António Lopes

Nome: António Manuel Bernardo Lopes
Área Científica: Estudos Ingleses
Categoria: Professor Coordenador
Grau: Doutor
E-mail: alopes@ualg.pt
Gabinete: Gabinete 10 / Gabinete 84
Extensão: 6202 / 6217
 

Nota biográfica

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão, pela Faculdade de Letras de Lisboa, mestre em Estudos Anglo-Portugueses, na especialidade de Literatura Inglesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorado em Cultura Inglesa pela mesma Universidade.

Docente da área científica de estudos ingleses do departamento de línguas, literaturas e culturas. Leciona unidades curriculares de língua e cultura inglesa, literatura inglesa, estudos literários e estudos culturais, supervisiona projetos de pós-graduação em ELT e participa na orientação de teses e relatórios de mestrado em formação de professores. Diretor de cursos de formação de professores de Inglês para o ensino básico. Atual subdiretor da ESEC.

Membro do conselho técnico-científico da ESEC-UAlg. Investigador do CETAPS (FCHS-UNL e FLUP), onde colabora em várias linhas de investigação. Membro da comissão redatorial da Revista de Estudos Anglo-Portugueses. Tem participado em projetos europeus coordenados pela Universidade da Amesterdão.

Coordenador internacional do projeto europeu PETALL (Pan-European Task-based Activities for Language Learning) que envolve universidades e escolas secundárias de dez países europeus. Representante para Portugal da EUROCALL – European Association for Computer-Assisted Language Learning.

Áreas de lecionação

               Língua Inglesa
               Cultura Inglesa
               Literatura Inglesa
               Estudos Culturais
               Estudos Literários

Áreas de atividade científica e domínio de especialização

Áreas:
               Estudos Ingleses
                Estudos Anglo-Portugueses
               Teorias do Discurso

Domínios:
                História e Cultura Britânicas
                Relações Anglo-Portuguesas
                Literatura e Cultura Inglesa
                Teoria pós-marxista do discurso

Revista

Membro da comissão redatorial da Revista de Estudos Anglo-Portugueses. Dir. Gabriela Gândara Terenas. Fundação para a Ciência e Tecnologia e Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, Lisboa. ISSN: 0871-000X.

Participação em projetos financiados pela EU, através da EACEA:

                2003-2006
                Projeto ECNTLT (European Curricula in New Technologies and Language Teaching):
                Ref. no. 12471-CP1-2003-1-NL-COMENIUS-C21
               2009-2011
                Projeto ETALAGE (European Task-based Activities in Language Learning: a Good Practices Exchange)
                Ref. no. 502162--LLP1-2009-1-NL-Comenius-CMP
               2013-2016
                Coordenador do Projeto PETALL (Pan-European Task-based Activities for Language Learning)
                530863-1-2012-NL-1KA2MP

Centro de investigação

Investigador do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e Faculdade de Letras do Porto) (com financiamento da FCT) nas seguintes linhas de investigação:
          Anglo-Portuguese Studies [RG-LIT-LVT-Lisboa4097-1678]. Projetos:
                British Travellers in Portugal
                Portrayals of the Peninsular War: from the Novel to the Screen
          British Culture and History [RG-LIT-LVT-Lisboa4097-1675]
          Literature, Media and Discourse Analysis [RG-LIT-LVT-Lisboa4097-1676]. Projeto:
                 Dicionário de Termos Literários. Coord. Professor Doutor Carlos Ceia.

Publicações

Teses

Lopes, António. ‘Os Outros Saxões: Imagens da Alemanha na Literatura Popular Eduardiana.’ Dissertação de Mestrado, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 1997.

Lopes, António. ‘The Last Fight Let Us Face: Communist Discourse in Britain and the Spanish Civil War’. Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2007.

Livros

Bruce Bird,  António Lopes, , Ana Isabel Soares e Merja de Mattos-Parreira (Ed. e Org.). What Now? Notes Towards the Definition of Culture, Literature and Identity. Faro: Universidade do Algarve, 2004.

Maria Emília Gonçalves e Margarida Coelho. i-Teen 7.  António Lopes, Coordenador de revisão científica. Porto: Areal Editores, 2012. ISBN 978-989-647-335

António Lopes. Is there an End of Ideologies? The Constructs of Ideology and Discourse in the Marxist and Post-Marxist Theories. Newcastle: Cambridge Scholars, 2015.

