Serviços

A ESEC dispõe de um conjunto de serviços à disponibilidade da comunidade académica e do público em geral. Conheça os nossos serviços.

Apoio Técnico e Administrativo

Nome da Responsável: Maria Filomena Luís Salsinha Matias  

E-mail: esecsec@ualg.pt 

Telefone: 289 800 127  

 

Maria Filomena Luís Salsinha Matias

Mónica Gabriel Fontinhas Cristóvão

José Joaquim Chumbinho

Lucília Maria Madeira Mestre Romeira 

Vera Cristina Silva Vieira Santos

Márcia Alexandra Gomes de Azevedo da Silva

Maria de Fátima Joaquina Ramos de Almeida

Maria Filomena Salvé-Rainha

Coordenadores

Mobilidade: Pessoal docente e não docente, Alunos da ESEC "Outgoing"
Rosana Corga Fernandes Durão

Mobilidade: Alunos "Incoming"
Rosana Corga Fernandes Durão

Apoio Técnico
Ana Cristina Viegas Alexandre

Comunicação e Divulgação

 

Apoio à formação, investigação e desenvolvimento

Formação contínua e Aprendizagem ao Longo da Vida

1. A Unidade de Apoio à Formação Contínua e Aprendizagem ao Longo da Vida tem como objetivo dar apoio administrativo nas atividades direcionadas à oferta de formação para professores e públicos especializados, em articulação com a UALG.

2. Compete a esta Unidade de Apoio:

a) Organizar as ofertas formativas de formação contínua e para públicos especializados;

b) Organizar os contactos com entidades externas no âmbito da formação contínua e para públicos especializados.

 

Investigação e Desenvolvimento



1. A Unidade de Apoio à Investigação e Desenvolvimento tem como objetivo dar apoio administrativo nos domínios da promoção da investigação e da extensão universitária, em articulação com a Unidade de Apoio à Investigação Científica e Formação Pós-Graduada da UALG.

2. Compete a esta Unidade de Apoio:

a) Participar, de acordo com as orientações dos órgãos dirigentes da ESEC-UALG, na definição dos princípios gerais e específicos de uma estratégia comum de promoção da investigação científica.

b) Prestar apoio técnico e administrativo na criação de instrumentos necessários e na definição de medidas adequadas à prossecução da estratégia de investigação estabelecida.

Equipamentos

O Laboratório Audiovisual é constituído por três espaços distintos sequenciais: a sala 27, composta por uma régie e várias ilhas de montagem, ideal para pós-produção vídeo e produção de diretos via streaming ; a sala 31, uma sala-de-aula-estúdio, onde é possível a utilização de chroma-key e de teleponto; e a sala 32, onde se encontra um estúdio de rádio preparado para a produção de peças radiofónicas e outras narrativas sonoras.

O Laboratório das Ciências do Desporto está sediado na sala 58A da ESEC, sala contigua ao pavilhão desportivo. Serve essencialmente para apoiar a lecionação das unidades curriculares do curso de Desporto da ESEC, a preparação ou desenvolvimento de projetos ou atividades de cariz didáctico-pedagógico e a realização de eventos de âmbito académico-científico.  Permite ainda a realização de algumas atividades de investigação, em particular, no domínio científico das Ciências do Desporto e a cooperação de âmbito científico e técnico com outras UO da UAlg ou com entidades públicas ou privadas.

Principais equipamentos existentes no laboratório de desporto (Lab. 58 A)


⇒Accutrend Plus “Cobas” (refª 05208211001 mg/dL)
É utilizado para a determinação quantitativa de quatro parâmetros sanguíneos glucose, colesterol, triglicéridos e lactato.                                                                                                                                                                                                           

⇒ Body composition analyser SC-330 – Tanita.
Este equipamento pode ser utilizado para avaliar o peso e a composição corporal.

⇒Body Media SenseWear Armband
Este equipamento permite recolher e descarregar diversos dados relativos às caraterísticas da atividade física (acelerómetro – 3 eixos) e a parâmetros fisiológicos (fluxo de calor, temperatura corporal, resistência galvânica da pele).

⇒Máquina de lanças bolas de ténis - Lobster Phenom model 1
Máquina de lançar bola de ténis de precisão que permite manipular os diferentes parâmetros da trajectória da bola.

⇒Sistema de avaliação do esforço - T2100- GE Healthcare
Este equipamento (passadeira + sistema de avaliação T2100- GE Healthcare) permite realizar provas de esforço com monitorização cardíaca.

