Ciências da Comunicação

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Educação e Comunicação
Área Temática
Artes, Comunicação e Património
 
Apresentação
O curso de licenciatura em Ciências da Comunicação proporciona uma formação humanista e tecnológica nas facetas mais gerais da comunicação.


Ao longo da sua estrutura curricular são abordados problemas teóricos e práticos de contextualização mais geral, nas vertentes histórica, social, tecnológica, psicológica, linguística, científica, filosófica, empresarial, cultural e mediática.
São também abordados conteúdos de carácter mais específico e aplicado, procurando desenvolver capacidades comunicativas e críticas de ordem conceptual e formal, nas áreas das línguas e das linguagens, da semiótica e das artes, e são trabalhadas as competências operativas ao nível das técnicas e métodos próprios dos media e de outras instituições de comunicação.

As opções, nas áreas específicas de Comunicação Social, Comunicação Cultural e Comunicação Organizacional, permitem a construção de um perfil que culmina na experiência do Estágio sob orientação profissional em meio empresarial.

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) é um parceiro fundamental do curso de licenciatura em Ciências da Comunicação. 
Através deste centro, os docentes da área desenvolvem investigação e promovem parcerias nacionais e internacionais, que permitem aos alunos integrar diversos projetos.


Legislação Aplicável

Alterado em 2015 (Aviso 6589/2015, DR, 2ª s, n.º 114 de 15 de junho).

Consulta todas as licenciaturas da área das Artes, Comunicação e Património.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Jornalismo em imprensa, rádio e televisão
  • Produção de informação e de conteúdos audiovisuais e multimédia
  • Consultadoria em empresas de assessoria de imprensa, comunicação, imagem e publicidade
  • Organização e gestão de informação em empresas e instituições de âmbito nacional e regional, como serviços públicos, autarquias ou instituições bancárias, com necessidades de comunicação com o público utente
  • Relações públicas e gabinetes de imagem, comunicação interna e organizacional
  • Dinamização de espaços culturais, tais como espaços museológicos, cineclubes e galerias de arte
  • Conceção e implementação de projetos de intervenção cultural
  • Organização e gestão da informação em entidades públicas, privadas, cooperativas e associativas com vocação cultural
  • Crítica cultural em órgãos de comunicação social

"A UAlg ajudou-me a crescer como futura profissional e também como cidadã. Compaixão, união, trabalho de equipa e responsabilidade são conceitos importantíssimos para qualquer jovem, no futuro profissional e na construção do seu caráter"

Francisca Pugsley