Associação Académica & Núcleos

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) tem como principais fins a representação e defesa dos interesses dos estudantes da Universidade do Algarve. A par desta experiência de associativismo oferecemos-te a oportunidade única de viver uma tradição centenária: integrar uma das tunas da UAlg e perpetuar o espírito académico.

História

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) foi constituída no dia 1 de outubro de 1997.

Com notoriedade a nível nacional e uma participação cada vez mais ativa no movimento associativo do país, a AAUAlg tem vindo a melhorar a sua estrutura, os seus espaços e os seus serviços, de forma a disponibilizar aos estudantes, bem como a toda a comunidade académica, as melhores condições de estudo e de trabalho.

As áreas que cuida são essencialmente a Pedagogia e Política Educativa; Ação Social e Solidariedade; Empregabilidade, Empreendedorismo e Saídas Profissionais; Comunicação e Marketing; Organizações Estudantis (núcleos e secções autónomas); Desporto; Cultura e Tradição Académica; Eventos.

De destacar, alguns eventos importantes para os estudantes, que a Associação Académica também organiza, como a Semana Académica, a Receção ao Caloiro e os Arraiais Académicos.  

Os diversos órgãos são constituídos por estudantes, eleitos anualmente, que trabalham junto dos estudantes das mais variadas formas.

 

Serviços Disponibilizados

Restauração

A AAUALG gere atualmente 2 espaços de restauração.
Com refeições quentes e completas e serviço de cafetaria funcionam:
- Bar-restaurante do Instituto Superior de Engenharia, Campus da Penha;
- Bar-restaurante dos pavilhões de madeira, Campus de Gambelas.

 

Reprografia

As lojas/centro de cópias, num total de duas, distribuídas pelos campi da Penha e de Gambelas, permitem a partilha de informação entre docentes e estudantes, bem como a impressão de trabalhos, possível já a partir de casa.
Nas lojas/centro de cópias é possível ainda adquirir emblemas, fitas de curso, pastas de finalista, pins, latas para as fitas, t-shirts, sweatshirts, pólos, entre outros artigos.

 

Gabinete de Desporto

Na promoção de uma vida ativa e saudável, o Gabinete de Desporto dinamiza anualmente um programa de atividades físico-desportivas denominado “Faz Desporto” para toda a comunidade académica. Este programa assenta em 4 áreas diferenciadas, competição interna (troféus Reitor), competição externa (competições no âmbito da Federação Académica do Desporto Universitário), aulas de grupo e eventos.

Relativamente à competição interna, os troféus reitor são dinamizados nas modalidades de Futebol de 11, Futsal, Futebol de 7, Karting e Ténis de mesa.

Para participação nas competições da FADU promovem treinos nas modalidades coletivas de Basquetebol, Futebol, Voleibol, Futsal, Andebol e Rugby.

No que diz respeito aos eventos destacam-se os Campus em Férias destinado às crianças dos seis aos doze anos (Páscoa e Verão) e a vertente desportiva dos Cursos de Verão da UAlg, para além da organização de diversas provas da FADU.

Existe também a possibilidade de participar nas aulas de grupo e experimentar entre Zumba, Fitness Lunch, Tai Chi/Chi Kung, Pilates e ainda os desportos aquáticos como Surf e Bodyboard, entre outros. 

Mais informações aqui 

 

Tunas

A par desta experiência de associativismo oferecemos-te a oportunidade única de viver uma tradição centenária: integrar uma das tunas da UAlg e perpetuar o espírito académico. À tua escolha tens a Versus Tuna  - Tuna Académica da Universidade do Algarve, a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, a Real Tuna Infantina - Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve, a Tunabebes - Tuna Académica do Campus de Portimão e a Enfartuna - Tuna de Enfermagem da Universidade do Algarve.

Numa noite entre copos e conversa, como nascem todas as tunas, três conceituados membros desta academia lançam a ideia da fundação de uma tuna académica: José Artur Melo, Rogério Alexandre Simões Leal e João Carlos Rocha Catarino. A eles se juntou um honorável grupo de colegas, estando assim reunidas as condições para a formação da Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve.

Na noite de 28 para 29 de novembro de 1991, em jeito de ensaio, acontece uma serenata que acaba por vir a ser a primeira aparição da Tuna em público, ainda sem a existência de um traje respetivo. A apresentação oficial da Versus Tuna acontece a 7 de maio de 1992, dia em que marca para a posteridade o uso dos primeiros trajes académicos da Universidade do Algarve.

