Aula Aberta - Cinema ao ar livre

Ciências da Comunicação
Escola Superior de Educação e Comunicação

​​​
​​​​​​​Imagens Proibidas opera uma viagem do livro ao cinema, ao revisitar o universo literário de Pedro Paixão – escritor, professor universitário, filósofo e fotógrafo português. O filme bebe do romance Saudades de Nova Iorque, originalmente publicado em 2000.

SINOPSE

David é um escritor português a viver em Londres, que regressa a Portugal numa tentativa de esquecer um grande amor e de encontrar um novo significado para a sua vida.

Em Lisboa percebe que tudo mudou, os amigos, a família, os pais, a cidade, ou talvez tenha sido ele que mudou.

Como subterfúgio, planeia desenvolver dois projetos durante a sua viagem, juntar material para escrever um livro e fazer uma série de fotografias. Com este projeto, David procura recriar o amor entre duas mulheres que não se conhecem,
fotografando uma e outra e apenas permitindo que ambas se comuniquem através dele, e das fotografias.

Com a sua máquina polaroid, ele pretende captar não só a beleza destas duas mulheres pelas
quais se vai deixando envolver, mas também o momento único em que elas se encontram, a prova vida desse amor.
Este é o jogo que se revelará perigoso e difícil de jogar.

Título: Imagens Proibidas

De: Hugo Diogo