Jornadas de Teatro do Oprimido - Informações - Programa

Sala UP - Escola Superior de Educação e Comunicação

Dias 28 e 29 abril 2022

Consulte o programa aqui.

See the program here.

Projeto Integr(ar)te - Agrupamento AE. Escola Básica 2,3 João da Rosa, 6º ciclo

"Que bolinha é esta?"

Sinopse

Teatro – Fórum sobre bullying e baseia-se na transição que uma aluna faz de uma escola primária para uma escola de 2° ciclo. Na primeira escola, já esta aluna era oprimida devido à sua constituição física, facto que se agravou ainda mais na transição de escola.

Escola Secundária João de Deus. Grupo “A cena da Cidadania”

“Quixote, o alucinado”

Sinopse

A saúde psicológica é um bem precioso sobretudo num mundo que insiste em catalogar, ignorar e discriminar aqueles que estão doentes. A inclusão é um direito e o remédio mais eficaz, mas seremos capazes de a realizar? – este texto partiu de uma reflexão em contexto de sala de aula e foi produto de um trabalho interdisciplinar que desembocou numa campanha de comunicação sobre autoestima, numa representação teatral e numa palestra/debate.

Grupo de Teatro do Oprimido Pedra no Sapato

“ não me deixam…”

Sinopse

Teatro – Fórum sobre o preconceito do divórcio no seio familiar. A protagonista oprimida procura o apoio da família na separação de uma relação tóxica e violenta e depara-se com a opressão que a família faz perante a ideia de uma separação numa família conservadora.

Produção do Teatro Improviso de Intervenção (TIDI)

“Duas Mulheres a preto e branco”

Sinopse

Duas mulheres, uma preta e outra branca, mostram, com os seus corpos estáticos ou em movimento, o que as separa e o que as une, numa sociedade que se diz e faz modernamente tecnológica. Recorrendo a múltiplas linguagens artísticas, as personagens movimentam-se entre espaços e tempos, passados e presentes, através de sucessivos quadros que transgridem as regras de jogos de domínio/submissão a que nos habituámos. Inspirado no conceito “espect-ator”, desenvolvido por Augusto Boal, este espetáculo convida o público a participar como espect-autor/a, através da sua capacidade criativa e crítica que faz de nós verdadeiras/os seres humanas/os