Em 1999 organiza o I Fartuna – Festival Ibérico de Tunas Académicas. Já em 2000, durante a segunda edição, desta feita sob a designação de Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro, edita um CD com a participação das diversas tunas presentes nessa edição. Durante o ano de 2012 enquadrado nas comemorações do seu 20ª aniversário edita um DVD do XIV Fartuna. Festival este organizado anualmente que caminha já para a sua décima quinta edição.

Durante 20 anos muitos boémios e trovadores envergaram, com orgulho, o traje da Universidade do Algarve, acompanhando a tuna em diversos pontos do país e além fronteiras.

Ensaios:  Terças e quintas-feiras, a partir das 21h30, nas garagens do Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

Contactos:

Email: versustuna@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/Versus.Tuna

tunafeminina

 

 

A Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve foi fundada a 10 de dezembro de 1992, por um grupo de raparigas de várias escolas e faculdades da Universidade do Algarve que ansiavam preencher uma lacuna existente no ambiente académico.

A sua primeira atuação deu-se, no entanto, a 24 de março de 1993, por ocasiões do Dia do Estudante, na já extinta Tasca do Estudante, em Faro, servindo de mote todos os anos às comemorações do Aniversário da Tuna. A partir daí, até aos dias que correm, a Feminis Ferventis nunca parou. Cantam e encantam a quem as queira ver e ouvir, por diversos pontos de Portugal Continental e Ilhas, sempre com a mesma alegria e vontade de animar e transmitir o espírito que caracteriza as gentes algarvias. Envergando o traje padrão da Universidade do Algarve, desde cedo adotaram uma peça que só a nós nos caracteriza, distinguindo-as de todas as outras estudantes, os cullotes que usam debaixo da saia. Entre elas distinguem-se pela cor da fita dos cullotes, sendo a fita branca utilizada pelas Projeto a Caloiras, a azul pelas Caloiras e a laranja, cor da Feminis Ferventis, utilizada pelas mui nobres Tunantes desta Tuna.  

Até à gravação do primeiro CD – Feminis Ferventis –, em 1997, foi um pulinho, seguindo-se o segundo, Encantos, em 2001. Ambos se caracterizam pelo repertório maioritariamente original e tradicional português, tradição que esta Tuna gosta de manter.  Em 2003 deu-se a concretização de um sonho: a Feminis Ferventis organizava o I Moura Encantada – Festival de Tunas Femininas no Algarve. Depressa este se tornou “o menino dos nossos olhos” e, em 2010, o Moura Encantada subiu a um novo palco: o Teatro das Figuras. Em 2012, realizou-se o X Moura Encantada.  A 18 de dezembro do ano de 2010, a Feminis Ferventis deu mais um passo importante na sua História enquanto Tuna. Esta foi a data do seu Irmanamento com a TUFES - Tuna Feminina Scalabitana da ESE de Santarém, como resultado das boas relações e grande amizade entre as duas tunas.  Tendo já percorrido Portugal de Norte a Sul, nos mais diversos âmbitos (sempre acompanhadas da sua querida Assunção, o nosso ceptro de praxe e Tunante mais antiga desta Tuna), a Feminis Ferventis continua nos dias de hoje a cantar e encantar com a mesma garra e vontade com que o fez há vinte anos. 

“Que a música palpite nos vossos corações e transpareça num sorriso largo.” Feminis Ferventis 

Ensaios: 
Terças e quartas-feiras, das 20h às 22h,  no Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

Contactos:
Email: feminisferventis@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/feminisferventisualgarve/

tunas

 

"Deixem cantar o estudante, música e capa na mão!"

A 15 de maio de 1995, foi fundada a Real Tertúlia Infantina, nome original deste grupo. Na altura, Jorge Lamy Leal, Pedro Vieira e José Sousa reuniram esforços para conseguir obter uma formação inicial que garantisse o início da Infantina, cujo nome surgiu como tributo ao Infante D. Henrique, personagem presente no centro da expressão académica do Algarve. Em dezembro de 1997, a Real Tertúlia Infantina passou a designar-se Real Tuna Infantina, como hoje a denominamos e conhecemos.

