Design de Comunicação
Provas Diplomados TeSP e CET
Quem pode candidatar-se?
As provas de ingresso específicas destinam-se apenas a:
- Detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET)
- Detentores de diploma de Técnico Superior Profissional (TeSP) não obtido na Universidade do Algarve
- Detentores de diploma de TeSP obtido na UAlg sem unidades curriculares do domínio das disciplinas que integram a prova de ingresso específica, com o nível adequado para a progressão no ciclo de estudos de licenciatura
Calendário 2020/2021
Fase única | |
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Inscrição online na prova de ingresso | 27-07-2020 a 30-08-2020 |
Análise e validação da documentação entregue na inscrição | 31-08-2020 a 04-09-2020 |
Provas de ingresso | 11-09-2020 |
Publicação online dos resultados | Até 16-09-2020 |
Reclamações | 16 e 17-09-2020 |
Publicação online dos resultados das reclamações | 21-09-2020 |
Ano letivo 2020/2021
Provas de ingresso específicas: Desenho
Curso | Biologia | Desenho | Economia | Física e Química | Geografia | Inglês | Matemática | Português |
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Ciências da Comunicação | x | x | ||||||
Design de Comunicação | x | |||||||
Desporto | x | x | x | |||||
Educação Básica | x | x | x | |||||
Educação Social | x | x | ||||||
Engenharia Alimentar | x | x | x | |||||
Engenharia Civil | x | x | ||||||
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | x | x | ||||||
Engenharia Mecânica | x | x | ||||||
Gestão | x | x | x | |||||
Gestão Hoteleira | x | x | x | |||||
Imagem Animada | x | |||||||
Marketing | x | x | x | |||||
Turismo | x | x | x |
- A prova de ingresso/avaliação de capacidade é escrita
- A prova tem a duração de 90 minutos, aos quais acresce a tolerância de 30 minutos
- A prova contém instruções para o preenchimento e resolução da mesma
- A prova escrita inclui informação sobre a cotação das questões
- A classificação final da prova é apresentada na escala de 0 a 200 pontos
- O examinando é aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 95 pontos
Prova de Biologia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Biologia do ensino secundário, como:
- Conhecer conceitos e princípios básicos de Biologia
- Conhecer a terminologia científica própria no âmbito da Biologia
- Integrar conhecimentos relacionados com estruturas e processos biológicos
- Interpretar gráficos, tabelas e dados relacionados com o método científico e experimental
- Conhecer métodos científicos necessários ao tratamento de dados
- Aplicar os conhecimentos de Biologia à produção, processamento e conservação de alimentos
- Desenvolver uma atitude interventiva e crítica face às questões científicas e biológicas de impacte social ou económico
- Analisar o contributo da indústria na produção, processamento e conservação de alimentos
- Avaliar o impacte ambiental das atividades humanas, principalmente as que estão relacionadas com a produção de alimentos
- Diversidade na Biosfera
A biosfera
A célula: unidade estrutural e constituintes básicos - Obtenção de matéria
Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese) - Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Fermentação e respiração aeróbia; Trocas gasosas em seres multicelulares - Regulação nos seres vivos
Regulação nervosa e hormonal em animais
Hormonas vegetais - Crescimento e renovação celular
Crescimento e renovação celular
Crescimento e renovação de tecidos x diferenciação - Reprodução
Reprodução assexuada
Reprodução sexuada
Ciclos de vida - Evolução biológica
Unicelularidade e multicelularidade
Mecanismo de evolução - Sistemática dos seres vivos
Sistemas de classificação
Bibliografia
Manuais de Biologia e Geologia (componente de Biologia) do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Prova de Desenho
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais de Desenho do ensino secundário, como:
- Capacidade de desenvolvimento de modos de expressão e comunicação visuais utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho
- Capacidade de domínio de conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica
- Conhecimento para explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projeto visual
- Conceitos estruturais da linguagem plástica
- Domínios da linguagem plástica: a forma; a cor; o espaço e volume; o movimento e o tempo
- O desenho como elemento operativo e expressivo da realidade visível e conceptual
- O desenho e a linguagem visual: elementos formais e modos de articulação
- A sintetização formal na criação simbólica
Bibliografia
- MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspetos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições de 70, 1982
- KADINSKY, Wassily, Ponto, linha, plano, Lisboa: Edições 70, 1987
- Wong, Wucius (1995), Fundamentos del Diseño, Barcelona, Gustavo Gili.