Raúl Ruiz Cecilia e António Lopes (Eds.). Current Issues in Language Teaching: Innovating Approaches. Editorial Académica Española, 2017.

Capítulos de livros

  1. António Lopes. ‘(Un)masking the Self: the Hero in popular Edwardian Literature’, in Dressing up for War: Transformations of Gender and Genre in the Discourse and Literature of War, ed. A. Usandizaga and A. Monnickendam. Amsterdam and New York: Rodopi, 2001.
  2. António Lopes. 'Thro Chaos Seeking: The Shape of History', in What Now? Notes Towards the Definition of Culture, Literature and Identity. Faro: Universidade do Algarve, 2004.
  3. António Lopes. ‘De como um Herói Trágico se presta a uma Comédia de Costumes: retratos de D. Manuel II e de Portugal nas páginas de um semanário londrino 1908-1913’. In Regicídio e República. Opiniões Britânicas e Norte-Americanas. Lisboa: Caleidoscópio, 2010.
  4. António Lopes. ‘Letters from a troubled country: Beresford's Lisbon seen through the eyes of an English expatriate 1815-1817’. In Da Guerra Peninsular: Retratos e Representações. Ed. Maria de Deus Duarte. Lisboa: Caleidoscópio, 2010.
  5. António Lopes. ‘Etalage: um projeto europeu na formação de professores de línguas em novas tecnologias aplicadas à aprendizagem por tarefas’. In Intercompreensão, Plurilinguismo & Didática das Línguas: uma viagem entre culturas. Coord. Ana Clara Santos, Artur Gonçalves, Pedro Sequeira & Teresa Salvado. Chamusca: Editorial Cosmos, 2014.
  6. António Lopes. ‘A educação na era da reprodução e da comunicação digital: uma reflexão a partir de uma ferida narcísica infligida sobre o profissional da educação’. In Sales, José Albio Moreira e Silva, Bruno (Eds.). Educação, Comunicação e Artes. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE, 2015.

