Aurízia Anica

Nome: Aurízia Félix Sousa Anica
Área Científica: Antropologia
Categoria: Professora Coordenadora
Grau: Doutora
E-mail: aanica@ualg.pt
Gabinete: 53
Extensão: 6268

Nota biográfica
Aurízia Anica (n. 1957) é doutora em Antropologia (2003) e mestre em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura (1991) pela Universidade Nova de Lisboa. É licenciada (1981) e bacharel (1979) em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente é  investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas (IELT) e Professora Coordenadora da Universidade do Algarve, onde dirige o curso de mestrado em Gerontologia Social (2009-2016) e o Curso de Mestrado em Ensino Básico 1º e 2º ciclos (Português e História e Geografia de Portugal, 2016).

Funções desempenhadas (entre outras)
É membro da Comissão de Coordenação da Avaliação de Docentes da ESEC (2016-2018 e 2009-2011) e do colégio de avaliadores (2016-2018). Integrou a Comissão de Avaliação de Docentes da ESEC-UALG (2013-2015). É membro eleito do Conselho Técnico Científico da ESEC (desde 1991). É membro do Conselho Técnico da ESEC.
Dirigiu o Departamento de Ciências Sociais e Educação da ESEC (2011-2013 e 2013-2015). Foi avaliadora-relatora no processo de avaliação de desempenho de pessoal docente da UALG (2004-2012). É coordenadora da área de Antropologia do departamento de CSE desde 2011.
Foi diretora do curso de mestrado em Gestão e Administração Escolar (2013-2015). Foi presidente do Conselho Técnico Científico (2009-2011) e vice-presidente do Conselho Diretivo (2003-2006) da ESEC.
Orientou dissertações e trabalhos de projeto nos cursos de mestrado em Educação Especial, História do Algarve, Gerontologia Social e Portugal Islâmico e o Mediterrâneo. Orientou relatórios de Estágio ou Prática Pedagógica nos cursos  de mestrado em Gerontologia Social, Educação Pré-Escolar e em Ensino Básico 1º e 2º ciclos.
Integrou júri de doutoramento em Ciências da Educação (UNL), elaborou informe sobre tese de doutoramento (UAM), orientou estâncias de professores da Universidade de Huelva e de Málaga e de estudante estrangeira de doutoramento em Educação (UFRGS) na UALG.
Presidiu e integrou como vogal ou como orientadora júris de provas públicas de mestrado de diversos cursos da UALG: Educação Social, Educação Pré-Escolar, Gerontologia Social, História do Algarve, Portugal Islâmico e o Mediterrâneo.
Integrou júris para avaliação específica do período experimental para professor-adjunto.
Integrou júris de concursos para chefias em autarquias locais (Faro, Lagos, Tavira, VRSA).
Realizou revisão científica de capítulos de livro (Anica et al, 2014) e de artigos para as revistas Arquivos da Memória e INUAF Studia.
Foi professora auxiliar convidada na FCHS da UALG nos anos de 2006-2008.
Foi professora efetiva do quadro do 10º grupo A do Ensino Secundário (Escola Secundária de Tavira e Escola Secundária de Belém-Algés, 1986-1995).

Atividades de extensão
É membro da APA, Associação Portuguesa de Antropologia; da APHELLE, Associação Portuguesa de História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras; presidente da direção da associação Espaço Social e Cultural do Professor e do Soroptimist International Clube de Tavira. É representante da UALG na Comissão Municipal de Toponímia do Concelho de Tavira (desde 2010). Foi membro convidado da Comissão Consultiva para a Edição, Município de Faro (2010-2013). Foi vereadora da Câmara Municipal de Tavira (1998-99).

Áreas de lecionação
Antropologia, Gerontologia, História e Gestão Escolar.

Áreas de atividade científica e domínio de especialização
Antropologia Cultural e História Contemporânea.

Centros de investigação
Investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas (IELT). Colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).

