Conferência Internacional "ArtsIT, Interactivity & Game Creation"

a
Formato híbrido
Share

O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) uniu-se à ArtsIT e será o anfitrião da 11th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation, a decorrer nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, em formato híbrido (presencialmente na Universidade do Algarve e online). A chamada de trabalhos já se encontra aberta e o prazo para a submissão de artigos termina no dia 1 de agosto de 2022.

Aceitam-se artigos que abordem as seguintes temáticas: museus virtuais e práticas curatoriais; arte interativa e instalações interativas; realidade aumentada e realidade virtual; mundos virtuais; metaverso, avatares e presença; jogos e interatividade; gamificação; design; artes cénicas aumentadas; distribuição digital das artes cénicas; áudio-arte e design de som; novas media; tecnologias de informação; design generativo; inteligência artificial e big data; património cultural digital; obras digitais que abordem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou outros temas contemporâneos; pesquisa teórica nas áreas da tecnologia dos media; estudos que exploram o papel da media-arte na sociedade; entre outros.

Os artigos registados serão submetidos para publicação pela Springer e disponibilizados através da SpringerLink Digital Library: ArtsIT Conference Proceedings. O livro de atas constará nos principais serviços de indexação, nomeadamente a Web of Science, Compendex, Scopus, DBLP, Biblioteca Digital da EU, Google Scholar, MathSciNet, Inspec e Zentralblatt MATH.

Jorge Carrega (CIAC/UAlg) e Anthony Brooks (Universidade de Aalborg, Dinamarca) coordenam a Comissão Organizadora do evento. Bruno Mendes da Silva, Patrícia Dourado e Mirian Tavares (CIAC/UAlg) assumem a coordenação da Comissão Técnica do Programa. Já estão confirmados como keynote speakers a artista Monika Fleischmann e o cientista Wolfgang Strauss, uma dupla que se tem debruçado sobre os media digitais (enquanto uma combinação de arte e tecnologia), com ênfase na realidade mista.

A ArtsIT tem vindo a assumir um papel de liderança enquanto fórum científico para a disseminação de resultados de pesquisa na interseção entre arte, ciência, cultura, artes cénicas, media e tecnologia. A conferência reúne investigadores, profissionais, artistas e academia para discutir a simbiose entre arte e tecnologia da informação e refletir sobre o impacto da arte e da tecnologia na sustentabilidade, responsabilidade e dignidade humana.

Mais informações em https://ciac.pt/