Conferência ESEC – 30 anos de Ensino de línguas

Transformações, perenidades, inovações

ESEC – 30 anos de Ensino de línguas/Formação de professores de línguas: 1986/1987 – 2016/2017

Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve

3 e 4 de julho de 2017

Creditado pelo CCPFC (Registo: CCPFC/ACC-92371/17, No. de  créditos 1.4)

Ficha de Inscrição

PROGRAMA

Em 1986, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Faro deu início à formação inicial a nível superior de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

As línguas estavam presentes quer nas variantes específicas de Português/ Francês e Português/Inglês quer nos outros cursos, assumindo um papel estruturante de acesso ao conhecimento. Até hoje, a formação em línguas permaneceu como um elemento constante e básico nos diferentes cursos, procurando sempre inovar, e desdobrou-se em várias modalidades - para além da formação inicial, formação em serviço, formação contínua, formação pós-graduada, atendendo às necessidades dos estudantes e professores da região.

No ano letivo de 2016/2017, comemoram-se os 30 anos do início destas formações; por isso, o departamento de línguas, literaturas e culturas da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve entendeu assinalar tal facto com a organização de um Colóquio. Com este evento, pretende-se dar visibilidade ao trabalho que tem sido desenvolvido, incluindo as experiências de mobilidade e projetos internacionais, e discutir linhas futuras de atuação.

O Colóquio terá a duração de dois dias, 3 e 4 de julho de 2017, e terá lugar na Escola Superior de Educação e Comunicação. Haverá conferências principais e painéis com comunicações. Contamos com a colaboração de atuais e antigos professores do departamento, bem como de professores de escolas da região com quem desenvolvemos parcerias no âmbito de projetos e formações. Teremos, ainda, a participação de parceiros internacionais que nos têm acompanhado ao longo destes 30 anos. Esperamos também poder contar com a participação dos professores de línguas da região que venham divulgar o seu trabalho.

Tipos de apresentação

• Comunicação (apresentação de 15 minutos)
  • Poster

Os resumos com 250 palavras podem ser enviados para o endereço eseclinguas2017@ualg.pt até 31 de março de 2017.

Inscrições

• Alumni, ex-cooperantes e ex-colaboradores da ESEC/UALG: com creditação € 15,00; sem creditação €10,00
  • Professores: com creditação € 25,00; sem creditação €15,00
  • Atuais alunos, cooperantes, docentes da instituição e palestrantes: gratuito