Participação em projetos
2015-2017 – Participação em Projeto «Participação Social de Alunos com Necessidades Educativas Especiais em Escolas Inclusivas» (FCT: PTDC/MHC-CED/4150/2014).
2016-2017 – Projeto «Superando a brecha Intergeracional» com docentes da Universidade de Málaga.
2015 – Projeto «Envelhecimento» Despacho reitoral RT. 26/2015 de 13.03.2015.
2013 – Projeto Barril (coordenação Doutor António Covas).
2011-2012. Consultora do Projeto TEIP, Agrupamento de Escolas de Almancil, EU-Ministério da Educação e Ciência, Portugal.
2010-2011. Consultora do Projeto TEIP, Agrupamento de Escolas de Almancil, EU-Ministério da Educação e Ciência, Portugal.
2009-2010. Membro da equipa científica. Projecto «Sombras e Luz. O Algarve no século XIX» Museu do Traje de S. Brás de Alportel.
2008-2010. Consultora do Projecto «Rupturas, emoções e sentimentos e desigualdades de género» coordenado por Manuel Lisboa. Financiado pela FCT. FCSH-UNL, FCT.
2008-2009 - Coordenadora do Projeto de Investigação destinado ao Museu do Barrocal, FCHS-CMA.

Publicações
ANICA, A. 2014. A Formação Pós-Graduada em Gerontologia Social na UALG. Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG, pp. 134-148. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5702
ANICA, A. 2014. Introdução. Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG.
ANICA, A. et al. 2014. (co-ed.) Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: UALG (e-book ISBN: 978-989-8472-35-9). Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5702
ANICA, A. 2012. Memórias da Formação nos Primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro. GODINHO, P. (coord.) Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa: Colibri. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/4548
ANICA, A. 2011. Anthropology of Violence: the case of the Algarve, Portugal, 19th century.  Resumo da Conferência em curso de curta duração Erasmus, Viena. Consulta no sítio: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/870
ANICA, A. 2010. As Mulheres no Algarve de Oitocentos. O Algarve no Século XIX. S. Brás: Casa da Cultura S. Bentes. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/1178
ANICA, A. 2010. Representações da violência criminal feminina em Portugal no discurso antropológico oitocentista. Jorge Crespo. Estudos em Homenagem. Lisboa: 100 Luz. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/1494
ANICA, A. 2009. Aprender com os outros. Série de treze crónicas no jornal Postal do Algarve.
ANICA, A. 2008. Aprender com os outros. Série de treze crónicas no jornal Postal do Algarve.
ANICA, A. 2007. A Instrução Feminina nas Conferências Pedagógicas de 1884, no Algarve. Actas do III Colóquio Internacional A.P.H.E.L.L.E. Faro: 2005.
ANICA, A. 2006. A Modernização do Hospital do Espírito Santo de Tavira, no Século XIX. Actas das V Jornadas de História de Tavira. Tavira: Clube de Tavira. Consulta no sítio: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/7606
ANICA, A. 2005. As Mulheres, A Violência e a Justiça no Algarve de Oitocentos. Lisboa: Colibri.
ANICA, A. 2002. Os Velhos do Passado. INUAF Studia, n.º3.
ANICA, A. 2001. A Transformação da Violência no Século XIX. Lisboa: Colibri.
ANICA, A. 2000. As Mulheres e os Maus Tratos na Comarca de Loulé. INUAF Studia, suplemento 1.
ANICA, A. 1998. Honra, Trabalho e Infanticídio. Actas das Jornadas Históricas do Clube de Tavira. Tavira: CT.
ANICA, A. 1997. Portugal e a Europa na Segunda Metade do Século XX. EDUVINET:  http://www.eduvinet.de
ANICA, A. 1997. Transformações na Sociedade Portuguesa. EDUVINET http://www.eduvinet.de/.
ANICA, A. 1996. A Violência Feminina no Quotidiano. Arquivos da Memória, n.º 1, Lisboa.