Artigos em revistas com arbitragem científica indexadas a nível internacional

  1. António Lopes. ‘“To produce a self governing being”: invocando H. Spencer e a sua conceção de educação’, Anglo-Saxónica. Nos. 8/9, Série II. Dir. João Almeida Flor e M. Helena Paiva Correia. Lisboa: Faculdade de Letras, 1998. (Revista indexada no LATINDEX).
  2. António Lopes. ‘“Should we all be on Marx’s side?” Contributions of post-marxist discourse theory to the historiography of communism’, Twentieth-century Communism, no.1, May 2009, London: Lawrence and Wishart.
  3. António Lopes. ‘Cartas inéditas de um jovem burguês 1815-1817’ (1.ª parte). Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 18, 2009. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  4. António Lopes. ‘Cartas inéditas de um jovem burguês 1815-1817’ (2.ª parte). Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 19, 2010. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  5. António Lopes. ‘Comércio em Tempos de Guerra: Correspondência de Samuel Farrer (1.ª Parte: Março-Setembro de 1812)’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 20: 2011. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  6. António Lopes. ‘Changing teachers’ attitudes towards ICT-based language learning tasks: the ETALAGE Comenius project (the Portuguese case)’. The EUROCALL Review. Volume 20, Number 1, March 2012. (indexada no ERIC (Education Resources Information Center), DOAJ, MLA, ERIH PLUS, REBID, DULCINEA, Wiley’s) https://eurocall.webs.upv.es/index.php?m=menu_00&n=news_20_1
  7. António Lopes. ‘Comércio em Tempos de Guerra: Correspondência de Samuel Farrer (2.ª Parte: Outubro de 1812-Junho de 1813)’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 21: 2012. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  8. António Lopes. ‘Translating Echoes: Challenges in the Translation of the Correspondence of a British Expatriate in Beresford’s Lisbon (1815-1817)’. InTRAlinea: Translation Journal. Bologna. 2013. ISSN: 1827-000X. Acessível em http://www.intralinea.org/specials/travelwritetrans (indexada na SCOPUS, etc.)
  9. António Lopes. ‘Comércio em Tempos de Guerra: Correspondência de Samuel Farrer (3.ª Parte: Julho de 1813-Abril 1814)’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 22: 2013. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  10. António Lopes. ‘Comércio em Tempos de Guerra: Correspondência de Samuel Farrer (4.ª Parte: Junho de 1814-Janeiro de 1815)’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 23: 2014. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  11. António Lopes. ‘The University as Power or Counter-Power? Foucault, Althusser, May 1968 and the construction of a more comprehensive university’. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults (RELA), Vol. 5, No. 1, 2014, pp. 31-49. ISSN 2000-7426 DOI 10.3384/rela.2000-7426.rela9022 www.rela.ep.liu.se (indexada na SCOPUS, etc.)
  12. António Lopes. ‘Critical issues in the evaluation of an international project dedicated to technology-mediated TBLT (PETALL)’. TEwT - The Journal of Teaching English with Technology. 2015(2) (indexada na SCOPUS, IndexCopernicus, DOAJ, Cabell’s, MLA Directory of Periodicals, ARC). https://www.academia.edu/14350906/2_ARTICLE1-final_2015-2_
  13. António Lopes. ‘Imagem, imagiologia, imaginação: o impacte das novas perceções do corpo e da consciência na cultura visual do século XXI’. Interacções, v. 11, n.º 39 (2015) (Indexada no LATINDEX, DOAJ, IndexCopernicus, JournalSeek, Open J-Gate, SARC) ISSN: 1646-2335. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8720/6279
  14. António Lopes. ‘Mapping out the invisible visible: science, technology and the remaking of visual culture’. Anglo-Saxonica III:8 (Dezembro 2014). (Indexada no LATINDEX). http://www.ulices.org/images/site/publicacoes/anglo-saxonica/ASaxoIII-N8.pdf
  15. António Lopes. ‘A Voz Do Mineiro [The Miner’s Voice]: Raising working-class consciousness in a British-owned mine in Southern Portugal – a discursive approach’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies. No. 24: 2015. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  16. António Lopes. ‘War abroad and war within: A British military officer’s view of Portugal’s revolution of 1917’. Revista de Estudos Anglo-Portugueses - Journal of Anglo-Portuguese Studies No. 25: 2016. (Indexada no LATINDEX / RUN / MIAR / DOCBWEB)
  17. António Lopes & Raúl Ruiz Cecília. ‘Designing technology-mediated tasks for language teaching: a methodological framework’ (‘Dil Öğretimi İçin Teknoloji Destekli Görev Tasarımı: Metodolojik Bir Çerçeve’). Hacettepe Üniversitesi Journal of Education. 2017. ISSN: 1300-5340. (Indexada em Emerging Sources Citation Index (Web of Science); SCOPUS; SOBİAD (Sosyal Bilimler Atıf Dizini); TÜBİTAK ULAKBİM Sosyal ve Beşeri Bilimler Veri Tabanı; The Asian Education Index).
  18. Alejandro Gómez Camacho & António Lopes. ‘Texting, textisms and teaching Portuguese’. Porta Linguarum. Special issue: New Trends in the Teaching of Languages and Literature: Challenges and Prospects. 2017. ISSN: 1697-7467; Depósito Legal: GR-43-2004 .Indexed in the Arts & Humanities Citation Index, SCOPUS, Latindex (folio 15312, desde 2006), The Linguist (Eastern Michigan University-Wayne State University), MLA International Bibliography, the ISOC (by the IEDCYT of the CSIC), DIALNET (La Rioja University) and UCUA.

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

  1. António Lopes. ‘Da ética do silêncio à poética da palavra: na encruzilhada da identidade de G. Steiner’. Questão. nº 0. Dept. de Letras Clássicas e Modernas e do Centro de Estudos Linguísticos e Literários, Universidade do Algarve, 2001.
  2. António Lopes. ‘Reinventing America on the battlefields of Spain or following the party line? Conflicting perceptions of the Spanish Civil War in the present and in the past’. Op.Cit: A Journal of Anglo-American Studies. II series no. 1: 2012.

