António Guerreiro

Nome: António Manuel da Conceição Guerreiro
Área Científica: Matemática
Categoria: Professor Adjunto
Grau: Doutor
E-mail: aguerrei@ualg.pt
Gabinete: 80/81
Telefone/Voip: (2) 301063

Nota biográfica
Formação Académica

Doutor em Educação, Especialidade Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa, em 2012.
Mestre em Supervisão, especialidade matemática, pela Universidade do Algarve, em 1998.
Licenciado em Matemática, ramo educacional, pela Universidade de Coimbra, em 1988.

Habilitação Profissional
Formador do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Áreas C05 Didáticas específicas (matemática), C12 Relação pedagógica e C9I Supervisão prática, Registo CCPFC/RFO-04569/97.

Experiência Profissional
Diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação, desde 2013.
Diretor do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, desde 2016.
Professor do Ensino Superior Politécnico, Universidade do Algarve, desde 1995.
Professor do Ensino Básico e Secundário, Matemática, entre 1987 e 1995. 

Interesses de investigação
Práticas Profissionais dos Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Práticas de Comunicação Matemática na sala de aula
Ensino da Álgebra no Ensino Básico e Formação de Professores
Matemática e Literatura no Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Práticas de Avaliação em Educação
Educação Especial e Educação Inclusiva

Participação em projetos
Membro de Projeto em rede de investigação coordenado pela FC/Unesp-Bauru/SP-Brasil sobre “Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos”, integrando investigadores de UFSCar-SP-Brasil, FFC/Unesp-Marília/SP-Brasil, Universidade de Holguín, Cuba, Universidade de Sevilha – Espanha e ESEC/ Universidade do Algarve, Portugal. Este projeto é apoiado pela FAPESP (agência de financiamento de pesquisa do Brasil).

Membro da comissão de acompanhamento do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2.º ciclos do ensino básico, por nomeação ministerial, entre 2005 e 2011.

Projeto de investigação Práticas Profissionais dos Professores de Matemática financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008).

Publicações em livros e capítulos de livros (2010 - …)
Guerreiro, A. (2014). Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas. In Ponte, J. P. (Org.) Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 237-257). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Menezes, L.; Tomás Ferreira, R.; Martinho, H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In Ponte, J. P. (Org.) Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2013). Labirintos estatísticos: os números e as letras. In Carvalho, J. C. (Org.) Arte e Ciências em Diálogo (pp. 161-171). Coimbra: Grácio Editor.

Publicações em revistas nacionais e internacionais com revisão de pares (2010 - …)
Guerreiro. A. (2017). Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol.Extr.(6), 389-394.

Martins, C., & Guerreiro. A. (2017). Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol.Extr.(6), 395-399.

Guerreiro, A.; Tomás Ferreira, R.; Menezes, L. & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké – FE/UNICAMP & FEUFF – v. 23, n. 44 – julho/dezembro.

Rodríguez-Miranda, F. P.; Sousa, C.; O. Toscano, M. & Guerreiro, A. (2015). Das Políticas Educativas às Práticas de Sala de Aula: Algumas Contribuições Transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 01, 109 – 129.

Batista, D.; Guerreiro, A. e Lopes, A. (2015). Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas. Educação e Matemática, 131, Janeiro/Fevereiro 2015, p. 38-44.

Sousa, C. & Guerreiro, A. (2014). Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação, v. 39, n.º 3, 567-576.

Menezes, L.; Guerreiro, A.; Martinho, M. H. & Tómas Ferreira, R. A. (2013). Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus, Journal of Education, 1, 3, 44-75.

Guerreiro, A. (2013). Comunicação matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Da Investigação às práticas, 3(2), 31–52.

Guerreiro, A. (2011). Conceções e práticas de comunicação matemática. Indagatio Didactica [Online], Volume 3 Número 1, Março 2011, p. 25-40. [Acesso em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewArticle/912]

Guerreiro, A. (2011). Imposição ou negociação de significados matemáticos. Educação e Matemática, 115, Novembro/Dezembro 2011, p. 73-75.

Pereira, E., Gago, L. & Guerreiro, A. (2010). Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade. Educação e Matemática, 106, Janeiro/Fevereiro 2010, p. 3-6.

Outras publicações (atas de eventos científicos) (2010 - …)
Guerreiro, A. & Martins, C. (2018). Avaliação e comunicação na aula de Matemática: das perceções às práticas. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 83-96). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Graça, S.; Ponte, J. P. & Guerreiro (2018). As representações dos números racionais na perspetiva dos alunos do 5.º ano de escolaridade. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 172-186). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Bernardino, L. & Guerreiro, A. (2018). Uma abordagem aos sistemas de equações no 8.º ano. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 229-246). Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Guerreiro, A. (2017). Variações em Transformações Geométricas: Uma análise ao trabalho desenvolvido por futuros professores de matemática no âmbito da sua formação inicial. In Libro de actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. CB 1162 (pp. 333-341). Madrid, España: Federación Iberoamericana de Educación Matemática.

Guerreiro, A. & Martins, C. (2017). Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 330-342). Viseu, Portugal: Associação de Professores de Matemática.

Guerreiro, A. & Martins, C. (2017). Articulação entre avaliação e comunicação na aula de matemática: Contributos para a aprendizagem dos alunos. In Libro de actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. CB 1304 (pp. 23-31). Madrid, España: Federación Iberoamericana de Educación Matemática.