Orientação de dissertações (concluídas)
MARTA, Nídia. 2016.Contributos do Teatro para o Envelhecimento (Cri)Ativo. UALG: Dissertação de mestrado GS. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8646
NASCIMENTO, Andeia. 2016. Usos do Manual Escolar em Ciências Naturais e em História  e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Ensino Básico.
NOBRE, Rita. 2016. Envelhecimento Ativo no Idoso Institucionalizado. UALG: Dissertação de mestrado GS.
PEREIRA, Maria de Lurdes. 2016. A Indisciplina num Agrupamento de Escolas. Estudo de Caso. UALG: Dissertação de mestrado GAE.
BATISTA, Cátia. 2015. Estratégias para Desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de Idade Pré-Escolar. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8012
DIOGO, Paula. 2015. Inclusão de uma Criança com Síndrome de Turner numa Escola do Ensino Regular. Um estudo de Caso. UALG: Dissertação de mestrado EE. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8131
MARTINS, Cátia. 2015. Educação Intercultural: estratégia de intervenção educativa no Jardim de Infância. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
SOUSA, Liliana. 2015. As Normas Sociais no Jardim de Infância: estratégias de intervenção. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8042
PIRES, Adriana. 2013. O Desenvolvimento de Normas Sociais na Criança em Idade Pré-escolar: perspetiva do educador. UALG: Relatório de PES para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/6922
ROMÃO, Raquel. 2013. A importância do Lazer no Envelhecimento Bem-Sucedido. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/6670
DIAS, Maria L. P. C. 2012. A Emigração Clandestina do Sotavento do Algarve para Marrocos durante o Estado Novo. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3490
ROSA, Marisa. 2012. Serviço de Apoio Domiciliário: Um Estudo sobre a Qualidade dos Serviços. UALG: Dissertação de mestrado.
GORGULHO, Sandra. 2011. Contributo de actividades relacionadas com a saúde das pessoas idosas para fortalecer as suas relações familiares. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1564
JORGE, Vanda. 2011. Animação Itinerante no Serviço de Apoio Domiciliário. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/2214
PEDRO, M. J. L. 2011. Mutações no Espaço Rural. Estudo de Caso - Freguesia do Azinhal. UALG: Dissertação de mestrado. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3738

Orientação de estadias de docentes na UALG
2016, António Terrón, pós-doutoramento, da Universidade de Málaga, de 1 de junho a 30 de setembro.
2016, Francisco Martín, pós-doutoramento, da Universidade de Málaga, de 1 de junho a 30 de setembro.
2016, Pablo Caballero, doutoramento, da Universidade de Málaga, de 1 de junho a 30 de setembro.
2014-2015, Ana Luisa Madruga de Rodrigues, doutoramento, UFGRS, Brasil, de 1 de Dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015.