Publicações em atas de encontros científicos e livros de abstracts

  1. António Lopes. ‘Ensinar aprendendo: a investigação em didática de língua inglesa e a prática pedagógica’. In Gómez, José I. A. e Gonçalves, José Alberto (Eds.). Caminhos para o Encontro Educativo: Educar hoje em Espanha e em Portugal. Faro: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve e Depto. de Educación da Universidad de Huelva, 1997.
  2. António Lopes. ‘Desagregando o poder: a verdade e a half‑penny press na Inglaterra eduardiana’. In Pina, Álvaro, Duarte, João Ferreira e Serôdio, Maria Helena (Eds.). Do Esplendor na Relva: Elites e Cultura Comum de Expressão Inglesa. Lisboa: Ed. Cosmos, 2000.
  3. António Lopes. ‘Shooting elephants, pigs, and other animals: Orwell’s struggle for political emancipation’. In Atas do XXI Encontro da APEAA. Viseu: APEAA, 2002.
  4. Orega, M. I. e Lopes, A. ‘ECNTLT: Um Projecto Europeu de Formação de Professor de Línguas’. Proceedings of the 5th Challenges Conference. Braga: NONIO -Universidade do Minho, 2005. CD-ROM.
  5. António Lopes. ‘“Death of the Hero”: Ralph Fox’s Reinvention of Heroism in Literature and Life’. In Ceia, Carlos e Lousada, Isabel (Eds.). Novos Caminhos da História e da Cultura. Lisboa: FCSH, 2007.
  6. António Lopes. ‘Horror of Orreries or why E. P. Thompson wanted to tame Theory in order to save History’. In Barker, Anthony, Callahan, David e Ferreira, M. Aline (Eds.). Success and Failure: Essays from the 29th APEAA Conference. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.
  7. António Lopes e Isabel Orega. ‘ECNTLT, a European project on language teaching’. In IADIS International Conference e-Society 2008 Proceedings. IADIS, 2008. http://www.iadisportal.org/e-society-2008-proceedings
  8. António Lopes. ‘Cunning subversion: the politics of the Portuguese folktales’. Abstract. In We Speak the Same Culture: Abstract Book. Edited by Dr. Aslı Özlem Tarakçioğlu. Ankara: Gazi University Resumo publicado no livro de abstracts (Online http://www.caft.gazi.edu.tr/CONGRESS/Abstract.pdf
  9. António Lopes e Lúcia Tardão. ‘The ETALAGE Comenius project and ICT-based language learning tasks’. (abstract online e poster). Resumo publicado em TICEDUCA 2010 I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Onlinehttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/postersb.html
  10. António Lopes. ‘Exploring Culture-related Content in the COCA with Task-based Activities in the EFL Classroom’. In Bradley, Linda e Thouësny, Sylvie (Eds.). 20 Years of EUROCALL: Learning from the Past, Looking to the Future. Dublin: Research-publishing.net, 2013. ISBN: 978-1-908416-13-1. Pp. 169-174. http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED565062.pdf
  11. António Lopes. ‘PETALL: A European project on technology-mediated TBLT’. In Jager, Sake, Bradley, Linda, Meima, E. J. e Thouësny, Sylvie (Eds). CALL Design: Principles and Practice; Proceedings of the 2014 EUROCALL Conference. (pp. 1-5). Dublin: Research-publishing.net, 2014. doi: 10.14705/xx https://reference.research-publishing.net/publication/chapters/978-1-908416-20-9/219.pdf
  12. António Lopes, Isabel Orega e Lúcia Tardão. ‘PETALL: um projeto europeu de aprendizagem de línguas por tarefas com recurso às TIC’. In Gomes, Maria João, Osório, António José e Valente, Luís. Challenges 2015: Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação/Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education. Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação. ISBN: 978-989-97374-3-3.
  13. António Lopes. ‘Spurring ICT-based Tasks in the Language Classroom: a European Project (PETALL) of International Collaboration’. In Conference proceedings’. International Conference ICT for language learning. 8th Conference edition (Florence, 12-14 November 2015). Florence: Simonelli, 2015. http://conference.pixel-online.net/ICT4LL/files/ict4ll/ed0008/FP/2003-ICL1267-FP-ICT4LL8.pdf
  14. António Lopes. ‘PETALL in action: latest developments and future directions of the EU-funded project Pan-European Task Activities for Language Learning’. In Papadima-Sophocleous, Salomi, Bradley, Linda and Thouësny, Sylvie. CALL communities and culture – short papers from EUROCALL 2016. Dublin: Research-publishing.net, 2016, pp. 290-295. ISBN 978-1-908416-44-5. DOI: 10.14705/rpnet.2016.eurocall2016.577
  15. António Lopes. ‘Mobilizar que conhecimento para que mudança social? Desafios do ensino superior face a uma cultura de avaliação’. In João Leal, João Portugal e Maria Inês Faria. O desafio da excelência na sociedade do conhecimento: I Simpósio Ibérico de Pedagogia, Avaliação e Qualidade. Instituto Politécnico de Beja, 2016. ISBN:978-989-8008-26-8. https://cat.biblioteca.ipbeja.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=75445