⇒Espirómetro - EasyOne-CS
Este equipamento contém o conector de monitor, os aplicativos de PC EasyWare e CardioSoftTM para o gestão de dados e permite a avaliação de diversos parâmetros ventilatórios (e.g., FVC e FIVC, FEV, MEF, FET, VT, ERV e IRV, VCmáx, MVV).

O Laboratório de Fotografia abrange as duas valências: o analógico e o digital, e é composto por três espaços.

A sala 20, vocacionada para o analógico,  consiste numa tradicional câmara escura, com zona de secos e molhados, controlo de temperatura e extração de vapores.

A câmara escura tem duas áreas distintas, separadas por cortinas blackout, ambas equipadas com luz vermelha de presença e com luz branca, permitindo a utilização em alternância. A câmara escura propriamente dita, apresenta 3 zonas de trabalho que permitem o trabalho isolado e simultâneo de revelação e ampliação de filme a preto e branco, bem como zonas de lavagem e secagem, ao ar e em secador, das provas fotográficas. A antecâmara está preparada para o banho final das fotografias e respetiva secagem. Existem 3 mesas de luz para a observação em detalhe e seleção dos negativos, com o auxilio das respetivas lupas.

A sala 25, consiste num mini estúdio, com a possibilidade de total escurecimento, equipado com porta fundos para fotografia, vários conjuntos de refletores/difusores portáteis, e flashes com respectivos suportes.

O restante material, tal como câmaras fotográficas, analógicas e digitais, tripés, lentes, e químicos de revelação, são facultados pela escola e encontram-se ao cuidado do gabinete de audiovisuais, devendo ser requisitadas pelos alunos.

A sala 105 conta ainda com  dois Apple MacPro g3, e três workstations hp z400. 

O laboratório de Ciências Físicas e Naturais da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve integra as salas polivalentes números 62 e 63, uma sala de armazenamento de material e reagentes, um gabinete e um espaço a partir do qual se tem acesso a todos os outros espaços referidos e que podemos considerar como um átrio.


Em termos de organização por áreas de conhecimento, a sala 62 está vocacionada para atividades que se desenvolvem no âmbito da Matemática e Educação Matemática, Geologia e Estudo do Meio; a sala 63 está preparada para práticas experimentais e laboratoriais nos domínios da Física, Química, Biologia e Ciências Naturais, bem como, todas as atividades didáticas relacionadas com a formação em Educação em Ciências Físicas e Naturais.


Tendo em consideração o propósito a que se destinam, a sala 62 possui mesas e cadeiras de trabalho que podem ser dispostas de acordo com a estratégia didática adotada em cada temática e armários verticais, desde o chão até ao teto, que cobrem mais de metade da área de parede da sala e que possuem o material de apoio para atividades nas áreas da Matemática e Geologia; a sala 63 também possui mesas e cadeiras com disposição não fixa e uma bancada fixa que acompanha 2/3 da área da parede da sala aonde estão localizados lavatórios e pontos de água, pontos de gaz e equipamentos laboratoriais, destinando-se esta sala à realização de atividades práticas experimentais e laboratoriais nos domínios das ciências Físicas e Naturais.


De entre o material disponível para a realização de atividades de apoio às aulas e à formação dos alunos dos cursos de Formação de Professores e do curso de Desporto, destacam-se: coleção de rochas, mapas, sólidos e figuras geométricas, materiais para medição, unidades de medida, jogos matemáticos, kits de ótica, cinemática, mecânica, eletricidade, espectrofotómetro, banhos térmicos, balanças, duas câmaras de fluxo de química, entre outros.


Nestes espaços existe armazenado muito material de uso corrente uma vez que muitas das atividades práticas que se desenvolvem nestes espaços, dedicadas à Educação em Ciências Físicas e Naturais, assumem características diferentes das clássicas aulas de laboratório de Biologia, Física ou Química, por procurarem reproduzir ou representar fenómenos ou conceitos científicos recorrendo à realização de atividades elaboradas com material de uso corrente. 


Existe uma sala de apoio aos dois espaços de atividades (salas 62 e 63) com armários adequados para o armazenamento de reagentes sólidos e líquidos, tendo em consideração as suas propriedades, bem como, armários para vidraria e equipamentos como os microscópios. A sala está equipada com uma câmara de fumos de química permitindo a preparação de soluções de apoio às atividades.
O átrio, comum a estes espaços, é um local de passagem mas também de permanência para consulta de bibliografia, reuniões entre colegas e entre professores e alunos, fomentador da comunicação entre as várias áreas de conhecimento desenvolvidas nestes espaços. Está em comunicação com o gabinete da técnica superior de laboratório que dá apoio a todas as atividades que se desenvolvem nas salas 62 e 63, o que constitui uma enorme mais-valia para quem ali desenvolve a sua atividade profissional.