Design de Comunicação

Licenciatura
Ensino Politécnico
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Escola Superior de Educação e Comunicação
Área Temática
Artes, Comunicação e Património
 

Provas Diplomados TeSP e CET

Quem pode candidatar-se?

As provas de ingresso específicas destinam-se apenas a:

  • Detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET)
  • Detentores de diploma de Técnico Superior Profissional (TeSP) não obtido na Universidade do Algarve
  • Detentores de diploma de TeSP obtido na UAlg sem unidades curriculares do domínio das disciplinas que integram a prova de ingresso específica, com o nível adequado para a progressão no ciclo de estudos de licenciatura

Calendário 2020/2021

  Fase única
Inscrição online na prova de ingresso 27-07-2020 a 30-08-2020
Análise e validação da documentação entregue na inscrição 31-08-2020 a 04-09-2020
Provas de ingresso 11-09-2020
Publicação online dos resultados Até 16-09-2020
Reclamações 16 e 17-09-2020
Publicação online dos resultados das reclamações 21-09-2020

 

Ano letivo 2020/2021

Provas de ingresso específicas: Desenho

 
 
Curso Biologia Desenho Economia Física e Química Geografia Inglês Matemática Português
Ciências da Comunicação           x   x
Design de Comunicação   x            
Desporto x           x x
Educação Básica x           x x
Educação Social         x     x
Engenharia Alimentar x     x     x  
Engenharia Civil       x     x  
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores       x     x  
Engenharia Mecânica       x     x  
Gestão     x   x   x  
Gestão Hoteleira     x   x   x  
Imagem Animada   x            
Marketing     x       x x
Turismo         x x   x
  • A prova de ingresso/avaliação de capacidade é escrita
  • A prova tem a duração de 90 minutos, aos quais acresce a tolerância de 30 minutos
  • A prova contém instruções para o preenchimento e resolução da mesma
  • A prova escrita inclui informação sobre a cotação das questões
  • A classificação final da prova é apresentada na escala de 0 a 200 pontos
  • O examinando é aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 95 pontos

Prova de Biologia

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Biologia do ensino secundário, como:

  • Conhecer conceitos e princípios básicos de Biologia
  • Conhecer a terminologia científica própria no âmbito da Biologia
  • Integrar conhecimentos relacionados com estruturas e processos biológicos
  • Interpretar gráficos, tabelas e dados relacionados com o método científico e experimental
  • Conhecer métodos científicos necessários ao tratamento de dados
  • Aplicar os conhecimentos de Biologia à produção, processamento e conservação de alimentos
  • Desenvolver uma atitude interventiva e crítica face às questões científicas e biológicas de impacte social ou económico
  • Analisar o contributo da indústria na produção, processamento e conservação de alimentos
  • Avaliar o impacte ambiental das atividades humanas, principalmente as que estão relacionadas com a produção de alimentos
  • Diversidade na Biosfera
    A biosfera
    A célula: unidade estrutural e constituintes básicos
  • Obtenção de matéria
    Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
    Obtenção de matéria pelos seres autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese)
  • Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
    Fermentação e respiração aeróbia; Trocas gasosas em seres multicelulares
  • Regulação nos seres vivos
    Regulação nervosa e hormonal em animais
    Hormonas vegetais
  • Crescimento e renovação celular
    Crescimento e renovação celular
    Crescimento e renovação de tecidos x diferenciação
  • Reprodução
    Reprodução assexuada
    Reprodução sexuada
    Ciclos de vida
  • Evolução biológica
    Unicelularidade e multicelularidade
    Mecanismo de evolução
  • Sistemática dos seres vivos
    Sistemas de classificação
     

Bibliografia

Manuais de Biologia e Geologia (componente de Biologia) do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Prova de Desenho

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais de Desenho do ensino secundário, como:

  • Capacidade de desenvolvimento de modos de expressão e comunicação visuais utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho
  • Capacidade de domínio de conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica
  • Conhecimento para explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projeto visual
  • Conceitos estruturais da linguagem plástica
  • Domínios da linguagem plástica: a forma; a cor; o espaço e volume; o movimento e o tempo
  • O desenho como elemento operativo e expressivo da realidade visível e conceptual
  • O desenho e a linguagem visual: elementos formais e modos de articulação
  • A sintetização formal na criação simbólica
     

Bibliografia

  • MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspetos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições de 70, 1982
  • KADINSKY, Wassily, Ponto, linha, plano, Lisboa: Edições 70, 1987
  • Wong, Wucius (1995), Fundamentos del Diseño, Barcelona, Gustavo Gili.