Prova de Economia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Economia do ensino secundário, como:
- Compreender os tópicos iniciais do posicionamento da Ciência Económica na análise dos fenómenos sociais
- Compreender os conceitos económicos básicos, sendo apto a utilizar corretamente a respetiva terminologia na análise de textos
- Compreender as principais variáveis da organização económica das sociedades
- Compreender as normas elementares de contabilização da atividade económica das sociedades
- Conhecer os aspetos mais relevantes das economias portuguesa e da União Europeia
- Analisar documentos de diversos tipos (textos de autor, notícias da imprensa e dados estatísticos)
- Interpretar quadros e gráficos até duas variáveis
- Elaborar sínteses de conteúdo de documentação analisada
- Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo
- Apresentar e fundamentar ideias
- Atividade económica e agentes económicos
- Famílias e Consumo
Tipos de Consumo
Determinantes do Consumo - Produção
Fatores de Produção
Combinação de Fatores
Custos de Produção - Mercados
Noção de Oferta e de Procura;
Classificação dos Mercados;
Comportamento dos Empresários - Moeda e Instituições Financeiras
A Moeda o Crédito e a Inflação;
Mercado Monetário;
Os Bancos - O Estado e o Resto do Mundo
Noção e Funções
O Orçamento Geral do Estado
A Divida Pública
Comércio Internacional
- Noções de contabilidade nacional
Produção Nacional;
Rendimento Nacional;
Despesa Nacional - Organização económica da sociedade
Crescimento e Desenvolvimento Económico - Portugal e a união económica
Formas de Integração; Mercado Único
Bibliografia
Manuais de Economia do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Prova de Física e Química
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Física e da Química do ensino secundário, como:
- Usar corretamente o vocabulário específico da Física e da Química
- Usar e interpretar a simbologia da Física e da Química
- Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos físicos que permitam a sua interpretação e a sua resolução
- Reconhecer a diversidade de substâncias existentes (composição e elementos químicos; estruturas e ligação química; famílias e grupos funcionais)
- Interpretar a organização química do mundo material (tabela periódica dos elementos químicos; estrutura atómica e alguns modelos)
- Identificar a natureza das reações químicas (reações acido-base, de precipitação, de oxidação-redução) e os correspondentes modelos interpretativos (equilíbrio químico)
- Selecionar estratégias de resolução de problemas em contextos da Física e da Química
- Formular hipóteses e prever resultados
- Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema da Física e da Química
- Descobrir relações entre os vários conceitos da Física e da Química
- Energia e Conservação
- Mecânica
- Eletricidade e Eletromagnetismo
- Estrutura de átomos e de moléculas
- Ligações intermoleculares e equações dos gases
- Estudo dos compostos orgânicos
- Extensão das reações químicas
- Aspetos energéticos das reações químicas
Bibliografia
Manuais de Físico e Química do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
- Instruções para a prova
Física e Química - Prova modelo PIE 2017
Física e Química
Prova de Geografia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Geografia do ensino secundário, como:
- Compreender a estruturação do território nacional em diferentes escalas de análise
- Compreender as inter-relações entre fatores físicos e humanos na organização do território
- Utilizar corretamente a linguagem geográfica
- Dominar técnicas gráficas e cartográficas
- A população, utilizadora de recursos e organizadora de espaços
- A diversidade do quadro natural de Portugal
- Os espaços organizados pela população
- A população, como se movimenta e comunica
Prova de Inglês
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos/nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), como:
- Compreender textos nos quais predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho, a escola ou o lazer
- Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas e e-mails pessoais
- Produzir textos escritos, em resposta a necessidades específicas de comunicação
- Escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos da atualidade ou de interesse pessoal
- Escrever cartas pessoais para descrever experiências, impressões, eventos, desejos e ambições
- Produzir opiniões sobre planos futuros e pontos de vista
- Conhecer as estruturas linguísticas necessárias para a compreensão e produção dos tipos de texto acima listados
