“Encontro para Compreender: Boas Práticas no Trabalho com Idosos”

O Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro comemora 10 anos e para celebrar a data a Câmara Municipal de Faro (CMF) e a Universidade Algarve (UAlg), através do Programa para uma Sociedade Longeva (PSL), vão realizar um “Encontro para Compreender: Boas Práticas no Trabalho com Idosos”, no próximo dia 30 se setembro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas.

Pretende-se com este evento partilhar boas práticas e experiências no trabalho com idosos, por parte de instituições do concelho de Faro, bem como do resto da região algarvia e País e, também, perspetivar os novos desafios e possíveis respostas para as matérias relacionadas com o envelhecimento.

Na parte da manhã, pelas 10h15, Sandra Pais (Algarve Active Ageing – A3), docente da UAlg, apresentará uma comunicação sobre “Os desafios do envelhecimento no Algarve, no País e na Europa”. Ainda da parte da manhã, intervirão diversas entidades do concelho de Faro: Divisão de Desporto do Município de Faro, Provectus, ARPI - Associação de Reformados e Pensionistas de Faro, Cruz Vermelha Faro-Loulé, Santa Casa da Misericórdia de Faro, Espaço Saúde em Diálogo e Associação Nossa Senhora dos Navegantes da Culatra).

De tarde haverá uma Mesa Redonda com entidades externas: Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Município de Castro Marim, Repensa - Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo, Instituto Politécnico de Beja - Up Again Sénior e Associação Dignitude. O Encontro terminará  com a participação de duas referências nacionais no âmbito do trabalho com populações idosas e na promoção do envelhecimento ativo, Pedro Mota Soares (ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social entre 2011 e 2015) e Manuel de Lemos (presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias).

Em simultâneo, decorrerá no átrio do Grande Auditório uma Feira de Inovação sobre “Produtos e Serviços para uma Longevidade Saudável”, que contará com a participação de várias empresas, associações e outras entidades regionais ligadas a serviços e produtos de apoio à autonomia, saúde e independência das populações mais velhas.

Consultar o programa aqui e efetuar inscrição aqui.