Martins, C. & Guerreiro, A. (2017). Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, G. Santos, M. Cardoso, J. Sousa, E. Silva & C. Teixeira (Eds.), Livro de atas do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017 (pp. 385-392). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2016). Bandeiras dos países: recurso para o ensino dos racionais. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 129–141). Évora: SPIEM.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2016). Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão, Algarve, Portugal. In Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R. A., Vale, I., & Guimarães, H. (Eds.) (2016). Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 169–182). Porto: APM.

Graça, S. & Guerreiro, A. (2015). Perspetivas etnomatemáticas de alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal. Atas Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Coimbra: EMeLP.

Guerreiro, A. & Graça, S. (2015). Leitura matemática e texto literário: construção de tarefas para a sala de aula (poster). Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 305-307). Évora: APM.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2015). As ordens por decifrar do homem duplicado de José Saramago: teorias do caos e das probabilidades matizadas pelo senso comum. In Leão, I. P.; Mendes, M. C. & Lira (Eds.) Atas do Congresso Internacional 2015 As Artes e As Ciências em Diálogo (pp. 146-153). Porto: Green Lines Institute.

Guerreiro, A., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2013). Mathematical communication: Teachers’ recognition of the singularity of students’ knowledge, Proceedings of CERME 8.

Guerreiro, A. (2013) Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: Conceitos e processos matemáticos. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 451-465). Braga: APM.

Carmo, B. & Guerreiro, A. (2013). Robótica Educativa e Raciocínio Matemático no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas Ensinar e Aprender Matemática com Criatividades 2013 (pp. 89-101). Viana do Castelo: ESE.

Guerreiro, A., Ponte, J. P. & Serrazina, L. (2013). Mathematical Communication: Teachers´ recognition of the singularity of student´ knowledge.  Atas do Eighth Congress of European Research in Mathematics Education (no prelo). Turkey (Antalya): ERME.

Gonçalves, A. & Guerreiro, A. (2013). Labirintos estatísticos: os números e as letras. Atas do Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo (no prelo). Faro: UAlg.

Guerreiro, A. (2012). O que é que a Maria quer saber? Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012, pp. 296-306. Castelo de Vide: SPIEM

Guerreiro, A. & Serrazina, L. (2011). Conceptions and Practices of Mathematical Communication. Atas do Seventh Congress of European Research in Mathematics Education, pp. 2650-2659. Poland (Rzeszów): ERME.

Guerreiro, A. (2011). Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura em educação básica. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pen) − Póvoa de Varzim: SPIEM.

Guerreiro, A. (2011). Negociação de significados na sala de aula de matemática: práticas entre professoras e alunos do 1.º ciclo. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pen). Lisboa: APM.

Serrazina, L., Canavarro, A. P., Guerreiro, A., Rocha, I. & Portela, J. (2011). O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos da investigação.

Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM.

Guerreiro, A. (2010). O papel do outro (aluno) na comunicação matemática, práticas de uma professora do 1.º ciclo. Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010 (CD). Lisboa: FCT Universidade Nova.

Guerreiro, A. (2010). Gostamos tanto, quando eles acertam logo. Comunicação Matemática no 1.º ciclo. Atas do XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (CD), pp. 240-253. Lisboa: GTI APM.

Guerreiro, A. & Menezes, L. (2010). Comunicação Matemática: Na busca de um entendimento comum. Atas do XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (CD), pp. 137-143. Lisboa: GTI APM.

Guerreiro, A. (2010). Concepções e Práticas de Comunicação Matemática. Atas do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (pp. 100-104). Aveiro: CIDTFF UA.

Orientador de relatórios/teses de mestrado (concluídas) (2010 - …)
Cátia Verena Pires Calisto Viegas (orientação em parceria), Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2018.

Paula Cristina Silva de Carvalho, Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional. Mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Universidade do Algarve, 2017. 

Marta Cristina Varela Pereira, Perímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Alexandra Gomes Canal de Sousa, Conexões Matemáticas na Educação Pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2016.

Andreia Filipa Reis Lopes, A exploração de padrões em contexto de Jardim de Infância. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2016.

Sofia Isabel Andrade Graça, Etnomatemática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Ana Cristina Nogueira Tendinha, Resolução de problemas de estrutura combinatória no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2016.

Maria José Felisberto Matias de Carvalho, Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo os números da Mimocas. Mestrado em Educação Especial – Domínios Cognitivo e Motor, Universidade do Algarve, 2015.

Verónica Sofia Felizardo Janota, Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Tânia Cristina Vargas André, O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Mafalda Sofia da Silva Guerreiro, Padrões de Gustav Klimt: Uma experiência matemática no pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2015.

Diogo Marques Baptista (orientação em parceria), Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Ema Cristina Inácio Pinto, Necessidades educativas especiais: Resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Isabel Martins Domingos Campos, Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2015.

Sara Cristina Amaral Sousa, Cálculo Combinatório na Educação Pré-escolar. Mestrado em Educação Pré-escolar, Universidade do Algarve, 2014.

Bruna Santos do Carmo, A Robótica Educativa no desenvolvimento do Raciocínio Matemático. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2013.

Tânia Sofia Santos Oliveira (orientação em parceria), A investigação Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Universidade do Algarve, 2012.