Outras publicações

Colaborador do E-Dicionário de Termos Literários, coordenação de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, [http://www.edtl.com.pt]

Comunicações orais por convite

  1. Novembro de 2005: I Encontro de Tradução. Universidade do Algarve. Título: ‘A realidade da tradução no Algarve: perspetivas de futuro’.
  2. Maio de 2007: II Encontro de Tradução: A Norma Europeia de Tradução. Universidade do Algarve. Título: ‘Problemas de tradução, de normas e da ética do tradutor’.
  3. Abril 2009: CAFT Congress: International Congress of Comparative Literature and the Teaching of Language and Literature, Universidade Gazi, Ankara. Título: ‘Cunning Subversion: the politics of the Portuguese Folk Tales’.
  4. Maio de 2009: Ciclo de Conferências Pensamento Político Britânico. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Título: ‘O Partido Comunista Britânico na década de trinta: do Terceiro Período às Frentes Populares’.
  5. Abril de 2010. Simpósio: Portrayals of the Peninsular War: first-hand accounts and representations. Organização: CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa). Título: ‘Letters from a troubled country: Beresford's Lisbon seen through the eyes of an English expatriate 1815-1817’.
  6. Outubro de 2011: Conferência Internacional: Intercompreensão, plurilinguismo e Ensino de Línguas Estrangeiras. Universidade do Algarve. Título: ‘Etalage: a European project in teacher training in FL and ICT applied to task-based learning’.
  7. Outubro de 2011. The ETALAGE International Conference. Eötvös Loránd University, Budapest. Título do workshop: ‘Trainees' evaluation of the ETALAGE in-service teacher training courses through pre- and post-course online surveys’.
  8. Dezembro de 2011. Ciclo de conferências de Literatura Inglesa. Organização da Biblioteca Municipal Lídia Jorge (Albufeira). Título: ‘Shakespeare: do mito ao homem’.
  9. Fevereiro de 2012. Ciclo de conferências de Literatura Inglesa. Organização da Biblioteca Municipal Lídia Jorge (Albufeira). Título: ‘Oscar Wilde: as atribulações de um poseur’.
  10. Junho de 2012: International Conference: Charles Dickens and his Time. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Título: ‘“Conscious, through her blindness”: Dickens’s explorations into lightless worlds.’
  11. Outubro de 2012: One-Day Conference on Anglo-Portuguese Studies: ‘Historical, Cultural and Literary Anglo-Portuguese Relations’. Institute of Germanic & Romance Studies (IGRS), School of Advanced Study, University of London. Comunicação: ‘British Cave-Dwellers, Algarvian Maids and Affectionate Muleteers: Gilbert Watson’s Images of the Algarve in Sunshine and Sentiment in Portugal (1904)’.
  12. Maio de 2013: I Simpósio Ibérico Pedagogia, Avaliação e Qualidade. Org. Instituto Politécnico de Beja. Título: ‘Mobilizar que conhecimento para que mudança social? Desafios do ensino superior face a uma nova cultura de avaliação.’
  13. Novembro 2013: Seminário aos docentes de línguas do Agrupamento de Escolas Alberto Iria, em Olhão: “ETALAGE – European Task-based Activities for Language Learning.”
  14. Novembro 2013: Seminários na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha e no Centro de Estudios Universitarios Cardenal Spínola, Bormujos: “Task-based Language Teaching: language in action/action through language.”
  15. Novembro 2013: Seminário na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha: “Evaluación y certificación de Libros de Texto de Inglés: el sistema de evaluación y certificación de calidad de los libros de texto de Inglés en Portugal.”
  16. Novembro 2013: Seminário no Centro de Estudios Universitarios Cardenal Spínola, Bormujos: “Online corpus analysis: Tools to improve your English.”
  17. Dezembro de 2013: III Colóquio Ficcionalizações da Ciência na Grã-Bretanha. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Título: ‘"Eagle One to Moonbase: we have visual": revisiting Space: 1999 in 2013’.
  18. Março de 2014: XV ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências. Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. Título: ‘Imagem, Imagiologia, Imaginação: o impacte das novas perceções do corpo e da consciência na cultura visual do século XXI’ (Livro de resumos com o ISBN 978-989-20-4826-0)
