"Francesco Saverio Nitti per il Mediterraneo"

Prémio Internacional, com inscrições abertas

A Università degli Studi Suor Orsola Benincasa (Nápoles) e a Associazione Scuola & Vita di Acquafredda (Maratea), em parceria com a Comune di Maratea, o Istituto Italiano per gli Studi Filosofici, a Associazione Italiana di Sociologia, a Società Italiana di Pedagogia (SIPED), o Centro Italiano per la Ricerca Storico-Educativa (CIRSE), a Società Napoletana di Storia Patria, a Universidad Pablo de Olavide de Sevilla (Espanha), a Universidad de Malaga (Espanha), a Democritus University of Thrace (Grécia), a Universidade do Algarve (Portugal), o I.I.S. "Francesco Saverio Nitti" di Napoli e o Circolo Culturale "Santavenere" di Maratea, promovem a 1.ª edição do “Premio Internazionale Francesco Saverio Nitti per il Mediterraneo”.

A luta contra o analfabetismo, as investigações de campo, as intervenções no Parlamento, o compromisso europeu e a luta extenuante para a afirmação dos valores da liberdade e da democracia fez de Nitti um exemplo único que deve ser lembrado à geração mais jovem e a todos aqueles que acreditam que a Europa é antes de tudo um grande modelo cultural que tem as suas raízes no Mediterrâneo.

Este Prémio foi criado com o objetivo de dar a conhecer a importância do trabalho extraordinário desenvolvido pelo político italiano Francesco Nitti e está dividido em quatro categorias: - Trabalhos sobre questões de interesse para o Mediterrâneo, nas áreas de História e Literatura; - Trabalhos sobre questões de interesse para o Mediterrâneo, nas áreas de Pedagogia, História da Pedagogia e Filosofia; - Trabalhos sobre questões de interesse para o Mediterrâneo, nas áreas de Sociologia e Investigação Social; - Trabalhos com envolvimento a todos os níveis em Instituições Locais, Nacionais e Europeias para o sul da Itália.

Para participar nas três primeiras categorias, os candidatos devem enviar trabalhos publicados no período de 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2015.

Os trabalhos devem ser enviados até às 12h00 do dia 10 de junho para: Coordinamento scientifico Premio Nitti c/o il Centro di Lifelong Learning Università degli Studi Suor Orsola Benincasa di Napoli Via Suor Orsola 10 80135 Napoli

Consultar regulamento aqui.