Finalistas do curso de Medicina da Universidade do Algarve reforçam linha SNS24

Em resposta à evolução do surto de COVID-19 e face à necessidade de reforço de profissionais de Saúde, cerca de 100 estudantes do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (UAlg), numa parceria com o ABC- Algarve Biomedical Center, responderam prontamente à situação de crise e vão reforçar a linha de Saúde 24.

Este reforço foi anunciado, em conferência de imprensa, pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, como forma de aumentar a resposta à elevada procura do serviço.

Saliente-se que o grupo da UAlg é composto por alunos do curso de Medicina, titulares de uma licenciatura prévia na área da Saúde ou das Ciências, o que lhes confere a maturidade e conhecimentos necessários para a tarefa que irão realizar, quer ao nível do call center, assegurando chamadas telefónicas, registo e análise, quer ao nível de resposta e encaminhamento de casos suspeitos.  Estes profissionais fizeram ainda formação prévia sobre coronavírus e sobre o algoritmo de triagem.

Serão divididos em 30 postos de atendimento simultâneos, a funcionar a partir das instalações da Altice, em Faro, para todo o País, das 06h00 às 24h00. No domingo, dia 15, este grupo estará operacional e a atender chamadas a partir do Algarve, colaborando nesta situação de emergência nacional.

A Universidade do Algarve (UAlg) e o ABC- Algarve Biomedical Center contribuirão, assim, para reforçar a capacidade de atendimento a nível nacional, unindo esforços num momento crítico para o País e para o Mundo.

Recorde-se que o Algarve Biomedical Center é um consórcio entre a Universidade do Algarve e Centro Hospitalar Universitário do Algarve, que pretende reunir investigadores, alunos, profissionais de saúde e representantes de entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional, tendo como objetivo a melhoria dos cuidados de saúde. ​​​​​​​