- Leitura e compreensão de textos
Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário - Funcionamento da língua
Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros) - Expressão escrita de um texto simples
Exercícios a partir de um destes elementos: carta pessoal, texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos, com resposta extensa (120-150 palavras)
Bibliografia
Manuais de Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Prova de Matemática
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Matemática do ensino secundário, como:
- Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e a sua resolução
- Selecionar estratégias de resolução de problemas
- Formular hipóteses e prever resultados
- Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema
- Resolver problemas em contextos de Matemática
- Descobrir relações entre conceitos de Matemática
- Usar corretamente o vocabulário específico da Matemática
- Usar e interpretar a simbologia da Matemática
- Operações algébricas em IR
- Noções básicas de estatística
- Equações e sistemas de equações
- Geometria no plano e no espaço
- Trigonometria no círculo trigonométrico
- Funções e gráficos: generalidades
- Funções polinomiais e funções racionais
Bibliografia
Manuais de Matemática do ensino secundário (10º e 11º anos).
- Instruções para a prova
Matemática - Prova modelo PIE 2017
Matemática
Prova de Português
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Português do ensino secundário, como:
Leitura
- Reconhecer a matriz discursiva do texto
- Explicitar o sentido global do texto
- Processar a informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objetivo
- Distinguir factos de sentimentos e de opiniões
- Explicitar relações representadas no texto (planos sintático, semântico-lexical, pragmático)
- Detetar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto
- Apreender sentidos explícitos
- Inferir sentidos implícitos a partir de indícios vários
- Determinar a intencionalidade comunicativa
- Identificar elementos de estruturação do texto, ao nível das componentes genológica, retórica e estilística
- Utilizar informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos
- Relacionar elementos do texto com o contexto de produção
- Formular juízos de valor fundamentados
Expressão Escrita
- Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida
- Adequar o discurso à situação comunicativa
- Mobilizar informação pertinente, em função da tarefa a realizar
- Expressar ideias, opiniões, vivências e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada
- Estruturar um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à explicitação e à defesa de um ponto de vista ou de uma tese
- Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência)
- Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfológico, sintático, semântico, pragmático, ortográfico e da pontuação
Funcionamento da Língua
- Dominar a norma linguística do português europeu
- Reconhecer produções linguísticas desviantes em relação à norma
- Identificar elementos básicos da língua nos planos fónico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático
- Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais)
- Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referência (deixis, anáfora e correferência)
- Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrásicos (estruturas de coordenação e de subordinação)
- Explicitar valores semânticos da estrutura frásica (expressões nominais, tempo, aspeto e modalidade)
- Explicitar a função de marcadores de continuidade e de progressão textual
- Identificar e analisar a estrutura e as características de textos de diferentes tipologias
- Leitura e compreensão de um texto jornalístico
Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário. - Funcionamento da língua
Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros). - Produção escrita de um texto profissional
Exercício de produção escrita: carta e e-mails, documentos profissionais (ata, reclamação, relatório) com resposta extensa (150-250 palavras).
Bibliografia
Manuais de Português do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).
Documentos
Tendo obtido aprovação na prova devem candidatar-se ao respetivo concurso especial nos prazos estabelecidos no calendário de candidaturas dos concursos especiais da Universidade do Algarve.
Relacionados
Escola Superior de Educação e Comunicação
Campus da Penha, 8005-139 Faro
Telefone: + 351 289 800 126/127
Email: esec@ualg.pt
Diretor(a)