  19. Junho de 2014: 2.º Ciclo de Conferências “Literatura e Ciência”. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Título: ‘O céu é o limite: H.G. Wells e a reinvenção da arte da guerra’.
  20. Junho de 2015: 3.º Ciclo de Conferências “Literatura e Ciência”. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Título: ‘O Mundo Chato de Edwin A. Abbott ou Como Projetar uma Distopia Bidimensional’.
  21. Abril 2015. ICT and CLIL - Task based activities in foreign language learning/TIC e CLIL Compiti comunicativi nell’apprendimento delle lingue, Università di Torino, Aula Magna della Cavallerizza. Título da intervenção: Introduction to the PETALL project and its Teacher Training Strategy (por vídeo).
  22. Novembro 2015: Webinar no âmbito do projeto internacional CAMELOT. University of Central Lancashire (UCLan), UK. Título: ‘PETALL: a European project on technology-mediated TBLT’
  23. Fevereiro 2016: Seminários na Universidade de Sevilha e no Centro de Estudios Universitarios Cardenal Spínola, Bormujos. “El potencial de las TIC en el abordaje TBLT: los últimos desarrollos investigativos y los proyectos de colaboración internacional en esta área – el caso del proyecto PETALL”
  24. Abril 2016: Conferência internacional New Trends in Language Teaching. Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Granada. Título: ‘How bold are language teachers? Results of an international survey on technology-mediated task-based language teaching’.
  25. Maio de 2016: 4.º Ciclo de Conferências “Literatura e Ciência”. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Título: ‘Loucos ou visionários? O retrato do cientista do século XXI por Ian McEwan’.
  26. Julho de 2016: AlgarMat 2016 - Encontro Regional de Professores de Matemática: Escola Secundária José Belchior Viegas (S. Brás de Alportel). Título: ‘As dimensões de Edwin A. Abbott: um jogo geométrico em forma de literatura’.
  27. Outubro de 2016: Núcleos de Línguas da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, a convite das respetivas diretoras, Prof.ª Coordenadora Sílvia Quinteiro e Prof.ª Adjunta Rita Baleiro. Workshop intitulado: ‘PETALLPROJECT.EU um projeto europeu de promoção de TBLT e TIC’. Em colaboração com a Prof.ª Adjunta Maria Isabel Orega.
  28. Novembro de 2016: Colóquio Ficcionalizações da Ciência na Grã-Bretanha IV: Evocação dos 150 Anos do Nascimento de H.G. Wells. Organizado pelo Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Título: ‘A Triad in Search of a Fourth Dimension: Hinton, Ouspensky, Borges’.
  29. Novembro de 2016 (28): Seminário: A Guerra Aqui ao Lado: Portugal e os 80 anos da Guerra Civil de Espanha. Organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Social da Universidade do Algarve e pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Título: Heróis ou aventureiros? Testemunhos dos brigadistas internacionais na Guerra Civil de Espanha.
  30. Março de 2017 (17): Seminário Regional da APPI “TEAM – Together Everyone Achieves More”, Escola Básica D. Manuel I – Tavira. Sessão plenária. Título: “How different are we from American FL teachers? Analysing issues of teaching methodology and practice”.
  31. Abril de 2017 (22): Seminário: A Guerra Aqui ao Lado: Portugal e os 80 anos da Guerra Civil de Espanha. Organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Social da Universidade do Algarve, pelo Sindicato de Professores da Zona Sul – FENPROF e pela Biblioteca Municipal de Olhão. Título: Heróis ou aventureiros? Testemunhos dos brigadistas internacionais na Guerra Civil de Espanha, com uma digressão por Portugal.

Ligações úteis

sites.google.com/site/apeaadirecao/

cetaps.com

www.eurocall-languages.org

www.etalageproject.eu

eurolinguaict.net

petallproject.wix.com/petall

 

Línguas/Languages    
Língua Leitura Escrita Conversação Expresão Oral
English C2- Utilizador Proficiente C2 - Utilizador Proficiente C2 - Utilizador Proficiente C2 - Utilizador Proficiente
Deustch   C1 - Utilizador Proficiente B2 - Utilizador Independente B2 - Utilizador Independente B2 - Utilizador Independente
Castellano  C1 - Utilizador Proficiente C1 - Utilizador Proficiente C1 - Utilizador Proficiente C1 - Utilizador Proficiente
Français B2 - Utilizador Independente B1 - Utilizador Independente B2 - Utilizador Independente A2 - Utilizador Elementar
Italiano    B2 - Utilizador Independente A1 - Utilizador Elementar B2 - Utilizador Independente A1 - Utilizador Elementar