Prova de Economia

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Economia do ensino secundário, como:

  • Compreender os tópicos iniciais do posicionamento da Ciência Económica na análise dos fenómenos sociais
  • Compreender os conceitos económicos básicos, sendo apto a utilizar corretamente a respetiva terminologia na análise de textos
  • Compreender as principais variáveis da organização económica das sociedades
  • Compreender as normas elementares de contabilização da atividade económica das sociedades
  • Conhecer os aspetos mais relevantes das economias portuguesa e da União Europeia
  • Analisar documentos de diversos tipos (textos de autor, notícias da imprensa e dados estatísticos)
  • Interpretar quadros e gráficos até duas variáveis
  • Elaborar sínteses de conteúdo de documentação analisada
  • Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo
  • Apresentar e fundamentar ideias
  • Atividade económica e agentes económicos
  1. Famílias e Consumo
    Tipos de Consumo
    Determinantes do Consumo
  2. Produção
    Fatores de Produção
    Combinação de Fatores
    Custos de Produção
  3. Mercados
    Noção de Oferta e de Procura;
    Classificação dos Mercados;
    Comportamento dos Empresários
  4. Moeda e Instituições Financeiras
    A Moeda o Crédito e a Inflação;
    Mercado Monetário;
    Os Bancos
  5. O Estado e o Resto do Mundo
    Noção e Funções
    O Orçamento Geral do Estado
    A Divida Pública
    Comércio Internacional
  • Noções de contabilidade nacional
    Produção Nacional;
    Rendimento Nacional;
    Despesa Nacional
  • Organização económica da sociedade
    Crescimento e Desenvolvimento Económico
  • Portugal e a união económica
    Formas de Integração; Mercado Único
     

Bibliografia

Manuais de Economia do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Prova de Física e Química

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Física e da Química do ensino secundário, como:

  • Usar corretamente o vocabulário específico da Física e da Química
  • Usar e interpretar a simbologia da Física e da Química
  • Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos físicos que permitam a sua interpretação e a sua resolução
  • Reconhecer a diversidade de substâncias existentes (composição e elementos químicos; estruturas e ligação química; famílias e grupos funcionais)
  • Interpretar a organização química do mundo material (tabela periódica dos elementos químicos; estrutura atómica e alguns modelos)
  • Identificar a natureza das reações químicas (reações acido-base, de precipitação, de oxidação-redução) e os correspondentes modelos interpretativos (equilíbrio químico)
  • Selecionar estratégias de resolução de problemas em contextos da Física e da Química
  • Formular hipóteses e prever resultados
  • Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema da Física e da Química
  • Descobrir relações entre os vários conceitos da Física e da Química
  • Energia e Conservação
  • Mecânica
  • Eletricidade e Eletromagnetismo
  • Estrutura de átomos e de moléculas
  • Ligações intermoleculares e equações dos gases
  • Estudo dos compostos orgânicos
  • Extensão das reações químicas
  • Aspetos energéticos das reações químicas
     

Bibliografia

Manuais de Físico e Química do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Prova de Geografia

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Geografia do ensino secundário, como:

  • Compreender a estruturação do território nacional em diferentes escalas de análise
  • Compreender as inter-relações entre fatores físicos e humanos na organização do território
  • Utilizar corretamente a linguagem geográfica
  • Dominar técnicas gráficas e cartográficas
  • A população, utilizadora de recursos e organizadora de espaços
  • A diversidade do quadro natural de Portugal
  • Os espaços organizados pela população
  • A população, como se movimenta e comunica