Comunicações
ANICA, A. 2016. Memória música. Comunicação no XXIII Congresso de Geriatria. Organizado pela Associação Provectus. Faro: Instituto da Juventude, 8 de outubro.
ANICA, A. 2016. O Ensino e a Investigação do Envelhecimento no Algarve. Comunicação no Congresso do Envelhecimento Ativo e Educação que decorreu na Universidade de Málaga a 26 e 27 de maio 2016.
ANICA, A. 2016. Estratégias de Combate ao Infanticídio e ao Abandono de Recém-nascidos no Algarve Oitocentista. Comunicação no Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil no Mundo realizado a 12 de maio. Faro: UALG.
ANICA, A. 2016. A Universidade do Algarve, o ensino e a investigação da Gerontologia Social. Teaching assignment in Erasmus Plus Programme. 25-27 de abril, Universidade de Huelva.
ANICA, A. 2016. Oradora no seminário Culturas e Dieta Mediterrânica. Ciclo Multidisciplinaridade do conceito de Dieta Mediterrânica. Realizado a 21 de abril. Faro: Biblioteca da Universidade do Algarve
ANICA, A. & DIAS, M. L. 2015. Emigração Clandestina do Sotavento do Algarve para Marrocos durante o Estado Novo. Comunicação nas VII Jornadas de História de Tavira. Tavira, Clube de Tavira, 20-21 de Junho de 2015. Consulta no sítio: http://www.sulinformacao.pt/2015/06/tavira-volta-a-promover-jornadas-de-historia-para-conhecer-melhor-o-seu-passado/
ANICA, A. 2015. Maria Veleda e as Mulheres Portuguesas do Século XXI. Convite para participação na Conferência Conversas no Feminino. Biblioteca da UALG, 19 de março.
ANICA, A. & BARROS, R. 2014. Educação ao Longo da Vida e Envelhecimento Ativo: conceitos, políticas, metodologias e desafios. Convite para participação no seminário A Aprendizagem ao Longo da Vida e a Agenda Europeia para a Educação de Adultos. Lisboa: ANQEP: 9 de julho.
ANICA, A. 2014. Gerontologia Social. História e Perspetivas Atuais. Convite para organização e participação em Workshop Gerontologia Social e Turismo para Todos: Que relação? Tavira: Biblioteca Álvaro de Campos, 7 de março.
ANICA, A. & BARROS, R. 2013. Envelhecimento Ativo e Educação. Aprendizagem ao Longo da Vida – metodologias, estratégias e impacto ao nível da interacção social, profissional e ocupacional da população sénior. Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal – Workshop. Faro: ANQEP, 4 de dezembro.
ANICA, A. 2013. A Gerontologia Social na UALG e o turismo sénior. Convite para participar no seminário Turismo Sénior e Acessível: o futuro passa por aqui! Tavira: Aldeamento Turístico Pedras D’el Rei, 10 de outubro.
ANICA, A. & DIAS, M. 2013. Memórias da Emigração Clandestina. V Congresso APA 2013. Vila Real: UTAD, 9 de setembro.
ANICA, A. 2013. Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas. Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação realizada a 24-25 de maio.Faro: ESEC-UALG.
ANICA, A. 2013. O Significado do Dia Internacional das Mulheres no Portugal do século XXI. Conferência a convite da Fundação Irene Rolo-SI. Tavira: FIR, a 08 de março.
ANICA, A. 2012. O Envelhecimento Ativo». Conversas com Rugas. II Seminário de Gerontologia. Faro: Instituto da Juventude, 26 de outubro.
ANICA, A. 2011. As Condições Sociais das Mulheres no século XIX. Conferência a convite. Tavira: Casa Álvaro de Campos, 28 de março.
ANICA, A. 2009. Anthropology of Violence: the case of the Algarve, Portugal, 19th century. Convite para curso de curta duração. Viena: Universidade de Viena (ERASMUS Exchange).
ANICA, A. 2007. A Escola do Magistério Primário de Faro e o Ensino das Línguas, 1945-1951. IV Colóquio Internacional A.P.H.E.L.L.E. Faro: FCHS/UALG.
ANICA, A. 2002. Os Velhos do Passado. Convite para participação em Seminário. Loulé: INUAF.
ANICA, A. 2000. As Mulheres e os Maus Tratos na Comarca de Loulé. Convite para participação em seminário. Loulé: INUAF.
ANICA, A. 1998. Honra, Trabalho e Infanticídio. Comunicação a convite de Jornadas Históricas. Tavira: Clube de Tavira.
ANICA, A: ROSA, E. 1998. Is Europe in Education an Illusion or a Reality. Comunicação apresentada no Congresso Anual da EAIE (European Association for Internacional Education). Estocolmo: EAIE.
ANICA, A. 1998. A Modernização do Hospital do Espírito Santo. Conferência a convite da Comemoração do V Centenário da Criação da Misericórdia de Tavira. Tavira: Santa Casa da Misericórdia de Tavira.
ANICA, A. 1997. As Condições de Vida dos Portugueses. Comunicação apresentada em meeting do Projecto EDUVINET, Fribourg.
ANICA, A. 1997. Transformações na Sociedade Portuguesa. Comunicação apresentada em meeting do Projecto EDUVINET, Fribourg.

