arte e Tecnologia, Edições Universidade Federal do Ceará, 2015 . ISBN: 978-85-7826-262-4. 2015 .
Silva, Bruno M. - “Possibilidades de rol play no Second Life”, In Borges, Gabriela (ed). Nas margens, ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, Lisboa: Ed. Gradiva, 179 - 190. ISBN: 9789896163617,2010.


Publicações em Revistas Internacionais com arbitragem científica

António, R.; Silva, B; Rodrigues, J.; Tavares, M. 2018. The Lives of Others: An Interactive Installation. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics – IJCICG. Volume 9, Issue 1. (no prelo).

Santos, N. B., Silva, B. M., Borges, G. & Reia-Baptista, V. 2018. Transcreation: poetic thinking in the creation of cultural interfaces. Journal of Digital Media & Interaction - IJDMI.Volume 1, nº 1, ISSN 2184-3120.

António, R.; Silva, B; Rodrigues, J.; Tavares, M. 2017. Experimenting on film: technology meets arts, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) Volume 8, Issue 1. doi: 10.4018/IJCICG.2017010104.

Silva, B.; Tavares, M; Reia-Baptista, V. "Interactivity, Cinema and Experimentation: The Forking Paths", International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. doi: 10.4018/IJCICG.2016070106.

António, R.; Silva, B; Rodrigues, J. 2015. Dialectical Polyptych: an interactive movie, International Journl of Advances in Computer Science & Its Applications – IJCSIA. Volume 5 : Issue 2. ISSN : 2250-3765.
Silva, Bruno M., 2014. "The Forking Paths: An Interactive Cinema Experience", International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 5, 1: 46 - 56. doi: 10.4018/ijcicg.2014010104.
Dominguez, Mário; Paulino, Fernando F; Silva, Bruno M. 2014. "Between the Sacred and the Profane in the S. João d'Arga's Festivities: A Digital Art Installation"International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 5, 1: 1 - 20. DOI: 10.4018/ijcicg.2014010101. 
Silva, Bruno M., “Neblina: notas sobre o projeto Os caminhos que se bifurcam”, Revista Texto Digital, v.9, nº 2, Dezembro, 2013. DOI: 10.5007/1807-9288.2013v9n2p3.
Silva, Bruno M., “Psicogeografias de Hong Kong: In The Mood For Love”, Revista Comunicando, v.1, n.1, Dezembro, 2012. ISSN: 2182-4637.
Silva, Bruno M.; “Arenas Simbólicas Virtuais”, Revista Icono 14: Revista de Comunicación y Nuevas Tecnologías, 5: 12 - 18, 2011. DOI: 10.7195/ri14.

 

Publicações em Revistas Nacionais com arbitragem científica

Agostinho, C.; Silva, B;. 2018. Uma nova perspectiva cinematográfica: O género de terror no cinema interativo”. Omnia, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. Doi: 10.23882/OM08-1-2018-A.

Silva, Bruno M.; Costa, Susana. 2014. "Rede de Cultura e Arte Digital: O projeto Recardi"INUAF Studia nº 16, Interartes IX. ISSN: 2014.2183-0797.


Publicações em Revistas Internacionais sem arbitragem científica
Costa, Susana; Silva, Bruno M.; Cinema e interatividade: da gare de Ciotat rumo ao videoclip interativo, Revista RELIC, v.3, nº2; 54-57, 2016. ISSN: 2357-8807.