Prova de Inglês

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos/nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), como:

  • Compreender textos nos quais predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho, a escola ou o lazer
  • Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas e e-mails pessoais
  • Produzir textos escritos, em resposta a necessidades específicas de comunicação
  • Escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos da atualidade ou de interesse pessoal
  • Escrever cartas pessoais para descrever experiências, impressões, eventos, desejos e ambições
  • Produzir opiniões sobre planos futuros e pontos de vista
  • Conhecer as estruturas linguísticas necessárias para a compreensão e produção dos tipos de texto acima listados
  • Leitura e compreensão de textos
    Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário
  • Funcionamento da língua
    Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros)
  • Expressão escrita de um texto simples
    Exercícios a partir de um destes elementos: carta pessoal, texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos, com resposta extensa (120-150 palavras)
     

Bibliografia

Manuais de Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Prova de Matemática

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Matemática do ensino secundário, como:

  • Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e a sua resolução
  • Selecionar estratégias de resolução de problemas
  • Formular hipóteses e prever resultados
  • Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema
  • Resolver problemas em contextos de Matemática
  • Descobrir relações entre conceitos de Matemática
  • Usar corretamente o vocabulário específico da Matemática
  • Usar e interpretar a simbologia da Matemática
  • Operações algébricas em IR
  • Noções básicas de estatística
  • Equações e sistemas de equações
  • Geometria no plano e no espaço
  • Trigonometria no círculo trigonométrico
  • Funções e gráficos: generalidades
  • Funções polinomiais e funções racionais
     

Bibliografia

Manuais de Matemática do ensino secundário (10º e 11º anos).

Prova de Português

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Português do ensino secundário, como:

Leitura

  • Reconhecer a matriz discursiva do texto
  • Explicitar o sentido global do texto
  • Processar a informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objetivo
  • Distinguir factos de sentimentos e de opiniões
  • Explicitar relações representadas no texto (planos sintático, semântico-lexical, pragmático)
  • Detetar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto
  • Apreender sentidos explícitos
  • Inferir sentidos implícitos a partir de indícios vários
  • Determinar a intencionalidade comunicativa
  • Identificar elementos de estruturação do texto, ao nível das componentes genológica, retórica e estilística
  • Utilizar informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos
  • Relacionar elementos do texto com o contexto de produção
  • Formular juízos de valor fundamentados

Expressão Escrita

  • Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida
  • Adequar o discurso à situação comunicativa
  • Mobilizar informação pertinente, em função da tarefa a realizar
  • Expressar ideias, opiniões, vivências e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada
  • Estruturar um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à explicitação e à defesa de um ponto de vista ou de uma tese
  • Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência)
  • Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfológico, sintático, semântico, pragmático, ortográfico e da pontuação

Funcionamento da Língua

  • Dominar a norma linguística do português europeu
  • Reconhecer produções linguísticas desviantes em relação à norma
  • Identificar elementos básicos da língua nos planos fónico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático
  • Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais)
  • Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referência (deixis, anáfora e correferência)
  • Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrásicos (estruturas de coordenação e de subordinação)
  • Explicitar valores semânticos da estrutura frásica (expressões nominais, tempo, aspeto e modalidade)
  • Explicitar a função de marcadores de continuidade e de progressão textual
  • Identificar e analisar a estrutura e as características de textos de diferentes tipologias
  • Leitura e compreensão de um texto jornalístico
    Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário.
  • Funcionamento da língua
    Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros).
  • Produção escrita de um texto profissional
    Exercício de produção escrita: carta e e-mails, documentos profissionais (ata, reclamação, relatório) com resposta extensa (150-250 palavras).
     

Bibliografia

Manuais de Português do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).

Documentos

Manual de instruções de candidatura para TeSP e CET - passo a passo
 

 

Tendo obtido aprovação na prova devem candidatar-se ao respetivo concurso especial nos prazos estabelecidos no calendário de candidaturas dos concursos especiais da Universidade do Algarve.

 

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