ESEC integra novo projeto Erasmus sobre resiliência no ensino superior

O projeto de candidatura Erasmus Plus KA2 RESUPERES 2021, sobre resiliência no ensino superior, foi aprovado, tendo ficado em oitavo lugar, num universo de 32 projetos selecionados, com a conceção de 291 mil euros.

Este projeto é coordenado pela Universidade de Granada, em parceria com a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, a Università degli Studi Suor Orsola Benincasa - Napoli (Itália), a Universidade de Belgrado (Sérvia) e a Universidade de Bergen (Noruega).

O objetivo do projeto é analisar, conceber e avaliar um programa de intervenção no contexto educacional do ensino superior em várias escolas/ faculdades de países como Portugal, Espanha, Noruega, Itália e Sérvia, que gerem padrões de comportamento resilientes nos alunos.

O colmatar desta necessidade de formação contribuirá para a melhoria de práticas de bem-estar, prevenção da evasão e insucesso no Ensino Superior.

Um dos momentos de grande relevância do projeto será a identificação dos fatores de resiliência internos, como autoconhecimento, motivação, e criatividade, e externos, com destaque para as relações intra e interpessoais, motivação e criatividade. Estes fatores terão em vista potenciar a resiliência de todos os intervenientes neste processo, não descurando a inventariação da presença de fatores não resilientes com vista ao êxito pessoal, académico, motivacional, social, criativo e emocional de todos os alunos.