Produções multimédia
ANICA, A. 2016. O Ensino e a Investigação do Envelhecimento no Algarve. Comunicação no Congresso do Envelhecimento Ativo e Educação. Málaga: Universidade de Málaga, 26 e 27 de maio 2016. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/8465
ANICA, A. 2015. ANICA, A. 2015. Maria Veleda e as Mulheres Portuguesas do Século XXI. Apresentação multimédia na Conferência Conversas no Feminino. Biblioteca da UALG, 19 de março. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/5896
ANICA, A. & BARROS, R. 2014. Educação ao Longo da Vida e Envelhecimento Ativo: conceitos, políticas, metodologias e desafios. Apresentação multimédia no Seminário A Aprendizagem ao Longo da Vida e a Agenda Europeia para a Educação de Adultos. Lisboa: 9 de julho. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3366
ANICA, A. 2014. Gerontologia Social. História e Perspetivas Atuais. Apresentação multimédia em Gerontologia Social e Turismo para Todos: Que relação? Workshop. Tavira: Biblioteca Álvaro de Campos, 7 de março. 
ANICA, A. & DIAS, M. 2013. Memórias da Emigração Clandestina. Apresentação multimédia no V Congresso APA 2013. Vila Real: UTAD. 9 de setembro. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3369
ANICA, A. 2013. Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivas. Apresentação multimédia em Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação. Faro: ESEC-UALG. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3367
ANICA, A. & BARROS, R. 2013. Aprendizagem ao Longo da Vida – metodologias, estratégias e impacto ao nível da interação social, profissional e ocupacional da população sénior. Apresentação multimédia em Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal. Workshop. Faro: ANQEP, 04.12.2013. Consulta no sítio: http://hdl.handle.net/10400.1/3366

Supervisão e coordenação geral da Revista Mundo Contemporâneo

2015-2016 (1º semestre)
http://issuu.com/mundocontemporaneo7/docs/mundo_contempor__neo_7__edi____o_n_
http://issuu.com/mundocontemporaneo7/docs/mundo_contempor__neo_7__edi____o_n__e80ac8d0c6ed83
http://issuu.com/mundocontemporaneo7/docs/mundo_contempor__neo_7__edi____o_n__3140b2c220a09a

2014-2015 (2º semestre)
http://issuu.com/mundocontemporaneo1/docs/mundocontempor__neo
http://issuu.com/mundocontemporaneo1/docs/mundocontempor__neon.__2
http://issuu.com/mundocontemporaneo1/docs/mundocontempor__neon

2013-2014
http://issuu.com/mundocontemporaneo/docs/outubro_2013
http://issuu.com/mundocontemporaneo/docs/novembro_2013
http://issuu.com/mundocontemporaneo/docs/dezembro_2013

2012-2013
http://issuu.com/contemp/docs/revista_editada
http://issuu.com/contemp/docs/revista_-_n_2_novembrofinal
http://issuu.com/contemp/docs/mundo_contemporaneo-_3__edic_a_o

2011-2012
http://issuu.com/contemp/docs/revista_2
http://issuu.com/contemp/docs/nova_2
http://issuu.com/contemp/docs/3_edi_ao_final_mc

2010-2011
http://issuu.com/contemp/docs/mundocontemporaneoedicao1
http://issuu.com/contemp/docs/mundo_contempor_neo_-_segunda_edi__o
http://issuu.com/contemp/docs/mundocontemporaneoed3

2009-2010
http://issuu.com/fabius_46/docs/mcontemporaneo_ed5
http://issuu.com/fabius_46/docs/mundocontemporaneo_edi6

2008-2009
http://issuu.com/fabius_46/docs/4edicaocontemporaneo
http://issuu.com/fabius_46/docs/mundocontemporaneo_ed2
http://issuu.com/fabius_46/docs/mundocontemporaneo_ed3
http://issuu.com/fabius_46/docs/mundocontemporaneoedicao_a4

Línguas/Languages

Compreenção oral e escrita


English              

Español

Français

Italiano

 

 



 

 




 

 

 


 

 

Share Partilhar