Constituída por estudantes e ex-estudantes, tem como objetivo cultivar o espírito académico e contribuir para o desenvolvimento da instituição, participando ativamente nas suas atividades. Movidos pelo orgulho de pertencer à Universidade do Algarve, percorrem os vários cantos do país em representação da mesma e elevando o seu bom nome.

Tal como outras tunas, apresenta uma estrutura interna própria, baseada numa hierarquia bem definida, constituída por dois grandes grupos: Infantes e Caloiros. Entre os caloiros existem distinções nominais apenas por questões de mérito dentro de tuna, sendo que têm os mesmos direitos e deveres na hierarquia.

Em março de 2003, foi celebrado um ritual de apadrinhamento com a VicenTuna, Tuna Mista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estreitando, assim, o caminho entre Faro e Lisboa e criando fortes relações duradouras ao longo das gerações.

Ensaios: 

  • Segundas-feiras, a partir das 20h,  no Anfiteatro José Silvestre do Instituto Superior de Engenharia, Campus da Penha
  • Quartas-feiras, a partir das 20h, no Auditório da Faculdade de Economia, Campus de Gambelas

Contactos:
Email: infantina@aaualg.pt
Instagram: @realtunainfantina

infantina

Tudo começou com um pequeno grupo de amigos que gostavam de cantar a vida académica, corria o ano letivo de 95/96.

Lembraram-se então de formar uma Tuna com o nome de “Handa ká prá ki” – Tuna Académica de Portimão, mas por falta de instrumentistas o projeto não vingou. Como a vontade de criar uma Tuna era demasiado forte, nunca a coragem abandonou os estudantes do então Pólo de Portimão que, uma vez mais em 96/97, formaram uma Tuna denominada de “Portunis Cantantis”, mas o fado repetiu-se e o projeto, mais uma vez não singrou. Decorria o ano letivo de 97/98 quando a vontade e a coragem se aliaram ao saber instrumental, vencendo assim o triste fado de anos anteriores. Finalmente a Tuna vinga com o nome de “Polis Portuna” e pode-se dizer que foi este o ano de afirmação de um grupo de amigos como Tuna.

No ano seguinte, 98/99, a falta de acordo em relação à denominação da mesma, leva mais uma vez à sua alteração, passando a ser definitivamente a TunaBebes – Tuna Académica do Campus de Portimão. Desde então a TunaBebes tudo tem feito ao seu alcance para levar e elevar o bom-nome da Universidade do Algarve e das tradições desta tão rica Região Algarvia. No próprio Campus de Portimão a TunaBebes tem um papel fundamental, uma vez que atua em simbiose com a Associação Académica e com o Núcleo Pedagógico de Portimão, como forma de “esquecer o tamanho do Campus”. O problema do “tamanho” é uma questão que preocupa a TunaBebes. Uma vez que entram pouco mais de cem alunos por ano, existem muito menos probabilidades de entrar alguém com conhecimentos musicais, por isso apostam na formação musical dos seus Tunantes, por forma a colmatar as necessidades.

A tentativa de fazer sempre melhor em termos qualitativos, propagar o espírito académico e as relações entre tunantes, nunca deixando de exaltar esta nobre região é o principal objetivo.

Contactos:
Email: tunabebes@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/tunabebes.tunamistaualg

tunabebes

A Enfartuna - Tuna de Enfermagem da Universidade do Algarve surgiu a 14 de junho de 2011, fruto da vontade e do esforço de alguns estudantes de Enfermagem, amantes de música, como forma de colmatar a ausência de uma Tuna de Enfermagem na nossa mui nobre Universidade.

É com especial orgulho que desde então têm trabalhado ao máximo para se desenvolverem como tuna e para se manterem unidos, pois quando a Enfartuna se formou, apenas uma minoria de elementos tocavam instrumentos. Hoje em dia e após um grande esforço, praticamente todos os elementos aprenderam a tocar em prol de uma maior diversidade instrumental. Esforçam-se para cumprir o maior propósito: levar o bom nome da Universidade do Algarve e da Enfermagem pelo mundo fora, espalhando o espírito académico, boa música, alegria e vida boémia, claro está!

Ensaios:
Segundas e quintas-feiras, pelas 18h30, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSUAlg).

Contactos:
Email: enfartuna@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/Enfartuna

enfartuna

 
 
 
Contactos

Associação Académica 

Edifício da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Campus da Penha

Telefone: + 351 289 888 444

Email: geral@aaualg.pt