Projetos em Curso

Promoting Lifelong Learning in Higher Education by implementing innovative practices in Recognition of Prior Learning - EDUPRO
Project 2014-1-PL01-KA203-003629 – financiado pelo programa Erasmus +
Data Início: 01-09-2014
As instituições do ensino superior, na Polónia, estão profundamente interessadas em implementar as suas próprias soluções para integrar o reconhecimento dos adquiridos experienciais no sistema de ensino superior. Este consórcio integra as universidades de Warwick, Gdansk e Algarve e é coordenado pela Universidade da Baixa Silésia (Dolnośląska Szkoła Wyżśza). O consórcio está a realizar um conjunto de atividades que lhe permita testar soluções para aplicar o reconhecimento da experiência e das competências profissionais no sistema de ensino superior polaco.

Estudantes Não-tradicionais no Ensino Superior: Investigar para guiar a mudança institucional"
PTDC/IVC-PEC/4886/2012 – financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data início: 1 de maio de 2013
Este projeto pretende estudar a situação de quatro grupos de estudantes não-tradicionais com a finalidade de propor recomendações para melhorar a sua vida académica. A instituição proponente é a Universidade do Algarve e a instituição parceira a Universidade de Aveiro. Queremos, assim: 1) estudar a situação dos estudantes com necessidades educativas especiais; 2) compreender a situação dos estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; 3) investigar a situação dos estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica; e 4) estudar as transições dos estudantes maiores de 23 anos para o mercado de trabalho. 

Projeto ECNTLT - European Curricula in New Technologies and Language Teaching
Sítio Web: ECNTLT

O projeto ECNTLT - European Curricula in New Technologies and Language Teaching é um projeto Comenius, financiado pela Comissão Europeia e tem como principal objetivo desenvolver módulos de formação de professores sobre a utilização das novas tecnologias para o ensino de línguas, quer materna, quer estrangeiras. Este projeto é coordenado pela Universidade de Amesterdão e nele participam Universidades de doze países: Holanda, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Portugal, Chipre, Grécia, Lituânia, Bulgária e Hungria. A Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve é o parceiro Português.

Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire Portugal
Gabinete:
Gabinete 75
O Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire Portugal foi acolhido nas instalações da Escola Superior de Educação. Este núcleo pretende realizar acções concretas no espírito do pensamento de Paulo Freire. Estas poderão incluir formação de professores e educadores de adultos, oficinas de formação tomando como base as expressões (música, teatro, pintura, etc.), investigação e outras. O Núcleo não pretende ser mais uma estrutura burocrática, nem ficar confinado à estrutura académica. Funcionará com fortes ligações aos sectores sociais fora da Universidade, promovendo o diálogo entre ambos, numa interligação que se supõe poder atingir alguns níveis de melhoria da realidade social.

Núcleo do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitário
Gabinete: Gabinete 76
O Núcleo do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária procura desenvolver a sua ação, tendo por base três dimensões fundamentais: o voluntariado, a cooperação e educação para o desenvolvimento e a exclusão social. O apoio à integração dos alunos africanos, a sensibilização para as questões da solidariedade e da cooperação mútua, da diversidade cultural e a aposta no voluntariado como forma de participação ativa na sociedade.