Publicações em atas de encontros científicos
Silva, B.; Araujo, A.;Tavares M., Costa, S.,Cadavre Exquis - A Motion-Controlled Interactive Film, 2019. In Proceedings of Artech 2019, 9th international conference on digital and interactive arts (Artech 2019), Braga. ACM ISBN 978-1-4503-7250-3/19/10. DOI:10.1145/3359852.3359933.
​​​​​​​
Silva, B.; Tavares, M., Cadavre Exquis Expandaded, Artefacto – International Conference of Transdiciplinary Studies in Arts, Technology and Society, Proceedings, 2018. ISBN: 978-989-99370-7-9.
Silva, B.; Tavares, C.; Vieira, A. Dança que contamina e ocupa: processo criativo entre vídeo, dança e cidade , 2018. SAD 2018 – IV Seminário de Artes Digitais. (no prelo)
Silva, B.; Tavares, C.; Vieira, A. Ocupações midiáticas na cidade: uma análise sobre processo criativo em vídeodança, 2018. Avanca Cinema Edições Cineclube de Avanca. (no prelo)
Silva, B. ; Tavares, M.; Reia, V. Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro, 2016. Atas do II Simpósio Internacional Fusões no Cinema (2015). ISBN 978-989-98948-3-9.
Silva, B.; Costa, S. CULTURE AND DIGITAL ART NETWORK: THE RECARDI PROJECT, 2016. VIII Jornadas do CIAC (2013). ISBN 978-989-8472-81-6.
Silva, B; António, R.; Rodrigues, J. Políptico dialético um protótipo de interface para filme interativo, 2015. Avanca Cinema Edições Cineclube de Avanca. ISBN 978-989-96858-6-4
Silva, B.  Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique. 2015. L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels (2013), Actes du Colloque, Kairoan, Tunísia.
ISBN : 978-3-8416-6875-2.
Silva, B; António, R.; Rodrigues, J. Dialectical Polyptych: an interactive movie, Third International Conference On Advances in Computing, Communication and Information Technology - CCIT. 2015, BIRMINGHAM, UK. ISBN: 978-1-63248-061-3. doi: 10.15224/978-1-63248-061-3-83.
Silva, B; Dominguez, M.; Paulino, F. Considerando o docu-game como modelo de representação do património cultural imaterial, 7th International Conference on Digital Arts – ARTECH proceedings. 2015, Óbidos, Portugal. ISBN: 978-989-99370-0-0
Silva, Bruno M.; R. João; R. Alves; Madeira M.; Ferrer J.; Casta S.; J. Martins. “Fátima Revisited: an interactive installation”, SGEM proceedings, 2014. DOI: 10.5593/sgemsocial2014/B41/S13.016.
Silva, Bruno M. “Neblina em Avanca: apresentação pública do primeiro filme interativo da trilogia Os Caminhos que se bifurcam. 2014. Avanca Cinema Edições Cineclube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-4-0.
Silva, Bruno M.; “When the spectator becomes the protagonist: The forking paths”. 2014. in Symposium Metamorphoses of corporeality: Art-Body-Technology- AVARTS Festival, Corfu, Greece.
ISBN 978-960-7260-54-3.
Silva, Bruno M.; “Os caminhos que se bifurcam: cinema interativo”. II CONFIBERCOM: os desafios da internacionalização, Braga: CECS, 2014. ISBN: ISBN: 978-989-8600-29-5.
Silva, Bruno M.; “Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal na narrativa fílmica”, Libro de Actas. XIII Congreso Internacional Ibercom. Santiago de Compostela: IBERCOM, AssIBERCOM, AGACOM, 2013. ISBN: 978-84-695-7564-2.
Silva, Bruno M.; Projeto “Os Caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais”. 2013. Avanca Cinema, Edições Cineclube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-3-3.
Silva, Bruno M.; Psicogeografias de Hong Kong: In the mood for love, in Atas do VII SOPCOM 2012. Porto. ISBN 978-972-8932-91-6.
Silva, Bruno M. Psicogeografias de Hong Kong”, in Atas do II Encontro AIM 2013, Lisboa. ISBN 978-989-98215-0-7.
Silva, Bruno M.; “The Inner Project: Mucho Màs”, Memorias del Festival, Foro Académico de Diseño/Festival Internacional de la Imagen. Manizales, Colômbia, 2011. ISBN 978-958-759-015-9.
Silva, Bruno M.; “The Inner Project, in Avanca Cinema 2011. Ed. Cineclube de Avanca, 2011. ISBN:978-989-96858-1-9.
Silva, Bruno M.; “Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo, in Avanca Cinema 2010. Ed. Cineclube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-0-2.

Outras Publicações
Silva, Bruno; Borges, Gabriela - CIAC Files, DVD (Flipbook interativo), 2011. ISBN: 978-989-8472-18-2

Home Page:
http://bruno.oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt/
Site:
https://oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt/

Línguas/Languages  
Língua Leitura Escrita Conversação
English C2 - Utilizador Proficiente C1 - Utilizador Proficiente C1 - Utilizador Proficiente
Español C2 - Utilizador Proficiente B2 - Utilizador Independente B2 - Utilizador Independente

 

 

Share Partilhar